Blog do Simeão

Novidades surgem por todas as áreas, principalmente em relação a computadores, que são uma das mais modernas e úteis ferramentas. Dicas para seu melhor uso são sempre bem vindas. A toda hora temos algo novo, tanto em equipamentos e acessórios (hardware) como em programas, aplicaticos e utilitários (software), bem como em outros equipamentos. Alguns tornam-se obsoletos antes de serem lançados no mercado, dado o aparecimentos de coisas melhores.

Minha foto
Nome:
Local: Pelotas, Rio Grande do Sul, Brazil

Topógrafo desde 1959 e Eng Agrônomo desde 1967. Georreferenciamento, medições e desmembramento de imóveis, Planos cotados e projetos de lavouras de arroz, canais e barragens de terra para irrigação. Diplomado em Geomensura pelo IFSC (1ª Certificação por competência no Brasil). Desenvolvedor de mapas vetoriais e colaborador do grupo Mapear. Técnico em informática há mais de 25 anos (Windows Xp, Vista, 7, 8 e Server, redes cabeadas e sem fio). Desenvolvi programas em Clipper e Visual Basic. Treinamentos em Word, Excel, AutoCAD Civil 3D 2011-12. Técnico em Pastoreio Racional – sistema do Vanoni (Argentina). Casado - com 4 filhos(as). Hobbyes: Fotografia, Teclado (Yamaha PSR-S910), Eletrônica e GPS. Piloto civil e Rais-amador. Idiomas: Espanhol e Inglês.

segunda-feira, junho 26, 2006

Limpeza no computador


Um “símbolo” similar com aquela camiseta na corda começou a aparecer nas embalagens de detergentes de máquina para a lavagem de roupa em 1998, em toda a Europa. Todas as marcas de detergentes que apresentem este símbolo pertencem a empresas que subscreveram o programa voluntário da Indústria para redução do impacto ambiental provocado pelos detergentes de lavagem de roupa. (ver [Detergent Industry Initiative] para mais informações sobre este programa voluntário). Este "Simbolo" refere-se ao "Painel de Boas Práticas de Lavagem" que lhe fornecerá algumas sugestões úteis a seguir se quiser ajudar o ambiente, enquanto lava a sua roupa http://www.washright.com/po/why.html.
Generalizando, muitas são as práticas que devemos adotar em nosso dia a dia: cuidados com a saúde, com a família, com os animais domésticos, com o carro, etc.
Deveríamos adotar boas práticas com os nossos computadores: Mantê-los limpos e organizados enquanto o utilizamos, isto é, seguir um checklist com “Boas práticas de uso do computador”.
Objetivos a ter sempre em mente:Manter a segurança dos dados e programas, cuidar da privacidade, evitar a lentidão, facilitar os trabalhos, principalmente aqueles importantes e os repetitivos e limpar o desnecessário.
Algumas tarefas podem tomar muito tempo: limpeza do disco rígido, limpeza dos programas, limpeza do Registro (perigoso), instalação de anti-vírus, anti-spyware, desfragmentação das partições, principalmente levando em conta a sua periodicidade.

