Blog do Simeão

Novidades surgem por todas as áreas, principalmente em relação a computadores, que são uma das mais modernas e úteis ferramentas. Dicas para seu melhor uso são sempre bem vindas. A toda hora temos algo novo, tanto em equipamentos e acessórios (hardware) como em programas, aplicaticos e utilitários (software), bem como em outros equipamentos. Alguns tornam-se obsoletos antes de serem lançados no mercado, dado o aparecimentos de coisas melhores.

Minha foto
Nome:
Local: Pelotas, Rio Grande do Sul, Brazil

Topógrafo desde 1959 e Eng Agrônomo desde 1967. Georreferenciamento, medições e desmembramento de imóveis, Planos cotados e projetos de lavouras de arroz, canais e barragens de terra para irrigação. Diplomado em Geomensura pelo IFSC (1ª Certificação por competência no Brasil). Desenvolvedor de mapas vetoriais e colaborador do grupo Mapear. Técnico em informática há mais de 25 anos (Windows Xp, Vista, 7, 8 e Server, redes cabeadas e sem fio). Desenvolvi programas em Clipper e Visual Basic. Treinamentos em Word, Excel, AutoCAD Civil 3D 2011-12. Técnico em Pastoreio Racional – sistema do Vanoni (Argentina). Casado - com 4 filhos(as). Hobbyes: Fotografia, Teclado (Yamaha PSR-S910), Eletrônica e GPS. Piloto civil e Rais-amador. Idiomas: Espanhol e Inglês.

segunda-feira, agosto 31, 2009

KMPlayer - reprodutor de filmes e mídia digital

Antes tínhamos que sair em busca de sites de download a fim de baixar nossos filmes, e depois baixar os arquivos com as legendas. Agora basta abrir o Google e fazer uma busca indicando o nome do filme e a palavra RMVB que indica o novo formato de compactação Real Player obtendo filmes recentes e completos e com legendas em português ou até dublados, com apenas 150 a 230 KB, demorando pouco mais de 8 minutos para baixar cada video da séria Prison Break, por exemplo, para quem tem internet adsl rápida com ao redor de 200 kbps. Experimente digitar apena RMVB no Google, escolha o vilme e faça o downçoad. Eu uso o próprio notebook tanto para armazená-lo como para ver o filme. Uma outra opção é copiar para o pendrive e reproduzí-lo nas novas Tv ou toca Dvd que já possuem tomada USB.
Para reproduzí-los nesse formato rmvb, poderemos usar o KmPlayer, necessitando fazer o download do Codec 25781_klite_mega_codec_pack_505, que também poderá ser procurado no Google ou baixado do site superdownloads ou baixaki.

KMPlayer é a melhor solução para reproduzir seus vídeos, com legendas em letras brancas e bordas pretas em diferentes tamanhos (versão atual = 1435). Substitui o tradicional Windows Media Player.
 

