Usando o Flash Externo
Quando se trata de Aprender
a usar o flash fora da câmera com a sua DSLR para tirar suas fotos para o
próximo nível, ou os próximos dez níveis, veja http://strobist.blogspot.com.br/2006/02/welcome-to-strobist.html
Este
site é o ideal se você é um iniciante na iluminação. Em Strobist Lighting - curso
gratuito 101 - http://strobist.blogspot.com/2006/03/lighting-101.html começa-se a partir do zero absoluto, e é
amplamente considerado como o melhor recurso de sua categoria na web.
No meu caso, com a Nikon D5200,
que não possui aquele recurso “Commander” que permite controlar flash externo
sem usar fios (ver menu Bracketing Flash Built in Flash Mode Commander
Mode existente nos modelos mais profissionais da Nikon como a D7000, D7100
e as profissionais D90 e outras).
Mas poderemos usar o MENU
Wireless que possibilita ativar um flash remoto usando o clarão do flash
incorporado na D5200. Mais adiante veremos mais sobre esse recurso.
Inicie aqui à Iluminação 101 - Entendendo
seu Flash
O artigo desse site começou num domingo, dia
19 de março de 2006, mas tem muita coisa para se aprender usar com as mais modernas câmaras fotográficas e os mais modernos Flash eletrônicos como o Nikon SB-910, cuja ilustração está no começo desta postagem.
Então, vamos falar sobre o
equipamento básico de iluminação que você precisa para aprender a acender,
começando com o seu flash. Geralmente, a maioria das pessoas neste momento vai
ter uma DSLR, uma lente ou duas e um
flash externo típico, ou seja, o tipo removível que monta a parte superior
da câmera e não o flash incorporado (ou
built-in tipo pop-up). Se assim for, você já comprou o material caro, e o recurso
de usar o flash fora da câmera é surpreendentemente agradável e
barato. Mas antes de chegarmos a isso,
vamos falar sobre o seu flash.
___ O Mínimo necessário no flash (The Bare Essentials)
Então, aqui está o que seu flash
- absolutamente tem que ter: a capacidade de trabalhar em modo manual, e para fazê-lo em diferentes configurações de energia. (Ou seja, potência máxima, potência ½, ¼
de energia, etc) e é isso. A maioria dos flashes, incluindo o seu,
provavelmente já tem essa capacidade, que é a única coisa que é obrigatória,
caso contrário terá que comprar outro flash.
Você pode realmente ser
surpreendido com o que você pode aprender a fazer com ele. Então dê uma olhada rápida no seu flash e ver
se ele pode entrar em modo manual, ou "M". Se o seu flash tem ajuste
manual que você possa variar, ele vale ouro. A maior parte do desembolso na sua
carteira já aconteceu.
Na ilustração acima temos o exemplo do Speedlight SB-900 e SB-910 da Nikon. Vemos que este último tem o botão MENU, que veio substituir o uso do botão OK para se obter as funções
personalizadas. Pressionando o botão MENU
e depois gira-se o disco de seleção
até selecionar Wireless. Pressionar OK e serão abertas duas opções,
no lado da direita. Gire o disco de seleção
para escolher o modo SU-4. Pressione
MENU para retornar.
___ NOTA IMPORTANTE: Se o seu
flash tem mais do que, digamos, 10-15 anos de idade, convém fazer uma pequena
pesquisa para se certificar de que é seguro para ligar diretamente a uma câmera
digital moderna, pois alguns flashes antigos podem fritar os componentes
eletrônicos de uma câmera digital. E uma vez que um pouco de fumaça mágica apareça
em sua câmera, será quase impossível recuperá-la ...
___ Como vamos aprender a usar o flash fora da câmera,
nós vamos ter que sincronizá-lo com o
seu obturador para que o seu Flash seja disparado quando você tirar a
foto. Normalmente, isso acontece com as ligações eléctricas na sapata do seu flash,
que é o built-in de conexão elétrica que está concluída quando você montar o
seu flash na a câmera. Quando o flash
estiver fora da câmera, essa conexão física não está efetuada.
