Blog do Simeão

Novidades surgem por todas as áreas, principalmente em relação a computadores, que são uma das mais modernas e úteis ferramentas. Dicas para seu melhor uso são sempre bem vindas. A toda hora temos algo novo, tanto em equipamentos e acessórios (hardware) como em programas, aplicaticos e utilitários (software), bem como em outros equipamentos. Alguns tornam-se obsoletos antes de serem lançados no mercado, dado o aparecimentos de coisas melhores.

Minha foto
Nome:
Local: Pelotas, Rio Grande do Sul, Brazil

Topógrafo desde 1959 e Eng Agrônomo desde 1967. Georreferenciamento, medições e desmembramento de imóveis, Planos cotados e projetos de lavouras de arroz, canais e barragens de terra para irrigação. Diplomado em Geomensura pelo IFSC (1ª Certificação por competência no Brasil). Desenvolvedor de mapas vetoriais e colaborador do grupo Mapear. Técnico em informática há mais de 25 anos (Windows Xp, Vista, 7, 8 e Server, redes cabeadas e sem fio). Desenvolvi programas em Clipper e Visual Basic. Treinamentos em Word, Excel, AutoCAD Civil 3D 2011-12. Técnico em Pastoreio Racional – sistema do Vanoni (Argentina). Casado - com 4 filhos(as). Hobbyes: Fotografia, Teclado (Yamaha PSR-S910), Eletrônica e GPS. Piloto civil e Rais-amador. Idiomas: Espanhol e Inglês.

terça-feira, agosto 01, 2006

Energia eólica


Interessante observar na figura acima, a montagem modular das torres de concreto. Nota-se a construção da base e o empilhamento das seções cônicas. No canto superior temos um esquema mostrando a caixa de mudança e o gerador. Mais detalhes poderão ser vistos nos endereços da internet, na parte final desta postagem.
O maior parque eólico do mundo fica no Texas (EUA).
Até dezembro de 2006 o Rio Grande do Sul terá o maior parque de geração de energia eólica do país, e o segundo maior do mundo, instalado no município de Osório-RS, no litoral norte do estado, segundo informe da Radiobrás, com um investimento de US$ 230 milhões da empresa espanhola Enerfín. Serão gerados 150 megawatts (MW) de energia no estado, com a implantação de três parques eólicos, que produzirão 50 MW cada um. Cada aerogerador fornece 2 MW, ou seja, 75 torres no total. Só na Alemanha existe algo semelhante".

Além dos 150 MW da Enerfín, já foram confirmados US$ 100 milhões em investimentos do grupo alemão Innovint, representado no Brasil pela Elebras, para a geração de mais 70 MW de energia eólica em Tramandaí.
http://www.estado.rs.gov.br/index.php?inc=governo/fotos.php&mes=01&dia=12&ano=2006&vg=&vac=&corede=&opcaomenu=
http://www.estadao.com.br/ciencia/noticias/2006/jun/28/27.htm
Outras imagens e artigos: http://www.aondevamos.eng.br/textos/galeria01.htm
http://www.discoverybrasil.com/guia_tecnologia/energia_alternativa/energia_eolica/index.shtml
http://www.vitruvius.com.br/arquitextos/arq000/esp245.asp
http://pt.wikipedia.org/wiki/Energia_e%C3%B3lica
Modelos pequenos: http://www.enersud.com.br/.