Blog do Simeão

Novidades surgem por todas as áreas, principalmente em relação a computadores, que são uma das mais modernas e úteis ferramentas. Dicas para seu melhor uso são sempre bem vindas. A toda hora temos algo novo, tanto em equipamentos e acessórios (hardware) como em programas, aplicaticos e utilitários (software), bem como em outros equipamentos. Alguns tornam-se obsoletos antes de serem lançados no mercado, dado o aparecimentos de coisas melhores.

Minha foto
Nome:
Local: Pelotas, Rio Grande do Sul, Brazil

Topógrafo desde 1959 e Eng Agrônomo desde 1967. Georreferenciamento, medições e desmembramento de imóveis, Planos cotados e projetos de lavouras de arroz, canais e barragens de terra para irrigação. Diplomado em Geomensura pelo IFSC (1ª Certificação por competência no Brasil). Desenvolvedor de mapas vetoriais e colaborador do grupo Mapear. Técnico em informática há mais de 25 anos (Windows Xp, Vista, 7, 8 e Server, redes cabeadas e sem fio). Desenvolvi programas em Clipper e Visual Basic. Treinamentos em Word, Excel, AutoCAD Civil 3D 2011-12. Técnico em Pastoreio Racional – sistema do Vanoni (Argentina). Casado - com 4 filhos(as). Hobbyes: Fotografia, Teclado (Yamaha PSR-S910), Eletrônica e GPS. Piloto civil e Rais-amador. Idiomas: Espanhol e Inglês.

domingo, julho 30, 2006

Acessando computadores à distância


Com a Internet rápida (Banda larga, Adsl) e o Windows Xp, podemos acessar computadores à distância sem ter que adquirir programas, pois temos duas escolhas:
1.- Convide uma pessoa de sua confiança para ajudá-lo, usando o recurso Assistência Remota.
Para isso, abra a ajuda do Windows, clicando em Iniciar > Ajuda e Suporte > Convide um amigo para se conectar ao seu computador com a Assistência remota. Nessa janela também poderá ler mais sobre o assunto.
Usando uma conexão com a Internet, qualquer pessoa que esteja executando o Windows XP pode bater papo com você, ver a sua tela e, com sua permissão, trabalhar no seu computador.
2.- Operar seu computador à distância ativando o recurso Acesso Remoto. Para usá-lo, é necessário ativar esse recurso no computador que desejamos operar remotamente, o qual poderia ser o computador do nosso escritório, onde queremos executar um programa ou obter dados à distância, seja usando o computador localizado em nossa casa ou usando um notebook, numa viagem, por exemplo. O computador que queremos acessar chama-se de Servidor ou Host, ou seja, aquele que oferece os recursos que queremos acessar (Impressora, programas, arquivos, conexão com a Internet ou com a rede local).
Caso o seu computador remoto esteja desligado (Iniciar > Desligar), mas esteja conectado a uma tomada contendo energia elétrica, é preciso que a placa de rede usada para conectá-lo à Internet possua o recurso que possibilite ligar seu computador à distância. Caso contrário, será preciso pedir a alguém que ligue o mesmo.
Esse recurso denominado Terminal Server, já está incluído dos Windows 2000, 2003 Server e Xp. A melhor maneira de aprender a usá-lo, é ligar dois ou mais computadores em rede numa mesma sala e testar todas as etapas, desde a ativação até o uso. O Windows 2003 Server permite usá-lo enquanto que até duas pessoas usem o mesmo remotamente. Com o Windows Xp, será preciso parar a fim de que outro possa fazer o acesso remoto. Caso você mova seu mouse ou use o teclado, irá interromper o acesso remoto. Caso seu computador tenha o Windows 98, poderá instalar esse recurso usando o Cd de instalação do Windows Xp (Outros recursos).
Muitas vezes o habilitar o acesso remoto pode se tornar um problema de segurança, quando pessoas não autorizadas usem esse recurso como forma de invasão. É necessário minimizar o risco de um invasor ter acesso não autorizado a esses mesmos recursos. Soluções de acesso remoto podem aumentar drasticamente a produtividade e a flexibilidade de usuários que trabalham em computadores domésticos e em dispositivos móveis, como laptops, em viagens a trabalho. Leia mais sobre isso no artigo Protegendo o acesso remoto:
http://www.microsoft.com/brasil/security/guidance/smb/sec_remote_access.mspx.
Cuidados com a segurança: Existem programas que se fazem passar por outros, mas escondem funções, geralmente com o objetivo de tirar proveito do usuário inocente. Eles são o que chamamos de trojan. Os mais famosos, como BO, sub7, Netbus, servem para permitir o acesso de terceiros ao seu micro. Caso não vá utilizar esse recurso, desabilite-o.
Antigamente, era comum utilizarmos programas como o PcAnyWhere, o LapLink ou o Ghost, a fim de obtermos acesso remoto a nossos computadores. Geralmente usava-se aqueles modems via telefone discado (64 kbps).

