Blog do Simeão

Novidades surgem por todas as áreas, principalmente em relação a computadores, que são uma das mais modernas e úteis ferramentas. Dicas para seu melhor uso são sempre bem vindas. A toda hora temos algo novo, tanto em equipamentos e acessórios (hardware) como em programas, aplicaticos e utilitários (software), bem como em outros equipamentos. Alguns tornam-se obsoletos antes de serem lançados no mercado, dado o aparecimentos de coisas melhores.

Minha foto
Nome:
Local: Pelotas, Rio Grande do Sul, Brazil

Topógrafo desde 1959 e Eng Agrônomo desde 1967. Georreferenciamento, medições e desmembramento de imóveis, Planos cotados e projetos de lavouras de arroz, canais e barragens de terra para irrigação. Diplomado em Geomensura pelo IFSC (1ª Certificação por competência no Brasil). Desenvolvedor de mapas vetoriais e colaborador do grupo Mapear. Técnico em informática há mais de 25 anos (Windows Xp, Vista, 7, 8 e Server, redes cabeadas e sem fio). Desenvolvi programas em Clipper e Visual Basic. Treinamentos em Word, Excel, AutoCAD Civil 3D 2011-12. Técnico em Pastoreio Racional – sistema do Vanoni (Argentina). Casado - com 4 filhos(as). Hobbyes: Fotografia, Teclado (Yamaha PSR-S910), Eletrônica e GPS. Piloto civil e Rais-amador. Idiomas: Espanhol e Inglês.

sábado, junho 03, 2006

GPS até em Celulares


Quando você loca um carro em Nova York, por exemplo, você poderá contar com um guia eletrônico - o GPS automotivo, que lhe indica como chegar a uma localidade. Se alguma rua estivar interrompida, e tiver que mudar o percurso, ele lhe indica qual a melhor rota alternativa.
Além disso, esse aparelhinho serve para fazer medições de terras, ver e criar mapas e orientá-lo no trânsito e em viagens. É só escolher um modelo apropriado.
Transforme celular em GPS:
No canto inferior esquerdo da figura acima, vemos um celular Motorola funcionando como um GPS: mostra o mapa, onde você está e o percurso a seguir. Em www.trimbleoutdoors.com/TrimbleOutdoors.aspx veja o Trimble Outdoors GPS Phone Application - Silver, que é um software usado em alguns modelos de celulares da Motorola, que possuem o recurso de GPS. Teste gratuito por 30 dias (Não sei para quais modelos de celulares): http://store.telenav.net/store/campaign.do?SOLICITATION_KEYCODE=GOO_K_031006
O que é um GPS?
São pequenos aparelhos, que permitem a qualquer pessoa se localizar no planeta com uma precisão nunca imaginada. Inclusive criar seus próprios mapas ou usar os existentes, e marcar por onde andou. Existem muitos modelos de GPS que atendem diversas necessidades: localização, mapas, medições de área e distâncias, aplicações de adubo, sementes e defensivos, pesca, localização de automóveis, etc. usando os sinais de rádio emitidos por satélites.
Os diferentes modelos, com suas telas e mapas coloridos, poderão ser vistos em diferentes páginas da Internet, sendo que os modelos portáteis são muitos: www.garmin.com/mobile/products.html#handheld.
Um pouco de história
GPS = Global Positioning System (Sistema de Posicionamento Global) - Foi concebido pelo Departamento de Defesa dos EUA no início da década de l960, sob o nome de 'projeto NAVSTAR'. O sistema foi declarado totalmente operacional apenas em l995. Seu desenvolvimento custou 10 bilhões de dólares. Consiste de 24 satélites que orbitam a terra a 20.200 km duas vezes por dia e emitem simultaneamente sinais de rádio codificados (Ver um satélite da Nasa, na imagem de fundo da figura acima). Existem modelos portáteis, para motos, automóveis, navios e muitos outros. Quando usados para medições oficiais de campos ou terrenos (fins de registro), deve ser homologado no INCRA, com uma precisão de 0,5 Cm. Alguns modelos são usados em passeios e aventuras (Ver site do Inema http://inema.com.br/mat/idmat052837.htm
Dicas de como Funciona o GPS - http://joe.mehaffey.com/- GPS Tracker Site, contendo as melhores dicas e um ótimo programa para manipulação de GPS. Também muitas dicas para quem quer usar o GPS. Software: Topo EVN 5.4 Fácil, Garmin Mapsource, Trackmaker. Uma coisa legal é a quantidade de mapas que se tem para esse produto, que é um freeware (gratuito) - se chama trackmaker.
As marcas mais conhecidas nos portáteis e automotivos, são Garmin e Magellan.
Modelos para topografia - ProMark 2 e 3, http://www.allcompgps.com.br/ e TechGeo http://www.sightgps.com.br/produtos/techgeo/techgeo.asp Para mim, que trabalhei mais de 25 anos em topografia, fico deslumbrado com o que se pode fazer com o GPS, AutoCad e o Google Earth: Mapas muitos precisos e com as fotos coloridas do local.
Preços - Por exemplo, o Garmin Etrex Legend C Handheld GPS (ver figura acima), que pode ser usado para fazer mapas de lavouras, no Brasil custa R$890,00 - http://www.eportateis.com.br/gps/etrexlegendc.shtml. Nos EUA, seu preço varia de US$220,00 a $300,00 em 6 lojas. É o menor modelo cartográfico! No eTrex Legend, a GARMIN colocou a base de dados cartográficos completa das Américas do Sul e do Norte em uma pequena unidade. Alerta: os valores variam muito conforme a revenda na internet ou a loja.
DICAS
Que modelo comprar?
http://gpsinformation.info/forum/
Software gratuito - http://www.gpsinformation.net/main/g7to-mag.htm
Revenda Garmin em Porto Alegre (RS) e São Paulo - ALLCOMP Com Rep E Imp Ltda http://www.allcompgps.com.br e www.garmin.com
Existem muitos modelos http://www.maregps.com.br/ e http://www.garmin.com/mobile/, variando o tamanho, preço e precisão.
Outros links (endereços de páginas da internet) sobre o assunto, poderão ser encontrados em http://www.esscosupply.com/links/links.htm.

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

I'm impressed with your site, very nice graphics!
»

18/7/06 05:02  

Postar um comentário

<< Home