Blog do Simeão

Novidades surgem por todas as áreas, principalmente em relação a computadores, que são uma das mais modernas e úteis ferramentas. Dicas para seu melhor uso são sempre bem vindas. A toda hora temos algo novo, tanto em equipamentos e acessórios (hardware) como em programas, aplicaticos e utilitários (software), bem como em outros equipamentos. Alguns tornam-se obsoletos antes de serem lançados no mercado, dado o aparecimentos de coisas melhores.

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Local: Pelotas, Rio Grande do Sul, Brazil

Topógrafo desde 1959 e Eng Agrônomo desde 1967. Georreferenciamento, medições e desmembramento de imóveis, Planos cotados e projetos de lavouras de arroz, canais e barragens de terra para irrigação. Diplomado em Geomensura pelo IFSC (1ª Certificação por competência no Brasil). Desenvolvedor de mapas vetoriais e colaborador do grupo Mapear. Técnico em informática há mais de 25 anos (Windows Xp, Vista, 7, 8 e Server, redes cabeadas e sem fio). Desenvolvi programas em Clipper e Visual Basic. Treinamentos em Word, Excel, AutoCAD Civil 3D 2011-12. Técnico em Pastoreio Racional – sistema do Vanoni (Argentina). Casado - com 4 filhos(as). Hobbyes: Fotografia, Teclado (Yamaha PSR-S910), Eletrônica e GPS. Piloto civil e Rais-amador. Idiomas: Espanhol e Inglês.

segunda-feira, outubro 28, 2013

Flash, Iluminação para Fotografia

Usando o Flash Externo
 
Quando se trata de Aprender a usar o flash fora da câmera com a sua DSLR para tirar suas fotos para o próximo nível, ou os próximos dez níveis, veja http://strobist.blogspot.com.br/2006/02/welcome-to-strobist.html

Este site é o ideal se você é um iniciante na iluminação. Em Strobist Lighting - curso gratuito 101 - http://strobist.blogspot.com/2006/03/lighting-101.html começa-se a partir do zero absoluto, e é amplamente considerado como o melhor recurso de sua categoria na web.
 
No meu caso, com a Nikon D5200, que não possui aquele recurso “Commander” que permite controlar flash externo sem usar fios (ver menu Bracketing Flash Built in Flash Mode Commander Mode existente nos modelos mais profissionais da Nikon como a D7000, D7100 e as profissionais D90 e outras).

Mas poderemos usar o MENU Wireless que possibilita ativar um flash remoto usando o clarão do flash incorporado na D5200. Mais adiante veremos mais sobre esse recurso.

 
Inicie aqui à Iluminação 101 - Entendendo seu Flash
O artigo desse site começou num domingo, dia 19 de março de 2006, mas tem muita coisa para se aprender usar com as mais modernas câmaras fotográficas e os mais modernos Flash eletrônicos como o Nikon SB-910, cuja ilustração está no começo desta postagem.

Então, vamos falar sobre o equipamento básico de iluminação que você precisa para aprender a acender, começando com o seu flash. Geralmente, a maioria das pessoas neste momento vai ter uma DSLR, uma lente ou duas e um flash externo típico, ou seja, o tipo removível que monta a parte superior da câmera e não o flash incorporado (ou built-in tipo pop-up). Se assim for, você já comprou o material caro, e o recurso de usar o flash fora da câmera é surpreendentemente agradável e barato.  Mas antes de chegarmos a isso, vamos falar sobre o seu flash.

___ O Mínimo necessário no flash (The Bare Essentials)

Então, aqui está o que seu flash - absolutamente tem que ter: a capacidade de trabalhar em modo manual, e para fazê-lo em diferentes configurações de energia. (Ou seja, potência máxima, potência ½, ¼ de energia, etc) e é isso. A maioria dos flashes, incluindo o seu, provavelmente já tem essa capacidade, que é a única coisa que é obrigatória, caso contrário terá que comprar outro flash.

