Blog do Simeão

Novidades surgem por todas as áreas, principalmente em relação a computadores, que são uma das mais modernas e úteis ferramentas. Dicas para seu melhor uso são sempre bem vindas. A toda hora temos algo novo, tanto em equipamentos e acessórios (hardware) como em programas, aplicaticos e utilitários (software), bem como em outros equipamentos. Alguns tornam-se obsoletos antes de serem lançados no mercado, dado o aparecimentos de coisas melhores.

Minha foto
Nome:
Local: Pelotas, Rio Grande do Sul, Brazil

Topógrafo desde 1959 e Eng Agrônomo desde 1967. Georreferenciamento, medições e desmembramento de imóveis, Planos cotados e projetos de lavouras de arroz, canais e barragens de terra para irrigação. Diplomado em Geomensura pelo IFSC (1ª Certificação por competência no Brasil). Desenvolvedor de mapas vetoriais e colaborador do grupo Mapear. Técnico em informática há mais de 25 anos (Windows Xp, Vista, 7, 8 e Server, redes cabeadas e sem fio). Desenvolvi programas em Clipper e Visual Basic. Treinamentos em Word, Excel, AutoCAD Civil 3D 2011-12. Técnico em Pastoreio Racional – sistema do Vanoni (Argentina). Casado - com 4 filhos(as). Hobbyes: Fotografia, Teclado (Yamaha PSR-S910), Eletrônica e GPS. Piloto civil e Rais-amador. Idiomas: Espanhol e Inglês.

quinta-feira, junho 06, 2013

Um Virus no Facebook pode roubar dados e informações bancárias


Um vírus dos anos 2007 chamado Zeus é um cavalo de troia que ataca no Facebook conforme nos informa Nicole Perlroth do New York Times.
Usando falsas páginas de fãs no Facebook e contas comprometidas, o malware Zeus é capaz de roubar dados de contas bancárias e roubar informações pessoais, como o Número de Identificação da Segurança Social – NISS (o qual permite que a sua identificação perante a Segurança Social).
O Facebook alertou para o problema, mas nisso não foi levado a sério como deveria, como nos diz Eric Feinberg, no NYTimes.
O virus chamado Zeus já infectou milhões de computadores. Ele funciona se instalando e ficando dormente em seu computador até que você faça log em sua contado banco e outros sites  com a senha adequada, e aí rouba seus dados.
O vírus Zeus é normalmente transmitido através links de “phishing”, que normalmente são os anúncios que ao você clicar, são automaticamente enviados para um grande número de seus amigos do Facebook. O malware Zeus está disfarçado como um link com mensagens incentivando os usuários a verificar um vídeo legal ou produto. Assim que você clicar nesse link seu computador ficará infectado, com o vírus agindo em background (em segundo plano), monitorando o seu Navegador de Internet para acesso em bancos e outras instituições financeiras. O Login ou entrada num desses sites fará com que o malware entre em ação, enviando as informações de login e outros dados para um servidor remoto. O hacker pode também dizer que o malware para começar a drenar a conta bancária. Algumas versões do Zeus pode até mesmo criar uma versão falsa do site do banco e as informações do usuário, tais como o Número da Segurança Social, Cartão de crédito e outros números de identificação. Assim, esses números poderão ser vendidos no mercado negro.

Esse malware, além de roubar os dados da sua conta do Facebook, também vai enviar mensagens com links maliciosos para todas as suas contas do Facebook.


Como fazer seu Perfil no Facebook mais Seguro, em 1 Minuto
Facebook possui uma forma de ativar a segurança em seu Perfil.

1.- Faça Login no Facebook usando o atalho a seguir.
 
 
2.- Na lateral direita da página do Facebook, tem um ícone com o formato de uma engrenagem, e que serve para abrir o menu das Configurações.
3.- Selecione a opção Configurações gerais da conta.
 
 
4.- Clicar em Segurança, conforme mostra a ilustração anterior.
Isso irá abrir a página de Configurações de Segurança de Facebook, mostrada na parte de cima ilustração a seguir.
No momento, A Navegação segura está desativada.
5.- Para mudar essa situação clique em Editar e aparecerá uma janela nesse local, e que está mostrada no retângulo mostrado na parte de baixo da ilustração abaixo.
 

 

6.- Marque a caixa de seleção: Quando possível, navegue no Facebook com uma conexão segura (https).
7.- Finalmente, clique em Salvar alterações.
Bastou ativar esse recurso de segurança, que é muito usado em Bancos e outros sites importantes.

