Blog do Simeão

Novidades surgem por todas as áreas, principalmente em relação a computadores, que são uma das mais modernas e úteis ferramentas. Dicas para seu melhor uso são sempre bem vindas. A toda hora temos algo novo, tanto em equipamentos e acessórios (hardware) como em programas, aplicaticos e utilitários (software), bem como em outros equipamentos. Alguns tornam-se obsoletos antes de serem lançados no mercado, dado o aparecimentos de coisas melhores.

Minha foto
Nome:
Local: Pelotas, Rio Grande do Sul, Brazil

Topógrafo desde 1959 e Eng Agrônomo desde 1967. Georreferenciamento, medições e desmembramento de imóveis, Planos cotados e projetos de lavouras de arroz, canais e barragens de terra para irrigação. Diplomado em Geomensura pelo IFSC (1ª Certificação por competência no Brasil). Desenvolvedor de mapas vetoriais e colaborador do grupo Mapear. Técnico em informática há mais de 25 anos (Windows Xp, Vista, 7, 8 e Server, redes cabeadas e sem fio). Desenvolvi programas em Clipper e Visual Basic. Treinamentos em Word, Excel, AutoCAD Civil 3D 2011-12. Técnico em Pastoreio Racional – sistema do Vanoni (Argentina). Casado - com 4 filhos(as). Hobbyes: Fotografia, Teclado (Yamaha PSR-S910), Eletrônica e GPS. Piloto civil e Rais-amador. Idiomas: Espanhol e Inglês.

quinta-feira, outubro 20, 2016

Permissões a Usuários em Arquivos e pastas


Quem vive no Brasil já deve estar acostumado com a Roubalheira IMPUNE do Governo (Primeiro e demais escalões). No seu computador a bagunça está aumentando. Os Cookies roubam suas informações e sem sua autorização ou consentimento. Chegou ao ponto em que passei a LIGAR O MODO AVIÃO para poder trabalhar de forma mais segura.

Quem trabalha com aplicativos como o Autodesk Civil 3D, Photoshop CS6, Encore 5 e outros, pode ficar fora da Internet por muito tempo. Podemos usar o Celular ou um Tablet para as comunicações (WhatsApp, Facebook, etc) e deixar o computador de fora dessa bagunça.

Inúmeras vezes eu recebi a mensagem de que eu não estava autorizado a fazer algo. Resolvi estudar esse assunto e vi que meu nome de usuário não estava entre as Permissões.

Resolvi fazer um passo a passo que ajudasse a resolver esse problema.

Abra o Windows Explorer e procure as pastas onde estão seus arquivos pessoais. Eu costumo criar uma partição D: e depois mover para a mesma, aquelas pastas Meus Documentos, Downloads, Imagens, Vídeos e outras que são criadas na pasta C:\Usuários\.

Re-instalei meu Windows 8.1

Antigamente bastava re-instalar e começar tudo do zero, formatando a partição C:. Isso ficou mais seguro pois tenho todos os meus arquivos e pastas na D:.

Ao começar a instalação usando um Cd, a Microsoft tenta se adonar do campinho pedindo um nome de e-mail. Deixo em branco, crio um nome de usuário Local e desligo tudo, pois não quero nenhuma atualização. Mesmo quando eu usava senhas complexas e dava todos os poderes para a Microsoft, bastava entrar na Internet e a segurança não era boa. Meu Windows passava fazendo atualizações.

Quem se adonou dos meus Arquivos e pastas?

Ao exibir as propriedades das minhas pastas (aba Segurança) eu notei que meu nome de usuário não estava entre as pessoas autorizadas. Que fazer?

Comecei clicando com o botão direito do mouse na pasta D: e selecionando a opção Propriedades.

Não adianta ficar arrumando lugares isolados. Parti para arrumar TUDO. Fiz a mesma coisa na partição C: onde eu instalei o meu Windows e depois naqueles HD externos e PenDrives. Tudo isso vale para o Windows 7, 8 ou 10.