A combinação entre usuários desatentos e discos rígidos muito grandes pode espalhar diversas cópias do mesmo documento na mesma HD. O Duplicate File Finder rastreia o disco do usuário com filtros especiais atrás de arquivos que duplicados que estejam ocupando espaço desnecessário no PC do usuário. http://pcworld.com.br/downloads/2005/07/25/idgdownload.2005-09-08.5253101652/IDGDownload_view
Antes de uma boa limpeza, faça uma cópia de segurança: da partição com o sistema operacional (Drive image
http://www.drive-image.com/ ou o Norton Ghost http://www.symantec.com/home_homeoffice/products/overview.jsp?pcid=br&pvid=ghost10) e a periódica cópia dos dados pessoais e testando-as sempre. Uma cópia com defeito pode deixá-lo na mão, naquelas horas mais cruciais de uma restauração: ao trancar na metade, constataremos que os dados atuais ficaram danificados e que a cópia não presta. Teste-a numa outra partição, outro HD ou outro computador, antes de arriscar a usá-la.
Dependendo do “valor” do que você tem no computador, talvez a cópia e a limpeza devam ser feitos sob orientação de um profissional experiente, e na sua presença.
Existem ferramentas que ajudam a “limpeza” do seu computador: System Mechanics
http://www.iolo.com/, Xplorer2 http://zabkat.com/.
Existem programas que conseguem restaurar os dados de um HD, mesmo após apagar ou formatar. Antes de vender um HD usado, é preciso ter certeza de um apagamento completo.O Active Kill Disk 1.1, mesmo pequeno (tem apenas 930 Kb), ajuda usuários a formatar o disco rígido quando não há mais solução a não ser instalar tudo de novo. O software gratuito, que funciona em todas as versões do Windows, limpa HDs (nos sistemas NTFS e FAT32) e mídias sem que possíveis espiões possam encontrar informações que o usuário imaginava ter apagado. - http://www.killdisk.com/
Alguns testes podem ser feitos online, sem alterar aqueles existentes: anti-spy Ewido
http://www.ewido.net/en/onlinescan/ e anti-vírus Symantec http://security.symantec.com/ssc/vc_scan.asp?j=1&langid=br&venid=sym&plfid=23&pkj=VMHMOLROCYAREWTXLGI.
Para finalizar, dez dicas da Terra para deixar o seu Windows Xp mais rápido:
http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI713735-EI4804,00.html

quinta-feira, junho 22, 2006

Os novos pneus da Michelin - furados de fábrica

Tornando os atuais pneus totalmente obsoletos, já vem furados de fábrica.
Recebi e-mail dos Drs Arlindo Casarin, Silvia Hameister e Sydney Castagno e fui para o Google a fim de procurar mais sobre o assunto.
O que achávamos ser uma utopia a alguns anos atrás, em breve vai ser lançado no mercado.

Os novos pneus da Michelin - Sem ar, sem válvulas, sem compressores, sem reparos e adeus pneus furados.
Estão programados para estarem logo no mercado consumidor. Testes feitos obtiveram aprovação máxima, pois são muito mais seguros que os atuais. Só falta a regulamentação e autorização para o uso destes pneus, e tenho medo que, se não molharem o bolso de alguém, com aquele objeto misterioso, a coisa possa tardar.
A maior preocupação é o grande impacto que o R&D causará na tecnologia existente.
Fim dos calibradores de pneus nos postos de gasolina, nenhum equipamento ou kit de conserto. Tanto os pequenos - borracheiros, como os grandes - indústrias ligadas ao setor, terão que mudar, como fizeram aqueles que produziam rodas de carroças e diligências, no passado.
Quando a produção chegar a 60% dos atuais, serão mais baratos que estes. Veja mais em
http://paultan.org/archives/2005/07/22/the-michelin-tweel/
Michelin mostrou pela primeira vez o Tweel (Tire / WhEEL) em 09/01/2005 em Detroit, no North American International Auto Show (NAIAS).
Num vídeo com 1’:45 minutos podemos apreciar seu uso em cadeiras de rodas, máquinas de terraplanagem e outros veículos alem do automóvel
http://www.gear6.net/2006/05/video_of_michel.html

terça-feira, junho 20, 2006

Aprenda Inglês online

Diferentes são as necessidades de cada um: ler jonais, livros, revistas e manuais, assistir filmes em inglês, como os vídeos gratuitos que estão disponíveis para quem quer aprender programação. Dizem que, dentro de poucos anos, seremos considerados analfabetos se não soubermos inglês, manejar computadores e saber usar a internet. Dependendo da profissão, para alguns isso pode ser uma realidade para os dias atuais.
Os mais velhos ainda se lembram dos famosos Linguafones - aqueles discos antigos com cursos de idiomas. Depois vieram os cursos em fitas cassetes, fitas VHS e finalmente em Cd ou Dvd. Mas eles só ficaram bons com o uso da internet, pois temos auxilios audiovisuais, e uma grande interatividade: cursos com professores nativos, 24 horas por dia. Um dos melhores é o EnglishTown: http://www.englishtown.com/master/hp/ com uma oferta especial: estude grátis por 14 dias. Poderá avaliar melhor e decidir se continua, pagando os R$99,00 mensais. Hoje há um desconto de 25% no primeiro mês. Uma opção seria convidar alguem da família, amigos ou colegas de trabalho e montar um pequeno grupo de 2 a 5 pessoas, a fim de experimentar o Englishtowm. Basta cadastrar apenas um para isso.
Como o Englishtown funciona:

