Blog do Simeão

Novidades surgem por todas as áreas, principalmente em relação a computadores, que são uma das mais modernas e úteis ferramentas. Dicas para seu melhor uso são sempre bem vindas. A toda hora temos algo novo, tanto em equipamentos e acessórios (hardware) como em programas, aplicaticos e utilitários (software), bem como em outros equipamentos. Alguns tornam-se obsoletos antes de serem lançados no mercado, dado o aparecimentos de coisas melhores.

Minha foto
Nome:
Local: Pelotas, Rio Grande do Sul, Brazil

Topógrafo desde 1959 e Eng Agrônomo desde 1967. Georreferenciamento, medições e desmembramento de imóveis, Planos cotados e projetos de lavouras de arroz, canais e barragens de terra para irrigação. Diplomado em Geomensura pelo IFSC (1ª Certificação por competência no Brasil). Desenvolvedor de mapas vetoriais e colaborador do grupo Mapear. Técnico em informática há mais de 25 anos (Windows Xp, Vista, 7, 8 e Server, redes cabeadas e sem fio). Desenvolvi programas em Clipper e Visual Basic. Treinamentos em Word, Excel, AutoCAD Civil 3D 2011-12. Técnico em Pastoreio Racional – sistema do Vanoni (Argentina). Casado - com 4 filhos(as). Hobbyes: Fotografia, Teclado (Yamaha PSR-S910), Eletrônica e GPS. Piloto civil e Rais-amador. Idiomas: Espanhol e Inglês.

terça-feira, maio 28, 2013

Configurar o Windows 8 - Painel de Controle


Passo 1 - 3
Quem necessita efetuar alterações na configuração de seu Windows 8, especialmente quando recém instalado, é certo que terá de clicar em Iniciar > Painel de controle > Sistema, conforme mostra a ilustração a seguir.
Clique na ilustração para aumenta-la a fim de ver melhor. Depois clique na seta superior esquerda do navegador para retornar.

Passo 4
Selecione a opção Configurações Avançadas do sistema e terá acesso a mais de 6 locais importantes.
 Irá abrir a tela de Propriedades do sistema, conforme mostra a ilustração a seguir.
Passo 5
Clique na aba Nome do Computador
Aqui teremos a Identificação da Rede, bem como o local onde poderemos ver e alterar o Grupo de Trabalho.
 
Passo 6
Aba Hardware onde temos o Gerenciar dispositivos. Ele também pode ser acessado ao clicar com o botão direito do mouse em Computador e selecionar Gerenciar.
 
Na aba Avançado, temos dois botões de configurações...
Passo 7
Marque a opção de não reiniciar automaticamente clicando nessa caixa de seleção.
Passo 8
Configura a Memória Virtual de modo a deixar os valores mínimo e máximo iguais, como por exemplo 2048 KB.
 
Passo 9
Aba Proteção do Sistema
É onde podemos Criar um Ponto de Restauração ou Restaurar o Registro do Windows para uma posição salva anteriormente.
Convém destacar que isso não irá adicionar ou remover aquelas pastas que estavam em Arquivo de Programas. Mas é muito útil quando vamos iniciar uma série de testes para ver qual o melhor programa para recuperar dados perdidos num pen drive ou num HD, por exemplo. Quando instalamos um programa novo, testamos e não gostamos, basta usar a Restauração a um ponto anterior. É importante que se tenha criado previamente esse Ponto de Restauração, antes de instalar o programa a ser testado.
Alguns programas fazem essa criação de forma automática antes de iniciar a sua instalação.
Convém destacar que alguns programas e aplicativos causam muitas alterações no Registro do Windows, criando muitas entradas. Ao usarmos o Remover Programas, muitas delas não são removidas como deveriam. Isso só se consegue com a Restauração a um Ponto anterior.
 