Abra o Windows Explorer e clique na pasta C:. Mesmo que você tenha marcado aquela opção þ Exibir Arquivos Ocultos mas não encontre alguns arquivos do Windows, eles existem, só que o Windows Explore os mantém escondidos. Procure o arquivo Recycle.bin (Lixeira) e outros.
A melhor forma de localizá-los é usar uma ferramenta de terceiros chamada Everything, da VoidTools. Fiz uma busca no Google e encontrei a versão adequada ao meu Windows 64 bits.
Mais adiante fornecerei mais detalhes. Por enquanto, basta mudar as permissões em todas as pastas de uma partição. Os mesmos passos servirão para quando se trata de uma subpasta ou de um arquivo ou grupo de arquivos.

   

1.-        Clicar direito em C:

 
Note que, em Nomes de grupo ou de usuário não inclui o seu. No meu caso eu usei Simeão sem indicar meu nome de email ou Celular. Note que ele não está nessa lista.
Eu usei a ilustração das permissões em uma outra pasta (Autodesk) mas vale para a C:.

2.-   O próximo passo é fazer essa inclusão. Clique no botão Editar e depois em Adicionar, conforme mostrados nas ilustrações a seguir.
3.-   Clique no botão Avançado, e depois em Localizar Agora.
 
 4.-   Localize seu nome de usuário – Simeão no meu caso. Clique nele selecionando-o.




5.-   Caso tenha mais de um nome de usuário, mantenha a tecla CTRL enquanto clica nos outros. Uma vez feita a seleção, clique no botão OK. Depois clique em OK para fechas a janela Selecionar Usuários ou Grupos mostrada a seguir.

      Veja na ilustração seguinte, que seu nome já foi acrescentado à lista, mas as caixas de seleção o Controle Total e outras estão desmarcadas. Clique em Controle Total e as demais ficarão também þ selecionadas, da mesma maneira que em Leitura.
6.-   Depois disso, clique em Aplicar e em OK. Irão aparecer mensagens dizendo que você está prestes a alterar permissões. Clique em Sim para continuar. Essas alterações serão aplicadas na pasta selecionada e em suas subpastas. Algumas delas você não terá permissão e fazer alterações e seria necessário alterar suas permissões individualmente. Clique em Continuar até terminar.


7.-   Existem outros usuários, como por exemplo os Usuários Autenticados e outros. Selecione-os usando a tecla Ctrl de for mais de um e depois clique no botão Remover.

 8.-   Entre os arquivos mostrados nessas mensagens, tem, aquele com o nome Hibernate.sys. Eu não estava usando a hibernação mas ele estava entre os arquivos criados pelo Windows no C:.

Existe um comando oculto da Microsoft, que permite desligar essa opção. Para usá-lo, teremos que abrir aquela janela preta do Prompt de Comando.

Basta clicar com o botão direito do mouse no botão Iniciar. Clique direito em Prompt de Comando e seleçione a opção Executar como Administrador.

Nessa janela preta, digite powercfg.exe /hibernate off, e depois pressione o [Enter].

Pressione novamente o [Enter] para fechar a janela do Prompt de Comando.

8.-   Voltando às nossas Permissões, é necessário efetuar as Configurações Avançadas. Naquela janela Segurança, após ter incluido o seu nome e as permissões, especialmente a de Controle Total, clique no botão Avançado.

Selecione o seu nome conforme mostra a ilustração acima e depois, clique naquele atalho em azul Alterar que fica na parte superior, a fim de mudar o Proprietário da pasta C:.

Clique em Aplicar e depois em OK.

Clique em Salvar alterações.

 



 

9.-   Mas ainda não Terminou. Falta abrir a aba Acesso Efetivo que que fica na janela Configurações de Segurança Avançadas.

Na ilustração a seguir vemos nosso nome como sendo Proprietário, mas depois é necessário clicar em Selecionar um Usuário. Mais uma vez teremos que localizar nosso nome e depois Aplicar e OK.

Na janela a seguir eu usei uma ilustração da alteração do arquivo winhlp32.exe que permite visualizar Ajudas em 32 bits. Faça o mesmo na sua pasta C:.

 


 

10.-   Depois de tudo, eu alterei aquelas pastas das Lixeiras Recycle.bin, citadas anteriormente.

Se aparecer uma mensagem como a seguinte, clique em Sim para esvaziar a mesma.

 


Marcadores: , , , , , ,