Marcadores: , , ,

segunda-feira, junho 03, 2013

Vídeo e Música no computador


Antigamente teríamos apenas um toca-Dvd ligado numa TV. A coisa foi evoluindo, sempre buscando a qualidade de um cinema em casa. O áudio representa 70% dessa qualidade, e não devemos economizar na escolha de um bom amplificador com boas caixas de som, onde o tamanho não é documento. As pequeninas caixas da JBL tem uma qualidade impressionante. Com aqueles 15 ou 20 Cm podem dar conta dos 1000 ou 2000 watts enviados para as caixas. São pequenas mas enchem de som até um auditório ou uma grande sala. Mas o preço pode obrigar a gastar mais do que gostaríamos. No Paraguai, na loja Pioneer, sai US$ 310,00. Bo Brasil deve sair mais do dobro, pois 50% são os impostos e, naquele valor do Paraguais e nos Free Shop, já tem também muito imposto, mas aqui é um exagero.
Onde comprar http://www.jbl.com/PT-BR/Products/Paginas/WhereToBuy.aspx permite localizar revendas, como por exemplo a Multisom, que tem em Porto Alegre e Pelotas.

Nesse conjunto para montar nosso cinema em casa, surgiu um componentes insubstituível – o computador. Serve para reproduzir áudio e vídeo, bem como para baixar filmes e músicas da Internet.

O toca-Dvd poderá e devrerá ser substituído pelo computador.

 
 
 

Não se trata só de quem deseja montar uma sala de cinema doméstica. Que deseja obter uma boa melhora no som da sua TV e do computador, deve pensar seriamente em adquirir um Home Theater (Amplificador e caixas de som). Nas duas ilustrações a caixa surround está sobre o piso mas não sobre nenhum dos cantos, o que é errado.

Os três equipamentos de uma boa sala de cinema
Se você ainda não possui uma sala de cinema em sua casa, comece com as três coisas básicas: uma boa TV, um bom sistema de som (o ideal é um “home theater”) e o computador. O sistema de imagens, TV ou projetor representa apenas 30% na qualidade total. O som é o que melhor resultado trará na qualidade e no realismo obtido em seus vídeos. Já o computador é quem permitirá baixar filmes da Internet, armazená-los em um HD e reproduzi-los, inclusive com as legendas.

É claro que poderemos agregar boas poltronas reclináveis, revestimento acústico, condicionador de ar, frigobar, lareira e outros confortos. Mas esse três componentes são básicos e indispensáveis.

Ouvindo a Radio Guaiba FM em qualquer lugar do planeta
Tenho amigos que aproveitaram seus notebooks que estavam aposentados e os deixaram permanentemente ligados na Tv e no sistema de som (um conector P2 na saída dos fones de ouvidos e conectores RCA no amplificador). Na hora que não estamos vendo filmes, pode-se deixar o computador na Internet tocando aquela Radio Guaiba FM Ao Vivo de antigamente (botão Clássica), com boas músicas e sem propagandas ou locutores: http://www.radioguaiba.com.br/Aovivo/player.aspx?AOVIVO=classica.

Experimente entrar na internet em http://www.youtube.com/watch?v=pAs7U1dyesQ e assistir aquele vídeo da GUANTANAMERA (Rumba). Se usar apenas o som do computador ou da TV, geralmente ouviremos uma droga. Ao usar um bom amplificador, com sub woofer (deve ser colocado no cão e num canto da sala), a coisa muda totalmente.

Conectando os aparelhos
O computador, a TV e o sistema de som são ligado entre si usando fios ou cabos com conectores HDMI, RCA e/ou outros. As televisões e os computadores mais modernos devem ter melhores recursos para essas conexões, mas alguns aparelhos mais antigos poder servir para começar. Alguns conectores são apenas para vídeo.


NOTA - Clique na imagem para ampliar (zoom) e depois use a seta superior da esquerda do seu navegador para retornar.
Antes de comprar o sistema de áudio, pode ser importante a orientação de um técnico, mas antes faça uma busca no Google para ver modelos e preços, e imprima as especificações e características de algum deles. Na hora de planejar, uma planta da sala e um esquema mostrando quais conectores e tipos de cabos ajudarão a determinar o tamanho dos fios e por onde eles passarão. Nada mais desagradável que uma montoeira de fios espalhados pela sala ou atrás dos equipamentos de áudio e vídeo. Para isso existem calhas que evitam a necessidade de abrir rasgos nas paredes. O uso de rodapés com capacidade de passar muitos fios pode ser uma boa ajuda.


