Blog do Simeão

Novidades surgem por todas as áreas, principalmente em relação a computadores, que são uma das mais modernas e úteis ferramentas. Dicas para seu melhor uso são sempre bem vindas. A toda hora temos algo novo, tanto em equipamentos e acessórios (hardware) como em programas, aplicaticos e utilitários (software), bem como em outros equipamentos. Alguns tornam-se obsoletos antes de serem lançados no mercado, dado o aparecimentos de coisas melhores.

Minha foto
Nome:
Local: Pelotas, Rio Grande do Sul, Brazil

Topógrafo desde 1959 e Eng Agrônomo desde 1967. Georreferenciamento, medições e desmembramento de imóveis, Planos cotados e projetos de lavouras de arroz, canais e barragens de terra para irrigação. Diplomado em Geomensura pelo IFSC (1ª Certificação por competência no Brasil). Desenvolvedor de mapas vetoriais e colaborador do grupo Mapear. Técnico em informática há mais de 25 anos (Windows Xp, Vista, 7, 8 e Server, redes cabeadas e sem fio). Desenvolvi programas em Clipper e Visual Basic. Treinamentos em Word, Excel, AutoCAD Civil 3D 2011-12. Técnico em Pastoreio Racional – sistema do Vanoni (Argentina). Casado - com 4 filhos(as). Hobbyes: Fotografia, Teclado (Yamaha PSR-S910), Eletrônica e GPS. Piloto civil e Rais-amador. Idiomas: Espanhol e Inglês.

quinta-feira, janeiro 14, 2010

Windows com problemas? - Tente limpar o registro

Cada vez que instalamos/desinstalamos programas, o registro vai sendo alterado cada vez mais, reduzindo o desempenho do windows, que vai ficando cheio de sujeiras e entradas inválidas.
O RegClean é um utilitário que permite checar e/ou remover os itens inválidos encontrados. Experimentei e gostei desse utilitário do Marco Velasco. A versão 5.9 tem a opção de restauração diretamente dentro do programa e faz uma pesquisa mais rápida e apurada. É compatível com todas as versões do Windows: 32 e 64 bits. Já recebeu muitos premios internacionais. Veja mais no site http://www.velasco.com.br/, onde podemos baixar o mvregclean59-br.zip (1,4 MB).


REGRA BÁSICA - antes de tentar alterar o registro do seu Windows, efetue uma cópia de segurança:
Clique em Iniciar > Executar > REGEDIT [enter] > Arquivo > Exportar. Mesmo assim cuidado, pois algumas alterações podem danificar o Windows e ele não poderá ser carregado. Essa cópia vale para desfazer algo a fim de voltar a uma condição anterior, mas exige que o Windows esteja funcionando. Por garantia, faça uma cópia de segurança de toda a partição usando o DriveImage XML (dixmlsetup.exe - 1726 KB) e que pode ser baixado por download em http://www.baixaki.com.br/site/dwnld38837.htm. Ainda não fez uma cópia do seu Windows enquanto ele está funcionando bem, de preferência enquanto está novo? Vale a pena repetir que Só existem 2 categorias de usuários: OS QUE JÁ PERDERAM E OS QUE IRÃO PERDER DADOS. Dessa ninguém escapa exceto o meu grande amigo Danilo Carriconde: além de copiar tudo para outros dois computadores, fazia gravação de todos os seus dados importantes numa mídia que era armazenada convenientemente num outro local.

Passo 1 - Descompacte-o e execute o Setup.exe para efetuar sua instalação.

O que é o Registro do Sistema? É um banco de dados presente nos sistemas operacionais da família Windows (Nas versões 3.11 e anteriores, era um arquivo .INI). Veja no site do Baboo http://www.baboo.com.br/conteudo/modelos/O-registro-do-Windows_a5952_z0.aspx um tutorial que ensina mais sobre esse importante componente. A Microsoft, disponibilizava um utilitário, chamado RegClean, que permitia fazer uma checagem do registro, mas parou de atualizá-lo em 1997.
Passo 2 - Execute-o e clique no botão Iniciar.


Veja a figura inicial, onde vemos os campos Processamento, Chaves e Valores. Em Problemas e Selecionados veremos os erros a corrigir.
Passo 3 - Basta clicar em Remover para corrigir e limpar o registro.

Passo 4 - Convem repetir essa operação, pois após uma limpeza, haverá eliminação de linhas desnecessárias. Com isso, outras linhas do registro que estavam apontando para essas, ficarão inúteis. Numa segunda execução serão eliminados esses erros advindos da primeira limpeza.

CUIDADO:
Clique em Iniciar > Executar (Run) > REGEDIT [enter]
Não faça alterações no registro a menos que saiba o que está fazendo, pois poderá danificar seu Windows de forma irreversível.

Essa é a maneira de abrir esse importante banco de dados do seu Windows. Em Arquivo > Exportar e indique um nome como por exemplo "Registro Notebook Simeão 14-01-2010.reg".
Salve esse arquivo e também num Cd e guarde-o em local seguro.
Com a opção Editar > Localizar poderemos comprovar que uma simples desinstalação de programa usando o Adicionar/Remover Programas no Painel de Controle do Windows não consegue eliminar todas as linhas que foram criadas durante uma instalação. Isso é comum ocorrer quando experimentamos novos programas ou durante atualizações de versões. É para isso que existe a opção de SALVAR UM PONTO DE RESTAURAÇÃO antes de fazer atualizações ou instalação de programas no seu Windows. Uma boa opção e que é mais drástica, é a criação de uma cópia espelho de toda a partição do Windows, usando programas como o DriveImage XML.