O próprio curso destaca os seguintes cinco itens, em seu site.
1 Elabore um plano de estudos Cursos para todos os níveis e necessidades. Nosso sistema de diagnóstico ajuda a elaborar um plano de estudos garantido e focado em suas reais necessidades.
2 Converse com professores online Ao vivo na Internet 24 horas / 7 dias na semana. Nossos professores irão auxiliar sua conversação e compreensão oral ao vivo através da Internet.
3 Pratique com lições interativas estruturadas e fáceis de usar. Nossas lições online têm como foco todas as habilidades, incluindo compreensão oral, conversação e pronúncia.
4 Receba seu certificado - Certificado e aprovado por uma universidade. Nosso currículo é certificado por uma universidade e baseado em 40 anos de experiência em ensino.
5 Ou seu dinheiro de volta - Aprenda inglês ou receba seu dinheiro de volta! Garantimos a devolução do seu dinheiro caso não atinja o objetivo do seu plano de estudos!
Existem outros endereços ou atalhos:
http://www.1-language.com/englishcourse/index.htm
http://www.bellenglish.com/
http://www.worldwidelearn.com/language-courses/learn-english.htm
http://www.english-online.org.uk/course.htm?name=int&link=intcourse.htm
Teste seu inglês com 35 perguntas
http://www.wiseup.com.br/campanhas/especificas/googlenovoteste/index.php
Mini-grammar tutorials
http://www.englishpage.com/minitutorials/index.htm
Learn English Now - the easy way the way you like
http://www.asb-global.com/LearningEnglish.htm
Quantas pessoas já tentaram aprender violão, estudar inglês e não completaram... Talvez o método não tenha sido adequado. Existem muitos cursos presenciais, principalmente nas grandes cidades. A internet passou a ser mais uma maneira que dispomos para aprender inglês, mesmo que você esteja num local distante, num sitio ou numa viagem. Estudar à distância é um novo desafio. Um excelente professor poderá ser melhor aproveitado e dar aula a milhões de pessoas.

sábado, junho 10, 2006

Buscas, Dicionários e Enciclopédias

DICIONÁRIO EM INGLÊS
Meu preferido é o gratuito Merriam-Webster Online – da Enciclopédia Britannica
http://www.m-w.com/dictionary (Eu criei um atalho para ele no meu desktop). Clique nesse atalho e digite uma palavra na caixa superior e clique em GO. Escreva, por exemplo, Computer ou o verbo spell e veja o resultado.
Obterá algumas entradas opcionais, a pronúncia e os dez mais -
Top 10 Search Results for "computer" da http://www.ask.com.

Algumas vezes uso o próprio Google como dicionário: digito uma ou duas palavras e escolha algumas da páginas encontradas, clicando nelas com o botão direito do mouse – Abrir em uma nova janela. Já a opção [
Traduzir esta página] faz uma tradução daquela página da internet.

DICIONÁRIO EM PORTUGUÊS
http://www.priberam.pt/dlpo/dlpo.aspx
Definições, Pesquisar, Restringir, Preferências, Ajuda, Exemplos, Abreviaturas, Gramática online, com mais de 95.000 entradas. É também gratuito.

