Blog do Simeão

Novidades surgem por todas as áreas, principalmente em relação a computadores, que são uma das mais modernas e úteis ferramentas. Dicas para seu melhor uso são sempre bem vindas. A toda hora temos algo novo, tanto em equipamentos e acessórios (hardware) como em programas, aplicaticos e utilitários (software), bem como em outros equipamentos. Alguns tornam-se obsoletos antes de serem lançados no mercado, dado o aparecimentos de coisas melhores.

Minha foto
Nome:
Local: Pelotas, Rio Grande do Sul, Brazil

Topógrafo desde 1959 e Eng Agrônomo desde 1967. Georreferenciamento, medições e desmembramento de imóveis, Planos cotados e projetos de lavouras de arroz, canais e barragens de terra para irrigação. Diplomado em Geomensura pelo IFSC (1ª Certificação por competência no Brasil). Desenvolvedor de mapas vetoriais e colaborador do grupo Mapear. Técnico em informática há mais de 25 anos (Windows Xp, Vista, 7, 8 e Server, redes cabeadas e sem fio). Desenvolvi programas em Clipper e Visual Basic. Treinamentos em Word, Excel, AutoCAD Civil 3D 2011-12. Técnico em Pastoreio Racional – sistema do Vanoni (Argentina). Casado - com 4 filhos(as). Hobbyes: Fotografia, Teclado (Yamaha PSR-S910), Eletrônica e GPS. Piloto civil e Rais-amador. Idiomas: Espanhol e Inglês.

quinta-feira, novembro 03, 2011

Máquina fotográfica digital - para escolher bem tem que aprender

Se a sua máquina for muito antiga e não é digital: está seja tão antiga como aquela do canto superior esquerdo da imagem acima, mas esteja na hora de trocar, e nem talvez tão moderna e cheia de recursos como uma Fuji, Canon, Leica ou Nikon. Notem que nem citei aquela marca muito vendida no Paraguai e nos Free Shops (Não gosto de caixas pretas que nos obrigam a comprar coisas apenas dessa marca)
O certo é que a Fotografia é muito mais que uma arte - pode ser uma paixão e que pode render alguns $$$ "pilas".

Dicas para escolher a câmera digital
É interessante ver que muita gente vai num Free Shop e segue as orientações do vendedor, que muitas vezes não sabe ou não alerta para o mais importante: não é só o baixo preço que deve ser usado como argumento principal: o que é bom é caro em qualquer parte e do mundo. Uma lente Zeiss é bem melhor que muitos “vidros de aumento” de algumas câmeras. Existem opções caras como uma Leica, onde a sua ótica é ótima e produz belas imagens num belo colorido.
Peça ao balconista demonstrar, mesmo que sejam fotos tiradas na mesma hora e de um mesmo objeto e compare os resultados.
É comum nos mostrarem por exemplo, uma Nikon D3100, D5100, com preços diferentes...
Veja qual a lente que acompanha: certar lentes são "muuuiiinto" melhores e podem custar até mais caro que uma máquina completa. Porque? A qualidade da imagens é que responderão a isso. Vale o mesmo para as Cacon EOS Rebel, Leica Digilux, M6, etc.
Antes de siar às compras, dê uma olhada no Google e anote os modelos, algumas especificações técnicas (tamanho do capturador, zoom ótico, modelo e marca da lente) e preços.
Aqueles modelos com uma lente com o tamanho de um botão de camisa: só pode dar porcaria.

Dicas para Novos usuários
Alguns usuários nunca tiveram uma câmera digital e não tem como comparar suas fotos antigas com as da nova câmera. Para eles, repito aqui a seguinte dica: Faça o test drive - peça para o vendedor colocar as pilhas ou as baterias em mais de um modelo e compare as fotos tiradas – com e sem flash. Compare mesmo que seja só no visor. Alguns modelos produzem fotos “com ruído” onde as imagens são verdadeiras porcarias coloridas e... só servem para tirar fotos da sogra, como é o caso daquelas fotos tiradas com as câmeras dos celulares.