Uma outra solução é usar o GoToMyPc, que é uma maneira fácil e segura de acessar o seu computador através da internet a partir de um computador com browser em qualquer parte do mundo. Permite trabalhar no seu PC como se estivesse sentado á frente dele, embora possa estar a muitos quilômetros de distância.Isto possibilita o teletrabalho, trabalhar em casa e ter sempre tudo atualizado quando estiver em viagem. Ao contrário do software de controle remoto (como o PcAnywhere) ou soluções VPN (virtual private networks - redes virtuais privadas), GoToMyPC não precisa de saber o que são parâmetros das portas, endereços de IP ou instalações complicadas de software e hardware. O único requerimento é que o seu computador esteja funcionando e com o acesso a internet ativo quando precisar acessá-lo remotamente. GoToMyPC só funciona com o Windows, e usa encriptação de 128-bit ponto a ponto e múltiplas senhas/passwords para a máxima segurança, e poderá ser testado gratuitamente em https://www.gotomypc.com. Uma desvantagem é que ficaremos recebendo muitas ofertas por e-mail. Uma solução rápida, segura e profissional é o Metaframe da Citrix, que é muito mais rápido que o Terminal Server da Microsoft. Veja mais em http://www.citrix.com.br/ns/products/xp.php.

sexta-feira, julho 21, 2006

Use filtros de linha e outras proteções


No filtro de linha da figura ao lado, encontramos quatro tipos de flechas - a partir da esquerda:
1 - Tipo Schuku, muito comum em aparelhos comprados no Uruguai e em Free Shop. Possui um contato de aterramento no lado de fora. Como possui os pinos mais grossos, acaba por danificar as tomadas comuns, a menos que usemos adaptadores.
2 – Flecha de três pinos comumente usadas em computadores
3 – Flecha de dois pinos (sem aterramento) normalmente encontradas em televisores e aparelhos de som
4 – Fontes usadas em modems, impressoras (caixa quadrada ou retangular). Verifique as voltagens de entrada e de saída.

Componentes protetores
Muitos "filtros" vendidos em lojas são apenas 'réguas multi-tomadas', e não usam varistores (MOV – Metal Oxide Varistor) – ver componente azul na figura inicial, no lado inferior esquerdo, e quando existem, usam modelos de pequena potência (menor que um botão de camisa). Acima uma imagem de um varistor que explodiu por excesso de voltagem.
Esses varistores podem ser acrescentados (mais de um ligados em paralelo) em seus aparelhos eletrônicos, estabilizadores e no-breaks.
Para melhorar a capacidade de filtragem de ruídos, costuma-se adicionar capacitores e bobinas (quando o filtro destina-se a filtrar ruídos). Pode-se incluir um diodo zenner. Existem KIT para montagem de filtro, mas costumam sair mais caro que comprar os componentes.
http://en.wikipedia.org/wiki/Varistor

Filtro de linha ADSL
Elimina ruído nos telefones. A linha telefônica, quando passamos a usar a internet rápida tipo ADSL, passa a ser digital, e necessita de um filtro a fim de não aparecer ruídos nos telefones. Para ligar os modems, não usar esses filtros.

No-breaks
Os no-breaks ficam ligados a fim de manter a carga das suas baterias. E quando viajamos, é preciso desligar seus interruptores, não bastando retirar seus plugues das tomadas, pois eles ficarão gerando energia a partir de suas baterias, esgotando-as.
A maioria dos estabilizadores antigos não passaram nos testes do Imetro.

Alguns no-breaks geram uma “onda quadrada” de má qualidade, muito diferente de uma onda senoidal.
Importante: são poucos os modelos de no-break que também protegem em altas de voltagem. A maioria só o faz nos cortes ou quedas de corrente elétrica. Eles podem e devem estar regulados para o fazerem nas faixas de voltagem corretas, e suas baterias devem ser testadas periodicamente, para ver se agüentam e por quanto tempo.
Uma constatação: Aqueles computadores que ficam ligados durante todo o dia, costumam a estragar menos do que aqueles que estamos ligando e desligando a toda hora. Para economizar energia, o melhor seria usar os recursos existentes no sistema operacional (que é o programa que controla todo o computador e a nossa comunicação com ele e seus periféricos e assessórios), como é o caso do desligar o vídeo, desligar o disco rígido e o suspender e a hibernação.
É muito comum ouvir: Quando eu desliguei, os dados estavam todos lá e o meu computador estava funcionando. No outro dia, voltei a ligar e vi que havia perdido todos os meus dados ou então, não encontrava a última atualização daquele arquivo importante...