ENCICLOPÉDIA WIKIPÉDIA

É livre e gratuita, na internet, feita por pessoas como você em mais de 200 idiomas!
Escolha um assunto e o idioma em http://wikipedia.org e, em português http://pt.wikipedia.org. Podemos olhar uma assunto em espanhol e depois na língua portuguesa, (falada em Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe), Timor-Leste e por diversas pessoas em todo o mundo.
Como editar uma página: O seu conteúdo pode ser modificado e distribuído livremente, saiba como em
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ajuda:Como_editar_uma_p%C3%A1gina
Para saber sobre um assunto, use o endereço http://pt.wikipedia.org/wiki/ e adicione o assunto ao final, como por exemplo http://pt.wikipedia.org/wiki/Computador ou http://pt.wikipedia.org/wiki/Nanotecnologia.
Para obter imagens, use
http://commons.wikimedia.org/wiki/Category:Images
Livros: http://pt.wikibooks.org/wiki/P%C3%A1gina_principal
Portais: http://pt.wikipedia.org/wiki/Portal:%C3%8Dndice
Eventos atuais e notícias: http://pt.wikipedia.org/wiki/Eventos_atuais com atalhos para Reuters, Associated Press e Free news Wikipedia (em inglês) http://en.wikinews.org/wiki/Main_Page e http://en.wikinews.org/wiki/Wikinews:SectionMenu
Tecnologia da Informação
http://pt.wikipedia.org/wiki/Portal:Tecnologias_de_informa%C3%A7%C3%A3o
http://commons.wikimedia.org/wiki/Category:Network_hardware
Brazões e Coat of Arms
http://commons.wikimedia.org/wiki/Coat_of_arms, http://fr.wikipedia.org/wiki/Blasons, http://fr.wikipedia.org/wiki/Héraldique,
http://fr.wikipedia.org/wiki/Armorial

OUTRAS BUSCAS
Querendo saber sobre nossos ascendetes e ajudar a montar nossa árvore genealógica, como por exemplo, a família Gomes, de origem portuguesa:
http://www.jbcultura.com.br/cafe/bazao_heraldico22.htm
http://www.fisicohomepage.hpg.ig.com.br/adv-gomesaires.htm
http://www.portalcen.org/bv/colunistas/carlos7.htm e http://carlosleiteribeiro.portalcen.org/
Silveira – Portugal
http://genealogia.netopia.pt/familias/fam_show.php?id=865

BUSCAR PREÇOS
Quantas vezes tínhamos que gastar tempo ao telefone, ou em longas caminhadas, procurando produtos e serviços, a melhores preços... Agora podemos usar a internet e procurar em todo o mundo.
www.BuscaPe.com.br, www.buscape.com.br, www.bondfaro.com.br, www.aonde.com, www.buscaaqui.com.br, www.precomania.com, www.EuQueroEconomizar.com.br, e Orçamento e Preços no guia da Construção, onde podemos consultar preços e empresas na web www.construcaomercado.com.br.
Nos EUA tambem temos páginas, como o Best Buy www.bestbuy.com . Notaremos que aqui no Brasil, muitas coisas custam custam 200% ou mais - alguem tem que sustentar a corrupção e as mordomias de muita gente...
Pode-se usar o Google, indicando – buscar preços.

quarta-feira, junho 07, 2006

Antes comprar uma TV a Plasma...

Pensando em comprar uma TV de plasma? Cuidado com o burn-in.
TV de plasma tem imagem ótima, principalmente para ver Dvd e canais de televisão digital. Mas se o aparelho não é só para sinais digitais, como o caso das imagens da TV aberta, não fica tão bem e as tarjas pretas e logotipos podem manchar a tela.
Tamanhos: os mais procurados estão entre 42" a 71" (polegadas)
Preços R$6.900,00 a 54.999,00