Mas você
pode sincronizar eletricamente com um simples fio, chamado de cabo de sincronismo. Infelizmente, o
flash quase certamente não tem o jack para esta capacidade de sincronização
externa. Mas não se preocupe, você pode adicioná-lo com cerca de US$ 15,00 dólares.
Na outra ponta da conexão desse fio ou cabo de sincronização, sua câmera também,
provavelmente, não tem um jack “⅛". Mas você pode usar um segundo adaptador, e os 15,00 dólares
desse segundo dispositivo (veja as ilustrações a seguir) irá adicionar a
capacidade de sincronizar em sua câmera. Assim você estará usando um fio do tipo cabo de áudio “⅛" para sincronizar o flash, o que sai barato.
Esse pequeno "doohickey" também adiciona um jack estilo antigo
"PC", (ver a imagem central da ilustração a seguir), o que
significa que ele vai se casar com praticamente qualquer câmera a praticamente
qualquer flash montado fora da câmera. Por essa razão, eu gosto de chamá-lo de um Tradutor Universal. Mas não precisa se
preocupar com isso, pois vamos falar sobre isso mais tarde. Muito importante: Estamos dispostos a não em
gastar dinheiro desnecessário. Relaxe em saber que quase tudo no kit básico a partir daqui vai ser
barato.
___Isso é o kit básico sobre o flash.
Vamos olhar o equipamento que
você vai precisar para transformá-lo em seu próprio estúdio de iluminação
portátil daqui a pouco ...
Veremos mais ADIANTE:
Seu Studio-to-Go: um kit básico
http://strobist.blogspot.com.br/2006/03/lighting-101-traveling-light.html
que vemos na Iluminação 101 - Kit de Iluminação de um novato.
Operação Remota
Primeiro configura-se o flash externo
para operação REMOTA e depois, no MENU
da câmara, ativar a opção Commander.
http://www.amazon.com/s/ref=nb_sb_noss/180-9575535-4431804?url=search-alias%3Delectronics&field-keywords=yongnuo%20nikon%20d5200
No meu caso, que tenho uma D5200,
não tem como usar essa opção Commander, e a solução pode ser obtida de duas
maneiras:
1.- Usando uma comunicação por
fio, usando o Tradutor Universal e o
cabo de sincronização.
E mais acima, o Vello - Hot Shoe Adapter com PC Socket + Top
Shoe - para Nikon (i-TTL) que pode ser encontrado na B&H por US$ 29.95 cada.
Na ilustração acima, no canto superior da direita, vemos o
cabo com dois plugs P2 mono e os dois adaptadores necessários.
Outra opção quase tão cara, é Yongnuo YN-622N Wireless i-TTL Remote Wireless
Trigger US$ 88.00 no eBay (o par) http://nikonrumors.com/2013/05/15/yongnuo-yn-622n-wireless-flash-trigger-for-nikon-is-now-available.aspx/.
No blog do José Loureiro http://joseloureirophotography.blogspot.com.br/2010/06/primeiras-impressoes.html,
ele fala do SB-800 e, nos comentários, ele fala sobre a possibilidade de utilizar o
SB-900 (via menu) como escravo, ativado
pelo puro e simples clarão emitido por outra qualquer unidade de flash.
Quando não temos aquela opção de ativar o flash incorporado através da
configuração pelo menu (Commander), e não usamos um flash externo com aquele adaptador Universal, montado na sapata
da câmara, existe a opção de uso de uma unidade específica de controle SU-800 formando o "Sistema de
Iluminação Criativa" que a Nikon designa de "CLS".
