Blog do Simeão

Novidades surgem por todas as áreas, principalmente em relação a computadores, que são uma das mais modernas e úteis ferramentas. Dicas para seu melhor uso são sempre bem vindas. A toda hora temos algo novo, tanto em equipamentos e acessórios (hardware) como em programas, aplicaticos e utilitários (software), bem como em outros equipamentos. Alguns tornam-se obsoletos antes de serem lançados no mercado, dado o aparecimentos de coisas melhores.

Minha foto
Nome:
Local: Pelotas, Rio Grande do Sul, Brazil

Topógrafo desde 1959 e Eng Agrônomo desde 1967. Georreferenciamento, medições e desmembramento de imóveis, Planos cotados e projetos de lavouras de arroz, canais e barragens de terra para irrigação. Diplomado em Geomensura pelo IFSC (1ª Certificação por competência no Brasil). Desenvolvedor de mapas vetoriais e colaborador do grupo Mapear. Técnico em informática há mais de 25 anos (Windows Xp, Vista, 7, 8 e Server, redes cabeadas e sem fio). Desenvolvi programas em Clipper e Visual Basic. Treinamentos em Word, Excel, AutoCAD Civil 3D 2011-12. Técnico em Pastoreio Racional – sistema do Vanoni (Argentina). Casado - com 4 filhos(as). Hobbyes: Fotografia, Teclado (Yamaha PSR-S910), Eletrônica e GPS. Piloto civil e Rais-amador. Idiomas: Espanhol e Inglês.

sexta-feira, junho 03, 2011

Microsoft descuida do campeão mundial Win XP


Na guerra entre os sistemas operacionais temos a Microsoft com 90% e entre eles, o Windows XP continua sendo o campeão mundial (56,7%). Depois vem o Windows 7 (20%) e o Vista (16,7% e caindo).

O Windows 7 não permite o uso do Outlook Express (Xp) e do Windows Mail (Vista). Para manejar seus e-mails você terá que usar o Microsoft Outlook (do Office) ou um programa de terceiros.

O Internet Explorer 6 lançado em 27 de agosto de 2001, e se tornou bastante popular por ser o navegador nativo do Windows XP, chegando a ser utilizado por 95% dos internautas em 2003.
Atualmente existe uma campanha por parte da Microsoft para que os usuários mudem para o IE7 ou IE8. Muito dos meus clientes reclamam que seus computadores estão muito lentos e que não conseguem mais abrir diversas páginas ou ver os vídeos do You Tube.

Recebi o seguinte endereço http://www.youtube.com/watch?v=bXhQNRsH3uc que é um video do YouTube com uma apresentação de tango. Ao tentar abrir, recebia uma mensagem que era preciso atualizar o Adobe Flash Player. Tive que usar o unninstaller da Adobe, fazer novo downloado e re-instalar. A culpa não era do IE7, pois mesmo com o IE8 o problema continuava.
Alguns colegas resolveram passar para o Chrome, e esse problema desapareceu.
E de quem é a culpa: da Adobe que estaria ajudando a migração para o novo Navegador, ou da Microsoft que não está preocupada com isso, ou... - como sempre: os usuários que se ralem.

I - Como resultado, está havendo uma grande migração para o Chrome. Basta entrar na página de buscas do Google e fazer o download. Veremos que o seu computador fica rapidíssimo.

II - Eu ainda tentei ficar no IE usando a nova ferramenta gratuita da Microsoft – o FixIT, que pode ser encontrado no seu centro de suporte, que promete soluções automatizadas para seus problemas.

http://support.microsoft.com/fixit/pt-br ou pode baixar a versão desejada no Baixaki o qual lhe levará para um Site português com muitos executáveis mats_run*.exe em http://www.microsoft.com/downloads/pt-pt/details.aspx?FamilyID=3db356d3-527e-433f-8c41-5295789ec8fe.