Passo 10
Aba Remoto
É aqui que marcamos o Permitir Assistência Remota bem como a opção de Permitir Acesso Remoto. Com ele, algum técnico poderá ajuda-lo na configuração do seu sistema.
Aconselho deixar esta opção sempre desmarcada, e só acioná-la quando necessitar usar esse recurso.
É útil quando estamos viajando e necessitamos trabalhar em nosso computador à distância. Basta que alguém ligue o mesmo e marque essa opção.
Caso não tenha ninguém que saiba fazê-lo, deixe ela marcada e o computador desligado.
Basta alguém apertar o botão ligar e iniciar com uma senha.

Limpeza do Registro e do Disco
Um excelente software gratuito é o AML Registry Cleaner.
Entre em http://www.amltools.com/ e faça o download clicando mais abaixo dessa página em Download Now. Atualmente está na versão 4.25. Roda em diversas versões do Windows, inclusive no 8.
Passo 1
Caso não tenha feito, faça um Backup do Registro do seu Windows clique no botão Create Registry Backup.
Irá aparecer um nome com a data atual desse backup.

Passo 2
Logo a seguir clique em Scan para efetuar uma varredura do seu registro e verificar os erros existentes. Poderão haver algumas dezenas e até milhares de erros.

Passo 3
Uma vez completado o Scan, clique em Fix All.
É necessário confirmar para que seja feita a eliminação.

Passo 4
É importante entrar em Disk Clean a fim de excluir os Arquivos Temporários (Temporary Files), Recent Files, Temporary Internet Files e os malditos Cookies.
Não se espante se aparecerem mais de 20000 arquivos indesejáveis.
Sua limpeza irá economizar espaço em disco.
Os Cookies são uma INVASÃO DE PRIVACIDADE que os sites visitados gravam  arquivos .txt em seu computador a fim de saber suas preferências e por onde você anda na Internet.
É muito comum eu pesquisar produtos e preços na Internet, no Brasil e no exterior, antes de ir às lojas. Eu olhei um condicionador de ar Split de determinada marca.
A partir daí, quando eu abro as buscas no Google, sempre aparecem ofertas desse produto e de uma dessas revendas.
É certo que não comprarei delas, a menos que o preço e as condições sejam muito melhores. Não gosto desse tipo de invasão.

Marcadores: , , , , , ,

domingo, maio 19, 2013

Windows Live Mail - Windows 8 - SkyDriver

E a história se repete: Meu notebook Acer Aspire 5920 estava lento, com dificuldades de acesso ao Google... São muitos os clientes e amigos que estão com esse problema da lentidão. Mas a encrenca originada pela briga da Microsoft com o Google não veio facilitar em nada a vida dos usuários do Windows.
Posso até trocar de Windows, mas sem o Google não dá para viver.
Mas existem outros problemas a serem resolvidos. Um dos grandes problemas da Microsoft foi ter descontinuado o Outlook Express, que funcionou do Windows XP até o Vista. Ele não funciona no Windows 7 em diante, e o Microsoft Outlook é uma droga.
Descobri que o Windows Live Mail seria a minha solução e que ele funciona desde o Windows XP.

A troca de sistema operacional geralmente vem acompanhada da perda de arquivos, especialmente para aqueles que não possuem boas cópias de segurança. Facilita muito utilizarmos uma segunda partição (D:\) e nela colocarmos todos os dados pessoais, e alguns programas, como por exemplo a nossa instalação do programa da Declaração do Imposto de Renda. Vale o mesmo para os sistemas de contabilidade, como o WK Radar, Domínio e outros.
Como sempre uso duas partições e coloco meus dados na D:, eu posso trocar de sistema operacional a qualquer hora e sem perder nada. Abra a pasta C:\Users e selecione um onde selecionaremos Mover e indicamos uma nova pasta com o mesmo nome da anterior, na partição D:. Após mover todos os arquivos da pasta Documentos que estava no C:\Users\...\Documentos para D:\Documentos, continuamos selecionando as demais , pastas: Imagens, Downloads, Músicas, Vídeos, Área de Trabalho, Favoritos, Contatos e outras. São as pastas contendo nossos arquivos pessoais. Após essa alteração teremos menor risco de perder dados ao formatar a partição C: e instalar um novo sistema operacional.
Ao clicar com o botão direito do mouse em Computador e selecionar a opção Gerenciar, poderemos abrir a opção Gerenciar Discos. Basta clicar com o botão direito do mouse na partição C: e selecionar a opção de subdividi-la. A Microsoft limita essa subdivisão para a metade do tamanho existente, mesmo que nosso disco possua 1 terabyte (1000 GB) ou mais. Na nova partição criada basta clicar direito e formata-la. Essa mesma janela pode ser usada para alterar a letra da uma partição, como por exemplo, fazer com que nosso CD-ROM fique com a letra M:\.