Studio-to-Go: um kit básico de Iluminação de um
novato
http://strobist.blogspot.com.br/2006/03/lighting-101-traveling-light.html
Veremos tudo que você precisa
para fazer o salto para se tornar um fotógrafo como aqueles com mais de 20 anos de experiência em iluminação, ou seja, saber qual o
básico, que você realmente precisa:
1. A Stand Luz
Orçamento de cerca de US $ 40.
Essa pernas estendem, e mantém seu flash na posição onde você quiser. A escolha
principal é um modelo compacto ou um full-size. Eu recomendo compacto, como
eles vão de 19 polegadas quando dobrado (19″ = 48.26cm) e estendido até sete pés (2,13 m). Esses modelos também irão permitir que o seu flash fique em
cerca de 21 centímetros do chão, o
que é legal para tiros baixos. Tamanhos
maiores chegam a oito pés (2,44 m), mas ao dobrar ficam maiores, o que não é
bom para levar em viagem. Além disso, eles não podem obter o flash muito baixo
para o chão, se necessário. A grande maioria das pessoas escolhem o compacto.
2. Um giro Umbrella
Orçamento
de cerca de US $ 15. Este é um pequeno suporte que atribui ao topo do tripé de
luz (Stand luz) e mantém seu flash e uma Sombrinha, sobre o tripé de iluminação, e que
possibilita inclinar para qualquer ângulo. Eles são pequenos, baratos e
robustos. Com um deles, você também pode montar um flash para qualquer tipo de
padrão, 5/8 "post (como mostra a ilustração), se você não estiver usando
um stand. Para isso e o suporte luz
acima, eu recomendo também modelos como LumoPro eles são baratos, bem-feito e
garantido por cinco anos. LP construiu
uma grande reputação como um fornecedor de iluminação fora da câmera, e por
boas razões. 3. An Optical Branco, Shoot-Through Umbrella Assim como na foto em
cima. orçamento de cerca de US $ 20.
Veja http://www.youtube.com/watch?v=jOW8a_66zFY.
Esse adaptador fica na parte superior do Tripé de Luz, que está na seguinte ilustração.
Nesse tripé adapta-se a Sombrinha (Umbrella) conforme mostra a ilustração a seguir.
Nas ilustrações acima vemos que uma das sombrinhas é preta e outra é prateada.
Será
seu primeiro modificador de luz. E mesmo depois de 25 anos de fotografar
profissionalmente, ainda é um go-to escolha para mim. Os guarda-chuvas mais
versáteis são aqueles que abrem na "faixa 40. Posso recomendar o Westcott Branco Double-Fold
com apoio preto removível ou uma normal de vezes branco shoot-through versão.
Este guarda-chuva duplo vezes vai de 43 "com apenas 15 cm quando dobrada.
Que, naturalmente, faz com que viajar muito bem ao lado da versão compacta do
stand listados acima. Ou você pode muito
bem preferir o guarda-chuva único vezes (standard) que é, penso eu, um pouco
mais forte e mais durável, mas não embalar tão pequeno. Se você ainda não
adivinhou ainda, estamos construindo um pequeno kit de luz que funda sobre seu
ombro (em em uma pequena bolsa ou pacote) e deixá-lo tomar o seu novo
"estúdio" com você em qualquer lugar.
É realmente uma espécie de lhes um picareta ". Ambos funcionam bem. A única coisa com guarda-chuvas de iluminação
é que eles são tão frágeis como guarda-chuvas normais. Se você usar o cuidado
que vai durar . você um bom tempo Mas você não pode ser duro com ele e esperar
para passá-lo para seus filhos. 4 A Kit Sync. Orçamento $ 30 -. $ 40 Este kit
de três peças vai se casar com o flash fora da câmera para câmera e
sincronização ao seu obturador. Ele consiste de dois tradutores universais
(visto na página anterior, um para o flash e outro para a câmera) com um cabo
de sincronização de 16 pés (equipado com uma ficha ⅛ polegadas em cada
extremidade). Você pode ir com wireless,
e, eventualmente, você provavelmente irá ocorrer. Mas tiro com fio é o mais simples, mais confiável e a forma mais barata para
começar. Ele também se torna o seu backup (importante) você deve mover-se à
rede sem fio posteriormente. Confie em mim, esta é a maneira que você deseja
iniciar.
