Blog do Simeão

Novidades surgem por todas as áreas, principalmente em relação a computadores, que são uma das mais modernas e úteis ferramentas. Dicas para seu melhor uso são sempre bem vindas. A toda hora temos algo novo, tanto em equipamentos e acessórios (hardware) como em programas, aplicaticos e utilitários (software), bem como em outros equipamentos. Alguns tornam-se obsoletos antes de serem lançados no mercado, dado o aparecimentos de coisas melhores.

Minha foto
Nome:
Local: Pelotas, Rio Grande do Sul, Brazil

Topógrafo desde 1959 e Eng Agrônomo desde 1967. Georreferenciamento, medições e desmembramento de imóveis, Planos cotados e projetos de lavouras de arroz, canais e barragens de terra para irrigação. Diplomado em Geomensura pelo IFSC (1ª Certificação por competência no Brasil). Desenvolvedor de mapas vetoriais e colaborador do grupo Mapear. Técnico em informática há mais de 25 anos (Windows Xp, Vista, 7, 8 e Server, redes cabeadas e sem fio). Desenvolvi programas em Clipper e Visual Basic. Treinamentos em Word, Excel, AutoCAD Civil 3D 2011-12. Técnico em Pastoreio Racional – sistema do Vanoni (Argentina). Casado - com 4 filhos(as). Hobbyes: Fotografia, Teclado (Yamaha PSR-S910), Eletrônica e GPS. Piloto civil e Rais-amador. Idiomas: Espanhol e Inglês.

sexta-feira, maio 05, 2006

Senhas seguras



Nem sempre a tentativa é entrar num computador para roubar números de contas bancárias, cartões de crédito ou senhas. Algumas vezes é obter dados pessoais, acesso à sua Internet ou rede de computadores.
Nunca anotar senhas em papeis, post-it, agendas. Para serem seguras deverão ser trocadas a cada mês. Para criar uma senha segura, vale a regra básica: Devem TER LETRAS (maiúsculas são diferentes da minúsculas), NÚMEROS e CARACTERES GRÁFICOS. Serem mudadas periodicamente (menos de 42 dias). Para criar senhas mais fáceis de lembrar, podemos usar as iniciais de uma frase a fim de criar nossas senhas. Escolha uma frase fácil de lembrar, como a seguinte, por exemplo: No Brasil os políticos corruptos são raros = NBopcsr+05 Uma frase como essa é fácil de lembrar e gera uma senha de 7 letras. No fim (ou em outra parte dessa senha) poderemos adicionar símbolos gráficos como por exemplo o sinal "+" e também adicionar o número do mês atual. Se quisermos sofisticar, podemos mudar o símbolo para "-" nos meses ímpares, quando adicionaremos 1 ao número do mês. Nos meses pares, somamos um. Em maio ficaria NBopcsr-04 e em junho NBopcsr+07.
A sofisticação e a segurança deverá ser proporcional ao valor do que queremos proteger, e do nível de segurança desejado (Fichas de pacientes, em consultórios médicos e em hospitais devem ser bem cuidados). Alguns bancos de dados hospitalares, bancos de sangue, etc, podem por em risco a vida humana, que é o bem de maior valor que existe. Note que as duas primeiras letras são maiúsculas.
Os símbolos gráficos poderão ser mudados: !@#$%&*()_+=-/. Na maioria dos bancos, as senhas devem ser apenas numéricas e, possuem menos de 6 caracteres: descobri-las usando computadores e programas especiais é uma infantilidade. E tem pessoas que usam a mesma senha para tudo. Descobrindo-a fica facílimo invadir tudo. Em computadores com Windows 95 e 98, a senha é piada: basta usar o Esc e depois alterar a senha para uma conhecida. Em algumas máquinas com Windows Xp pode-se entrar em modo de segurança e criar um novo usuário com recursos de administrador. Em algumas redes com servidores Windows 2003 Server existem melhores recursos. Para os invasores: basta descobrir uma senha ou pegar um computador aberto, colocar um pequeno vírus do tipo backorifice, por exemplo e ele se encarregará de abrir a segurança para acesso via rede – internet, cabeada ou wireless (sem fio).

Não é só o antivírus - o Firewall e o anti-spyware são importantes na segurança. Muita coisa parece complicada: termos novos como backdoor, cookies, worm, cavalo de tróia, spam, certificados digitais, etc. Procure ler algo sobre o assunto. Existe uma cartilha para leigos em segurança que se encontra em www.terra.com.br/informatica/especial/cartilha/, onde está apresentada em diversas partes, e o original está em www.nbso.nic.br/docs/cartilha
O assunto é muito extenso. Para ter uma segurança maior, use criptografia de dados.