Blog do Simeão

Novidades surgem por todas as áreas, principalmente em relação a computadores, que são uma das mais modernas e úteis ferramentas. Dicas para seu melhor uso são sempre bem vindas. A toda hora temos algo novo, tanto em equipamentos e acessórios (hardware) como em programas, aplicaticos e utilitários (software), bem como em outros equipamentos. Alguns tornam-se obsoletos antes de serem lançados no mercado, dado o aparecimentos de coisas melhores.

Minha foto
Nome:
Local: Pelotas, Rio Grande do Sul, Brazil

Topógrafo desde 1959 e Eng Agrônomo desde 1967. Georreferenciamento, medições e desmembramento de imóveis, Planos cotados e projetos de lavouras de arroz, canais e barragens de terra para irrigação. Diplomado em Geomensura pelo IFSC (1ª Certificação por competência no Brasil). Desenvolvedor de mapas vetoriais e colaborador do grupo Mapear. Técnico em informática há mais de 25 anos (Windows Xp, Vista, 7, 8 e Server, redes cabeadas e sem fio). Desenvolvi programas em Clipper e Visual Basic. Treinamentos em Word, Excel, AutoCAD Civil 3D 2011-12. Técnico em Pastoreio Racional – sistema do Vanoni (Argentina). Casado - com 4 filhos(as). Hobbyes: Fotografia, Teclado (Yamaha PSR-S910), Eletrônica e GPS. Piloto civil e Rais-amador. Idiomas: Espanhol e Inglês.

quarta-feira, setembro 19, 2007

Computador lento ?

Meu computador estava lento, como costuma ocorrer em algumas instalações do Windows Xp de muitos dos meus clientes. Cheguei até a levantar os preços de uma atualização no hardware: Processador Core Duo R$ 239,00, placa mãe Gigabyte 184,00 e 1 GB de memória 169,00, ou seja, ao redor de R$ 600,00, deixando de lado os descontos para pagamento a vista.
A melhor solução veio num pequeno programa: o PC Booster 5.0 combina o diagnóstico do sistema e a optimização de funções em um só software muito fácil de utilizar e que aumenta o rendimento do sistema.
Foi lendo um forum da UpToDown, em espanhol, que prometia transformar meu Pc na Ferrari dos computadores, em 2 minutos. Na figura acima, vemos a tela desse programa mostrando suas diversas funções de otimização. Nos testes, usei o Autotune, que faz tudo automaticamente, mas depois poderemos olhar as outras opções (Optimize, Stabilize, Customize e Options) para ver as possibilidades e recursos. http://foro.uptodown.com/showthread.php?t=21900
A propaganda diz que ele foi desenhado por peritos em hardware do PC e em Windows, e que o PC Booster 5.0 (versão atual), ajuda aos usuários a acelerar, estabilizar e limpar seus PCs com alguns cliques do mouse.
PC Booster 5.0 é o otimizador de PC mais simples do mercado que proporciona aos sistemas maior velocidade e a estabilidade que os usuários desejam, ao mesmo tempo que mantém limpo e em boas condições o computador.Entre as funções mais destacadas do PC Booster temos sua capacidade para incrementar a velocidade do PC, além de estabiliza-lo, impedindo uns 98 por cento dos travamentos. Também destaca-se a possibilidade de acelerar la velocidad do CD-Rom/DVD, obrigando a estas unidades a ler mais rápido.

Na figura acima, vemos os gráficos de desempenho antes e depois da instalação do PcBooster. Em alguns computadores, a melhora da velocidade do HD e dos menus foi maior que a do exemplo.
LIMPEZA DO INDESEJÁVEL: Junto aproveitei e dei uma pesquisada no que havia de bom para limpar aqueles malditos Cookies e dos Temporary Internet Files, que servem para espionar nossas preferências. Instalei o CCleaner que fiz o download em http://www.ccleaner.com/download. Gostei da limpeza manual, e da verificação e limpeza do Registro do Windows. Esta otimização é bem melhor e mais completa quando usamos o TuneUp 2007, com o seu desfragmentador do registro.
Manter um computador limpo e otimizado é algo que toma tempo e requer experiência. Com esses utilitários tudo fica mais facil.
Antes de instalar programas que façam grandes alterações no seu computador não se esqueça de criar um ponto de restauração. Poderá encontrar um atalho no menu Ajuda ou então na pasta do Windows - \WINDOWS\system32\Restore\rstrui.exe.
Ma não se esqueça de instalar e manter atualizado o programa anti-espião. Recomendo o Spybot S&D que agora saiu a versão 15, bastante melhorada, e que avisa quando algo ou algum programa tenta alterar o registro do windows.
Só o anti-virus não é suficiente. O AVG é bom como anti-virus, mas seus componentes anti-espião é uma droga.