___Se
você tiver sido executado a matemática em sua cabeça, que totalizaram em cerca
de US $ 100, mais ou menos. Isso é incrível para mim. Tanto quanto DSLRs,
lentes e custo flashes high-end, apenas a adição de cerca de US $ 100 ( e
alguns conhecimentos básicos) pode levá-lo de "meh" para lindo,
iluminação de estilo estúdio e você pode facilmente levar a luz em qualquer
lugar que você quer que ele vá.. By the
way, aqui está a foto real da foto de configuração mostrada no topo.
___ duas boas starter kits
seguir estão duas opções pré-embalados para kits de iniciantes como descrito
acima. Eu recomendo Midwest foto como uma fonte, porque eles são respeitáveis, razoável
e levar a linha completa de equipamentos LumoPro. (O 2 - e garantia de 5 anos
são um grande negócio, e ao meu conhecimento nenhuma outra marca tem.) Além disso, quando as coisas dão errado eu
encontrei MPEX de ser sensível (ao ponto de se curvar para trás) via telefone ,
e-mail ou no Twitter . A vida é curta demais para lidar com o estresse
desnecessário. Kit de tamanho compacto (~ $ 107) de tamanho padrão Kit (108
dólares) Nota: Se você ainda não tem um flash, para uma longa lista de motivos
explicados aqui , eu recomendo o modelo atual LumoPro LP180 Quad-sync
speedlight. É menos da metade do custo das Nikon e Canon emblemáticos flashes,
o dobro da garantia e, francamente, um flash melhor.
___Então era muita conversa
engrenagem para atirar em você. Desculpe. Mas, queríamos apenas para você
começar com o pé direito, com o equipamento básico e não gastar mais do que
você precisava. Enquanto aguardamos os
novos brinquedos para chegar, vamos começar a aprender sobre eles e como
usá-las.
L101: Conheça o seu Suporte de Iluminação – Stands luz (estúdio portátil)
Iluminação 101: Usando SOMBRINHAS (Umbrella)
Pense em seu flash como uma
lanterna muito breve, mas poderoso. E como uma lanterna o fim do negócio de seu
flash é de apenas cerca de dois centímetros quadrados de área. Assim, ao mesmo
tempo que dá um monte de luz instantaneamente, que a luz é muito dura. Até
certo ponto, isso pode ser porque você já ter sido infeliz com suas fotos com
flash.
Uma Sombrinha leva uma
lanterna ou Flash que essencialmente, a transformam em uma fonte de iluminação como se fosse uma janela, exceto que
possibilita uma agradável luz suave que você pode posicionar e que tem a facilidade do controle
de intensidade, e que pode ser mudada de local, de ângulo, e até mesmo a cor da luz. Uma Sombrinha
para fotografia é barata, portátil e super útil. É por isso que você vai querer
usar uma como sua primeira fonte de luz suave.
Existem dois tipos gerais - a Sombrinha refletida (reflected umbrela) e o branco óptico atira-luz (optical
white shoot-through umbrella). Eu prefiro a versão branca (shoot-through), pois
é mais versátil e porque você pode levá-lo até próximo ao rosto de alguém com
a possibilidade de obter poder e suavidade. Se você estiver buscando um modelo compacto, você
provavelmente vai querer um guarda-chuva 43" shoot-through, que está na
foto acima. Dobrado fica com cerca de 14", facilitando o transporte junto
com seu stand compacto. Possibilita ter o seu stand junto com seu equipamento fotográfico, e ter um bom kit
de luz totalmente transportável. Eles são baratos
(menos de US $ 20.00), pequenos e fácil de transportar. Devido à haste
telescópica, elas podem ser um pouco frágil, mas tendo cuidado, elas vão
durar. Eu costumava usar as
Sombrinhas refletidas, aqueles têm um forro branco ou prata e um suporte
preto, mas eu passei a usar o modelo branco shoot-through, que recomendo para o
seu kit inicial. No Google procure por Sombrinha
difusora para flash, onde temos as marcas mako, atek (R$ 45,00), digiflash,
greika, godox e outras.
