Blog do Simeão

Novidades surgem por todas as áreas, principalmente em relação a computadores, que são uma das mais modernas e úteis ferramentas. Dicas para seu melhor uso são sempre bem vindas. A toda hora temos algo novo, tanto em equipamentos e acessórios (hardware) como em programas, aplicaticos e utilitários (software), bem como em outros equipamentos. Alguns tornam-se obsoletos antes de serem lançados no mercado, dado o aparecimentos de coisas melhores.

Minha foto
Nome:
Local: Pelotas, Rio Grande do Sul, Brazil

Topógrafo desde 1959 e Eng Agrônomo desde 1967. Georreferenciamento, medições e desmembramento de imóveis, Planos cotados e projetos de lavouras de arroz, canais e barragens de terra para irrigação. Diplomado em Geomensura pelo IFSC (1ª Certificação por competência no Brasil). Desenvolvedor de mapas vetoriais e colaborador do grupo Mapear. Técnico em informática há mais de 25 anos (Windows Xp, Vista, 7, 8 e Server, redes cabeadas e sem fio). Desenvolvi programas em Clipper e Visual Basic. Treinamentos em Word, Excel, AutoCAD Civil 3D 2011-12. Técnico em Pastoreio Racional – sistema do Vanoni (Argentina). Casado - com 4 filhos(as). Hobbyes: Fotografia, Teclado (Yamaha PSR-S910), Eletrônica e GPS. Piloto civil e Rais-amador. Idiomas: Espanhol e Inglês.

sexta-feira, julho 21, 2006

Use filtros de linha e outras proteções


No filtro de linha da figura ao lado, encontramos quatro tipos de flechas - a partir da esquerda:
1 - Tipo Schuku, muito comum em aparelhos comprados no Uruguai e em Free Shop. Possui um contato de aterramento no lado de fora. Como possui os pinos mais grossos, acaba por danificar as tomadas comuns, a menos que usemos adaptadores.
2 – Flecha de três pinos comumente usadas em computadores
3 – Flecha de dois pinos (sem aterramento) normalmente encontradas em televisores e aparelhos de som
4 – Fontes usadas em modems, impressoras (caixa quadrada ou retangular). Verifique as voltagens de entrada e de saída.

Componentes protetores
Muitos "filtros" vendidos em lojas são apenas 'réguas multi-tomadas', e não usam varistores (MOV – Metal Oxide Varistor) – ver componente azul na figura inicial, no lado inferior esquerdo, e quando existem, usam modelos de pequena potência (menor que um botão de camisa). Acima uma imagem de um varistor que explodiu por excesso de voltagem.
Esses varistores podem ser acrescentados (mais de um ligados em paralelo) em seus aparelhos eletrônicos, estabilizadores e no-breaks.
Para melhorar a capacidade de filtragem de ruídos, costuma-se adicionar capacitores e bobinas (quando o filtro destina-se a filtrar ruídos). Pode-se incluir um diodo zenner. Existem KIT para montagem de filtro, mas costumam sair mais caro que comprar os componentes.
http://en.wikipedia.org/wiki/Varistor

Filtro de linha ADSL
Elimina ruído nos telefones. A linha telefônica, quando passamos a usar a internet rápida tipo ADSL, passa a ser digital, e necessita de um filtro a fim de não aparecer ruídos nos telefones. Para ligar os modems, não usar esses filtros.

No-breaks
Os no-breaks ficam ligados a fim de manter a carga das suas baterias. E quando viajamos, é preciso desligar seus interruptores, não bastando retirar seus plugues das tomadas, pois eles ficarão gerando energia a partir de suas baterias, esgotando-as.
A maioria dos estabilizadores antigos não passaram nos testes do Imetro.

Alguns no-breaks geram uma “onda quadrada” de má qualidade, muito diferente de uma onda senoidal.
Importante: são poucos os modelos de no-break que também protegem em altas de voltagem. A maioria só o faz nos cortes ou quedas de corrente elétrica. Eles podem e devem estar regulados para o fazerem nas faixas de voltagem corretas, e suas baterias devem ser testadas periodicamente, para ver se agüentam e por quanto tempo.
Uma constatação: Aqueles computadores que ficam ligados durante todo o dia, costumam a estragar menos do que aqueles que estamos ligando e desligando a toda hora. Para economizar energia, o melhor seria usar os recursos existentes no sistema operacional (que é o programa que controla todo o computador e a nossa comunicação com ele e seus periféricos e assessórios), como é o caso do desligar o vídeo, desligar o disco rígido e o suspender e a hibernação.
É muito comum ouvir: Quando eu desliguei, os dados estavam todos lá e o meu computador estava funcionando. No outro dia, voltei a ligar e vi que havia perdido todos os meus dados ou então, não encontrava a última atualização daquele arquivo importante...

Lembre-se: nenhum computador ou fonte poderá defender-se de uma má instalação elétrica, e muito menos de fortes oscilações ou faltas de energia e, pior ainda, de picos ou elevações bruscas na voltagem, a menos que providenciemos uma proteção adequada (estabilizadores, no-breaks, filtros de linha).
Os dias de tormentas e raios são os mais perigosos. Quando possível, é prudente desligar o plug da tomada, ou pelo menos enrolar 3 ou 4 voltas no fio da alimentação, formando um tipo de bobina, ou mesmo dar 4 ou 5 nós próximos entre si, no cabo da alimentação ou na extensão.

Como norma geral: encerre todos os programas e aplicativos, antes de desligar o seu computador, a menos que você queira suspender os trabalhos com a intenção de continuar mais tarde, usando o recurso da hibernação
, ou então colocar o computador em modo de espera. Na hibernação, os dados da memória serão guardados ou salvos no disco rígido e, quando voltarmos a trabalhar, não teremos que aturar aquela demora em carregar o sistema operacional e o(s) aplicativo(s). Estaremos, por exemplo, voltando àquele texto, com o cursor exatamente onde estávamos digitando.
Mas não custa saber um pouco mais sobre o assunto. Isso poderá evitar problemas ou economizar algum tempo.
Hibernação – recurso para desligar o computador, que permite salvar no disco rígido o conteúdo de toda a memória do seu computador, de forma a ganhar tempo ao re-iniciar. Tudo voltará como estava na hora de desligar.


Testando o No-break ou UPS
Use uma lâmpada portátil ou de cabeceira para testá-lo, nunca o computador. Se desconfia que um aparelho está em curto, use uma lâmpada em série: é um teste caseiro de confiança. Se acender com luz total, o aparelho está em curto e deverá ser levado a um técnico. Deveria acender com uma luz fraca. A potência da lâmpada deve ser maior em aparelhos de maior consumo.

Filtro de linha como escuta clandestina
http://www.abcdrivers.com.br/noticia.asp?codigo=8378
A idéia é brilhante: embutir um celular GSM em um filtro de linha comum e usá-lo como escuta clandestina. Como o filtro fica naturalmente ligado na tomada, não é preciso se preocupar com baterias – basta ligar para o número do telefone (que não emite sons, para não revelar o “grampo”), digitar um código de acesso e ouvir tudo o que se passa no ambiente monitorado.O produto em questão, vendido no site europeu Spy Labs, custa 950 euros, mas tem sido tão comentado em blogs que já começaram a surgir planos para montar um em casa, a partir de um celular velho. Afinal, a própria versão comercial é baseada em um filtro APC, provavelmente adaptado pela loja.