Blog do Simeão

Novidades surgem por todas as áreas, principalmente em relação a computadores, que são uma das mais modernas e úteis ferramentas. Dicas para seu melhor uso são sempre bem vindas. A toda hora temos algo novo, tanto em equipamentos e acessórios (hardware) como em programas, aplicaticos e utilitários (software), bem como em outros equipamentos. Alguns tornam-se obsoletos antes de serem lançados no mercado, dado o aparecimentos de coisas melhores.

Minha foto
Nome:
Local: Pelotas, Rio Grande do Sul, Brazil

Topógrafo desde 1959 e Eng Agrônomo desde 1967. Georreferenciamento, medições e desmembramento de imóveis, Planos cotados e projetos de lavouras de arroz, canais e barragens de terra para irrigação. Diplomado em Geomensura pelo IFSC (1ª Certificação por competência no Brasil). Desenvolvedor de mapas vetoriais e colaborador do grupo Mapear. Técnico em informática há mais de 25 anos (Windows Xp, Vista, 7, 8 e Server, redes cabeadas e sem fio). Desenvolvi programas em Clipper e Visual Basic. Treinamentos em Word, Excel, AutoCAD Civil 3D 2011-12. Técnico em Pastoreio Racional – sistema do Vanoni (Argentina). Casado - com 4 filhos(as). Hobbyes: Fotografia, Teclado (Yamaha PSR-S910), Eletrônica e GPS. Piloto civil e Rais-amador. Idiomas: Espanhol e Inglês.

domingo, abril 06, 2014

YACON - Insulina natural e muito mais

Descasque uma porção e corte em fatias, conforme mostra a ilustração acima, comendo-as ao natural sem cozinhar. Parece com uma pera, suculenta, só que é mais fibrosa.

Batata yacon é boa para intestino, colesterol e glicose, diz nutricionista Karin Honorato.
Consumo pode ser cru em saladas ou em sucos e vitaminas. Após descascada e cortada, escurece se mantida em contato com o ar.

http://g1.globo.com/minas-gerais/noticia/2013/12/batata-yacon-e-boa-para-intestino-colesterol-e-glicose-diz-nutricionista.html em artigo da globo.com , fins de dezembro de 2013.

Nome Científico: Smallanthus sonchifolius   (Poepp.) H. Rob.
Família botânica: Asteraceae ( Compositae ), a mesma do girassol.
Nomes populares: yacón (Peru, Bolívia, Argentina), yacon, batata-diet (Brasil), aricoma, (Bolívia), jiquima, yacuma (Equador), arboloco (Colômbia).

Origem ou Habitat:
Planta nativa originária dos vales andinos. Na linguagem indígena significa água. Encontrada nas regiões montanhosas e altas da Cordilheira dos Andes, desde a Venezuela até o norte da Argentina, sendo o Peru o principal país produtor (Silva Júnior, 2003; Alonso & Desmarchelier, 2005).

Características botânicas:
Planta semi-arbustiva, perene, robusta, entre 1,8 e 2,4 m de altura, podendo atingir até 3 m.


Posologia e modo de uso: Consome-se a raiz in natura ou em saladas de frutas, tendo sabor semelhante ao da pera, ou seu suco, produzido a partir da prensagem das raízes, “chips”, obtidos a partir de fatias secas da raiz. Outros derivados: extrato fluido a 20%, extrato seco e granulado, encapsulados, balas e pães (Silva Júnior, 2003).
O yacon é utilizado também como edulcorante e aromatizante em alimentos, em especial iogurtes probióticos (Alonso, 2004).

Uso popular:
No Brasil, as folhas secas, trituradas e preparadas na forma de infusão, são empregadas popularmente como hipoglicemiantes (Alonso, 2004).
Na Bolívia, utilizam-se as raízes cruas como diurético em afecções do rim e da bexiga, além de tomar o suco da raiz em casos de cistite, hepatite e nefrose, enquanto que, no Peru, fazem-se cataplasmas quentes com as folhas para mialgias e reumatismo (Duke, et al., 2009).

Nota sobre o uso: O emprego do yacon em casos de diabetes foi aprovado pela Secretaria Municipal de Saúde de Diadema, São Paulo.

A inulina também aumenta a absorção de cálcio em humanos.

