Tomadas, Plugs, Voltagens e Freqüências no mundo
No Uruguai pode-se comprar os "tomacorrientes" com 3 tomadas, conforme mostra a ilustração acima. Tem a vantagem de se poder escolher outros modelos que antes existiam em nossas casas de material elétrico, inclusive aqueles de 3 pinos USA. Os modelos mostrados acima possuem 2 exemplos para os plug do Brasil e da Argentina.
Na ilustração a seguir vemos diversos tipos de tomadas elétricas, inclusive os horrorosos modelos que atualmente somos forçados a comprar aqui no Brasil. Alguém deve estar sendo subornado para fazer com que sejamos obrigados a isso.
Quando cheguei no hotel, em Buenos Aires – Argentina, descobri que não podia conectar nenhum dos meus aparelhos (notebook, carregador de pilhas, etc) pois o padrão das tomadas utilizado naquele país era diferente (Aqueles em formato de "V" que eram usados nos ar condicionados antigos). Já era de noite e não tinha como comprar algum tipo de adaptador. A solução foi conseguir na portaria. Veja a imagem I na ilustração acima.
Imaginem enfrentar esse problema nos diferentes paises do mundo, conforme podemos ver no seguinte endereço da Internet. http://users.telenet.be/worldstandards/electricity.htm http://www.siemens.com.br/templates/coluna1.aspx?channel=7425 http://pt.wikipedia.org/wiki/Tomada_elétricaO novo padrão de tomadas brasileiras (NBR 14136) corresponde ao TIPO J já adotado pela Suiça e Liechtenstein, conforme se pode observar no mapa mundial de padrões adotados para plugs, tomadas, soquetes, voltagens, frequências, etc. Veja o mapa a seguir onde vemos os tipos de tomadas representadas em diferentes cores, nos diversos paises.



Marcadores: adaptadores universais, freqüências, plug, tomada elétrica, voltagem
1 Comments:
Cuidado com os adaptadores e os "T" que ficam frouxos. Poderá haver mau contato acarretando aquecimento, que chega a derreter o plástico e até provocar incêndios.
Postar um comentário
<< Home