The KMPlayer (Korean Multimedia Player) é um programa reprodutor de mídia digital. O programa destaca-se por sua capacidade de reproduzir muitos formatos de mídia e ser rico em opções. O KMPlayer é um programa proprietário, gratuito (freeware) e está disponível apenas para Windows. Ele foi traduzido por voluntários para o português e para a variante linguística brasileira.
Basta clicar na figura anterior a fim de aumentá-la e ver os detalhes daquele menu principal do KmPlayer (e que obtemos ao clicar com o botão direito do mouse em sua tela), e depois na seta de retorno do internet explorer, para voltar à tela anterior deste site do meu blog.
Nos menus, as opções com um pequeno triângulo preto permitem abrir um submenu.
O "K" de KMP, ou K-Multimedia Player é a inicial do desenvolvedor original do programa (Kang). Em março de 2008 o desenvolvimento do KMPlayer foi transferido a PandoraTV, uma companhia de streaming de vídeo coreana.
Veja na figura anterior a reprodução de um vídeo de propaganda do novo modelo de câmara Nikon Coolpix P90 (e seguintes), que foi lançada em abril de 2009 e sobre a qual já escrevi uma postagem neste blog. Com o KmPlayer é ótimo acompanharmos nossos cursos e videos digitais, pois basta apertar a barra de espaço em diferentes partes a fim de obter uma pausa e usar juntas as duas teclas Ctrl+PrtScr para copiar a imagem para a memória (clipboard). Depois é só abrir o Paint (Iniciar > Programas > Acessórios) e Ctrl+V para colar. Assim poderemos obter uma cópia impressa dessa imagem, ou mesmo colar no Word a fim de montar uma apostila dos nossos cursos. Sim o computador passou a ser a ferramenta indispensavel para estudar pela internet, assistir videos no YouTube e criar apostilas coloridas.
O KMPlayer suporta filtros internos e externos à aplicação num ambiente completamente controlado em relação a outros codecs e filtros de audio/video e o faz sem causar problemas no DirectShow.
Obs.: Codec é o acrônimo de Codificador/Decodificador, ou seja, um dispositivo de software ou hardware que codifica e decodifica sinais, e alguns o conseguem reduções de 2 a 3 vezes sem perdas na qualidade. É tradicional a compactação das músicas em MP3 e das imagens em JPG, por exemplo.
O KMPlayer é capaz de criar diversos efeitos de áudio e vídeo, reduzir ou amentar a velocidade, selecionar partes de um vídeo como favoritas, realizar repetição da mídia em vários padrões, suporta mapeamento das funções a teclas do teclado e muitas outras opções.
Ele é compatível com skins e muitos plugins do popular Winamp.

Alguns formatos inusitados suportados:
* Arquivos AVI incompletos ou danificados (partes danificadas são ignoradas)
* Arquivos de mídia travados por estarem em download ou sendo compartilhados
* Streaming via http (ASF/OGG/MP3/AAC/MPEG PS/MPEG TS)
* Tocar em DirectShow (AVI, WMV, MKV, MOV, MP4, Ogg theora, ogm, rmvb, mpeg1, mpeg2, http:// etc incluindo quase todos os formatos de áudio)
- Async File Source filter para gerenciamento de memória
- Suporte a álbuns de áudio comprimidos (zip, rar)
- Shoutcast (Incluindo NSV), Icecast
- DTS, AC3, AAC, Ogg, Ape, MPC, FLAC, AMR, ALAC, SHN, WV, Module (MOD, S3M, MTM, UMX, XM and IT), etc.
- Google Video (GVI), Flash Video (FLV), Nullsoft Streaming Video (NSV), 3GP, PMP, VOB
* Real Engine + DirectShow (precisa de RealPlayer ou Real alternative ou seus decoders)
* QuickTime engine + DirectShow (precisa de QuickTime ou Alternativo ou seus decoders)
* MPlayer: suporte ao sistema (não incluído normalmente).
* Plugins do Winamp
* Toca DVD , suporta ratDVD (necessita de filtros do ratDVD)
* Audio CD (2000, XP apenas)
* Arquivos VCD (BIN/ISO/IMG/NRG)
* Suporte a dispositivos WDM como TV/HDTV/Camera/Webcam.
* Adobe Flash/FLC/FLI
* Vários arquivos de imagens como png, gif, etc.
* Figuras: BMP, GIF, JPEG/JPG, PNG
* Playlists: ZIP/RAR (apenas arquivos de audio), LNK, ASX, WAX, M3U, M3U8, PLS, KPL, LNK, CUE, WVX, WMX
* Legendas: RT, SMI, SMIL, SUB, IDX, ASS, SSA, PSB, SRT, S2K, USF, SSF, TXT, LRC
O KMPlayer inclui quase todos codecs de mídia essenciais. Além disso, para ir além das limitações impostas por decoders internos, os internos podem ser especificados, assim o KMP é otimizado de acordo com as configurações próprias de cada usuário.
* Codecs de Vídeo: DivX, XviD, Theora, WMV, MPEG-1, MPEG-2, MPEG-4, VP3, VP5, VP6, H.263(+), H.264(AVC1), CYUY, ASV1/2, SVQ1/3, MSVIDC, Cinepak, MS MPEG4 V1/2/3, FFV1, VCR1, FLV1, MSRLE, QTRLE Huffyuv, Digital Video, Indeo3, MJPEG, SNOW, TSCC, Dirac, VC-1, RealVideo, etc.
* Codecs de Áudio: AC3, DTS, LPCM, MP2, MP3, Vorbis, AAC, WMA, ALAC, AMR, QDM2, FLAC, TTA, IMA ADPCM, QCELP, EVRC, RealAudio, etc.
* Codecs externos