Lembre-se: nenhum computador ou fonte poderá defender-se de uma má instalação elétrica, e muito menos de fortes oscilações ou faltas de energia e, pior ainda, de picos ou elevações bruscas na voltagem, a menos que providenciemos uma proteção adequada (estabilizadores, no-breaks, filtros de linha).
Os dias de tormentas e raios são os mais perigosos. Quando possível, é prudente desligar o plug da tomada, ou pelo menos enrolar 3 ou 4 voltas no fio da alimentação, formando um tipo de bobina, ou mesmo dar 4 ou 5 nós próximos entre si, no cabo da alimentação ou na extensão.

Como norma geral: encerre todos os programas e aplicativos, antes de desligar o seu computador, a menos que você queira suspender os trabalhos com a intenção de continuar mais tarde, usando o recurso da hibernação
, ou então colocar o computador em modo de espera. Na hibernação, os dados da memória serão guardados ou salvos no disco rígido e, quando voltarmos a trabalhar, não teremos que aturar aquela demora em carregar o sistema operacional e o(s) aplicativo(s). Estaremos, por exemplo, voltando àquele texto, com o cursor exatamente onde estávamos digitando.
Mas não custa saber um pouco mais sobre o assunto. Isso poderá evitar problemas ou economizar algum tempo.
Hibernação – recurso para desligar o computador, que permite salvar no disco rígido o conteúdo de toda a memória do seu computador, de forma a ganhar tempo ao re-iniciar. Tudo voltará como estava na hora de desligar.


Testando o No-break ou UPS
Use uma lâmpada portátil ou de cabeceira para testá-lo, nunca o computador. Se desconfia que um aparelho está em curto, use uma lâmpada em série: é um teste caseiro de confiança. Se acender com luz total, o aparelho está em curto e deverá ser levado a um técnico. Deveria acender com uma luz fraca. A potência da lâmpada deve ser maior em aparelhos de maior consumo.

Filtro de linha como escuta clandestina
http://www.abcdrivers.com.br/noticia.asp?codigo=8378
A idéia é brilhante: embutir um celular GSM em um filtro de linha comum e usá-lo como escuta clandestina. Como o filtro fica naturalmente ligado na tomada, não é preciso se preocupar com baterias – basta ligar para o número do telefone (que não emite sons, para não revelar o “grampo”), digitar um código de acesso e ouvir tudo o que se passa no ambiente monitorado.O produto em questão, vendido no site europeu Spy Labs, custa 950 euros, mas tem sido tão comentado em blogs que já começaram a surgir planos para montar um em casa, a partir de um celular velho. Afinal, a própria versão comercial é baseada em um filtro APC, provavelmente adaptado pela loja.

domingo, julho 16, 2006

Lanternas de LEDs: baratas e econômicas


Com a popularidade dos LEDs de alto brilho, azuis e brancos, estamos presenciando a substituição das antigas lâmpadas incandescentes das lanternas, as quais consumiam demais (Um número bom é três leds por uma lâmpada). Quanto à luminosidade, a lanterna proporciona brilho ótimo por cerca de 10 horas, passando a "boa" por mais quatro. Depois disso, a luminosidade vai caindo muito. Considere que uma lâmpada tradicional só proporciona luz por duas horas: essa conversão se mostra bem vantajosa pois permite 5 vezas mais na durabilidade.
Existem modelos com dínamo por menos de R$15,00. Poderão ser deixadas no porta-luvas ou maleta de viagem sem o risco de vazamento de pilhas ou de elas se descarregarem.
Os preços de uma boa lanterna de 28 leds variam em torno de R$45,00, sendo que em alguns camelódromos eles chegam a mais de R$80,00! Uma solução é a compra pela internet.
http://brasil.glosariosonline.com.ar/shop/esportes/lanternas.php

Um bom artigo sobre a conversão de lanternas poderá ser visto em
http://www.geocities.com/Yosemite/6474/lanterna_howto.pdf

A coluna de Julio Preuss nos mostra a grande variedade de leds existente
http://www.forumpcs.com.br/coluna.php?b=139031 http://www.ledlamps.com.cn/products/index.php

Num Led, a correntes máxima é de 40 mA principalmente em regime contínuo.
Para obter uma luz mais forte, costuma-se colocar diversos em paralelo, como podemos ver lanternas com até 28 leds
http://www.fotosdepesca.com.br/nautica/lanternas/ embora existam conjuntos com até 51 a 70 leds.
Podemos ver a grande diversidade de tipos e potência na página da Superbright Ind Ltd http://led.com.hk/products.html e os Ultra Brilhantes em tamanhos de 2 a 10 mm de diâmetro http://led.com.hk/ultrabright.html

Os LEDs já apresentam fortes oportunidades de mercado nos automóveis com muitas vantagens: eles podem ser utilizados para iluminação tanto interna quanto externa; eles têm baixo consumo; têm vida útil muito mais longa que o necessário no automóvel (10.000 horas, onde 3.000 horas são o suficiente para faróis baixos, por exemplo).
http://www.suframa.gov.br/minapim/news/visArtigo.cfm?Ident=45&Lang=BR

Lanterna de cabeça
Para ler ou trabalhar sem ocupar as mãos (caso de um cirurgião, por exemplo) temos as lanternas de cabeça. Com o uso dos leds, teremos menor consumo e menor peso.
http://www.serelepe.com.br/produtos/Lanternas.html

Na página do Alexandre temos um exemplo de como montar um circuito usando leds
http://br.geocities.com/alexeletronica/eletronic_lanterna_leds.html

domingo, julho 09, 2006

Ligando os aparelhos em qualquer tomada ?


