Blog do Simeão

Novidades surgem por todas as áreas, principalmente em relação a computadores, que são uma das mais modernas e úteis ferramentas. Dicas para seu melhor uso são sempre bem vindas. A toda hora temos algo novo, tanto em equipamentos e acessórios (hardware) como em programas, aplicaticos e utilitários (software), bem como em outros equipamentos. Alguns tornam-se obsoletos antes de serem lançados no mercado, dado o aparecimentos de coisas melhores.

Minha foto
Nome:
Local: Pelotas, Rio Grande do Sul, Brazil

Topógrafo desde 1959 e Eng Agrônomo desde 1967. Georreferenciamento, medições e desmembramento de imóveis, Planos cotados e projetos de lavouras de arroz, canais e barragens de terra para irrigação. Diplomado em Geomensura pelo IFSC (1ª Certificação por competência no Brasil). Desenvolvedor de mapas vetoriais e colaborador do grupo Mapear. Técnico em informática há mais de 25 anos (Windows Xp, Vista, 7, 8 e Server, redes cabeadas e sem fio). Desenvolvi programas em Clipper e Visual Basic. Treinamentos em Word, Excel, AutoCAD Civil 3D 2011-12. Técnico em Pastoreio Racional – sistema do Vanoni (Argentina). Casado - com 4 filhos(as). Hobbyes: Fotografia, Teclado (Yamaha PSR-S910), Eletrônica e GPS. Piloto civil e Rais-amador. Idiomas: Espanhol e Inglês.

sábado, setembro 02, 2006

Seu Windows Xp requer manutenção?



Windows Xp vai ficando lento. Já tratei desse assunto na postagem de 21 de maio e, em 26 de junho, sobre limpeza. Pois o meu está ficando com alguns problemas e resolvi testar o System Mechanic 6 Professional. (Correção: Mechanic sem o "s" e não como havia colocado anteriormente, nessas postagens).

Estive fazendo alguns testes e gostei de muita coisa, principalmente dos testes da memória, da limpeza do registro e da aceleração do desempenho do windows. O teste completo levaria muito tempo, por isso é bom ir executando alguns deles. Possui o recurso de recuperar arquivos apagados!

Recomendo fazer antes uma limpeza nos arquivos temporários, pois assim economizará muito tempo: Iniciar > Programas > Acessórios > Ferramentas do Sistema > Limpeza Disco e, na partição do Windows (C: ou D:) limpar os arquivos temporários e os Cookies. Além de já obter uma melhora, pois a limpeza desses temporários no windows é bem mais rápida que a do System Mechanic. Recomendo fazer algumas partes ou opções desse utilitário. Não instalei o antivírus pois requeria interromper o meu anti vírus AVG, nem instalei o Firewall.
Antes de mais nada, fazer uma cópia de segurança do registro: Iniciar > Executar > Regedit [enter] : menu Arquivo > Exportar. Escolher um local e um nome para gravar esse arquivo, como por exemplo "Reg Athlon-SDG 08-02-2006.reg"

Fiz os testes com a versão 6.0.9.0 Professional (24/10/2005 com 32,4 MB) que é anterior à atual, que é 6t, a quual está na página da IOLO (
http://www.iolo.com/). Uma busca no Google usando System Mechanic traz muitos locais para download.

Quem não deseja instalar esse utilitário, deverá fazer suas próprias manutenções de limpeza.

Para tal, é interessante ler as Dicas para Estabilizar o seu Windows Xp (em inglês): http://hickoryhacksxparticles.blogspot.com/2005/01/tips-to-stabilize-your-windows-xp.html -
Temporary Internet files don't really offer anything but future problems.
TIP #1: Remove Windows Temp Files

Caso queira apagar manualmente, esses arquivos estão dentro da pasta Documents and Settings, na partição onde está instalado o seu Windows Xp: ver conteúdo da pasta Content.IE5, sob a pasta Configurações Locais. Encontrará muitas subpastas, ocupando muito espaço, e que são totalmente inúteis. Apague sem nenhum temor. Considero limpeza do windows melhor, mais rápida e fácil. Podemos clicar com o botão direito do mouse e arrastar o ícone da Limpeza do disco para a área de trabalho ou desktop, a fim de criar um atalho.

No Internet Explorer abra o menu Ferramentas > Opções da Internet e terá como excluir os cookies (a grande maioria é invasão de privacidade, para saberem seus hábitos) e os arquivos (temporários - marque limpar todo o conteúde off line). Abrindo a aba ou guia Avançadas, no setor Segurança, marque a opção Esvaziar a pasta Temporary Internet Files quando o navegador for fechado.