Blog do Simeão

Novidades surgem por todas as áreas, principalmente em relação a computadores, que são uma das mais modernas e úteis ferramentas. Dicas para seu melhor uso são sempre bem vindas. A toda hora temos algo novo, tanto em equipamentos e acessórios (hardware) como em programas, aplicaticos e utilitários (software), bem como em outros equipamentos. Alguns tornam-se obsoletos antes de serem lançados no mercado, dado o aparecimentos de coisas melhores.

Minha foto
Nome:
Local: Pelotas, Rio Grande do Sul, Brazil

Topógrafo desde 1959 e Eng Agrônomo desde 1967. Georreferenciamento, medições e desmembramento de imóveis, Planos cotados e projetos de lavouras de arroz, canais e barragens de terra para irrigação. Diplomado em Geomensura pelo IFSC (1ª Certificação por competência no Brasil). Desenvolvedor de mapas vetoriais e colaborador do grupo Mapear. Técnico em informática há mais de 25 anos (Windows Xp, Vista, 7, 8 e Server, redes cabeadas e sem fio). Desenvolvi programas em Clipper e Visual Basic. Treinamentos em Word, Excel, AutoCAD Civil 3D 2011-12. Técnico em Pastoreio Racional – sistema do Vanoni (Argentina). Casado - com 4 filhos(as). Hobbyes: Fotografia, Teclado (Yamaha PSR-S910), Eletrônica e GPS. Piloto civil e Rais-amador. Idiomas: Espanhol e Inglês.

sexta-feira, junho 17, 2011

O material didático faz a diferença;

Poucos são os professores que possuem um iPad e a maioria nem saberia como usá-los...

Nossos filhos, netos estão sendo massacrados com ensinamentos a conta-gotas e onde os professores levam muitos meses e anos ensinando pura teoria e coisas ultrapassadas. Eles levarão de 10 a 15 anos para aprender mal o que poderíamos ensinar mais rapidamente.

Imaginem usar o Google Earth para o ensino da geografia...

O tempo mudou e muitos ainda vivem no passado. Algumas escolas de gabam de possuir quadros de fórmica com canetas coloridas. Quanto tempo
os alunos passam vendo a bunda da professora ficar sacudindo enquanto ela gasta tempo em escrever e apagar esses quadros. Além de quebrar o
fluxo de idéias, gastamos tempo em demazia.

Quem não acompanhou aqueles vídeos do Geographic Magazine nas TV a cabo. Acordem: existe muito material pronto que poderemos gravar e editar, anexar narrações e tornar nossas aulas mais agradáveis e eficientes.

Em fins de 2008, quando eu e meus colegas fazíamos o download do material didático da Certificação por Competência em Geomensura, no site do IFSC em Florianópolis, lembro que, no módulo I o material didático não era muito extenso e bastava imprimir

e encadernar. Dava para ir lendo durante as viagens e para aproveitar a espera nos aeroportos.

No módulo II, o número de páginas passou de centenas para milhares: alem de aumentar os gastos com a impressão, o material começou a ficar pesado demais em nossa bagagem.

No módulo III, os Mega Bytes passaram a Giga Bytes, e necessitaríamos de uma camionete se quiséssemos seguir com o material impresso. Não houve escolha: era preciso usar a tela dos notebooks, mesmo que muitos não gostassem disso.

Experimente estudar Geomensura e Geodésia e o AutoCAD Civil 3D 2011 da Autodesk: muito material didático virá em vídeos. Temos inclusive aquelas apresentações no You Tube. Ou seja, o HD do nosso notebook ou nossas memórias Flash dos Pen Drives ficarão cheias e teremos que passar a usar aqueles HD externos de 1 ou 2 Tera Bytes. Num pequenino HD poderemos armazenar montanhas de textos, downloads e vídeos.

As imagens daquele velho AutoCAD do tempo dos nossos pais passaram a ser substituídas pelas imagens 3D do Civil 2011/2012.

Com tamanha quantidade de material, é certo que teremos que classificar tudo em muitas pastas e ter que usar menus, ou ficaremos totalmente perdidos no meio de tanto material.

Não dá mais tempo de ir recortando, copiando e colando telas e imagens a fim de montar livros e apostilas. Com vídeos, teremos que juntar outros vídeos e imagens, e acrescentar narrações.

Na hora de apresentar isso para os clientes e alunos, ou de dar treinamentos a empresas é que fará a diferença de você usar melhores materiais didáticos e técnicas mais adequadas. E isso pode ajudar quando temos que nos comunicar com pessoas de diversos idiomas.

Surgiu uma nova ferramenta para que necessita montar vídeos com áudio:

http://www.techsmith.com/learn/camtasia/7/O CAMTASIA Recorder, que permite gravar e editar seus

vídeos. Essa é uma ferramenta que custa US$ 299,00, mas tem outras que são gratuitas. É só buscar no Google que a Internet tem a solução. http://www.tecmundo.com.br/9585-como-capturar-tudo-na-tela-do-computador.htm

Quando o volume de informações for demasiado, é certo que teremos que usar melhores imagens e áudio apropriado ou não teremos como aprender tanta coisa em tão pouco tempo.

Lembrem que não só os norte americanos mas também os chineses serão concorrentes fortes da busca de empregos e trabalhos. Não podemos mais nos dar ao luxo de atirar tempo no lixo.

Nem todos possuem um iPad de 10 polegadas, ou uma sala de aula com uma TV de 42 ou mais polegadas. Em grandes auditórios até poderemos usar um bom telão.

Para todos esses casos, já é bom ir aprendendo a criar bons materiais didáticos.

http://blog.techsmith.com/edublog/