Gravar vídeos e telas
Algumas vezes recebemos algum atalho da internet que gera um vídeo. São muitos os casos em que não está disponível o recurso de clicar com o botão direito do mouse a fim de salvar essa apresentação.
Alguns cursos on line, as apresentações em Webcast, conferências ao vivo ou sob demanda, são exemplos de assuntos a serem gravados, a fim de documentarmos os mesmos ou prepararmos materiais de estudo.
Outro caso é o de necessitarmos mostrar os passos a serem seguidos ao montar uma planilha do excel, por exemplo. Essas capturas facilitam criar clips e apresentações a serem usadas em cursos ou tutoriais.
Com o copiar e colar, visto numa das postagens, só poderemos salvar imagens em formato JPG ou BMP.
Para assuntos em movimento, similar aos filmes, a solução é usar programas do tipo Screen Capture. Entre eles temos o Quick Screen Recorder 1.5, o ACA Screen recorder 2_03 e o ScreeCast capture.
Permitem marcar qual a porção da tela do computador de onde será copiado o vídeo ou animação, podendo inclusive ser usada toda a tela. É possível salvar incluindo o cursor do mouse e seus movimentos, e também gravar áudio usando o microfone. O Screen Cam Demo é ótimo. Veja a demo em http://www.smartguyz.com/- figura acima.
A gravação é em formato .AVI, que pode ser reproduzido com o Windows Media Player.
EDIÇÃO: Costumo usar o Microsoft Movie Maker, que acompanha o Windows Xp, e que é ótimo para editar os vídeos obtidos.
Depois poderemos incluir esses pequenos vídeos em apresentações com o PowerPoint.
O ensino à distância é um recurso que está sendo muito usado, permitindo economizar despesas com viagens, e facilitar a vida de quem necessita estudar em casa.
A qualidade da apresentação depende muito do material original, bem como da banda larga disponível. Para melhor avaliar, veja em http://www.interrogacaodigital.com/comparativo.asp e compare a mesma apresentação sob diferentes velocidades. São alguns exemplos de trechos de áudio e vídeo on line, onde você poderá tirar suas próprias conclusões e ajudar a decidir sobre qual qualidade que gostaria de ter em suas mídias on line.
Mesmo escolhendo a opção 300, onde há uma maior demora ao ser feito o download e armazenamento numa memória temporária (buffer), notaremos que a imagem é pequena e a qualidade é fraca.
Os clips de vídeo que geralmente recebemos anexados a e-mails são de má qualidade e usam uma tela muito reduzida, pois arquivos muito grandes seriam demorados para enviar. Nestes casos, normalmente usa-se arquivos compactados, do tipo .wmv ou .mpeg com 1 a 3 MB.
As imagens obtidas com esses programas de captura de tela é muito boa para a maioria das nossas necessidade.
1 Comments:
Great site loved it alot, will come back and visit again.
»
Postar um comentário
<< Home