Uso também o KmPlayer para ouvir minhas músicas em MP3. Baixe-o gratuitamente usando a internet em http://www.baixaki.com.br/download/the-kmplayer.htm ou use o google digitando kmplayer 1435 download (com apenas 12253 KB). A versão plus 1 já possui o Codec RMVB para os filmes Real Player e idioma em português embora seja a versão 1429 e tenha 61127 KB.
Com os novos pen drives de até 250 Giga, poderemos armazenar milhares de filmes. Por isso basta usar os novos mini notebooks e enfrentar as longas filas de espera dos aeroportos assistindo nossos filmes preferidos. Tomando como exemplo a nova série do Prison Break ou do 24 horas, poderemos salvar toda uma temporada com seus 24 videos em pouco mais de 4 giba bytes, o que também cabe num Dvd gravável.
Se você caiu na conversa de algumas empresas de Tv a cabo que oferecem a internet rápida por apenas R$30,00 mensais, irá descobrir que, ao baixar alguns filmes, irá ulatrapassar o tamabho limite que existe naqueles contratos de boca e dos quais não nos fornecem cópia a menos que façamos muita insistência antes de contratar esse serviço. Ao ultrapassar esse limite, será punido e lhe baixarão sua velocidade para valores intoleráveis. A Internet no Brasil é lenta e cara se comparada com paises mais adiantados: os clientes que se lixem. São os novos escravos do pagar contas e impostos, a fim de manter bancos e governos entre queles lucros exorbitantes. E não teremos nenhuma Princesa Isabel ou nenhum Castelo Branco que venha nos libertar desses parasitas.
Quando surgiram as locadoras de Dvd, as companhias de cinema tentaram barrar essa concorrência. Com os filmes pela internet e com os sintonizadores de satélites (especialmente o Phoenix, com conexão para 2 antenas e/ou para a Internet), os filmes gratuitos passaram a ser algo difundido no mundo inteiro. As novas Tv LCD ou de LEDs são excelentes para assistir esses filmes, especialmente se tiverem um bom equipamento de som do tipo "Home Theater". Costumo dizer que 70% de uma boa qualidade está no som e não no vídeo.
Posteriormente escreverei algo sobre o baixar filmes pela Internet.
TV no COMPUTADOR
Sem necessitar cabos ou aparelhos, bastando apenas a internet bandalarga em http://xatcomtv.net/ e clicar num dos canais.
Outra opção é fazer download do programa Megacubo em
http://www.baixaki.com.br/download/MegaCubo.htm e veja mais em http://www.megacubo.net/.

Marcadores: , , , ,

quarta-feira, agosto 26, 2009

Vibram FiveFinger pode terminar com os tenis?


Traz uma liberdade para os pés pois caem como uma luva. Será o decreto final para a morte dos atuais tênis?

Quem anda pelo Central Park, em Nova York, notará uma novidade – um grande número de pessoas estão correndo com o Vibram FiveFingers.

É a palavra final para o conforto e liberdade para os pés e que custam entre US$ 60,00 a 85,00.

Numa loja em Effingham Illinois http://www.dravesarchery.com/vibram-fivefingers.html vemos vários modelos a diferentes preços.

Aqueles esportistas, na Índia e África, preferem correr descalços, e as novas pesquisas estão descobrindo que são os que tem menos problemas de lesões. Aqueles tênis caros, cheios de amortecedores não encontraram uma comprovação de serem os ideais para nossas articulações.