Você pode realmente ser surpreendido com o que você pode aprender a fazer com ele.  Então dê uma olhada rápida no seu flash e ver se ele pode entrar em modo manual, ou "M". Se o seu flash tem ajuste manual que você possa variar, ele vale ouro. A maior parte do desembolso na sua carteira já aconteceu.
 
Na ilustração acima temos o exemplo do Speedlight SB-900 e SB-910 da Nikon. Vemos que este último tem o botão MENU, que veio substituir o uso do botão OK para se obter as funções personalizadas. Pressionando o botão MENU e depois gira-se o disco de seleção até selecionar Wireless. Pressionar OK e serão abertas duas opções, no lado da direita. Gire o disco de seleção para escolher o modo SU-4. Pressione MENU para retornar.
 

___ NOTA IMPORTANTE: Se o seu flash tem mais do que, digamos, 10-15 anos de idade, convém fazer uma pequena pesquisa para se certificar de que é seguro para ligar diretamente a uma câmera digital moderna, pois alguns flashes antigos podem fritar os componentes eletrônicos de uma câmera digital. E uma vez que um pouco de fumaça mágica apareça em sua câmera, será quase impossível recuperá-la ...

___ Como vamos aprender a usar o flash fora da câmera, nós vamos ter que sincronizá-lo com o seu obturador para que o seu Flash seja disparado quando você tirar a foto.  Normalmente, isso acontece com as ligações eléctricas na sapata do seu flash, que é o built-in de conexão elétrica que está concluída quando você montar o seu flash na a câmera. Quando o flash estiver fora da câmera, essa conexão física não está efetuada.
Mas você pode sincronizar eletricamente com um simples fio, chamado de cabo de sincronismo. Infelizmente, o flash quase certamente não tem o jack para esta capacidade de sincronização externa. Mas não se preocupe, você pode adicioná-lo com cerca de US$ 15,00 dólares. Na outra ponta da conexão desse fio ou cabo de sincronização, sua câmera também, provavelmente, não tem um jack “⅛". Mas você pode usar um segundo adaptador, e os 15,00 dólares desse segundo dispositivo (veja as ilustrações a seguir) irá adicionar a capacidade de sincronizar em sua câmera. Assim você estará usando um fio do tipo cabo de áudio “⅛" para sincronizar o flash, o que sai barato.  Esse pequeno "doohickey" também adiciona um jack estilo antigo "PC", (ver a imagem central da ilustração a seguir), o que significa que ele vai se casar com praticamente qualquer câmera a praticamente qualquer flash montado fora da câmera. Por essa razão, eu gosto de chamá-lo de um Tradutor Universal. Mas não precisa se ​​preocupar com isso, pois vamos falar sobre isso mais tarde.  Muito importante: Estamos dispostos a não em gastar dinheiro desnecessário. Relaxe em saber que quase tudo no kit básico a partir daqui vai ser barato.

___Isso é o kit básico sobre o flash.

Vamos olhar o equipamento que você vai precisar para transformá-lo em seu próprio estúdio de iluminação portátil daqui a pouco ...
 
Veremos mais ADIANTE: Seu Studio-to-Go: um kit básico
http://strobist.blogspot.com.br/2006/03/lighting-101-traveling-light.html que vemos na Iluminação 101 - Kit de Iluminação de um novato.
 
Operação Remota
Primeiro configura-se o flash externo para operação REMOTA e depois, no MENU da câmara, ativar a opção Commander.
http://www.amazon.com/s/ref=nb_sb_noss/180-9575535-4431804?url=search-alias%3Delectronics&field-keywords=yongnuo%20nikon%20d5200
No meu caso, que tenho uma D5200, não tem como usar essa opção Commander, e a solução pode ser obtida de duas maneiras:
 
1.- Usando uma comunicação por fio, usando o Tradutor Universal e o cabo de sincronização.
Veja o modelo do Tradutor Universal em http://www.flickr.com/photos/davidhobby/3511708902/ (Universal Translator) que está na imagem superior do centro, na ilustração a seguir:

 
Na imagem do meio e mais abaixo, temos outra opção - Hot Shoe Adapter com um jack P2 (3.5mm) + Plug Miniphone https://sites.google.com/site/121worldphoto/ e http://www.aliexpress.com/popular/nikon-hot-shoe-to-pc-adapter.html.

