Armazenar arquivos era coisa que exigia um Servidor de Arquivos numa rede de computadores. Com o passar dos tempos, os computadores passaram a dispor de discos rígidos (hard drive) de grandes tamanhos, mas que também passaram a ficar insuficientes frente às necessidades de armazenar músicas e vídeos.Algumas empresas, como a IOMEGA, passaram a oferecer discos de grande capacidade (1 a 4 terabytes), que resolvem nossas necessidades domésticas (home entreterniment) e de pequenas empresas e escritórios. O ScreenPlay Pro HD permite ser conectado diretamente a equipamentos de som ou tv sem necessitar de um computador e assim poder armazenar músicas, vídeos e filmes. Como usá-los corretamente é algo que a maioria desconhece ou tem pouca experiência.
Primeiro, instale essa central em sua rede de computadores e copie para a mesma, todos os arquivos que desejar: Documentos, Filmes e Vídeos, Imagens e Fotos, Planilhas, Apresentações, E-mails e Cópias de Segurança.
Segundo: copiar arquivos. Quando temos mais de um computador (desktop e notebook) é que acontece o primeiro problema: como armazenar de modo a manter as atualizações mais recentes ?
Um software ótimo para isso é o LapLink Gold versão 12 (A 11 só funciona no Windows Xp). Ele mostra a tela em duas metades onde poderemos gerenciar os arquivos e pastas origem (a copiar) e destino. Uso a tecla F2 para copiar e F4 para mover arquivos. Marcar a opção de apenas copiar os mais novos ou recentes.
O Windows Explorer do Windows Vista, ao encontrar arquivos que possuem o mesmo nome, mostra uma janela onde pergunta se é para Copiar, Ignorar ou Copiar mantendo os dois arquivos. Mas não tem a opção de manter o mais recente como faz o LapLink.
Terceiro: Organizar seus dados em pastas. O software da Iomega já cria atalhos para os principais grupos: Backups, Músicas, Vídeos, Fotos, Active Folder e Public.
Na imagem anterior vemos os atalhos ou mapeamentos feitos automaticamente pelo software da Iomega. Em Active Folder temos Ftp e Torrents. Em Public armazeno o material didático de Meus Cursos, arquivos do GPS, Meus Documentos e E-mails, apresentações do PowerPoint e Planilhas do Excel.
Na partição das Fotos criei uma pasta Imagens para arquivos do Paint e do Photoshop.
Dada a grande quantidade de fotos, costumo salvá-las em pastas usando a data no formato inverso mais um nome abreviado que dá uma idéia do conteudo, como por exemplo 2009-12-23 Montevideo.
Para que usa uma Agenda, o fato de armazená-la em Public facilitará seu acesso por todos os membros da família ou do escritório.
Em Backups armazeno as imagens do sistema operacional de todos os computadores feitas com o Drive Image XML.
Já os vídeos e filmes, poderão ser salvos em pastas como por exemplo: comédias, ação, aventura, policial, ficção, dramas, terror, etc. As séries e alguns artistas (Prison Beak, Mr Beans, 007, Bruce Willis) poderão ficar em pastas com seu nome.
Quarto: Costumo configurar o desktop para salvar diretamente na Central de Armazenamento e depois, com um programa como o SecondCopy, fazer uma cópia atualizada de algumas pastas em seu HD.
IMPORTANTE: Como já salientei numa postagem anterior, a central de armazenamento da Linksys tem o problema de entrecortar filmes em RMVB o que não acontece com a Iomega.
O uso de redes rápidas 2 Mbps são ótimas para multimídia. Existem constatações de haver degradação nos cabos de fibra ótica com o passar dos tempos.
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home