Resolvi instalar o Windows 8 no C:. Com a opção Formatar a mesma teremos a garantia de que não fica nada do sistema anterior.
Antes disso eu instalei o Windows Live Mail no sistema operacional antigo e fiz exportação dos contatos e das mensagens, a fim de usá-las posteriormente no Windows 8.

Após a instalação desse novo sistema operacional, tive diversas surpresas: A nova tela não tinha o botão Iniciar tradicional e eu não conseguia fechar a mesma. Para ver a Área de Trabalho ou DESKTOP é só apontar o mouse para o canto superior esquerdo – irá aparecer um ícone que permite abrir a mesma. Apontando no canto inferior esquerdo, veremos o ícone da tela iniciar do Windows 8. Apontando para um dos cantos da direita e arrastando o mouse verticalmente, teremos a “Charm Bar”. Essa barra pode também ser aberta ao clicar na “tecla do Windows” + C. Clicar na opção desejada.

Para sair da tela Iniciar e demais telas do Windows 8, aperte a “tecla do Windows” (que fica à esquerda da tecla Alt na maioria dos modelos de teclado).

Ativando o menu INICIAR e o Modo de Exibição Clássico no Windows 8
http://www.youtube.com/watch?v=wqq3qDKMYvo
Como não poderia faltar uma grande mancada, a Microsoft não colocou a opção do botão Iniciar (Start), pois preparou o Windows 8 para as telas "Touch Screen", ou seja, computadores que não usam o mouse. Mas temos muitas máquinas e usuários que usam mouse e a solução foi criada por um programinha de terceiros, que pode ser baixado da Internet e é Gratuito: é o Classic Shell, que é um programa aberto, gratuito e personalizável. O site oficial é http://classicshell.sourceforge.net/. Veja também http://www.hardware.com.br/comunidade/area-windows/1267198/

Windows 8 - As telas de configuração
http://www.youtube.com/watch?v=9zkLJYQsOIU
O célebre problema de quem instala uma nova versão do Windows, especialmente o Windows 8, é descobrir onde foram parar as telas de configuração e demais recursos.
1.     Clicar com o botão direito do mouse numa área vazia da Barra de Tarefas e depois clique em Propriedades.


2.     Em Botões da barra de tarefas, selecione a opção ˆ Nunca agrupar.
3.     Selecione a guia “Listas de Atalhos”
4.     Desmarque as duas opções ¨ Armazenar... conforme mostra a ilustração anterior.
5.     Clique em Aplicar e em Ok.

NOTA: você pode ampliar qualquer ilustração deste blog dando um clique na imagem.
Para voltar ao tamanho normal e continuar lendo essa página do blog, basta clicar naquela seta branca no círculo azul (Retornar) mostrada na ilustração acima.


Menu Iniciar – Adicionar/Remover Aplicativos
1.     Clicar no boyão Iniciar
2.     Clicar em Programas conforme mostra a ilustração a seguir.
3.     Selecione um dos programas, como por exemplo o Windows Live Mail e clique nele com o botão direito do mouse.
4.     Selecione a opção Fixar na Barra de Tarefas.


Esse menu de seleções permite Fixar no Menu Iniciar, Criar Atalho e muito mais.