Faça uma busca na Internet
http://www.fotografarvenderviajar.com/dicas/10-dicas-para-escolher-a-camera-digital-certa-para-voce - Esse site é bom. A internet está cheia de boas dicas e basta digitar algumas palavras na busca do Google. Nem sempre sabemos o que queremos ou necessitamos. Converse com um técnico competente, como por exemplo o Marcelo da TecFoto (Gal Neto 1051 / 251 quase na esquina do Calçadão – Pelotas RS Brasil) tecfoto@ig.com.br
. Não convém deixar isso para a hora de comprar ou quando aquela droga adquirida no Paraguai resolver estragar e aí descobrir que não se aproveita quase nada. Tem muitos Fórums sobre Fotografia que podem ajudar. Infelizmente, o que as pessoas não entendem é que a quantidade de megapixels vai te permitir apenas imprimir fotos maiores. O tamanho do capturador de imagens (CCD) é muito importante.
Alguns cursos explicam o que significam esses termos e muito mais. Nas horas dos assessórios é onde aparecem muitos arrependimentos: Usar pilhas (duram muito menos) ou baterias recarregáveis, Flash externo, Parasol, Filtros, Cartões de Memória... Alguns modelos tem mais recursos mas são maiores e mais pesados.

http://www.digital-photography-school.com/should-you-buy-a-dslr-or-point-and-shoot-digital-camera Na hora do Zoom, leve apenas em conta o Zoom ÓTICO, pois o digital é pura enganação e aumenta o ruído. Uso esse recurso para tirar fotos de crianças e animais, evitando ter que se aproximar em demasia.

Comece buscando por “Cursos de Fotografia gratuito” no Google ou vá direto ao http://www.mulherdigital.com/curso-de-fotografia-gratuito/ onde temos 13 módulos:

Módulo 3 – Profundidade de Campo
Módulo 4 – Retratos
Módulo 5 – Reduzindo o Ruído – o ISO e o Ruído...
Módulo 6 – Fotografando a Família
Módulo 11 – Congelando a Ação
Módulo 12 – Fotografando Animais

Salve sua cópia - Arraste o mouse e use o Ctrl+C para marcar e copiar esses textos e imagens. No Word use o Ctrl+V para colar.

Lembro que tenho excelentes cursos da Nikon que hoje não estão mais disponíveis. Salve sua cópia enquanto estiver disponível e gratuita.

Em http://www.dicasdodia.net/2007/01/curso-de-fotografia-digital-grtis.html o autor desabilitou a opção de Copiar, mas podemos fugir desses mal intencionados indo direto à origem – o excelente Curso TRÍPODE do Oscar que é em espanhol e está em diversos vídeos do YouTube. Comece com http://www.youtube.com/watch?v=OBOMEQdNkxY - Capitulo 1: Que câmara fotográfica necessito? Começa com a câmara manual, e depois os assessórios, técnicas, etc.

Em www.dicasdefotografia.com.br temos um ótimo matéria escrito pela Claudia. Você pode ir direto ao assunto EQUIPAMENTOS, em http://www.dicasdefotografia.com.br/artigos/2-equipamento.

Veja a relação a seguir, que mostra como ela aborda assuntos muito interessantes: Entendendo a diferença entre uma Grande Angular e uma Tele Objetiva no carro

Em FOTOGRAFIA temos:

Não existe bom uso da fotografia digital sem o uso da EDIÇÃO.

Todos esses assuntos são atalhos para novas páginas na Internet. Em vez de ler esses assuntos você pode ter a paciência de ver esse curso da Claudia ao usar aquela droga do Scribd em http://pt.scribd.com/doc/13462113/Aprenda-a-Fotografar-Em-7-Licoes.


Se você quer (e gosta) aprender algo mais e assim poder escolher a sua máquina companheira para viagens e festas, comece a ler sobre o assunto. Ou... fique perguntando para filhos, amigos e netos o que fazer e como – mas nem sempre eles estarão por perto ou terão paciência de ensina-lo.

Se não tiver dinheiro suficiente para uma Nikon, quem sabe não optar por uma Cânon ou uma Fuji.

Se não tiver paciência para ler artigos quem sabe o recursos dos vídeos YouTube lhe serão mais simples e ajudarão a economizar muito tempo.

Veja no Olhar Digital - Como escolher a melhor câmera fotográfica digital

Na lista dos vídeos YouTube, temos os da Escola de fotografia FOCUS http://www.youtube.com/watch?v=8lb7GpwjH6U&feature=related

Marcadores: , , , ,