1) Teste o IE8 sem necessitar instalação, baixando o SoftonicDownloader_para_internet-explorer.exe (281 KB) do site da Softonic em -
http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI872892-EI4804,00.html.
Clique em http://terrabrasil.softonic.com/ie/48797/Internet_Explorer para baixar o IE7. Notaremos que se trata de um arquivo .exe a não mais um .rar. Veja a seguir a lista dos arquivos executáveis (pelo nome vemos onde ele atua - IE, Firewall, Windows Media Player, etc):
Mats_Run.aero.exe (754 KB)
Mats_Run.AudioPlayback.exe (748 KB)
Mats_Run.AudioRecording.exe (748 KB)
Mats_Run.Codec.exe (755 KB)
Mats_Run.devices.exe (756 KB)
Mats_Run.dvd.exe (755 KB)
Mats_Run.ExchangeConnectedOL.exe (748 KB)
Mats_Run.HomeGroup.exe (755 KB)
Mats_Run.IEAddon.exe (755 KB)
Mats_Run.ieperformance.exe (755 KB)
Mats_Run.maintenance.exe (755 KB)
Mats_Run.msnclient.exe (755 KB)
Mats_Run.performance.exe (755 KB)
Mats_Run.pictures.exe (755 KB)
Mats_Run.power.exe (755 KB)
Mats_Run.printing.exe (755 KB)
Mats_Run.search.exe (748 KB)
Mats_Run.SetUpTVTuner.exe (755 KB)
Mats_Run.TimeZones.exe (754 KB)
Mats_Run.WindowsFirewall.exe (755 KB)
Mats_Run.WindowsUpdate.exe (755 KB)
Mats_Run.winfilefolder.exe (755 KB)
Mats_Run.WinMediaPlayer.exe (749 KB)
Mats_Run.WinSecurity.exe (748 KB)
Mats_Run.Wp7zune.exe (749 KB)
Mats_Run.wu.exe (748 KB)

2) Em outros endereços poderemos obter um arquivo RAR. Em outros, o MicrosoftFixit50195.msi com 645 KB - KB326253, KB923737, KB936213, KB813444) ou o msert.exe (65782 KB).
Faça uma busca no Google indicando a palavra fixit.
No caso de obter um arquivo compactado pelo RAR será necessário clicar nele para extrair os arquivos. Uma janela requisitando que você selecione um destino para os arquivos vai aparecer. Digite o endereço de uma pasta inexistente, como por exemplo C:\IE7. O programa vai se encarregar de criar a pasta e colocar os arquivos organizadamente lá dentro. Como o suporte da Microsoft vem alterando esse utilitário, poderemos encontrar essas diferentes opções.

Veja que, na ilustração acima temos uma caixa de seleção que pode ser desmarcada a fim de baixar o IE7-WindowsXP-x86-ptb[1].exe - 14390 KB. Caso contrário iremos obter o IE8-WindowsVista-x86-PTB.exe - 14577 KB

3) Abra o Windows Explorer e vá até a pasta onde você colocou os arquivos do programa que foram descompactados.

4) Encontre o arquivo shwapi.dll, dentro da pasta do Internet Explorer 7, e apague-o.

5) Abra o editor de textos em Iniciar - Programas - Acessórios - Bloco de Notas.

6) No Bloco de Notas, com o arquivo vazio, vá em Arquivo - Salvar Como.

7) Na janela que se abrir, encontre a pasta onde você colocou o Internet Explorer, e dê o nome IEXPLORE.exe.local ao arquivo. Clique em Salvar.

8) Volte ao Windows Explorer e vá até a pasta onde está o Internet Explorer. Encontre o arquivo iExplore.exe e execute-o.
Pronto, você agora está testando o Internet Explorer 7 sem que a versão 6 seja alterada.

III - Uma terceira opção é usar o Mozilla Firefox 4.

Ou seja, a Microsoft está perdendo essa guerra no campo do Windows XP, que representa o maior número de seus clientes.
Ao tentar usar o FixIT, poderá obter uma mensagem de que é preciso migrar para o Windows XP Service Pack 3. Essa nova regra apareceu recentemente: estava bom demais para aqueles que possuem o XP pirateado...


NOTA: depois de executar o FixIT do Internet Explorer, vá em ferramentas > opções > Segurança e altere de Medio Alto para Médio.


Também no IE, clique em Ferramentas > Opções altere a página default para http://www.google.com.br/ ou a que você usa mais.


Falando em alterações, a maioria dos utilitários e programas tentam nos enfiar "goela abaixo" as suas BARRAS DE FERRAMENTAS. É o caso do AVG que oferece o Ask. O Google, a Microsoft e muitas outras tentam nos pegar desprevenidos. Teremos que abrir o Adicionar/Remover Programas no Painel de Controle e eliminar essas barras. As novas telas dos monitores dos computadores e notebooks são widescreen: temos bastante largura e pouca altura à nossa disposição, e essas barras diminuem mais a altura disponivel. Se puséssemos usar a lateral direita da tela para essas barras, seria melhor. É o recurso que existia no antigo Office que acompanhava o XP. A barra do Windows pode ser mudada para outras posições.