Opções da Pasta - Como exibir arquivos e extensões ocultos no Windows 8
http://www.tecmundo.com.br/como-fazer/26558-windows-8-como-exibir-arquivos-e-extensoes-ocultos.htm#ixzz2QjbMuNvM
Mudar o modo de exibição de arquivos ocultos e de extensões já se tornou rotina para muitos. Porém, isso não quer dizer que seja uma tarefa fácil, uma vez que é preciso acessar o Painel de Controle do Windows, entrar nas opções de configuração das pastas e encontrar o item desejado – isso, é claro, até a chegada do Windows 8.
Atendendo aos clamores de várias pessoas, o novo sistema operacional da Microsoft agora conta com uma maneira muito mais fácil para resolver nossos problemas. Por isso, siga este passo a passo do Tecmundo para aprender como.


Como fazer

Encontrar os itens que alteram as configurações do modo de exibição não requer quase nenhum esforço com o Windows 8. No lugar de precisar acessar o Painel de Controle, comece abrindo seu Windows Explorer e acessando o ribbon (barra de opções) “Exibir”.Perto do canto direito dessa aba, você vai encontrar os campos “Extensões de nomes de arquivos” e “Itens ocultos” desmarcados. É só clicar neles para que as alterações sejam feitas automaticamente.

Revelando arquivos do Windows

Algo que algumas pessoas podem ter percebido é que, embora o método acima deixe a maioria dos itens visíveis, os arquivos protegidos do sistema operacional vão continuar ocultos, evitando assim que algum desavisado danifique o funcionamento do computador. Mas e se eram esses os arquivos aos quais você desejava ter acesso?

Se esse for o seu caso, acesse o Windows Explorer e, na aba “Exibir”, clique no botão “Opções”. Na nova janela, vá até a guia “Modo de Exibição” e procure o item “Ocultar arquivos protegidos do sistema operacional (Recomendado)”.
Agora, desmarque-o, para que um aviso seja exibido na tela. Por fim, é só clicar em “Sim” e aplicar as alterações para que os arquivos protegidos passem a ficar visíveis.
Certo, você conseguiu ativar a exibição de arquivos ocultos. Mas, e agora, como saber quais eram os invisíveis? Simples: os ícones deles ficam levemente apagados, de forma semelhante ao que ocorre com o comando “recortar”.

Reconhecendo arquivos escondidos

Abra a pasta System32 que está em C:\Windows usando o Windows Explorer.
Nota-se que aqueles arquivos com a extensão .dll estão numa cor esmaecida.
Mais adiante mostraremos como incluir a coluna Atributos, que permite ver quais estão ocultos.

SkyDriver
O Windows 8 vem com um aplicativo SkyDrive integrado, que é o que vulgarmente chamamos de armazenamento Nas Nuvens. Com ele, você pode ver e procurar os arquivos que salvou no SkyDrive.com. Você também pode instalar o aplicativo de área de trabalho SkyDrive, que é gratuito, e sincronizar automaticamente seus arquivos em seus computadores. Imagine poder abrir e encontrar seus arquivos atualizados em qualquer dos computadores de sua casa ou escritório.
Tenha Word, Excel, PowerPoint e OneNote gratuitamente em seu navegador com o SkyDrive e os Office Web Apps gratuitos. Compartilhe somente os documentos que você quiser, com quem você quiser e defina o resto para permanecer privado. Prefere usar a versão de área de trabalho do Office com recursos completos? Não se preocupe, o SkyDrive também funciona muito bem assim. Veja mais em http://windows.microsoft.com/pt-br/skydrive/work-together-office.
 
 

Altere o local da pasta do SkyDrive para uma partição mais segura, fora daquela de instalação do Windows em C;\Users para D:\SkyDrive ou D:\Documentos\SkyDrive ou outro local que preferir.
Para isso basta clicar no botão Alterar como mostra a ilustração acima.
Uma vez completada a instalação, veremos que existe essa nova pasta e que pode ser vista com o Windows Explorer. Ao clicar nela para abrirmos seu conteúdo, e notaremos que ela tem diversas pastas, de acordo com o que marcamos na instalação. Abrindo a pasta Documentos que está dentro da pasta SkyDriver, por exemplo, veremos que ela está vazia. Poderemos copiar alguns arquivos para dentro da mesma ou salvar nela algum arquivo que estamos trabalhando no Word, por exemplo. É muito fácil pois estaremos usando o Copiar/Colar e o nosso velho conhecido, o Windows Explorer.
 