A sombrinha branca é a que
reflete mais luz, e a prata reflete menos luz que a branca, e dá uma luz com
mais brilho. A dourada por sua vez, reflete um pouco menos luz que a prata em
um tom mais quente, e a translucida a luz perde força, ficando mais suave,
dando um efeito parecido a um hazy ... mas, lembre-se que a luz mais dura ou
mais suave, depende muito da proximidade do assunto, quanto mais próximo mais
difusa a luz fica. Em Curitiba (PR) http://www.diafilme.com.br/d/16000/Estudio+e+video+-+iluminacao+e+fundo+infinito. encontraremos preços melhores que os dos sites no EUA, como é o caso da Sombrinha
difusora - Diâmetro: 90cm por R$34,80
ou 6x R$5,80
Nikon Cls: Guia definitivo de Strobist
Enviado por Flávio MoraisSkip
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Tenho notado no meu dia a dia que muitos usuários Nikon nem imaginam a existência do CLS e muito menos pra que ele serve ou como usá-lo a seu
favor. Em outras palavras, a câmera ou o flash tem de assumir a
responsabilidade, assumir o comando.
- O CLS permite que o flash
incorporado da câmera seja responsável
pelo disparo de um ou mais flashes externos sob seu comando. É como se
o flash incorporado fosse um master (mestre ou principal) e o flash
externo fosse um slave (escravo ou controlado).
Mas
nem todas as câmeras da Nikon possuem CLS, como por exemplo a Nikon D5000 e D5200.
- Se sua câmara não possui CLS,
a única saída é ativar a função SU-4 de um Speedlight
SB-900 ou SB-910,
que pode se comunicar remotamente com a câmera via wireless.
- Fora isso, você só conseguirá utilizar o flash externo,
fora da câmera terceirizando esse serviço através de itens
específicos, como um kit de rádio
flash como o SU-800.
- Em último caso, a solução será então utilizar a comunicação por
fio para usar um flash externo.
Nesse site STROBIST: Lighting 101 teremos ótimos ensinamentos, inclusive para aqueles que irão utilizar pela primeira vez esse tipo de equipamento de iluminação na sua câmara fotográfica, montando um estúdio muito econômico, como esse portátil que é mostrado na ilustração a seguir.
Na Dialfilme, em Curitiba (PR), temos ótimos preços para as sombrinhas:
http://www.diafilme.com.br/d/16000/Estudio+e+video+-+iluminacao+e+fundo+infinito.
Nada como usar a Internet para ver e apreciar boas fotos, como as do Sam Simon com uma Nikon D70s no site flickr
http://www.flickr.com/photos/shmoolio/3059469680/ que mostra a foto da ilustração a seguir, que foi apresentada no Strobist. Nesse site temos aqueles 3 pontos no canto inferior direito, que permitem visualizar as centenas de fotos.
Veja as sombras e as iluminações, que contribuem para as belas fotografias.
Aquelas fotos com os flash embutidos na própria câmara não produzem uma boa qualidade...
Marcadores: Flash, Iluminação, O KIT BÁSICO da iluminação, Operação remota do flash, Sombrinha (umbrela), Tradutor Universal
1 Comments:
bom dia a todos peço ajuda de vcs comprei um radio flash yn622n para usar nikon d5200 mas nao quer reconhecer fiz o teste com nikon d700 funcionou perfeitamente alguem poderia me ajudar nao sei o que esta acontecendo att. roberto
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