Tomada de três pinos: A maioria das nossas casas só têm tomadas com 2 pinos enquanto que a dos computadores tem três (Fase, Neutro e o Terra). Existem modelos, como o da figura acima, que permitem flechas de pino chato, pino redondo e as de três pinos. Uma boa instalação elétrica contribui para a saúde e durabilidade dos computadores. Muitas vezes eles ficam tentando decifrar aqueles sinais e interferências que chegam pela rede elétrica e pela fonte de alimentação, acarretando mau funcionamento.

Voltagem: 110 ou 220 volts
Nada mais comum que provocarmos a queima de aparelhos ligando-os em tomadas com a voltagem trocada. Nem todos os equipamentos podem ser ligados em qualquer voltagem (110 – 240 volts).
Alguns, como as CPU e estabilizadores, possuem uma chave (geralmente atrás ou em baixo) que permite selecionar 110 ou 220 v. Alguns só podem ser ligados em 110 v, como por exemplo as caixas de som para computadores. Necessitam de um transformado quando desejamos ligá-las em 220 v.
Para evitar enganos, coloque uma etiqueta, no formato de uma pequena bandeirinha, na extremidade do fio próximo à flecha, em cada equipamento, indicando a voltagem.

Ligar = introduzir a flecha na tomada
Quando instalamos um computador novo, ou quando mudamos um computador de lugar, teremos que dispor de uma tomada elétrica (de 3 pinos – ver figura do item 3).
A primeira causa de inúmeros problemas é a tomada: são inúmeros os casos em que uma simples tomada põe tudo a perder. São poucos reais que podem por em risco um equipamento caro.
Bem que o ligar um computador poderia ser algo mais simples. Sei que basta estar conectado numa tomada elétrica e deveria ser um simples “plugar” e apertar um botão ou interruptor...

Antes de tudo, ligue o suprimento de energia: chave disjuntora. Os componentes adicionais, como estabilizador, no-break e filtro de linha podem possuir um interruptor. Confira se as chaves que permitem trocar a voltagem estão na posição correta e não no meio do caminho.
Como regra geral, devemos ligar primeiro todos os equipamentos periféricos (vídeo, impressoras, scanner, modem externo, etc) e por último, ligar o computador.
Para desligar, devemos fazer o inverso: primeiro desligar o computador e depois o resto.

Computador está dando choque
Pode ser que o fase e o neutro estejam ligados invertidos, ou é falta de um aterramento eficiente.

Aparelhos de teste
Convém ter um em casa. Desde aquelas simples chaves-teste (em forma de canetas ou chaves de fenda) usadas pelos eletrecistas, que permitem ver se uma tomada tem corrente e qual dos fios é o Fase e custam menos de R$5,00. Trata-se de um testador de continuidade e tensão, e é um produto que permite de maneira prática e rápida a verificar a continuidade em circuitos elétricos e a presença de tensão elétrica entre 70 a 250 VCA.O LED vermelho no interior da chave indica se o circuito tem continuidade e se existe tensão elétrica no circuito. Existem modelos que possuem uma pilha e servem para testar continuidade.
Podemos ter até medidores mais completos como os multitestes. Alguns são muito baratos e custam menos de r$20,00: pode aparecer alguém que os saiba utilizar.
http://www.hechinger.com/web/catalog/product_detail.aspx?pid=83963&cm_ven=MSNShopping&cm_cat=Building-Remodeling&cm_pla=Gardner%20Bender&cm_ite=Gardner%20Bender-Electrical-83963&cid=B6061C1A29EB905ACAC8326884124450
Catálogo Eletro Express - http://www.eletroexpress.com.br/
Catálogo FLUKE - http://www.frato.com/parceiros/Fluke%20(2003).pdf