Nos vídeos do YouTube, você poderá constatar o uso do Vibram Five Fingers em esportistas da capoeira, uso ao correr em esteiras nas academias e até observar como os pés se comportam ao correr, desde que o pé toca o solo até o último impulso final com a ponta dos dedos. http://www.youtube.com/watch?v=t7mELaYQ-uI&feature=related

Aquele revestimento de borracha ajuda a proteger daquelas incômodas pedrinhas e das irregularidades existentes nos caminhódromos.

Ainda lembro daquela pessoa maravilhosa que era o Rubens Dantas Silveira: um autêntico gaucho de bombacha, com o chimarrão que ele tanto apreciava, a caminhar pelos campos. Nos pés, havia trocado as botas pelos tênis a fim de resolver problemas, conforme indicação dos traumatologistas. Só agora é que temos essa outra solução que ele e nossos antepassados não chegaram a conhecer.

Como podemos ver em http://billstclair.com/blog/vibram_five_fingers_shoes.html, os modelos e as cores são muitas, tanto para homens ou mulheres. Curiosamente não vi modelos para crianças.

Veja mais na internet, inclusive em videos do YouTube.

http://www.youtube.com/watch?v=waQSQjW4D3Y

http://www.youtube.com/watch?v=eolJbiVypuE&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=BHR0dGHyYCE&NR=1

http://transpirando.com/2009/08/21/como-correr-descalco-ou-quase-vibram-five-fingers/

http://billstclair.com/blog/vibram_five_fingers_shoes.html

Será o fim daqueles tenis caros, que nem sempre são a solução para os nossos problemas com articulações?
O FileFingers da Vibram é leve, fácil de carregar, e lavavel. Ótimo para os amantes do Fitness.

terça-feira, agosto 11, 2009

Picasa 3 - o ideal para fotos e imagens no PC

Todos enfrentam um grande problema ao tentar organizar suas fotos, figuras e imagens digitais em seus computadores. Com o surgimento de grandes discos rígidos com até 2 TeraBytes (um milhão de Gigas), passamos a poder armazenar muitos arquivos. Os videos, as músicas e as imagens passaram a ocupar grande parte do espaço ocupado. Como resultado passamos a ter maiores dificuldades em manejar e procurar algo.
Com o Windows, veio junto o Windows Explorer (mostrado na figura a seguir), que sempre facilitou criar pastas e copiar ou mover arquivos.
Depois do lançamento do Windows XP, vieram o Windows Vista e 7, e com eles a Microsoft passou a dificultar a busca de arquivos. Ela deveria ter levado em conta que seus clientes já estavam habituados com processos lógicos e intuitivos. Digamos que você tenha um documento ou uma foto com o nome de Fazenda. Ao usar o localizar, só aparecem os documentos que tenham esse nome no seu conteudo. A antiga visualização de Miniaturas passou para o formato Ícones grandes.
No caso de imagens e fotos, só o nome pode ser insuficiente para localizarmos algo, e muitas vezes necessitamos a data, e ver a imagem miniatura. Com o Picasa poderemos até incluir nomes ou textos com explicações adicionais a cada figura. A nova versão 3 desse software da Google tem o tamanho de 7,4 MB - de 29/04/2009, sendo ótima para trabalhar com fotos digitais.

Nessa versão, o software continua com sua função básica, que é vasculhar as fotos e imagens digitais que se encontram em diferentes partições e pastas do computador e organizá-las em categorias. Mas ganhou novas funções, que o tornaram um programa mais atraente.

Entre elas, estão as novas ferramentas de edição de imagens. Elas permitem corrigir olhos vermelhos, dar pequenos retoques e ajustes finos em fotos. Inclui ainda uma função para permitir ao usuário inserir textos nas imagens preferidas.

Depois de arrumar as fotos, o usuário pode escolher algumas delas para fazer uma espécie de apresentação (slideshow) para ver e mostrar imagens na tela do computador, sem necessitar usar o PowerPoint do MSOffice. Se quiser, pode utilizar uma ferramenta do Picasa que ajuda a publicar as mesmas fotos em serviços de álbuns virtuais e até no You Tube.