Tenha idéia dos preços no site das Americanas em
http://www.americanas.com.br/cat/9107/eacom (esses valores tendem a despencar depois da Copa). Similares em
www.submarino.com.br e http://www.bondfaro.com.br/tv__tipo-de-tela_plasma.html
Preços "Plasma Television" nos EUA: US$1.299 - 2.399,00 (A partir de R$3.100,00) http://www.bestbuyplasma.com/. Aqui no Brasil, sai mais do dobro.
A maior televisão de plasma do mundo tem 102 polegadas e tem bastante resolução linhas horizontais e verticais igualmente de 1080 pixels cada direção
http://www.beststuff.com/articles/7987/ (leia antes de comprar). Ao invés de cristal líquido como naquelas telas fininhas (LCD), nos monitores de plasma é usado gases, que na passagem de elétrons, em certas quantidades de energia, liberam a luz de cada pixel da imagem. Consegue também uma resolução igual ao dobro da de um DVD, sem transformação de vídeo de digital para analógico, não perdendo qualidade nenhuma. Mais ou menos 1080. A desvantagem é que quando uma imagem permanece por muito tempo ele não desaparece de vez, já que os elétrons saem uniformemente dos gáses na luz, como os símbolos de canais de televisão.
TV de plasma ou de cristal líquido (LCD, de Liquid Cristal Display)?
Quer saber mais?:
http://www.guiadohardware.net/comunidade/tv-tela/290551/
1. Plasma e/ou LCD...qual a diferença entre as 2 tecnologias?
2. Transcodificar TV de Plasma, precisa?
3. Qual TV Comprar?
4. Preço da TV de plasma cai depois da Copa
5. Dúvida sobre TV de plasma/LCD.
6. Instalação PLASMA TV + HOME THEATER : O que utilizar?

Ver artigo do Paulo Rebêlo, Folha de Pernambuco em:
Parte 1 -
http://www.rebelo.org/archives/164
Parte 2 - http://www.rebelo.org/archives/165

Televisão a Plasma

Prós:
Cores mais vibrantes
Ângulo de visão mais amplo
Contraste aprimorado, melhor do que telas LCD
Tamanhos de tela a partir de 42 polegadas, modelos de até 102 polegadas
Ideal para DVDs e sinal digital em widescreen 16:9
Contras:

Alto consumo de energia
Ao ficar muito próximo da tela, é gerado um efeito flicker que cansa a vista mais rápido
Imagens estáticas e tarjas pretas nas laterais queimam a tela
Para ser usado como monitor no PC, é inferior ao LCD por conta da resolução em pixels.
Possui mais reflexo do que o LCD, deixando a tela “espelhada” se houver incidência de luz direta (janela aberta, por exemplo), fenômeno também conhecido em monitores CRT.

terça-feira, junho 06, 2006

Máquina fotográfica com 2 lentes

Muitas vezes vemos os fotógrafos profissionais com mais de uma máquina fotográfica. Cada rolo de filme 35 mm permitia apenas 36 fotos. Para rostos, grandes grupos ou paisagens, era necessário trocar de lentes, mudar o tipo de filme, etc.
Com uma câmera digital, isso é coisa do passado, pois permite tirar 200 ou mais fotos, e se necessitar mais, basta trocar o pequenino cartão de memória.
A Kodak foi mais longe, pensando na dificulade de trocar as lentes intercambiáveis nos modelo profissionais.
A Kodak apresenta uma câmera digital com duas lentes óticas. É a EasyShare V570, que combina uma lente com zoom óptico de até cinco vezes, com uma segunda lente grande angular. A nova câmera tem menos de dois centímetros de espessura e pode ser vista em Las Vegas durante a feira CES Consumer Electronic Show.
A câmera permite a criação de imagens panorâmicas de 180 graus porque junta três fotos seguidas em uma imagem só. Além disso, é também uma filmadora (até 80 minutos de vídeo com qualidade para TV - VGA - com som a 30 fps). Tem tecnologia para estabilizar automaticamente as imagens. A máquina tem tela ou visor LCD de 2,5 polegadas (64 mm e alta resolução (230.000 píxeis), configurações variadas para cenários e cores e 32 Mb de memória.
http://www.kodak.com/eknec/PageQuerier.jhtml?pq-path=7402&pq-locale=es_ES
Graças à resolução de 5,0 MP (2569 × 1929), poderá obter fotografias excelentes de até 50 cm x 75 cm. (Quanto maior a quantidade de pixeis, melhor será a qualidade da imagem aos ser recortada ou ampliada).
22 modos: retrato, em movimiento, paisagem, primeiros planos, retrato noturno, paisagem noturno, neve, praia, texto, fogos artificiais, flor, museu, autorretrato, festas, crianças, contraluz, velocidade, luz de velas, entardecer, entre outros.
Características técnicas: Lente superangular: f/2,8, com zoom de 3 aumentos: f/3,9 na lente grande angular, f/4,4 em teleobjetiva. Velocidade do obturador 8 - 1/1448 segundos.

