Blog do Simeão

Novidades surgem por todas as áreas, principalmente em relação a computadores, que são uma das mais modernas e úteis ferramentas. Dicas para seu melhor uso são sempre bem vindas. A toda hora temos algo novo, tanto em equipamentos e acessórios (hardware) como em programas, aplicaticos e utilitários (software), bem como em outros equipamentos. Alguns tornam-se obsoletos antes de serem lançados no mercado, dado o aparecimentos de coisas melhores.

Minha foto
Nome:
Local: Pelotas, Rio Grande do Sul, Brazil

Topógrafo desde 1959 e Eng Agrônomo desde 1967. Georreferenciamento, medições e desmembramento de imóveis, Planos cotados e projetos de lavouras de arroz, canais e barragens de terra para irrigação. Diplomado em Geomensura pelo IFSC (1ª Certificação por competência no Brasil). Desenvolvedor de mapas vetoriais e colaborador do grupo Mapear. Técnico em informática há mais de 25 anos (Windows Xp, Vista, 7, 8 e Server, redes cabeadas e sem fio). Desenvolvi programas em Clipper e Visual Basic. Treinamentos em Word, Excel, AutoCAD Civil 3D 2011-12. Técnico em Pastoreio Racional – sistema do Vanoni (Argentina). Casado - com 4 filhos(as). Hobbyes: Fotografia, Teclado (Yamaha PSR-S910), Eletrônica e GPS. Piloto civil e Rais-amador. Idiomas: Espanhol e Inglês.

sexta-feira, agosto 18, 2006

Problemas com Vírus, SpyWare ou Segurança?


Não basta ter um antivírus instalado e atualizá-lo periodicamente...

Ou ter um firewall eficiente e bem configurado...
Ou instalar um anti-spyware...
pois mesmo assim não estou livre de invasões e outros ataques.
Sim, certos hábitos podem tirar a eficiência dessas ferramentas, como por exemplo: o abrir um anexo a um e-mail sem testá-lo contra vírus, executar diretamente um programa baixado por download cliando em abrir, em vez de salvá-lo numa pasta e escaneá-la com antivírus, etc...
Que fazer? Muitos usuários são cuidadosos e tem essas proteções, mas desconfiam que seu computador possa estar infectado, pois anda lento e se comportando de modo estranho.
Solução: Quando desejamos complementar a segurança do nosso computador, é interessante fazer uma varredura (online scan) diretamente na internet, sem desinstalar o seu antivírus.
É aconselhável desligar a ferramenta de bloqueio anti-pop antes de iniciar o teste online, que, no navegador Internet Explorer está no menu Ferramentas > Bloqueador de pop-up. Depois do teste, volte a ligá-la.
Alguns exigem a instalação de um ActiveX, que deverá ser baixado da internet, e que pode demorar diversos minutos, e que necessita desligar o anti-pop. Em diversos sites poderá ler mais sobre isso.

Alguns conselhos:
Desinstale seu anti-vírus e re-instale-o novamente.
Faça um teste on-line. A página do TimeWarner Cable é interessante, pois mostra uma série de atalhos (links) onde podemos obter anti-vírus atualizados, sendo que alguns permitem efetuar testes Antivírus usando uma Varredura Online. Alguns são Softwares Gratuitos (freeware). A seguir mostro uma lista de algumas dessas ferramentas:
Bitdefender -
http://www.bitdefender.com/scan8/ie.html
Computer Associates - http://www3.ca.com/securityadvisor/virusinfo/scan.aspx
Command on Demand (Authenium) - http://www.commandondemand.com/
Ewido (Online Scan/Trial version) - http://www.ewido.net/en/
F-Secure - http://support.f-secure.com/enu/home/ols.shtml
F-Prot (Free/Trial Versions ) - http://www.f-prot.com/
Kaspersky (Free Online Scan) - http://www.kaspersky.com/remoteviruschk.html
Norton - Symantec - http://security.symantec.com/
Panda Software - http://www.pandasoftware.com/products/activescan.htm
Trend Micro - http://housecall.trendmicro.com/
Outros Antivírus:
Avira AntiVir PersonalEdition Classic (Free For Personal Use) -
http://www.free-av.com/
Avast (Free For Personal Use) - http://www.avast.com/eng/avast-virus-cleaner.html
AVG (Free For Personal Use) - http://free.grisoft.com/doc/5390/lng/us/tpl/v5#avg-free
Computer Associates - Free AV and Firewall for Business Class RR Customers
Trust EzArmour - https://pss.rrbiz.com/

Página da Time Warner informações sobre segurança (High Speed Online Security Information)
http://www.timewarnercable.com/centralny/customer/support/links.html

Recentemente efetuei o teste usando o anti-spyware on-line Ewido em meu computador e, após o término, pedi que efetuasse a limpeza. A maioria se tratava de Cookies. Depois, usei a opção gratuita do Panda, que ao final, queria que eu comprasse uma das versões do produto. Salvei o arquivo com a lista das invasões, sem comprar nada. Manualmente eliminei os arquivos, programas e linhas do Registro, os quais não haviam sido identificados pelo Ewido. NÃO EXISTE NENHUM ANTI-VÍRUS 100% EFICIENTE. Pior se estiverem desatualizados e muito pior se nossos mau hábitos ou desconhecimento sobre o assunto não ajudarem.
Para os novatos no assunto, muitos são os nomes para esses programas maliciosos (Malware). Poderá ler algo na página da Linha Defensiva, (cujo endereço será mostrado mais abaixo):
Spyware – roubam suas informações pessoais, seu computador, e seus hábitos pessoais de navegação.
Adware – mostram avisos não desejados e deixam seu computador lento.
Keyloggers - record every keystroke you make, then steal your passwords and other personal data.
Hijackers – podem trocar sua homepage e resultados de buscas.
Remote Access Trojans (RATS) – permitem acesso remoto ao seu computador.
Vírus – pequeno programa que ataca outros programas ou documentos, causando danos.
Worms – faz uso do email enviando-o rapidamente.
Trojans – programas que vem anexados a algum arquivo de download ou a algum anexo de email, e que permite instalar outros programas (geralmente vírus).
Zombies – programas que se instalam em nossas máquinas, e permanecem dormentes até que algum evento externo dispare a sua execução. Geralmente abre portas de acesso ou permite acesso remoto ao seu computador.

Para saber mais:
Bom o site da Linha Defensiva – UOL -
http://linhadefensiva.uol.com.br/
Abra os menus FAQ (perguntas mais comuns), Downloads, Tutoriais, Dicionários e outros.
Perguntas como: Meu Anti-Vírus não consegue remover o vírus ! E agora?
O que é o processo svchost.exe? É vírus?

Para quem entende o espanhol, recomendo o seguinte fórum - http://www.forospyware.com/t8.html. Existe também muita informação atualizada em inglês, pois a toda hora estão surgindo novos vírus e não dá tempo de traduzir, mesmo para os idiomas mais comuns. Uma solução é deixar issso a cargo de seu técnico em TI ou guru da informática. É importante tem um em todas as famílias ou amigos e, principalmente, entre pessoal da empresa.

Outros assuntos sobre segurança são importantes. Todos deveriam ler a Cartilha que recomendei em outra postagem no início de maio, neste blog, sob o título Senhas seguras.