Blog do Simeão

Novidades surgem por todas as áreas, principalmente em relação a computadores, que são uma das mais modernas e úteis ferramentas. Dicas para seu melhor uso são sempre bem vindas. A toda hora temos algo novo, tanto em equipamentos e acessórios (hardware) como em programas, aplicaticos e utilitários (software), bem como em outros equipamentos. Alguns tornam-se obsoletos antes de serem lançados no mercado, dado o aparecimentos de coisas melhores.

Minha foto
Nome:
Local: Pelotas, Rio Grande do Sul, Brazil

Topógrafo desde 1959 e Eng Agrônomo desde 1967. Georreferenciamento, medições e desmembramento de imóveis, Planos cotados e projetos de lavouras de arroz, canais e barragens de terra para irrigação. Diplomado em Geomensura pelo IFSC (1ª Certificação por competência no Brasil). Desenvolvedor de mapas vetoriais e colaborador do grupo Mapear. Técnico em informática há mais de 25 anos (Windows Xp, Vista, 7, 8 e Server, redes cabeadas e sem fio). Desenvolvi programas em Clipper e Visual Basic. Treinamentos em Word, Excel, AutoCAD Civil 3D 2011-12. Técnico em Pastoreio Racional – sistema do Vanoni (Argentina). Casado - com 4 filhos(as). Hobbyes: Fotografia, Teclado (Yamaha PSR-S910), Eletrônica e GPS. Piloto civil e Rais-amador. Idiomas: Espanhol e Inglês.

quinta-feira, maio 09, 2013

Armazenamento externo e conectores USB 3

Muitos dos meus clientes de informática possuem notebooks mais antigos, mas que ainda dão conta do recado.
Uma das primeiras necessidade foi o de aumentar a capacidade de armazenamento de dados. Uma boa opção é usar os HD externos. Além de pequenos, são leves e bastante seguros.
Primeiro apareceram os USB2, como os Samsung de até 1 TB (Terabyte - 1000 Giga).
Depois apareceram aqueles Toshiba de até 2 TB, com aqueles conectores duplos.
Meu notebook é um Acer Aspire 5920 e não tem porta USB 3, mas funcionou perfeitamente com dispositivos USB 3.
Note que alguns cabos possuem 2 conectores USB numa das pontas, a fim te ter um maior ganho na alimentação elétrica, usando o outro para dados.
Os conectores USB são também seriais, assim como os Sata.
Você pode usar a busca no Google para ler mais sobre o assunto.

Haverá um ganho de velocidade. Veja http://gizmodo.uol.com.br/atualizacao-no-usb-3-0-trara-o-dobro-de-velocidade/.
Alguns possuem aqueles conectores duplos. Ver ilustração a seguir e o site http://www.hardware.com.br/dicas/entendendo-usb-1.html
Um outro recurso que veio me ajudar, são os Cartões de Memória. Falei sobre eles na postagem anterior.
Note que o microSD mostrado na ilustração acima é de apenas 4 GB e velocidade classe 4.
Recentemente comprei um de 64 GB e classe 10 (muito mais veloz. Mas alguns aparelhos não o aceitam. Usei um adaptador do tipo pen drive e carreguei muitos filmes.
Para músicas teremos até um pouco de dificuldade de localiza-las, dada a grande quantidade. No carro de um amigo (Henrique Costa), usamos um de 8 GB e passamos escutando nossas músicas preferidas (entre elas alguns Tangos e Boleros) por mais de 1 dia, sem repetir nenhuma.
Uso aquele outro adaptador para minha máquina fotográfica CoolPix e no leitor de cartões do meu notebook.
Entre meus filhos tenho médicos, advogados que apreciam o uso desses tipos de armazenamento de dados. Mas os arquivos de texto do Word e as planilhas do Excel ocupam pouquíssimo espaço.
As fotos em alta resolução consomem bastante espaço (4,5 a 5,5 MB). Mas os vídeos são campeões, pois ocupam de 350 MB a 1 TB ou mais cada um. Com eles, é muito fácil encher um HD de 2 TB. Estou com o meu Samsung de 1 TB praticamente cheio. Muitos dos filmes baixei da Internet no formato compactado (.MKV e .RMV) apropriados para computadores.

DICAS:
Após a etapa inicial da escolha do meio de armazenamento externo (HD externo ou Memory Card), basta usar a busca do Google e indicar essa escolha: por exemplo "Memory Card microSD ebay class 10" e repito, revisar a lista obtida buscando os de menor preço e com aquele selinho "Top-rated seller" (ver ilustração anterior). No caso do HD indicar "HD externo usb3 7200".

1 - Para compras no Brasil, pode-se escolher as revendas em nosso estado e/ou cidade, se possivel, pois pode baratear o frete.
2 - Para as compras no exterior, certifique-se se possuem "international shipping".
3 - Mesmo que seja um produto barato, use o parcelamento do Cartão de Crédito, pois se der algum problema como a não entrega ou defeitos no funcionamento, poderemos sustar as demais parcelas até resolver a dificuldade. Se for uma compra nos USA, China, Japão, etc., poderá demorar uns 30 dias.

Uma vez dispondo do(s) meio(s) de armazenamento teremos que efetuar a cópia dos dados que estão em nosso computador.
Sempre alerto a meus clientes: "Só existem duas categorias de usuários: Os que perderam dados e os que irão perder". Um médico, Dr Roger Castagno, após uma piscadela de luz havia perdido seus arquivos. Ele ficou impressionado pois bastaria poucos segundos para perder toda a sua vida de trabalho que estava num desktop. Como eu havia copiado todos os seus arquivos no servidor da clínica, a solução foi fácil.

Existem excelentes softwares para fazer essas cópias: o SecondCopy 8 é um dos mais preferidos da minha lista (permite automatizar as cópias selecionando os dias ou horas a serem usados, e se compactadas tipo ZIP ou não). O LapLink Gold e até o velho XCopy do MSDos ainda dão conta do recado, especialmente no bom e antigo Windows XP.

Ao chegar à etapa da cópia vem a parte ruim: a demora, sem falar naqueles arquivos corrompidos. Mesmo com os HD 7200 rpm e os Cartões de memória Classe 10, copiar grandes quantidades de dados, especialmente Filmes e Fotos é coisa muito demorada (pode levar muitas horas e até dias). Alguns copiadores mostram a velocidade de transferência, como por exemplo 27,5 Kbps. Certos arquivos demoram mais que outros, especialmente os compactados (MKV, RMVB, JPG, MP3, etc).

Para quem tem arquivos tipo texto importantes ou planilhas do MSOffice, geralmente ocupará pouco espaço e é excelente ideia gravá-los num DVD gravável (não use os regraváveis), onde escrevemos o tipo de arquivo, assunto e a data da cópia. Permitem armazenar até 4,7 GB. Um advogado, Dr Clovis Olivo. há muitos anos atras, ficou impressionado pelo fato de caber toda uma vida de trabalho num único DVD.
Cuidado: alguns dos arquivos copiados poderão já estar danificados na hora da cópia. Nesse caso uma cópia antiga iria resolver esse problema. Só após testar é que saberemos de a cópia foi boa.

Marcadores: , ,