Vídeo no YouTube: http://www.youtube.com/watch?v=-2H0H38mxtU. Yacon: a batata que dá sensação de saciedade e ajuda a emagrecer:

http://mdemulher.abril.com.br/blogs/dieta-nunca-mais/2013/01/yacon-a-batata-que-da-sensacao-de-saciedade-e-ajuda-a-emagrecer/



“Salpicão” com batata yacon

Ingredientes
2 unidades pequenas de batata yacon descascada e raladas
1 peito de frango desfiado e pré-cozido
400g de tofu (queijo de soja, pode ser com sabor)
6 unidades de crocante de gergelim
150g de azeitona verde recheada e fatiada
250g de broto de feijão
Azeite e tempero (como páprica, curry, pimenta).

Modo de preparo:
Misture todos os ingredientes em um refratário. Tempere a gosto e coloque o azeite por cima. Sirva gelado.
Também é usada em salada de frutas, sucos, sopas, bolos e sobremesas para diabéticos.


Salada de batata para seu pós-treino

Ingredientes:
- 1 batata Yacon cortada crua em rodelas
- 1 xícara de rúcula
- 1 porção de hortelã fresco
- 1 manga picada
- 1 xícara de agrião picado
- 2 tomates italianos cortados em rodela
- 1 punhado de broto de alfafa
- 1 colher de sopa de nozes trituradas
- Raspinhas de gengibre fresco

Molho:
- 1 colher de sobremesa de azeite- sal de ervas,
- limão siciliano
- pimenta do reino

Modo de preparo:
- Lave as folhas verdes e os tomates e reserve.
- No fundo do prato arrume as folhas com o tomate.
- Arrume as lascas de manga.
- Faça pequenos montinhos com os brotos de alfafa.

- Distribua as rodelas da batata yacon, mas raspas de gengibre e as nozes sobre a salada.
- Faça o molho misturando todos os ingredientes e tempere a salada.

Peixe Grelhado com Yacon ao molho


Ingredientes
 ½ Kg de Linguado (ou outro peixe branco como a Brotea. Badejo ou Cação)
 ¼ Kg Yacon fresco, descascado e cortado ao meio
 ½ stick of unsalted butter at room temperature
10 folhas de manjericão
 2 dentes de alho
 1 cebola pequena cortada em quatro
 Sal e pimenta (jalapenho ou dedo de moça, que é mais suave e serve para dar gosto)
 1 colher de chá de Coentro picado
 1 colher de chá de Cuminho
 1 colher de paprica
 1/4 a ½ pimentão fresco, sem sementes e cortado em cubos
 1 colher de óleo de oliva (200 g)

Instruções
Em um processador de alimentos, pique o manjericão, a salsa e o alho. Corte a manteiga em 3 a 4 pedaços e coloque no processador. Ligue até misturar-se com as ervas.

Em uma caçarola grande aqueça o óleo com fogo médio. Adicione coentro, cominho, pimenta jalapenha, páprica e  mexa por trinta segundos.

Adicione cebola e Yacon, mexendo frequentemente até sair um aroma da cebola. Então adicione a mistura de ervas. Aqueça até ferver e após baixe o fogo e deixe cozinhar tampado, por 15 minutos, até o Yacon ficar macio.

Pré-aqueça o grill (ou numa panela de ferro) com temperatura média. Esfregue o peixe (badejo) com azeite de oliva e tempere com sal e pimenta. Coloque no grill e cozinhe por 6-10 minutos de cada lado, dependendo da espessura. O peixe deve ser firme, mas ainda com umidade no centro. Fica mais fácil usar uma espátula para descolar e virar sem despedaçar o peixe no grill.
Sirva imediatamente com o molho quente. Enfeite com um raminho de hortelã, ou salsa.

 Acima vemos uma imagem da Pimenta jalapinha.
 Encontraremos na Internet muitas receitas, inclusive bolos e sobremesas, onde se usa Yacon, importantes para quem não pode ter seu teor de açúcar elevado.
 

Veja a colheita dos tubérculos e imagens da flor, folha, e tubérculos.


A seguir vemos seus tubérculos no aspecto natural, sem lavar ou descascar.

Aqui em Pelotas (RS) poderemos encontra-lo na fruteira SATO - Rua Pinto Martins, 750, Cep 96020-350, entre Mal Deodoro e Barão de Santa Tecla. - Telefone:(53) 3222-3786 ou as fruteiras Bonov e Cachoeirense, também em Pelotas (RS), na rua Andrade Neves, 1208. Atualmente o preço não atinge R$10,00 o quilo.

Marcadores: , , , , ,