Preço: A Kodak EasyShare V570 deve ser lançada no mercado no final deste mês. Nos Estados Unidos ela vai custar US$ 399 (em torno de R$ 930).
Dica: Se você gosta de fotografia em trabalhos de qualidade, prefira as máquinas digitais de 5 a 6 MP. Na hora de recortar uma parte de uma foto, ou na hora de fazer grandes ampliações, notará a grande diferença. Para aqueles cuja necessidade é enviá-las por e-mail ou imprimi-las em tamanho de cartão postal, poderão usar uma de menor capacidade, que são bem mais baratas, menos de R$500,00. Já os bons modelos portáteis da Nikon, Fuji, Canon, Sony, custam de R$500,00 a 1.000,00 - http://lista.mercadolivre.com.br/_CategID_3604

domingo, junho 04, 2006

Monitor de computador no formato de óculos

Para quem gosta de jogos ou ver vídeos em computadores, imagine poder recostar a cabeça enquanto visualiza uma tela de mais de 2,6 metros...
Óculos com monitor embutido – é ideal para jogos. A eMagin mostrou na feira internacional CES 2006 (Consumer Electronics Show), em Las Vegas, um óculos que vem com monitor embutido. O Eyebud 800, criado pensando na nova mania dos tocadores de vídeo portátil, é uma tela de cristal líquido acoplada a uma armação. Como fica próximo ao olho, a impressão é de que está vendo uma televisão de 105 polegadas (2,6 m) a quatro metros de distância.
Com o Z800 3D Visor você tem a impressão de estar dentro dos jogos e custa US$549,00.
Veja maiores detalhes na internet, em http://www.3dvisor.com/,
http://www.emagin.com/ e http://www.infosyncworld.com/peripherals/emagin_eyebud_800.html

Scanner vira Fotocopiadora

O Photocopier é um pequeno programa do holandês Nico Cuppen, que transforma um micro equipado com scanner e impressora numa copiadora. Basta um clique na tela para que o programa ative o scanner, digitalize o documento e envie-o diretamente para a impressora. O programa permite fazer múltiplas cópias numa única operação e oferece opções de saída no tamanho original ou em 70% dele. Também possibilita selecionar entre cópias em branco e preto, em tons de cinza ou em cores, além de ter um ajuste para impressão mais clara ou mais escura. A versão 3.02 é gratuita e a Pro 3.04 Custa US$20,00, podendo ser habilitada por um registro ou senha.
Photocopier 3.02 (freeware) 1169 kB
http://dl.filekicker.com/send/file/135576-4834/cp.exe
Pro (teste 30 dias) US$20,00 1491 kB
http://dl.filekicker.com/send/file/135600-L8HJ/cppro.exe
Hoje temos as conhecidas Multifuncionais, que são impressoras com scanner num único equipamento, e já possuem esse recurso de fotocopiadora. Ao comprar, muito cuidado com o preço dos cartuchos de tintas (Em alguns modelos de impressoras como Xerox, Lexmark e outras marcas, onde trocar os cartuchos de tinta sai mais caro que comprar uma impressora nova!).
Existem diferentes modelos, tanto da HP como da Epson. Na Submarino, custam de R$400,00 a 2.000,00, sendo importante olhar na caixa ou na ficha técnica, a qualidade de impressão, velocidade e a resolução do scanner (em dpi).
Dica: antes de comprar qualquer "coisa" que use cartuchos de tinta, verifique o preço, se existe modelos alternativos ou genéricos e a facilidade de encontrá-los.
Scanners de mesa:
Existem muitas opções. Diversas empresas mostraram seus modelos, durante a Cebit 2006 - Alemanha, desde os muito potentes, que são adequados a grandes volumes, ou para reproduzir imagens com melhor resolução em relação a seus antecessores, e até os mais simples, para usuários que não têm necessidade de tanta qualidade ou velocidade e valorizam a praticidade ou a simplicidade de uso como principal característica.
Scanner de alta velocidade - 150 a 800 dpi:US$1.000,00 a 22.000,00
http://www.htctu.fhda.edu/divisions/altmedia/FAQs/High_Speed_Scanners.htm
http://www.superwarehouse.com/High_Speed_Scanners/c2b/2431
Formato grande - 25” a 54” – US$10.000,00 a 15.000,00
http://www.wholesalescanners.com/lgformat_scanners.html
Microtek Scanmaster Alta resolução 9600 x 4800 dpi $120,00 a $161,00
http://www.bizrate.com/scanners/products__keyword--High%20Speed%20Scanner.html
Existem modelos da Canon com 4800 x 9600 dpi.
Curiosidade: KeyScan - um teclado que também realiza funções de scanner, mas com a desvantagens de só permitir folhas soltas.
http://www.keyscan.com/