E mais acima, o Vello - Hot Shoe Adapter com PC Socket + Top Shoe - para Nikon (i-TTL) que pode ser encontrado na B&H por US$ 29.95 cada.

Na ilustração acima, no canto superior da direita, vemos o cabo com dois plugs P2 mono e os dois adaptadores necessários.

2.- Usando um comunicador sem fio, que é mais caro, principalmente se usarmos o Controlador de flash TTL remoto sem fio SU-4 da Nikon - http://www.nikon.com.br/Nikon-Products/Product/Flash-Adapters/3070/Controlador-de-flash-TTL-remoto-sem-fio-SU-4.html - cada US$ 84.95 (com SG-2 Diffuser). Opera efetivamente até 7,62 m (25 ft) medidos desde a localização do flash principal.

Não é boa a opção de usar a comunicação via rádio com o PocketWizard, pois necessita-se um em sua câmera e outro no seu flash http://mpex.com/pocket-wizard-plus-x-transceiver.html, e eles custam US$ 100 cada.
Outra opção quase tão cara, é Yongnuo YN-622N Wireless i-TTL Remote Wireless Trigger US$ 88.00 no eBay (o par) http://nikonrumors.com/2013/05/15/yongnuo-yn-622n-wireless-flash-trigger-for-nikon-is-now-available.aspx/.

No blog do José Loureiro http://joseloureirophotography.blogspot.com.br/2010/06/primeiras-impressoes.html, ele fala do SB-800 e, nos comentários, ele fala sobre a possibilidade de utilizar o SB-900 (via menu) como escravo, ativado pelo puro e simples clarão emitido por outra qualquer unidade de flash. Quando não temos aquela opção de ativar o flash incorporado através da configuração pelo menu (Commander), e não usamos um flash externo com aquele adaptador Universal, montado na sapata da câmara, existe a opção de uso de uma unidade específica de controle SU-800 formando o "Sistema de Iluminação Criativa" que a Nikon designa de "CLS".
 
Studio-to-Go: um kit básico de Iluminação de um novato
http://strobist.blogspot.com.br/2006/03/lighting-101-traveling-light.html


Veremos tudo que você precisa para fazer o salto para se tornar um fotógrafo como aqueles com mais de 20 anos de experiência em iluminação, ou seja, saber qual o básico, que você realmente precisa:
 
1. A Stand Luz
Orçamento de cerca de US $ 40. Essa pernas estendem, e mantém seu flash na posição onde você quiser. A escolha principal é um modelo compacto ou um full-size. Eu recomendo compacto, como eles vão de 19 polegadas quando dobrado (19″ = 48.26cm) e estendido até sete pés (2,13 m). Esses modelos também irão permitir que o seu flash fique em cerca de 21 centímetros do chão, o que é legal para tiros baixos.  Tamanhos maiores chegam a oito pés (2,44 m), mas ao dobrar ficam maiores, o que não é bom para levar em viagem. Além disso, eles não podem obter o flash muito baixo para o chão, se necessário. A grande maioria das pessoas escolhem o compacto.

2. Um giro Umbrella
Orçamento de cerca de US $ 15. Este é um pequeno suporte que atribui ao topo do tripé de luz (Stand luz) e mantém seu flash e uma Sombrinha, sobre o tripé de iluminação, e que possibilita inclinar para qualquer ângulo. Eles são pequenos, baratos e robustos. Com um deles, você também pode montar um flash para qualquer tipo de padrão, 5/8 "post (como mostra a ilustração), se você não estiver usando um stand.  Para isso e o suporte luz acima, eu recomendo também modelos como LumoPro eles são baratos, bem-feito e garantido por cinco anos.  LP construiu uma grande reputação como um fornecedor de iluminação fora da câmera, e por boas razões. 3. An Optical Branco, Shoot-Through Umbrella Assim como na foto em cima. orçamento de cerca de US $ 20.
Veja http://www.youtube.com/watch?v=jOW8a_66zFY.
 