Alterando o modo de visualização do Windows Explorer
Abra o Windows Explorer e selecione uma pasta, como por exemplo a C:\Windows\System32.
Clicar com o botão direito do mouse numa área vazia da barra com o título das colunas (por exemplo, à direita de Nome) e selecionar a opção Mais... conforme mostra o item 3 da ilustração a seguir, o Windows abrirá uma janela onde poderemos marcar ou desmarcar as caixas de seleção que desejar, de modo a fazer com que outras colunas sejam mostradas no Windows Explorer, no modo Detalhes.
A coluna Atributos permite ver quais arquivos estão marcados com R (Read Only = protegido apenas de leitura), H (Hidden = Oculto), S (System = arquivo do sistema) ou A (Archive bit = mostra que o arquivo ainda não foi arquivado). Note que as pastas não possuem nenhuma indicação, e seu bit serve para distingui-la dos arquivos.


Tem muita coisa a fazer até conseguirmos deixar o Windows 8 a nosso gosto. Muita coisa poderá ser encontrada no Google. Basta indicar na busca, as palavras Windows 8 e Configurar, por exemplo.
Mas o resultado final ao ter mudado do Windows Vista porá o 8 foi satisfatório, pois meu computador ficou muito mais rápido, principalmente aquele tempo desde que apertamos o botão Ligar até o computador ficar pronto para o uso. Compensou aquele dia gasto na instalação e configuração. Sim, todos os programas terão que ser instalados novamente e isso toma muito tempo.
Mas nem tudo são flores: necessitaremos os Drivers da placa mãe, impressoras e outros dispositivos. Como meu computador é antigo, só consegui os drivers para o Windows 7, versão de 2009. Apenas o drive da Interface Humana não funcionou, mas posso viver sem ele. O importante foi os drivers da placa de áudio, placa de vídeo, rede, wireless e impressora de rede da hp terem funcionado bem e completado a instalação.

Se os drivers não funcionarem bem, você terá que abandonar tudo e voltar ao sistema operacional anterior. Para isso, nada como haver feito um backup completo da sua instalação do Windows anterior (XP, Vista ou 7). Para isso uso o Drive Image XML da runtime software que atualmente está na versão 2.24 (1978 KB). Veja mais no blog http://runtime3.org/blog/?cat=5. É por onde teríamos que haver começado: uma boa cópia de segurança, que inclui:
1.- Cópia da partição C: usando o DriveImage XML
2.- Cópia dos drivers instalados (Uso o Hiren's 9.9). Um cópia da tela dos dispositivos instalados usando a opção Gerenciar Computador, pode ajudar muito.
3.- Cópia dos dados pessoais: Documentos, Imagens, Downloads, Músicas, Vídeos, Área de Trabalho, Favoritos, Contatos, etc.
Uma cópia atualizada e testada é muito importante e quase ninguém tem.




Marcadores: , , , ,

quinta-feira, maio 09, 2013

Armazenamento externo e conectores USB 3

Muitos dos meus clientes de informática possuem notebooks mais antigos, mas que ainda dão conta do recado.
Uma das primeiras necessidade foi o de aumentar a capacidade de armazenamento de dados. Uma boa opção é usar os HD externos. Além de pequenos, são leves e bastante seguros.
Primeiro apareceram os USB2, como os Samsung de até 1 TB (Terabyte - 1000 Giga).
Depois apareceram aqueles Toshiba de até 2 TB, com aqueles conectores duplos.
Meu notebook é um Acer Aspire 5920 e não tem porta USB 3, mas funcionou perfeitamente com dispositivos USB 3.
Note que alguns cabos possuem 2 conectores USB numa das pontas, a fim te ter um maior ganho na alimentação elétrica, usando o outro para dados.
Os conectores USB são também seriais, assim como os Sata.
Você pode usar a busca no Google para ler mais sobre o assunto.