Alguns conselhos
- Use extensões apenas temporariamente;
- Não use extensões comuns nem as tomadas usadas pelos computadores, para ligar aparelhos de grande consumo de energia;
- Procure usar um Filtro de Linha pois possuem um mecanismo de proteção, em caso de curto circuito ou sobrecarga;
- Mantenha ligações bem torcidas, melhor quando soldadas, e bem isoladas. Fios frouxos podem gerar calor, com risco de incêncio. Use fita isolante (comum ou autofusão), nunca fita crepe, durex ou esparadrapo;
- Não passe fios ou extensões em áreas de circulação, próximas a água ou debaixo de mobílias, tapetes ou cortinas. Isso contribui para a ocorrência de incêndios;
- Não sobrecarregar as tomadas, com o uso de multi-tomadas e daqueles adaptadores de três tomadas chamados de Benjamin. Você pode provocar uma sobrecarga. Um fio ou tomada quente é uma indicação disso ou de mau contato em emendas. Os benjamins são um potencial para maus contatos, podendo até contribuir com queima de aparelhos;
- O ideal é colocar os computadores em uma rede só para eles, e cuidar que o disjuntor possua um valor adequado.
Não pretendemos dar um curso de eletricidade, mas reconheço que é grande o número de pessoas que desconhecem o básico:

1. Verifique sempre se a voltagem está correta. Existem cidades e alguns prédios, onde poderemos ter as duas voltagens (110 e 220 volts). Nesse caso, é importante colocar uma etiqueta de identificação.
Além disso, a maioria dos computadores, na sua parte traseira, costuma ter uma chave que permite trocar a voltagem de entrada da fonte de alimentação. Quando instalamos um computador novo, ou quando ele veio do conserto, ou quando ele estava instalado em um outro local: não confie em ninguém e verifique se essa chave está posicionada corretamente.

2. Nunca ligue o computador na mesma tomada onde costuma ligar aparelhos que possuem grande consumo de energia, como é o caso e refrigerador, freezer, fotocopiadoras, impressoras a laser, aquecedores elétricos (estufas), ferros de passar roupas, condicionadores de ar, etc.

3. Note que a flecha dos computadores possui três pinos (fase, neutro e terra). Muitas pessoas colocam um adaptador ou um adaptador com três tomadas em forma de “T” (benjamin) de forma a eliminar o terceiro pino. Outros costumam cortar esse pino (do terra) – o que nunca recomendamos.
Tomadas frouxas, costumam a causar mau contato. Causam aquelas interrupções que notamos quando movemos os fios ou arredamos a mobília onde se encontra o computador (seja para procurar um papel que caiu ou para fazer uma limpeza). Nesse caso, desligue imediatamente o seu computador, e corrija o problema. Não deixe isso para depois, a menos que concorde em arriscar a vida do seu equipamento. Presenciei casos em que esse mau contato causou um faiscamento, que queimou a placa mãe, o processador, a fonte e o disco rígido. Poderemos até comprar um computador novo, mas a perda dos dados que estavam no disco rígido, pode trazer danos irreparáveis (os programas podem ser re-instalados, mas os dados pessoais não, a menos que você tenha cópias atualizadas desses arquivos).
Coloque na parede uma tomada de três pinos, de boa qualidade. Elas garantem inclusive uma melhor fixação física, além de proporcionar melhor contato elétrico. Note, no desenho acima, que representamos, um modelo que permite usar flechas de 3 pinos, de pinos chatos ou redondos.
Geralmente temos a Fase no lado da direita (aquela que dá choque ao tocarmos), o Neutro, na esquerda, e o Terra na parte central inferior, quando olhamos a tomada de frente.

4. Em alguns locais, costumam ocorrer poucas quedas de energia (3 ou 4 vezes por ano). Em outros, a voltagem costuma a variar muito, apresentando transientes ou picos de voltagem. Todos eles são letais para os computadores, podendo causar perdas de dados ou danos no disco rígido e em outros componentes. Em muitos casos, não basta instalar um estabilizador de voltagem comum.
Devemos usar filtros de linha contendo fusível e varistor.
Veja o diagrama na parte superior da figura acima. No lado da esquerda da figura, vemos o varistor, sendo que na parte superior um que sofreu queima devido a uma sobrevoltagem excessiva.
Para prevenir quedas de luz, o ideal é usarmos no-breaks ou sistemas de alimentação ininterrupta (UPS), com baterias seladas ou similares às dos automóveis.
A fonte do computador deve proporcionar correntes contínuas de 12 e 5 volts, e já possui um estabilizador. Basta que proporcionemos uma boa proteção, usando um bom filtro de linha, estaremos dispensando o uso daqueles aparelhos. Para maior segurança, poderemos ligar em paralelo 2 ou mais varistores (Resistor variável ou MOV = metal oxid varistor).
Para redes de 220 V costumo usar varistores 250 V / 20 K e fusível de 4 a 5 A.
Para redes de 110 V costumo usar varistores 130 V / 20 K e fusível de 7 a 10 A.
É melhor optar por valores menores e manter fusíveis de reserva em um pequeno envelope plástico fixado na traseira dos equipamentos. Se ocorrer queimas dos mesmos com freqüência, pode indicar alto consumo. Consulte um bom técnico.
Nunca use um filtro de linha de 110 em uma rede 220. Seu fusível irá queimar e, na maioria das vezes, o varistor irá explodir.
Usar um filtro para 220 numa rede de 110 V, não trará nenhuma proteção, funcionando apenas como uma régua multi-tomadas.

