Blog do Simeão

Novidades surgem por todas as áreas, principalmente em relação a computadores, que são uma das mais modernas e úteis ferramentas. Dicas para seu melhor uso são sempre bem vindas. A toda hora temos algo novo, tanto em equipamentos e acessórios (hardware) como em programas, aplicaticos e utilitários (software), bem como em outros equipamentos. Alguns tornam-se obsoletos antes de serem lançados no mercado, dado o aparecimentos de coisas melhores.

Minha foto
Nome:
Local: Pelotas, Rio Grande do Sul, Brazil

Topógrafo desde 1959 e Eng Agrônomo desde 1967. Georreferenciamento, medições e desmembramento de imóveis, Planos cotados e projetos de lavouras de arroz, canais e barragens de terra para irrigação. Diplomado em Geomensura pelo IFSC (1ª Certificação por competência no Brasil). Desenvolvedor de mapas vetoriais e colaborador do grupo Mapear. Técnico em informática há mais de 25 anos (Windows Xp, Vista, 7, 8 e Server, redes cabeadas e sem fio). Desenvolvi programas em Clipper e Visual Basic. Treinamentos em Word, Excel, AutoCAD Civil 3D 2011-12. Técnico em Pastoreio Racional – sistema do Vanoni (Argentina). Casado - com 4 filhos(as). Hobbyes: Fotografia, Teclado (Yamaha PSR-S910), Eletrônica e GPS. Piloto civil e Rais-amador. Idiomas: Espanhol e Inglês.

segunda-feira, abril 18, 2011

Que marca e modelo de GPS devo comprar?


http://simeaogomes.blogspot.com/2010/02/chegou-hora-de-comprar-o-seu-gp-garmin.html Aí encontraremos assuntos importantes a serem observados na escolha do seu GPS Garmin. Você não deve se deixar enganar: compre apenas os da marca Garmin pois é a única que possibilita obter e usar os mapas gratuitos da América do Sul. Outras marcas funcionam bem nos EUA ou na Europa. A fim de orientar melhor meus clientes dos treinamentos em GPS, hoje voltei a abordar esse assunto da postagem de Fev 2010.

Que modelo devo comprar? Dependerá do uso e finalidade, seja para orientar-nos em viagens de carro, nas estradas e cidades, seja para medições aproximadas de terrenos e lavouras e desenhos de mapas. Para cartografia – Map 276 ou 60 Csx ou Cx (onde o X significa que tem cartão de memória (micro SD) e é fundamental para carregar mapas. Para carro - Nuvi 255 e que possua a opção Onde Estou? E possibilite gravar o registro de suas viagens - Trilhas ou TripLog (não significa gravar Rotas). Mesmo que seu Garmin seja em inglês, poderá ser configurado para telas, mensagens e voz em Português.



Nova função de tracklog descoberta nos Nuvis


Em http://www.gpspassion.com/forumsen/topic.asp?TOPIC_ID=98909 temos esse assunto do GPSPassion (exige registro gratuito) com um nome de usuário e senha onde cita o seguinte: Muitos modelos da linha Nuvi possuem uma função que permite registrar o caminho percorrido (triplog, tracklog ou registro de viagem ou trilha/trajeto). Essa função é afetada pelo "Lock On Road" no modo de navegação, fazendo com que o registro fique sempre sobre a via do mapa mais próxima da posição atual. Também não como mudar a frequência com que pontos são adicionados ao registro. Tudo isso faz com que o triplog desses modelos Nuvi não se adequem à confecção de mapas. Contudo isso agora mudou, porque um usuário do fórum GPSPassion (veja a mensagem original no link do começo da mensagem) descobriu uma função escondida em vários modelos da linha Nuvi. Nessa nova função descoberta, a frequência de registro é de um ponto por segundo, e o Lock On Road não afeta o registro, permitindo o uso do mesmo com o modo de navegação ativado. O mais interessante é que não se faz necessária nenhuma modificação de firmware para acessar a função. Ela é acessada através da página da função "Where I am" (acho que em Português se chama "Onde estou"), logo só funciona nos modelos que têm essa função (nuvi 2x5, 2x5w, 550, 760, 755, 1300, 3760).