Portáteis:
O Planon System Solutions DocuPen RC800 - uma espécie de régua que copia e armazena as informações contidas no papel sobre o qual é passado, ou seja, um scanner portátil. É capaz de armazenar 100 páginas na memória e permite escolher a modalidade cor preta e branca, padrão ou cor 24bit elevada e a definição de 100 a 400 dpi. Com ele você pode fazer a varredura de seus documentos impressos originais a cores, retratos e trazê-los no software de Paperport (incluído com o Docupen). O DocuPen faz a varredura de uma largura da PÁGIANA INTEIRA, incluindo o texto e os gráficos em apenas 4 segundos. Planon continua com sua missão de “redefinir a maneira que nós trabalhamos”
http://www.planon.com/docupen_rc800.php.
É ideal para um advogado que necessita fotocopiar algumas páginas de um processo que está num Forum, sem ter que levar toda a pasta para o seu escritório.

Reconhecimento de textos - Páginas Impressas, manuscritos
O arquivo obtido com um scanner pode ser salvo como uma imagem (geralmente no formato JPG). Mas ele não poderá ser usado num editor de textos, a fim de fazer inclusões ou alterações. Para isso é necessário transformar essa imagem num texto editável.
O software ScanSoft OmníPage Pro 15 (existem versões em português), serve para o reconhecimento de texto escaneado (OCR - Optical Character Recognition Software).
Reconhece arquivos escaneados, com a opção de editá-los. Tudo o que tem a fazer é digitalizar seus os textos através de um scanner. O OmniPage encarrega-se de os converter para um formato “editável”, poupando-lhe horas e horas de trabalho. Faça a conversão quase instantânea de documentos em papel ou em formato PDF para documentos de MS Office.
Ele preserva o formato original da página, bem como tabelas, colunas, gráficos, e até características da fonte original, assim você não perde em nada da definição do seu arquivo escaneado podendo assim modifica-lo sem mudar sua estrutura.
Com o OminiPage Pro você edita os arquivos escaneados podendo salvá-los no formato PDF ou em mais de 30 outros formatos. O OminiPage Pro é a solução definitiva para alteração de documentos já impressos com alta qualidade de resolução e de utilização.

A versão em inglês 15 custa US$149,00 enquanto que a 15 Pro US$499,99. Na internet, veja a página em espanhol - http://spain.scansoft.com/omnipage/ ou em inglês - http://www.nuance.com/omnipage/