5. Para melhor proteção contra raios e tormentas, dependendo da localidade, podemos lançar mão uma proteção simples e eficiente: tirar o computador da tomada, após desligá-lo.
Mark Minasi, em seu livro Dominando o Server - “A Bíblia”, nos ensina um truque: dê 5 nós no cabo de alimentação de cada computador, o mais próximo possível da parede. Assim, se um raio atingir esse fio, ele danificará apenas o cabo, em vez de passar por ele e danificar o computador (isso vale para cada estação de trabalho, bem como para outros aparelhos).
Quando temos diversos computadores, em um escritório, pode ser incômodo ter que desligar cada um deles da tomada. O melhor é prover uma proteção.

Dicas Fundamentais
Nunca aumente o valor do disjuntor ou do fusível sem trocar a fiação.
Devem ser previstos circuitos separados para iluminação e tomadas.
Todas as tomadas devem ter um fio para o aterramento.
Disjuntor não deve ser utilizado como interruptor.
Não utilize o fio neutro como fio terra.
Apenas o aterramento não é suficiente para a proteção das pessoas contra choques elétricos. As Normas Técnicas Brasileiras exigem o uso de disjuntores DR (Diferencial-Residual), que podem ser adquiridos em casas de material elétrico.
Evite a utilização do chamado "T". O seu uso indevido causa sobrecarga nas instalações. Instale mais tomadas, respeitando o limite de condução de energia elétrica dos fios.
http://www.micromais.com/energiaaterramento.htm

Manual instalacões elétricas
http://www.cteep.com.br/_docs/setor/estante/manual_instalacoes/manual_instalacoes_eletricas_parte1.pdf

Estabilizador
Estabilizador é dispensável, pois toda fonte de qualidade já a estabiliza convenientemente. Quando as variações são muito grandes ou muito freqüentes, devemos tentar corrigir a causa.
Volt Ampere e Watt -
http://forum.clubedohardware.com.br/lofiversion/index.php/t399515.html

Aterramento
Quem não lembra daqueles “chuviscos” que aparecem numa TV quando ligamos um motor, liquidificador ou uma furadeira. Pode ser uma indicação da falta do fio terra ou aterramento. Em alguns países, como o nosso vizinho Uruguai, não permite a habilitação de uma luz se o aterramento não estiver instalado adequadamente.
Aqueles aterramentos “atando” o fio terra na caixa da tomada ou enrolando num cano d’água não servem.
Não permita que o fio terra seja ligado no neutro, como fazem alguns instaladores de chuveiro elétrico. No caso de haver uma inversão de fase, seu equipamento já era...
O ideal é aquele aterramento tradicional, feito com três bastões ou barras de 3m acobreadas (copperweld): distanciadas de 2 ou 3 m e enterradas de preferência em local mais úmido. Ver parte superior da figura acima.
Observe que a bitola do fio terra deve ser a mesma que a do fio fase. Pode-se utilizar um único fio terra por eletroduto, interligando vários aparelhos e tomadas. A norma ABNT NBR 5410 define que: a cor do fio terra é obrigatoriamente verde/amarela ou somente verde. Regra: numa instalação elétrica, o fio NEUTRO não deve nunca ser interrompido. Os interruptores interrompem o fio FASE, que é geralmente de cor vermelha.
Um dos sintomas de mau aterramento: choques ao ligar torneiras d’água.
Uma vez construído o sistema de aterramento, é importante fazer um teste para ver se está funcionando adequadamente. Para um teste prático, se não tivermos um terrômetro, pode se usar uma lâmpada de 100W ligada entre o fio fase e o terra, ela terá que acender normalmente, se isto não ocorrer é porque o terra não está bom.
Existem métodos mais técnicos que consistem basicamente em medir a resistência elétrica entre os eletrodos de terra, ou do próprio solo a partir da barra de aterramento. A resistência de terra deve ser a mínima possível, porém sabemos que não se consegue chegar a zero. Em condições reais o desejável seria que ficasse entre 5 a 15 ohms, valore que somente são alcançados com um aterramento muito bem executado. Valores de resistência de até 30 ohms podem ser aceitos, com reservas, se já tivermos esgotados os recursos para melhorar o sistema. Valores acima disto não devem ser aceitos.
http://www.espie.cinted.ufrgs.br/~dsbit/pdf/eletrica/aterramento3.pdf
http://www.inforede.net/Technical/Layer_1/Theory/Grounding_2_(POR).pdf
http://www.clubedohardware.com.br/artigos/457

