Blog do Simeão

Novidades surgem por todas as áreas, principalmente em relação a computadores, que são uma das mais modernas e úteis ferramentas. Dicas para seu melhor uso são sempre bem vindas. A toda hora temos algo novo, tanto em equipamentos e acessórios (hardware) como em programas, aplicaticos e utilitários (software), bem como em outros equipamentos. Alguns tornam-se obsoletos antes de serem lançados no mercado, dado o aparecimentos de coisas melhores.

Minha foto
Nome:
Local: Pelotas, Rio Grande do Sul, Brazil

Topógrafo desde 1959 e Eng Agrônomo desde 1967. Georreferenciamento, medições e desmembramento de imóveis, Planos cotados e projetos de lavouras de arroz, canais e barragens de terra para irrigação. Diplomado em Geomensura pelo IFSC (1ª Certificação por competência no Brasil). Desenvolvedor de mapas vetoriais e colaborador do grupo Mapear. Técnico em informática há mais de 25 anos (Windows Xp, Vista, 7, 8 e Server, redes cabeadas e sem fio). Desenvolvi programas em Clipper e Visual Basic. Treinamentos em Word, Excel, AutoCAD Civil 3D 2011-12. Técnico em Pastoreio Racional – sistema do Vanoni (Argentina). Casado - com 4 filhos(as). Hobbyes: Fotografia, Teclado (Yamaha PSR-S910), Eletrônica e GPS. Piloto civil e Rais-amador. Idiomas: Espanhol e Inglês.

terça-feira, agosto 03, 2010

Limpeza de telas de Notebook e lentes em geral



Coisa muito comum é alguem tossir, espirrar ou tocar na tela do notebook. Além disso elas parecem adoram a poeira.

Limpar com pano úmido é algo que não se aconselha, especialmente em tentes de aparelhos, máquinas fotográficas ou óculos. Vai ajudar o sesenvolvimento de fungos os quais terminarão danificando a lente ou o revestimento anti-reflexivo.

Saí a procurar na Internet qual a solução mais indicada.

1.- Comecei procurando informações sobre o ÁLCOOL ISOPROPÍLICO ou Isopropanol.
Também utilizado em produtos de limpeza de superfícies de vidro. Misturado com detergente não-iônico e detergentes enzimáticos, é muito utilizado em produtos específicos para limpeza de lentes de óculos, etc. O álcool isopropilico é um liquido transparente e incolor, solúvel em água, volátil, altamente inflamável. Levemente tóxico se ingerido ou absorvido pela pele, podendo causar lesões na córnea. Por não conter água (menos de 1%), pode ser usado até para limpar placas de circuito impresso.

2.´ Em algumas lojas que vendem óculos encontrei frascos spray para limpeza de lentes, geralmente vendido em embalagens pequenas (20 a 50 ml). Totalmente incolor e também é aromático.

A maioria não traz nenhuma especificação técnica ou princípio ativo. Parece que a intenção é esconder o que tem dentro do frasco.
Eu testei um spray a base de policarbonato na tela de diversos notebooks e o resultado foi excelente. Além de ótima limpeza, deu uma aparência de nova alem evitar a aderência de poeira. Porem não me responsabilizo por efeitos ou danos que venha a causar. Procuro sempre aplicar em várias borrifadas (6 a 9), quando na tela do notebook e remover ràpidamente usando uma flanela macia e limpa. Em óculos, uma em cada lado das lentes

3.- Na Internet encontrei o Limpa Lentes da AllChem é uma formulação à base de solventes e indicado para a limpeza de gorduras e sujeiras, poeiras e outros contaminantes de difícil remoção.
MODO DE USO: RECOMENDA-SE TESTAR O PRODUTO NA SUPERFÍCIE ANTES DO USO.
Aplicar um jato do spray do produto sobre a superfície a ser limpa, aguardar alguns minutos e remover o excesso com um pano.
DILUIÇÃO: O produto está pronto para o uso, evitar diluição.
VALIDADE: 24 meses.
COMPOSIÇÃO: Isopropanol, tensoativo, base nitrogenada, água.
EMBALAGENS: Frasco de 300 ml.

LIMPEZA EFICIENTE, com PROTEÇÃO CONTRA ARRANHÕES e ANTIESTÁTICO
Indicado para lentes orgânicas, cristal, policarbonato e, inclusive, com anti-reflexo.
Óculos (de grau, de sombra ou sol e de segurança), Câmeras fotográficas, Filmadoras, Monitor computador e Televisores (LCD não), Binóculos, Lunetas, Espelhos, Viseira de capacete.
O produto é anti-estático e pode ser utilizado em lentes anti-reflexo. Não é abrasivo. É indicado para diversos tipos de lentes, tais como: orgânica, cristal e policarbonato.
MODO DE USAR: Vaporizar a superfície a ser limpa e, com auxílio de papel macio ou flanela limpa e seca, de modo a espalhar (suavemente) o LIMPA LENTES e ao mesmo tempo retirar todo o excesso com a sujeira que foi dissolvida.
ALLCHEM QUÍMICA IND. COM. LTDA.
Rua A, nº 5160 – Distrito Industrial. Rio Grande – RS - Brasil
Fone/fax: 53 2126-3000 CEP 96204-000
E-mail:
vendas@allchem.com.br
http://www.allchem.com.br/uploads/20091218114406Limpa%20Lentes%20FT%20Allchem%20Set09.pdf

2 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Eu a anos só uso álcool isopropílico para limpar meus óculos e lentes das minhas objetivas. Vou em uma farmácia e manipulação e compro meio litro e coloco num vaporizador pequeno e pronto. Sobra até para tomar com suco de laranja (brincadeirinha)

19/11/10 17:11  
Blogger Evaldo Maciel said...

Tomar Álcool Isopropílico com suco é pedir para morrer.

Acho que vou usar apenas o álcool. Quando chegar em casa eu vou testar com um óculos antigo e um netbook que esta lá jogado. Acho que o dono se esqueceu dele.

18/2/11 10:22  

Postar um comentário

<< Home