sábado, junho 03, 2006

GPS até em Celulares


Quando você loca um carro em Nova York, por exemplo, você poderá contar com um guia eletrônico - o GPS automotivo, que lhe indica como chegar a uma localidade. Se alguma rua estivar interrompida, e tiver que mudar o percurso, ele lhe indica qual a melhor rota alternativa.
Além disso, esse aparelhinho serve para fazer medições de terras, ver e criar mapas e orientá-lo no trânsito e em viagens. É só escolher um modelo apropriado.
Transforme celular em GPS:
No canto inferior esquerdo da figura acima, vemos um celular Motorola funcionando como um GPS: mostra o mapa, onde você está e o percurso a seguir. Em www.trimbleoutdoors.com/TrimbleOutdoors.aspx veja o Trimble Outdoors GPS Phone Application - Silver, que é um software usado em alguns modelos de celulares da Motorola, que possuem o recurso de GPS. Teste gratuito por 30 dias (Não sei para quais modelos de celulares): http://store.telenav.net/store/campaign.do?SOLICITATION_KEYCODE=GOO_K_031006
O que é um GPS?
São pequenos aparelhos, que permitem a qualquer pessoa se localizar no planeta com uma precisão nunca imaginada. Inclusive criar seus próprios mapas ou usar os existentes, e marcar por onde andou. Existem muitos modelos de GPS que atendem diversas necessidades: localização, mapas, medições de área e distâncias, aplicações de adubo, sementes e defensivos, pesca, localização de automóveis, etc. usando os sinais de rádio emitidos por satélites.
Os diferentes modelos, com suas telas e mapas coloridos, poderão ser vistos em diferentes páginas da Internet, sendo que os modelos portáteis são muitos: www.garmin.com/mobile/products.html#handheld.
Um pouco de história
GPS = Global Positioning System (Sistema de Posicionamento Global) - Foi concebido pelo Departamento de Defesa dos EUA no início da década de l960, sob o nome de 'projeto NAVSTAR'. O sistema foi declarado totalmente operacional apenas em l995. Seu desenvolvimento custou 10 bilhões de dólares. Consiste de 24 satélites que orbitam a terra a 20.200 km duas vezes por dia e emitem simultaneamente sinais de rádio codificados (Ver um satélite da Nasa, na imagem de fundo da figura acima). Existem modelos portáteis, para motos, automóveis, navios e muitos outros. Quando usados para medições oficiais de campos ou terrenos (fins de registro), deve ser homologado no INCRA, com uma precisão de 0,5 Cm. Alguns modelos são usados em passeios e aventuras (Ver site do Inema http://inema.com.br/mat/idmat052837.htm
Dicas de como Funciona o GPS - http://joe.mehaffey.com/- GPS Tracker Site, contendo as melhores dicas e um ótimo programa para manipulação de GPS. Também muitas dicas para quem quer usar o GPS. Software: Topo EVN 5.4 Fácil, Garmin Mapsource, Trackmaker. Uma coisa legal é a quantidade de mapas que se tem para esse produto, que é um freeware (gratuito) - se chama trackmaker.
As marcas mais conhecidas nos portáteis e automotivos, são Garmin e Magellan.
Modelos para topografia - ProMark 2 e 3, http://www.allcompgps.com.br/ e TechGeo http://www.sightgps.com.br/produtos/techgeo/techgeo.asp Para mim, que trabalhei mais de 25 anos em topografia, fico deslumbrado com o que se pode fazer com o GPS, AutoCad e o Google Earth: Mapas muitos precisos e com as fotos coloridas do local.
Preços - Por exemplo, o Garmin Etrex Legend C Handheld GPS (ver figura acima), que pode ser usado para fazer mapas de lavouras, no Brasil custa R$890,00 - http://www.eportateis.com.br/gps/etrexlegendc.shtml. Nos EUA, seu preço varia de US$220,00 a $300,00 em 6 lojas. É o menor modelo cartográfico! No eTrex Legend, a GARMIN colocou a base de dados cartográficos completa das Américas do Sul e do Norte em uma pequena unidade. Alerta: os valores variam muito conforme a revenda na internet ou a loja.
DICAS
Que modelo comprar?
http://gpsinformation.info/forum/
Software gratuito - http://www.gpsinformation.net/main/g7to-mag.htm
Revenda Garmin em Porto Alegre (RS) e São Paulo - ALLCOMP Com Rep E Imp Ltda http://www.allcompgps.com.br e www.garmin.com
Existem muitos modelos http://www.maregps.com.br/ e http://www.garmin.com/mobile/, variando o tamanho, preço e precisão.
Outros links (endereços de páginas da internet) sobre o assunto, poderão ser encontrados em http://www.esscosupply.com/links/links.htm.