Haverá um ganho de velocidade. Veja http://gizmodo.uol.com.br/atualizacao-no-usb-3-0-trara-o-dobro-de-velocidade/.
Alguns possuem aqueles conectores duplos. Ver ilustração a seguir e o site http://www.hardware.com.br/dicas/entendendo-usb-1.html
Um outro recurso que veio me ajudar, são os Cartões de Memória. Falei sobre eles na postagem anterior.
Note que o microSD mostrado na ilustração acima é de apenas 4 GB e velocidade classe 4.
Recentemente comprei um de 64 GB e classe 10 (muito mais veloz. Mas alguns aparelhos não o aceitam. Usei um adaptador do tipo pen drive e carreguei muitos filmes.
Para músicas teremos até um pouco de dificuldade de localiza-las, dada a grande quantidade. No carro de um amigo (Henrique Costa), usamos um de 8 GB e passamos escutando nossas músicas preferidas (entre elas alguns Tangos e Boleros) por mais de 1 dia, sem repetir nenhuma.
Uso aquele outro adaptador para minha máquina fotográfica CoolPix e no leitor de cartões do meu notebook.
Entre meus filhos tenho médicos, advogados que apreciam o uso desses tipos de armazenamento de dados. Mas os arquivos de texto do Word e as planilhas do Excel ocupam pouquíssimo espaço.
As fotos em alta resolução consomem bastante espaço (4,5 a 5,5 MB). Mas os vídeos são campeões, pois ocupam de 350 MB a 1 TB ou mais cada um. Com eles, é muito fácil encher um HD de 2 TB. Estou com o meu Samsung de 1 TB praticamente cheio. Muitos dos filmes baixei da Internet no formato compactado (.MKV e .RMV) apropriados para computadores.

DICAS:
Após a etapa inicial da escolha do meio de armazenamento externo (HD externo ou Memory Card), basta usar a busca do Google e indicar essa escolha: por exemplo "Memory Card microSD ebay class 10" e repito, revisar a lista obtida buscando os de menor preço e com aquele selinho "Top-rated seller" (ver ilustração anterior). No caso do HD indicar "HD externo usb3 7200".

1 - Para compras no Brasil, pode-se escolher as revendas em nosso estado e/ou cidade, se possivel, pois pode baratear o frete.
2 - Para as compras no exterior, certifique-se se possuem "international shipping".
3 - Mesmo que seja um produto barato, use o parcelamento do Cartão de Crédito, pois se der algum problema como a não entrega ou defeitos no funcionamento, poderemos sustar as demais parcelas até resolver a dificuldade. Se for uma compra nos USA, China, Japão, etc., poderá demorar uns 30 dias.

Uma vez dispondo do(s) meio(s) de armazenamento teremos que efetuar a cópia dos dados que estão em nosso computador.
Sempre alerto a meus clientes: "Só existem duas categorias de usuários: Os que perderam dados e os que irão perder". Um médico, Dr Roger Castagno, após uma piscadela de luz havia perdido seus arquivos. Ele ficou impressionado pois bastaria poucos segundos para perder toda a sua vida de trabalho que estava num desktop. Como eu havia copiado todos os seus arquivos no servidor da clínica, a solução foi fácil.

Existem excelentes softwares para fazer essas cópias: o SecondCopy 8 é um dos mais preferidos da minha lista (permite automatizar as cópias selecionando os dias ou horas a serem usados, e se compactadas tipo ZIP ou não). O LapLink Gold e até o velho XCopy do MSDos ainda dão conta do recado, especialmente no bom e antigo Windows XP.

Ao chegar à etapa da cópia vem a parte ruim: a demora, sem falar naqueles arquivos corrompidos. Mesmo com os HD 7200 rpm e os Cartões de memória Classe 10, copiar grandes quantidades de dados, especialmente Filmes e Fotos é coisa muito demorada (pode levar muitas horas e até dias). Alguns copiadores mostram a velocidade de transferência, como por exemplo 27,5 Kbps. Certos arquivos demoram mais que outros, especialmente os compactados (MKV, RMVB, JPG, MP3, etc).