Os engenheiros do Picasa fizeram uma inteface bastante intuitiva e simples de usar. Basta um clique para o usuário criar pastas e arrastar as fotos de um lado para o outro.

O Picasa também apresenta recursos de buscas avançados. Nele, é possível pesquisar fotos replicadas no disco. Um filtro facial, inclusive, permite a busca de imagens que contenha apenas rostos de pessoas.

Resumindo: Esse software além de organizar, editar e recortar fotos, tem funções para corrigir olhos vermelhos e montar apresentações em slides, também compartilha fotos em álbuns online. Ele permite gerenciar fotos de um só lugar, além disso, ele ajuda a encontrar imagens que o usuário nem lembrava que tinha ou onde estavam no PC. Na função editar, o Picasa elimina riscos e manchas das fotos e transforma fotos em filmes, colagens, apresentações de slides e muito mais.

O recurso Colagens permite montar aquelas tradicionais poli-fotos. Veja na figura um exemplo onde aparece a minha família. Pode-se fazer uma colagem com diversas fotos selecionadas, quando devemos evitar um grande número pois as imagens ficarão muito pequenas.

Permite transferir suas fotos facilmente para os Álbuns da web do Picasa para compartilhá-las com amigos, familiares e todo o mundo.

Podemos mudar a localização das fotos, arrastando-as entre álbuns do seu PC. Veja mais informações em http://picasa.google.com.br/ e http://picasa.google.com.br/support/bin/answer.py?answer=93773

Requisitos do sistema: Windows XP/Vista ou Linux, 256 MB de RAM e 100 MB de espaço disponível no disco rígido

sábado, agosto 08, 2009

Limpar e proteger as lentes das máquinas fotográficas


Óculos de sombra são exemplos de Filtros que podem proporcionar uma excelente proteção contra luz intensa e raios ultravioletas.

O uso de filtros em diversas cores é algo muito apreciado por fotógrafos profissionais que nos brindam com aquelas belas fotos em preto e branco.

O filtro serve também para proteger a lente da câmara fotográfica, pois evita arranhões e sujeiras sobre a lente, que são caras e possuem revestimentos especiais que podem ser danificadas quando tentamos limpar com panos ou lenços de papel.

Para limpar a poeira é melhor usar quelas peras ou seringas de borracha que produzem um jato de ar ao serem pressionadas. Algumas possuem na sua ponta, um pincel (brushes) de pelos suaves (tipo pelo de camelo) na sua extremidade, e que facilitam a retirada da poeira. Aqueles pinceis macios encontrados nas lojas de maquiagens e produtos de beleza servem.

Faça uma busca no Google usando as palavras "blower brush lens cleaner". Quando não temos esse acessório, podemos pegar um saco plástico cheio de ar natural (não soprar para evitar a umidade) e atar a sua abertura com um atilho de borracha. Fazer um furo pequeno e pressionar de forma a provocar um jato de ar sobre a lente.

Esses mesmos sacos plásticos servem para proteger nossa câmara em dias de chuva, bastando abrir um furo para deixar a lente a descoberto. Tambem podemos improvisar usando um secador de cabelos sem ligar o ar quente e tampar a saida de ar com um plástico deixando apenas um pequeno furo.

Para limpar o sensor, é melhor ir a um técnico competentente. Veja em http://www.forumfotografia.net/index.php?topic=21572.0 e http://www.cleaningdigitalcameras.com/methods.html a fim de ter uma melhor idéia sobre esse assunto. Pode envolver inclusive o uso de álcool isopropílico (isopropanol), que não contem água e evapora-se rapidamente. O sintoma é quando observamos manchas em nossas fotos.