domingo, julho 02, 2006

Nova célula de combustível


Um dos grandes problemas é o da duração das baterias, principalmente em Notebooks, celulares, HandHeld e Palm. Imaginem recarregá-los como se fosse colocar fluido em um isqueiro. Pois isso já existe.
Os testes efetuado das células combustíveis de metanol DMFC foram realizados em dois tocadores de áudio portáteis, um baseado em memória flash que foi testado com uma célula de 100mW de potência, outro com HDD que foi testado com uma célula de 300mW de potência. O tocador com memória flash funcionou durante 35 horas com uma carga de apenas 3.5 ml metanol altamente concentrado, uma média de 0.1 mililitros por hora. Já o tocador com HDD funcionou por 60 horas com uma carga de 10ml, uma média de 0.167 mililitros por hora. A Toshiba espera evoluir a tecnologia rapidamente e ser capaz de lançar produtos integrados com as DMFCs comercialmente a partir de 2007, no Japão.
http://www.iserial.org/archives/noticias/tecnologia/ http://www.iserial.org/archives/2005/09/toshiba_desenvo.html
http://www.dpreview.com/news/0406/04062401toshibafuel.asp
http://www.dmfcc.com/
http://en.wikipedia.org/wiki/Fuel_cell
Segundo apresentação na Wireless Japan 2005 Expo, que aconteceu até o dia 14/07/2005, a tecnologia que oferece energia rápida para baterias descarregadas está entre as próximas metas de duas das maiores empresa de comunicação móvel do País. Em 19-21 de julho de 2006 teremos a nova Tokyo Big Sight (Tokyo International Exhibition Center). Aguarde grandes novidades, tanto em Comunicações, Internet, Wireless, Computadores e outras tecnologias da informação.
Energia do hidrogênio: São muitos os tipos de fontes de energia renováveis: DMFC, PAFC.
PAFC – Phosphoric Acid Fuel Cell – Pilhas de combustível de ácido fosfórico, apresentam potências de saída até 200 KW. É a tecnologia mais madura e o único tipo disponível comercialmente, com mais de 200 sistemas instalados a nível mundial: hospitais, centros médicos, hotéis, escritórios, escolas, centrais de produção de energia, terminais de aeroporto, estações de tratamento de águas, lixo e águas sanitárias.
São muitas as tecnologias que procuram resolver o fornecimento de energia:
http://www.energiasrenovaveis.com/html/energias/hidrog_tecnologias.asp
Testes de durabilidade em dispositivos wi-fi estão entre as notícias recentes, em 30/06 http://neasia.nikkeibp.com/thisweek.
De um lado, a pesquisa busca produtos de baixo consumo, de outro, baratear custos. Muita pesquisa, grande concorrência levará seguramente a soluções inovadoras.

Os super portáteis HandHeld e SmartPhone


Os computadores super portáteis estão chegando ao Brasil, de “carona” com os celulares. Relativamente desconhecido no Brasil, Blackberry é um computador de mão que une bem o telefone e o e-mail, que tornou-se uma febre mundial. As operadoras agora vão tentar vendê-lo para o usuário final, com acesso ilimitado à rede, pagando uma mensalidade. A exemplo do concorrente Treo, da Palm, que também está chegando ao Brasil com atraso em relação ao mercado exterior, ele funciona praticamente como um pequeno computador de mão. A navegação na internet e o uso de e-mails são os dois fortes do aparelho, que se sai melhor do que os celulares tradicionais, que possuem esse recurso. Com o tempo, o produto tornou-se uma espécie de extensão do computador, com direito até mesmo a Google Talk e Yahoo Messenger, visualizar arquivos nos formatos Word, Excel, PowerPoint e PDF (Adobe Portable Document Format) e sincronizar servidores de e-mail em qualquer uma das mais de 2.300 cidades cobertas pela rede da operadora TIM, que passará a vender no Brasil o modelo 8700g da canadense RIM, criadora dos portáteis BlackBerry. O aparelho tem processador Intel 312 MHz e é o único modelo da RIM que opera na tecnologia EDGE - a banda larga do GSM -, o que permite o acesso à internet a uma velocidade de até 200 Kbps.
O novo modelo está à venda nas lojas próprias da TIM a partir de R$ 1.500. A ativação dos serviços do BlackBerry custa R$ 69,90 e o usuário poderá escolher entre pacotes mensais de serviços de acesso à internet e e-mails que variam de R$ 69,90 a R$ 79,90.
http://en.wikipedia.org/wiki/BlackBerry
O serviço da operadora Vivo Zap 3G, com tecnologia CDMA 1xEV-DO (Evolution Data Optimized), é a mesma utilizada pelas operadoras coreanas e americanas! Com ele você consegue se conectar a Internet a uma velocidade de até 2,4 Mbps http://www.vivo.com.br/portal/o_que_e_o_vivo_zap_3g.php. Alguns celulares possuem modem, podendo ser ligado num notebook usando a porta USB. Um problema é a pouca duração da bateria, como no V260 da Motorola (R$149,00), que em conversação dura até 3 horas e, em espera, um valor aproximado de até 6 dias. Ou seja, ele pode ser ligado num notebook permitindo acessar a internet até no meio rural, mas necessita o apoio do carregador de baterias. Tentei saber mais sobre esse serviço da Vivo usando o 0800. Fiquei “pendurado” por mais de UMA HORA só ouvindo música, sem conseguir ser atendido. A bateria do celular chegou a aquecer. O atendimento é tão ruim, que só serve para testar duração de baterias... A Nokia, além do GSM, também tem celulares CDMA e as baterias de alguns modelos duram menos que 3 horas. A loja da Nokia é a Submarino - http://nokia.submarino.com.br/nokia/default.asp
Outros portáteis, como o Zire, Tungsten, poderão ser encontrados nas lojas da Internet (mais de 20 mil num só lugar!) - http://compare.buscape.com.br/proc_unico?id=2918&raiz=2&kw=palm, com preços entre R$600,00 e 2.500,00.
Diversos acessórios permitem incrementar seu HandHeld, como por exemplo, um teclado convencional, cartões de memória de até 2 GB -
http://www.palm.com/us/products/accessories/, onde temos uma lista com muitos modelos dos handhelds da Palm, Tungsten, Treo, Zire, Visor, Zeo. Boas imagens do Treo 700w poderão ser encontradas em http://www.engadget.com/2005/09/22/the-palm-treo-700w-aka-treo-670-exclusive-first-look/. O “w” indica o sistema operacional Windows Móbile 5.0 (WinMo 5.0), que é usado por muitos portáteis como o Smartphone ou PocketPC. Veja Treo 700w, Sprint PPC-6700, Cingular 2125 and 8125, and Motorola Q como exemplos.Falta pouco para eles irem ocupando o lugar de muitos notebooks, desde que eles cumpram as necessidades básicas: comunicação (Celular, e-mail, messenger, voip) e internet (download, upload e navegar), wireless, e editar arquivos do Word, Excel, PowerPoint e PDF.