Na ilustração acima vemos que os dois conectores HDMI do toca-dvd estão ligados na TV (vídeo) e no amplificador (áudio).
Na ilustração a seguir, vemos o planejamento das ligações das caixas de som no amplificador e, uma novidade: o uso de um aparelho sem fio para ligar as caixas traseiras. É muito difícil acomodar fios entre elas sem atrapalhar, a menos que passemos os cabos sob um tapete.

A seguir vemos o conector de saída HDMI na traseira do amplificador. Na direita, os conectores RCA fêmea.


Nada como uma foto da traseira do amplificador para planejar as conexões. Poderemos escrever letras e números para identifica-los. (R = Rear = traseiro, F = Front = dianteiro, L = Left = esquerdo, R = Right = direita, C = Center = centro, S = surround, etc). 


Para testar a ligação dos equipamentos, você pode conectá-los diretamente, colocando etiquetas nos fios dianteiros, traseiros, frontal, da esquerda e da direita.
Dê uma olhada nas imagens fazendo uma busca no Google e indicando "ligação dos fios do home theater".
É um sonho de consumismo: Uma TV Samsung 3D de LED de 60 polegadas (R$1.700,00 ou mais), um amplificador digital com caixas JBL. Se nunca viu nenhum, comece dando uma olhada em http://eletronicos.hsw.uol.com.br/os-10-melhores-home-theaters.htm e em http://www.jbl.com/PT-BR/Paginas/Home.aspx. Algumas pessoas possuem dinheiro mas não sabem o que comprar nem como montar uma boa sala de cinema. Espero ajudar dando algumas ideias. Outros sites poderão ajudar, como por exemplo http://bloglge.com.br/2010/12/10/tutorial-como-ouvir-tv-aberta-ou-a-cabo-no-home-theater/.


O player serve para tocar música e ver vídeos no computador
Temos dois tipos de filmes: os Dublados em português e os Legendados. Poucas pessoas aqui no Brasil assistem filmes em inglês.

Para assistir filmes com legendas, você necessitará de um player como o “The Kmplayer” (atualmente está na versão 3.6.0.85) ou outro equivalente. Ele permite assistir filmes em diferentes formatos: AVI, WMV, RMVB, DivX, MP4, MKV, MPEG e outros, como também ouvir arquivos de áudio, como o Mp3, MID, WAV e outros.

É um player multimídia destinado para quem deseja uma boa ferramenta de diversão de vídeo e música no computador.

O KMPlayer suporta os formatos de mídia mais conhecidos. Para aqueles que vão escutar sua biblioteca musical através do KM Player, o programa disponibiliza uma série de equalizações pré-definidas (rock, reggae, eletrônico e outros). É claro que elas também podem ser configuradas manualmente. A seguir vemos o visual inicial no computador.
Ao clicar com o botão direito do mouse em sua tela, abrirá um menu de opções que possibilita configura-lo para que fique ao nosso gosto.


Logo na instalação, o programa já indica um passo a passo intuitivo, para você configurá-lo da maneira que melhor se encaixa ao seu gosto. As opções fornecidas nesta hora são básicas, mas que fazem muita diferença na hora de curtir vídeos e canções. Você pode escolher o local da legenda na tela (horizontal ou vertical), e se haverá um fundo negro para destacá-las. O programa também possui opções para todos os tipos de sistemas de sons: fones de ouvido, 2x1, 4 caixas e 5x1.

Podemos fazer o download em http://kmplayer.com.br/kmplayer-download/. É totalmente gratuito e livre de spywares, e permite reproduzir os principais formatos de mídia digital em um único lugar. A compatibilidade dele é tão surpreendente que ele reconhece arquivos DivX, RMVB, WMV, MP4 e até mesmo filmes rodando direto de DVDs. Os recursos que ele oferece também não ficam para trás.

Comandos Unificados
À primeira vista, o visual do KM Player parace simplório e com falta de recursos, já que são apresentadas apenas os controles de comandos como pausa, play e stop. No entanto, basta clicar com o botão direito do mouse em cima do programa, para você ver saltar na tela um menu completo de controle. Nestes menus estão divididos vários submenus, com todas as opções para curtir melhor as suas mídias.