Para quem tem arquivos tipo texto importantes ou planilhas do MSOffice, geralmente ocupará pouco espaço e é excelente ideia gravá-los num DVD gravável (não use os regraváveis), onde escrevemos o tipo de arquivo, assunto e a data da cópia. Permitem armazenar até 4,7 GB. Um advogado, Dr Clovis Olivo. há muitos anos atras, ficou impressionado pelo fato de caber toda uma vida de trabalho num único DVD.
Cuidado: alguns dos arquivos copiados poderão já estar danificados na hora da cópia. Nesse caso uma cópia antiga iria resolver esse problema. Só após testar é que saberemos de a cópia foi boa.

Marcadores: , ,

domingo, maio 05, 2013

Novos Cartões de Memória (Flash Memo)

Eu  costumava comprar Cartões de memória SD e Pen drives nas lojas de Free Shop. Fui alertado pelo Dr Homero Simões Lopes para o fato de que a maioria das ofertas eram os da Classe 4, que eram de baixa velocidade, e que eu deveria procurar aqueles da Classe 10 (30 MB/s = 200 x). Isso é fundamental para quem usa esses cartões de memória em Filmadoras e em Máquinas fotográficas. Leia mais no site da SD Association https://www.sdcard.org/developers/overview/speed_class/.
São divididos em classes ( classes 2, 4, 6 e 10 ) que indicam a velocidade desses cartões. As melhores microSDHC são as da Classe 10 ( podem atingir de 12 a 30 MB/s em escrita ). O número da classe pode ser encontrada no próprio cartão, envolvido por um círculo.
Comprei um microSD da SanDisk de 64 GB. Os modelos maiores como esse, precisam de um aparelho compatível para que possam ser lidos.
Em postagens anteriores eu citei os "cartões SD dourados da Pannasonic" que uso em minha Nikon CoolPix, similares aos mostrados na ilustração acima.

Atualmente estou preferindo MicroSD (15 x 11 mm). Podem ser usados com adaptadores SD (adapter) e com Leitores USB (similar aos mini pen drive) conforme mostra a ilustração abaixo. São usados em GPS, Celulares e muitos outros aparelhos modernos.

Temos que ter cuidado com as falsificações, especialmente os da Kingston, conforme citei anteriormente em meu blog. Se você for comprar pela Internet, prefira aqueles fornecedores que mostram um pequeno selo dourado ou prateado à direita da listagem (Top-rated seller).
 
Outro cuidado: nem todos os fornecedores efetuam vendas para o exterior (Internacional). Na eBay procure "International shipping" e os de 64 GB custam pouco mais de US$ 50,00 (Quase a metade daqueles encontrados no Mercado Livre. Em se tratando de preços, faça buscas pois costumam variar com os fornecedores dos diversos paises). As lojas da Amazon e ebay que não especificarem "International shipping", não servem para compras internacionais. Note que alguns vendedores são de Taiwan, Hong Kong, Tokio, Canadá ou USA, e a entrega pode tardar alguns dias, semanas ou quase 1 mês. Comprei um de 64 GB nos USA e um de 32 GB na China, ambos com aquele selinho dourado ou prateado citado acima. Ambas as compras chegaram pelo correio internacional, no mesmo dia.
Efetuei o pagamento usando o cartão de crédito Visa Internacional, que permite parcelamento em até 12 vezes. Se a entrega falhar, terei a opção de sustar as parcelas futuras (Aguarde pelo menos 25 a 30 dias).
Alguns utilizam sistemas de pagamento especializado, como o Pay Pal, buscando maior segurança para quem compra.
Os cartões até 64 GB costumam custar 1 US$ para cada GB. Ver ilustração acima, onde 16 GB custa US$ 16,39. Tamanhos acima de 64 GB costumam ser mais caros.

NOTA 1: estão surgindo ofertas de HD (hard disk) de 3.0 TB (terabytes = 1000 GB) e aqueles de até 2 TB estão caindo de preço.
NOTA 2: As compras acima de US$ 50,00 podem ser taxada com impostos pela Receita Federal, que leva em conta o preço de suas tabelas e não o preço realmente pago ao vendedor. Muito cuidado nesses casos..



Marcadores: , , ,