Blog do Simeão

Novidades surgem por todas as áreas, principalmente em relação a computadores, que são uma das mais modernas e úteis ferramentas. Dicas para seu melhor uso são sempre bem vindas. A toda hora temos algo novo, tanto em equipamentos e acessórios (hardware) como em programas, aplicaticos e utilitários (software), bem como em outros equipamentos. Alguns tornam-se obsoletos antes de serem lançados no mercado, dado o aparecimentos de coisas melhores.

Minha foto
Nome:
Local: Pelotas, Rio Grande do Sul, Brazil

Topógrafo desde 1959 e Eng Agrônomo desde 1967. Georreferenciamento, medições e desmembramento de imóveis, Planos cotados e projetos de lavouras de arroz, canais e barragens de terra para irrigação. Diplomado em Geomensura pelo IFSC (1ª Certificação por competência no Brasil). Desenvolvedor de mapas vetoriais e colaborador do grupo Mapear. Técnico em informática há mais de 25 anos (Windows Xp, Vista, 7, 8 e Server, redes cabeadas e sem fio). Desenvolvi programas em Clipper e Visual Basic. Treinamentos em Word, Excel, AutoCAD Civil 3D 2011-12. Técnico em Pastoreio Racional – sistema do Vanoni (Argentina). Casado - com 4 filhos(as). Hobbyes: Fotografia, Teclado (Yamaha PSR-S910), Eletrônica e GPS. Piloto civil e Rais-amador. Idiomas: Espanhol e Inglês.

segunda-feira, junho 26, 2006

Limpeza no computador


Um “símbolo” similar com aquela camiseta na corda começou a aparecer nas embalagens de detergentes de máquina para a lavagem de roupa em 1998, em toda a Europa. Todas as marcas de detergentes que apresentem este símbolo pertencem a empresas que subscreveram o programa voluntário da Indústria para redução do impacto ambiental provocado pelos detergentes de lavagem de roupa. (ver [Detergent Industry Initiative] para mais informações sobre este programa voluntário). Este "Simbolo" refere-se ao "Painel de Boas Práticas de Lavagem" que lhe fornecerá algumas sugestões úteis a seguir se quiser ajudar o ambiente, enquanto lava a sua roupa http://www.washright.com/po/why.html.
Generalizando, muitas são as práticas que devemos adotar em nosso dia a dia: cuidados com a saúde, com a família, com os animais domésticos, com o carro, etc.
Deveríamos adotar boas práticas com os nossos computadores: Mantê-los limpos e organizados enquanto o utilizamos, isto é, seguir um checklist com “Boas práticas de uso do computador”.
Objetivos a ter sempre em mente:Manter a segurança dos dados e programas, cuidar da privacidade, evitar a lentidão, facilitar os trabalhos, principalmente aqueles importantes e os repetitivos e limpar o desnecessário.
Algumas tarefas podem tomar muito tempo: limpeza do disco rígido, limpeza dos programas, limpeza do Registro (perigoso), instalação de anti-vírus, anti-spyware, desfragmentação das partições, principalmente levando em conta a sua periodicidade.

A combinação entre usuários desatentos e discos rígidos muito grandes pode espalhar diversas cópias do mesmo documento na mesma HD. O Duplicate File Finder rastreia o disco do usuário com filtros especiais atrás de arquivos que duplicados que estejam ocupando espaço desnecessário no PC do usuário. http://pcworld.com.br/downloads/2005/07/25/idgdownload.2005-09-08.5253101652/IDGDownload_view
Antes de uma boa limpeza, faça uma cópia de segurança: da partição com o sistema operacional (Drive image
http://www.drive-image.com/ ou o Norton Ghost http://www.symantec.com/home_homeoffice/products/overview.jsp?pcid=br&pvid=ghost10) e a periódica cópia dos dados pessoais e testando-as sempre. Uma cópia com defeito pode deixá-lo na mão, naquelas horas mais cruciais de uma restauração: ao trancar na metade, constataremos que os dados atuais ficaram danificados e que a cópia não presta. Teste-a numa outra partição, outro HD ou outro computador, antes de arriscar a usá-la.
Dependendo do “valor” do que você tem no computador, talvez a cópia e a limpeza devam ser feitos sob orientação de um profissional experiente, e na sua presença.
Existem ferramentas que ajudam a “limpeza” do seu computador: System Mechanics
http://www.iolo.com/, Xplorer2 http://zabkat.com/.
Existem programas que conseguem restaurar os dados de um HD, mesmo após apagar ou formatar. Antes de vender um HD usado, é preciso ter certeza de um apagamento completo.O Active Kill Disk 1.1, mesmo pequeno (tem apenas 930 Kb), ajuda usuários a formatar o disco rígido quando não há mais solução a não ser instalar tudo de novo. O software gratuito, que funciona em todas as versões do Windows, limpa HDs (nos sistemas NTFS e FAT32) e mídias sem que possíveis espiões possam encontrar informações que o usuário imaginava ter apagado. - http://www.killdisk.com/
Alguns testes podem ser feitos online, sem alterar aqueles existentes: anti-spy Ewido
http://www.ewido.net/en/onlinescan/ e anti-vírus Symantec http://security.symantec.com/ssc/vc_scan.asp?j=1&langid=br&venid=sym&plfid=23&pkj=VMHMOLROCYAREWTXLGI.
Para finalizar, dez dicas da Terra para deixar o seu Windows Xp mais rápido:
http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI713735-EI4804,00.html