Blog do Simeão

Novidades surgem por todas as áreas, principalmente em relação a computadores, que são uma das mais modernas e úteis ferramentas. Dicas para seu melhor uso são sempre bem vindas. A toda hora temos algo novo, tanto em equipamentos e acessórios (hardware) como em programas, aplicaticos e utilitários (software), bem como em outros equipamentos. Alguns tornam-se obsoletos antes de serem lançados no mercado, dado o aparecimentos de coisas melhores.

Minha foto
Nome:
Local: Pelotas, Rio Grande do Sul, Brazil

Topógrafo desde 1959 e Eng Agrônomo desde 1967. Georreferenciamento, medições e desmembramento de imóveis, Planos cotados e projetos de lavouras de arroz, canais e barragens de terra para irrigação. Diplomado em Geomensura pelo IFSC (1ª Certificação por competência no Brasil). Desenvolvedor de mapas vetoriais e colaborador do grupo Mapear. Técnico em informática há mais de 25 anos (Windows Xp, Vista, 7, 8 e Server, redes cabeadas e sem fio). Desenvolvi programas em Clipper e Visual Basic. Treinamentos em Word, Excel, AutoCAD Civil 3D 2011-12. Técnico em Pastoreio Racional – sistema do Vanoni (Argentina). Casado - com 4 filhos(as). Hobbyes: Fotografia, Teclado (Yamaha PSR-S910), Eletrônica e GPS. Piloto civil e Rais-amador. Idiomas: Espanhol e Inglês.

segunda-feira, dezembro 17, 2012

As tomadas elétricas no Brasil e arredores

Ao verificar as estatísticas do meu blog, vi que o artigo sobre as TOMADAS (28/10/2012) era o mais visitado.
Em 2014 teremos os jogos da Copa, onde virão muitos turistas de muitos países. Imaginem o problema que eles terão ao chegar nos hotéis e constatarem que aqui temos aquela tomada maluca similar à da Suiça. No Uruguai e na Argentina tive problemas e não consegui conectar meus aparelhos elétricos (notebook, secador de cabelo, barbeador elétrico, etc).
Uma busca no google usando a palavra TOMADAS mostrará muitos tipos, conforme a ilustração a seguir (Clicar na imagem com o mouse a fim de ver uma ampliação).
Uma solução é usar um adaptador universal como o mostrado nas ilustrações a seguir.
Quando queremos comprar uma tomada aqui no Brasil, constataremos que só existe aquela droga de modelo que é imposta pelo IMETRO. Para quem vai ao Uruguai, poderá comprar outros modelos. Quando estive em Punta del Este, encontrei muitas opções, tanto na Tienda Inglesa como nas ferragens.
Na ilustração a seguir vemos um excelente tipo de adaptador que permite conectar muitos tipos de aparelhos, o que não acontece como os modelos brasileiros, como mostra a foto da Tramontina.
Que costuma comprar aparelhos elétricos num Free Shop (cafeteiras, aspiradores, etc), seguidamente terá problemas com aqueles plugs de pino grosso, que certamente irão danificar aquelas tomadas e "T"s. Abaixo vemos um adaptador apropriado para esse tipo.
 
 Na ilustração a seguir vemos os modelos da WIETSA, com 3 tomadas, onde poderemos combinar o modelo universal com outros tipos.
Veja a seguir essa combinação do universal com o uruguaio. O sistema brasileiro difere do uruguaio pela posição do pino central, que tem os três furos alinhados ou não.
Abaixo vemos a extensão da ECOLITE e diversos adaptadores.
Aquele pretinho mostrado no canto superior direito, permite usar aqueles pinos grossos e os antigos plugs de computadores. Não possui o conector terra, que não existe na maioria das instalações residenciais do Brasil.

Que pretende viajar para o Brasil, Argentina e Uruguai: compre um adaptador universal para os tipos correspondentes.
Veja em www.google.com.br/search?q=tomadas&hl=pt-BR&tbo=u&tbm=isch&source=univ&sa=X&ei=RQzPUOycNu7r0QH724DYDg&ved=0CEcQsAQ&biw=1235&bih=647 as imagens dos diferentes tipos.
Que for habilitar uma instalação elétrica residencial no Uruguai, a UTE irá exigir e testar o aterramento existente.
No Brasil, ninguem exige isso. Tenho usado aquelas barras Copperweld para obter um bom terra. Possuem modelos de 1,0 ou 2,0 m e custam de R$ 8,00 a 15,00 com o conector.
Em 09/07/2006 veja mais sobre Aterramento e outros assuntos importantes em http://simeaogomes.blogspot.com.br/2006/07/ligando-os-aparelhos-em-qualquer.html


Marcadores: , ,