Um filtro de cores neutras ou de proteção aos raios ultra-violetas fica por fora da lente, recebendo a poeira e protegendo-a de arranhões. Veja mais no curso de Fotografia Trípode, que dedica o capitulo 16 para os Filtros Fotográficos – Tipos, Usos, e tambem o assunto Balance de Brancos.

http://youtube.com/watch?v=R7WrrXE35oY

http://youtube.com/watch?v=mAu7kFOIdTI

http://youtube.com/watch?v=T8fhBHsE2L8


Na reportagem da revista digital Bianchini em http://www.revistabianchini.com.br/reportagens/por_dentro_das_lentes.html temos um bom artigo, que diz:

O olho humano possui diversos mecanismos de defesa naturais para garantir a proteção contra a luz. “Estes mecanismos incluem o reflexo de fechamento das pálpebras, a redução do diâmetro das pupilas, a adaptação da retina à intensidade luminosa, etc”. No entanto, essa defesa natural pode ser insuficiente. “É necessária a proteção adicional por meio do uso de uma lente filtrante, que desempenhe dois papéis: o de reduzir a intensidade de luz que chega aos olhos e o de filtrar raios danosos (ultravioletas)”. Os óculos dentro dos padrões de qualidade impedem que as radiações UV atinjam os olhos e, desta forma, evitam o surgimento de doenças retinianas, formação de catarata e queimaduras oculares secundárias decorrentes da exposição excessiva aos raios solares.


Coloração das lentes e filtros

Segundo os oftalmologistas, a coloração das lentes interfere pouco em relação à proteção dos raios UV. Porém, certos princípios podem ser aplicados para identificar suas propriedades de transmissão da luz.

Por mais contraditório que pareça, os filtros coloridos influenciam drasticamente a fotografia Preto e Branco, ajudando a produzir contrastes, isso porque os filtros coloridos permitem que apenas as luzes de determinadas cores atinjam a mídia, portanto elementos que reflitam estas cores serão registrados em tons mais claros do que os elementos que não reflitam as cores admitidas pelo filtro.

Os filtros coloridos mais comuns para uso na fotografia são o amarelo, o azul, o vermelho, o alaranjado e o verde. Em http://www.mundofotografico.com.br/forum/index.php?topic=20067.0 mostra um ótimo exemplo disso.


Filtros verde-amarelados: deixam as fotos de ambientes com muitas folhagens, florestas e verdes mais bonitas e com mais detalhes.

Filtros de cor cinza: transmitem a luz visível de maneira mais uniforme, diminuindo a sensação de fotofobia (aversão à luz) e podem ser utilizados mesmo em ambientes com pouca luz.

Filtro de cor amarela: melhoram os níveis de contraste sob tempo nublado, sendo muito úteis para motoristas e caçadores. Ao filtrar as luzes com esse comprimento de onda, permitirá que nossa pupila fique mais aberta, fazendo com que enxerguemos muito mais. Temos os óculos encontrados nas lojas que vendem materiais de segurança do trabalho e casas de armas. Destaco também aqueles binóculos com as lentes amarelas.

Nas máquinas fotográficas, quando tiramos fotos em branco e preto, é muito comum o uso de filtros amarelos, laranjas e vermelhos (estes últimos deixam as imagens mais contrastadas como se a foto fosse tirada num dia de tormenta). O filtro azulado deixa o céu com azul mais vivo.

Um filtro não deve ser usado em fotos coloridas, ou ficaremos com todas as imagens nessa cor. Mas poderemos usá-los em casos especiais, como por exemplo o amarelado para fotos no interior de algumas igrejas com iluminação amarelada.

Em http://www.joname.xpg.com.br/filtros.html basta clicar nos círculos coloridos para ver o efeito que causa numa foto como aquela desse site e que é mostrada a seguir.

Sim, saber mais sobre os filtros serve para melhor entender os efeitos para quem usa lentes de contato e óculos coloridos. Uma forma prática de fazer testes sem arriscar nossos olhos, é usando as máquinas fotográficas.


Na topografia, quando queremos ver melhor quando usamos uma trena laser, é comum o uso de lentes amarelas e alaranjadas.


Algumas máquinas, especialmente as amadoras, não permitem o uso de filtros, e muitas nem sequer possuem tampa de proteção da lente.