sábado, julho 01, 2006

Uma nova geração em Hd e Dvd



As memórias Flash vieram para facilitar e baratear, tanto nos "pendrives" como nas máquinas fotográficas. Agora, com o lançamento de células com 32 GB, tecnologia NAND, ameaçam substituir os HDs com todas as suas peças mecânicas. Depois de anunciar um laptop com HD de NAND flash, a Samsung anunciou no Mobile Solution Forum que começa a oferecer um HDD de 32Gb feito de memória NAND flash para portáteis. O nome do disco na realidade é um SSD (Solid State Disk), e tem a mesma função do HDD (Hard Disk Drive). Além de ser 1,5 vezes máis rápido, consume apenas 5% de energia em relação a um Hd normal. Para saber mais sobre o Flash Disk, veja os atalhos a seguir. http://www.mikatech.com.br/laptops/22/03/2006/samsung-lanca-hdd-de-memoria-flash-com-32gb/

http://www.samsung.com/Products/Semiconductor/NANDFlash/index.htm
http://www.samsung.com/PressCenter/PressRelease/PressRelease.asp?seq=20050912_0000192003
http://www.memorydepot.biz/ssd_disk.asp

Samsung Unveils Flash-Based Laptops
http://www.sci-tech-today.com/story.xhtml?story_id=12000DEC7WFC

Uma outra novidade são os Dvd Blue-Ray
Trata-se de um grande aumento (mais de 10 vezes) na capacidade de armazenamento em relação aos antigos Dvd. Os primeiros filmes em Blu-Ray só chegam em junho, junto com o primeiro player do formato, mas a Sony anunciou que ainda este mês chegam às lojas as primeiras mídias graváveis e regraváveis de Blu-Ray. A de 25GB chega por US$ 20,00 (-R) e US$ 25,00 (-RW). Já a de 50GB (dupla camada) vai custar US$ 48,00 (-R) e US$ 60,00 (-RW).

Com eles, surgem os Notebooks com Blue-Ray, como o da Sony AR series. Trata-se de um grande aumento na capacidade de armazenar dados, música e filmes. http://www.learningcenter.sony.us/assets/itpd/notebooks/ar_series/

A evolução é muito grande e veloz. É como nos diz Daniela Moreira (IDG Now!): Se há dez anos alguém dissesse a você que em um futuro muito próximo você poderia carregar no seu bolso aparelho de som, câmera fotográfica, telefone, agenda, videogame, relógio, calculadora e até televisão, tudo isso em único aparelho sem fio e tão leve e compacto que caberia na palma da sua mão, você acreditaria? Com os novos celulares e Palm isso já é realidade.
http://idgnow.uol.com.br/computacao_pessoal/2006/02/13/idgnoticia.2006-02-13.6973467664/IDGNoticia_view
http://news.zdnet.com/2100-1040_22-6082914.html

Hoje não se concebe uma residência sem telefone, televisão e computador, e todos eles estão evoluindo rapidamente.