Blog do Simeão

Novidades surgem por todas as áreas, principalmente em relação a computadores, que são uma das mais modernas e úteis ferramentas. Dicas para seu melhor uso são sempre bem vindas. A toda hora temos algo novo, tanto em equipamentos e acessórios (hardware) como em programas, aplicaticos e utilitários (software), bem como em outros equipamentos. Alguns tornam-se obsoletos antes de serem lançados no mercado, dado o aparecimentos de coisas melhores.

Minha foto
Nome:
Local: Pelotas, Rio Grande do Sul, Brazil

Topógrafo desde 1959 e Eng Agrônomo desde 1967. Georreferenciamento, medições e desmembramento de imóveis, Planos cotados e projetos de lavouras de arroz, canais e barragens de terra para irrigação. Diplomado em Geomensura pelo IFSC (1ª Certificação por competência no Brasil). Desenvolvedor de mapas vetoriais e colaborador do grupo Mapear. Técnico em informática há mais de 25 anos (Windows Xp, Vista, 7, 8 e Server, redes cabeadas e sem fio). Desenvolvi programas em Clipper e Visual Basic. Treinamentos em Word, Excel, AutoCAD Civil 3D 2011-12. Técnico em Pastoreio Racional – sistema do Vanoni (Argentina). Casado - com 4 filhos(as). Hobbyes: Fotografia, Teclado (Yamaha PSR-S910), Eletrônica e GPS. Piloto civil e Rais-amador. Idiomas: Espanhol e Inglês.

terça-feira, fevereiro 23, 2010

Cuidado ao remover pen drive ou cartão memo...


Alguns dizem:

Parece muito simples: é só puxar que o pen drive sai. Se apagar os dados, tenho cópia...


Conheço o amigo de um cliente da informática que trouxeram dois de mesma capacidade lá das suas viagens pelos EUA. Um deles estragou ao ser retirado do computador sem usar os procedimentos corretos. Estava OK ao ser retirado e depois não funcionou mais.

O pior não é só queimar esse dispositivo. Além da perda dos dados, tem o perigo de queimar a porta USB do computador (desktop ou notebook) e aí a coisa pode sair caro.

Na figura anterior mostro as duas opções (clicando nela veremos os detalhes ampliando-a).

Basta clicar naquele pequeno ícone na barra inferior, próximo ao relógio do Windows. Selecionar qual dispositivo deseja retirar e aguardar a mensagem indicando para fazê-lo.

Vale o mesmo para quem usa leitores de cartões de memória, que são ótimos para os cartões de GPS e máquinas fotográficas.

Uma outra opção é abrir o Windows explorer, localizar a pasta do pendrive e clicar com o botão direito do mouse e clicar em Ejetar.

Ao introduzir um desses dispositivos (flash memo), preste atenção para qual a letra do drive pois será necessário abrir o mesmo e depois solicitar licença para a sua remoção.