1- Procedimento nuvis 2x5, 2x5w, 550, 760, 755, 765T: Com o GPS em Inglês Entrar no "Where I am" e clicar em (seguindo a sequência abaixo): 1- Na palavra "Nearest" em "Nearest Intersection" 2- Na palavra "Nearest" em "Nearest Address" 3- Na palavra "Address" em "Nearest Address" 4- Na palavra "Intersection" em "Nearest Intersection" Com o GPS em Português Entrar na "Onde Estou" e clicar em (seguindo a sequência abaixo): 1- Na palavra "Cruz." em "Cruz. mais próximo" 2- Na palavra "End." em "End. mais próximo" 3- Na palavra "próximo" em "End. mais próximo" 4- Na palavra "próximo" em "Cruz. mais próximo"


2- Procedimento para o Nuvi 1490 O restante sobre este modelo poderá ser visto no site GPSPassion indicado acima. Em http://www8.garmin.com/buzz/demos/nuvi255Wdemo.jsp temos um video mostrando o Nuvi 255. Está em inglês, mas vale repetir, que esse mesmo modelo e outros da Garmin, poderão ser configurados e passados para o Português. Embora o 255 possa estar descontinuado, ainda é vendido em muitas lojas e Shoppings. Às vezes vemos na literatura, referências aos modelo 2x5. Esse x indica que se trata de um coringa e que poderá ser substituído por 0, 5, etc. Veja esses modelos relacionados em http://support.garmin.com/search/generalResults.faces?q=nuvi+255&client=garmin_fe&site=General


Na Garmin dos EUA http://www.garmin.com/garmin/cms/us/ontheroad/nuviseries veremos diversas series dos Nuvi. Embora o site possa ser aberto para o Brasil ou Portugal, teremos muitas limitações onde poucos modelos são mostrados.

Para os novatos em GPS, recomendo o curso em http://www.cursosdegps.com.br onde teremos também as instruções de como baixar mapas gratuitos do grupo TrackSource para todo o Brasil. Atualmente temos os cursos para o GPS Garmin Nüvi/Zumo, GPS Garmin Map 60 / 276 csx, GPS Garmin e-Trex e softwares TrackMaker 13.6, Garmin Mapsource 16.4


Software

Poderemos instalar o software MapSource da Garmin, que permite baixar dados do GPS e carregar mapas no mesmo. Ele vem no Cd que acompanha o seu Garmin. Poderemos baixar suas atualizações em http://www8.garmin.com/support/mappingsw.jsp.

Outro software é o TrackMaker, que possui uma versão 13.8 gratuita em http://www.gpstm.com/dwlpage.php?lang=port que faz tudo que a versão paga GTMPro 4.8 faz exceto calcular áreas e salvar no formato .dxf que pode ser usada no AutoCAD. Na Garmin podemos fazer o download gratuito do software PoiLoader em http://www.garmin.com/support/download_details.jsp?id=927 que permite carregar a localização de Radares e outros pontos.


Mapas Gratuitos

Download de Mapas em http://www.tracksource.org.br/.

O Tracksource produz e distribui GRATUITAMENTE Mapas Roteáveis para GPS, com cobertura rodoviária de todo o Brasil e detalhamento urbano em mais de 2200 Municípios. Selecione a opção Mapas ou entre diretamente em http://www.tracksource.org.br/index.php?option=com_wrapper&view=wrapper&Itemid=52. http://www.proyectomapear.com.ar/modules.php?name=Downloads&d_op=getit&lid=181 teremos os mapas do Projeto MAPEAR onde temos os mapas gratuitos para a Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai. Basta um registro com e-mail e senha e aguardar a aprovação.

2 Comments:

Blogger carmona said...

tinha 17 anos quando comecei a trabalahar com o Busnadiego. me lembro quando chegavas , sempre entusiasmadao, com alguma novidade de informatica, ate lembro do primeiro computador que vi, um CP 500 com disquete de 5 polegadas. tambem aparecia o Danilo que trabalhava no Banrisul me parece, sempre empolgadop com alguma novidade, bom trabalhei 10 longos anos com o Busna, quase tudo que hoje sei de eletronica devo a ele, mas nao parei por ahi apaixonado pela eletronica e comunicacoes,hoje com 44 anos continuo em jaguarao, com uma empresa de manutencao em eletronica e telecomunicacoes e provedor de internet via radio, continuo com esa ansiedade de aprender e pesquisar a cada dia , acho que e o que nos motiva, vejo nos teus comentarios e post esa mesma paixao. Abracos, espero que sejas esa mesma pesssoa , do contraio abracos e boa sorte.

20/8/11 21:08  
Blogger Blog do Simeão said...

Carmona
Realmente, o Busna é alguém ímpar, com uma enorme inteligência e capacidade autodidata. Ele se destaca em outras áreas fora da eletrônica.
Aqui em Pelotas também encontrei pessoas assim, em diversos ramos:
Por exemplo, o Posidônio se destaca na música. Alguns médicos, como o Daniel, possuem uma enorme capacidade de autoaprendizagem.
A Internet veio facilitar e baratear o material didádico para aqueles que estudam em casa, sem nenhum professor.
No meu outro blog, www.gps-tutorial.blogspot.com/2011/12/curso-de-piano-e-teclados.html cito um ótimo curso para que deseja prender piano e teclados, sem professor presencial.
Vale o mesmo para quem deseja aprender inglês ou muitas outras coisas.
Um grande abraço - Simeão

16/12/11 12:24  

Postar um comentário

<< Home