Recursos

  • Reproduz arquivos incompletos ou corrompidos;
  • Sincroniza legendas com o vídeo;
  • Sincroniza o áudio com o vídeo;
  • Cataloga arquivos de áudio, vídeo e DVDs (Biblioteca);
  • Oferece suporte a capítulos em DVDs e outros tipos de arquivo;
  • Busca automaticamente as informações para preenchimento das tags;
  • Altera a velocidade de reprodução sem distorcer o som;
  • Exibe capas de CDs e ou DVDs, oferecendo navegação visual;
  • Traz perfis de equalização pré-configurados;
  • Ajusta brilho, cores e contraste do vídeo;
  • Serve vídeo/áudio via Streaming;
  • Cria visualizações animadas no ritmo do som reproduzido;
  • Desliga o computador ao término da reprodução;
  • Repete uma faixa ou álbum quantas vezes você quiser;
  • Interface: Gráfica, Skins
  • Formatos de vídeo: AVI, MPEG-2, WMV, ASF, DivX/Xvid/MPEG-4 ASP (MPEG-4 Part 2), Flash (SWF, F4V, F4P, F4A, F4B, FLV), MP4 (MP4, 3GP, 3G2), MPEG-1 (MPG, MPEG, MP1, MP2, MP3, M1V, M1A, M2A, MPA, MPV), MPEG-4 AVC (H.264) (MPEG-4 Part 10), QuickTime (MOV, QT), Matroska (MKV, MKA), OGG (OGV, OGA, OGX, OGG ), OGM, Real Video (RMVB)¹
  • Formatos de áudio: MP3, AAC, AC3, RealAudio (RA)¹, WMA, APE¹, FLAC¹, Vorbis (OGG), WV¹
  • Reproduz mídias: DVD, CD, SVCD, VCD
  • Exibe legendas nos formatos: SubRip (SRT), Subviewer (SUB), VobSub (IDX+SUB), arquivo texto (TXT), MicroDVD (SUB), SAMI (SMI), SubStation Alpha (SSA+ASS), Structured Subtitle Format (SSF), XSUB
  • Interpreta Tags: ID3v2, APEv2, CD-Text, Cue sheet, Vorbis comment, ID3v1
  • Compatível com streaming via protocolos: HTTP, MMS, podcast, RTSP
Resumindo
  1. Faça download do “The Kmplayer” e o instale no computador que irá ser usado para reproduzir filmes e tocar músicas e ouvir rádios pela Internet
  2. Baixe um filme para testar.
  3. Conecte seu computador nos demais aparelhos
    1. No sistema de som. Use um cabo com um conector P2 estéreo ligado na saída dos fones de ouvido e dois conectores RCA no amplificador. Existem cabos prontos, em diferentes comprimentos (2 m ou mais).
    2. Na TV. Pode-se começar usando aquele conector RGB comum: macho no computador e fêmea na TV.
Cabos e conectores banhados a ouro
O comprimento do cabo deve ser apropriado. A maioria dos encontrados nas lojas é de apenas 1,8 m e isso quase sempre é insuficiente. Podemos compra-los até pela Internet, desde que especificamos o tipo de conector e o comprimento.

Aqueles conectores dourados e com cabos grossos e de boa qualidade são ótimos para obter boas conexões e prevenir a oxidação. Comprei na eletrônica Shop, em Pelotas (RS) – na rua Osório, um cabo DVI dourado com 10 m de comprimento, por menos de R$ 50,00, da Omni (que também fabrica cabos de 15 e 20 m).

São diversos os tipos de conectores existentes nos cabos e nas traseiras dos amplificadores de som.

Eu tirei uma foto dessa traseira e imprimi a fim de facilitar o planejamento das conexões e do cabeamento.

É muito útil o uso de identificadores nas pontas dos cabos. Aquele 5.1 ou 7.1 indicam a quantidade de autofalantes, onde o .1 refere-se ao subwoofer ou surround (ativo).
Na ilustração a seguir eu o colocaria num dos cantos da sala, seja no local daquele vaso com a planta ou no outro lado, de modo a usar o piso e as duas paredes como refletores.
Alguns amplificadores possuem um outro autofalante atrás e no centro (rear surround), completando o 6.1.

Temos os quatro autofalantes dianteiros e traseiros, da esquerda e da direita. Depois temos aquele autofalante dianteiro central, onde se ouve a voz do narrador da TV. Alguns amplificadores modernos possuem conectores para um surround traseiro e mais (veja as especificações do seu amplificador).

Marcadores: , , , , , , ,