Blog do Simeão

Novidades surgem por todas as áreas, principalmente em relação a computadores, que são uma das mais modernas e úteis ferramentas. Dicas para seu melhor uso são sempre bem vindas. A toda hora temos algo novo, tanto em equipamentos e acessórios (hardware) como em programas, aplicaticos e utilitários (software), bem como em outros equipamentos. Alguns tornam-se obsoletos antes de serem lançados no mercado, dado o aparecimentos de coisas melhores.

Minha foto
Nome:
Local: Pelotas, Rio Grande do Sul, Brazil

Topógrafo desde 1959 e Eng Agrônomo desde 1967. Georreferenciamento, medições e desmembramento de imóveis, Planos cotados e projetos de lavouras de arroz, canais e barragens de terra para irrigação. Diplomado em Geomensura pelo IFSC (1ª Certificação por competência no Brasil). Desenvolvedor de mapas vetoriais e colaborador do grupo Mapear. Técnico em informática há mais de 25 anos (Windows Xp, Vista, 7, 8 e Server, redes cabeadas e sem fio). Desenvolvi programas em Clipper e Visual Basic. Treinamentos em Word, Excel, AutoCAD Civil 3D 2011-12. Técnico em Pastoreio Racional – sistema do Vanoni (Argentina). Casado - com 4 filhos(as). Hobbyes: Fotografia, Teclado (Yamaha PSR-S910), Eletrônica e GPS. Piloto civil e Rais-amador. Idiomas: Espanhol e Inglês.

domingo, outubro 28, 2012

Tomadas, Plugs, Voltagens e Freqüências no mundo


No Uruguai pode-se comprar os "tomacorrientes" com 3 tomadas, conforme mostra a ilustração acima. Tem a vantagem de se poder escolher outros modelos que antes existiam em nossas casas de material elétrico, inclusive aqueles de 3 pinos USA. Os modelos mostrados acima possuem 2 exemplos para os plug do Brasil e da Argentina.

Na ilustração a seguir vemos diversos tipos de tomadas elétricas, inclusive os horrorosos modelos que atualmente somos forçados a comprar aqui no Brasil. Alguém deve estar sendo subornado para fazer com que sejamos obrigados a isso.

Quando cheguei no hotel, em Buenos Aires – Argentina, descobri que não podia conectar nenhum dos meus aparelhos (notebook, carregador de pilhas, etc) pois o padrão das tomadas utilizado naquele país era diferente (Aqueles em formato de "V" que eram usados nos ar condicionados antigos). Já era de noite e não tinha como comprar algum tipo de adaptador. A solução foi conseguir na portaria. Veja a imagem I na ilustração acima.
Imaginem enfrentar esse problema nos diferentes paises do mundo, conforme podemos ver no seguinte endereço da Internet. http://users.telenet.be/worldstandards/electricity.htm http://www.siemens.com.br/templates/coluna1.aspx?channel=7425 http://pt.wikipedia.org/wiki/Tomada_elétricaO novo padrão de tomadas brasileiras (NBR 14136) corresponde ao TIPO J já adotado pela Suiça e Liechtenstein, conforme se pode observar no mapa mundial de padrões adotados para plugs, tomadas, soquetes, voltagens, frequências, etc. Veja o mapa a seguir onde vemos os tipos de tomadas representadas em diferentes cores, nos diversos paises. Uma solução para quem viaja, é adquirir um adaptador universal, como os mostrados nas ilustrações a seguir. Existem outros modelos, variando no formato e na qualidade. Os preços poderão ser pesquisados no Mercado Livre ou fazendo uma busca no Google. No calçadão da calle Florida, em Buenos Aires, consegui um modelo simples por apenas R$ 7,50 que serve para as tomadas da Argentina e as de pino chato dos EUA. No verso desses adaptadores, encontraremos as diferentes combinações de tomadas (fêmeas). Quem costuma comprar aparelhos dos Free shops no Uruguai, já deve ter enfrentado aquele problema com os pinos grossos do tipo Schuko, que costuma dilatar e danificar as nossas tomadas. Com esses adaptadores resolve-se esse problema. Alguns adaptadores são bem simples, convertendo os pinos redondos comuns (plug macho) para diversas opções de tomadas fêmeas, conforme mostrado na ilustração final desta postagem. Nessa mesma ilustração, nas imagens da esquerda vemos o adaptador que comprei em Buenos Aires. Basta torcer os pinos chatos do plug e eles ficam no formato V que é o padrão Argentino. Nas imagens central e da direita, vemos os melhores tipos de adaptadores para aqueles plugs de pinos grossos citados anteriormente, muito comuns no Uruguai.

Marcadores: , , , ,

1 Comments:

Blogger Blog do Simeão said...

Cuidado com os adaptadores e os "T" que ficam frouxos. Poderá haver mau contato acarretando aquecimento, que chega a derreter o plástico e até provocar incêndios.

27/5/13 19:42  

Postar um comentário

<< Home