Esse adaptador fica na parte superior do Tripé de Luz, que está na seguinte ilustração.
 
Nesse tripé adapta-se a Sombrinha (Umbrella) conforme mostra a ilustração a seguir.

Nas ilustrações acima vemos que uma das sombrinhas é preta e outra é prateada.

Será seu primeiro modificador de luz. E mesmo depois de 25 anos de fotografar profissionalmente, ainda é um go-to escolha para mim. Os guarda-chuvas mais versáteis são aqueles que abrem na "faixa 40.  Posso recomendar o Westcott Branco Double-Fold com apoio preto removível ou uma normal de vezes branco shoot-through versão. Este guarda-chuva duplo vezes vai de 43 "com apenas 15 cm quando dobrada. Que, naturalmente, faz com que viajar muito bem ao lado da versão compacta do stand listados acima.  Ou você pode muito bem preferir o guarda-chuva único vezes (standard) que é, penso eu, um pouco mais forte e mais durável, mas não embalar tão pequeno. Se você ainda não adivinhou ainda, estamos construindo um pequeno kit de luz que funda sobre seu ombro (em em uma pequena bolsa ou pacote) e deixá-lo tomar o seu novo "estúdio" com você em qualquer lugar.  É realmente uma espécie de lhes um picareta ". Ambos funcionam bem.  A única coisa com guarda-chuvas de iluminação é que eles são tão frágeis como guarda-chuvas normais. Se você usar o cuidado que vai durar . você um bom tempo Mas você não pode ser duro com ele e esperar para passá-lo para seus filhos. 4 A Kit Sync. Orçamento $ 30 -. $ 40 Este kit de três peças vai se casar com o flash fora da câmera para câmera e sincronização ao seu obturador. Ele consiste de dois tradutores universais (visto na página anterior, um para o flash e outro para a câmera) com um cabo de sincronização de 16 pés (equipado com uma ficha ⅛ polegadas em cada extremidade).  Você pode ir com wireless, e, eventualmente, você provavelmente irá ocorrer. Mas tiro com fio é o mais simples, mais confiável e a forma mais barata para começar. Ele também se torna o seu backup (importante) você deve mover-se à rede sem fio posteriormente. Confie em mim, esta é a maneira que você deseja iniciar.

___Se você tiver sido executado a matemática em sua cabeça, que totalizaram em cerca de US $ 100, mais ou menos. Isso é incrível para mim. Tanto quanto DSLRs, lentes e custo flashes high-end, apenas a adição de cerca de US $ 100 ( e alguns conhecimentos básicos) pode levá-lo de "meh" para lindo, iluminação de estilo estúdio e você pode facilmente levar a luz em qualquer lugar que você quer que ele vá..  By the way, aqui está a foto real da foto de configuração mostrada no topo.

___ duas boas starter kits seguir estão duas opções pré-embalados para kits de iniciantes como descrito acima. Eu recomendo Midwest foto como uma fonte, porque eles são respeitáveis, razoável e levar a linha completa de equipamentos LumoPro. (O 2 - e garantia de 5 anos são um grande negócio, e ao meu conhecimento nenhuma outra marca tem.)  Além disso, quando as coisas dão errado eu encontrei MPEX de ser sensível (ao ponto de se curvar para trás) via telefone , e-mail ou no Twitter . A vida é curta demais para lidar com o estresse desnecessário. Kit de tamanho compacto (~ $ 107) de tamanho padrão Kit (108 dólares) Nota: Se você ainda não tem um flash, para uma longa lista de motivos explicados aqui , eu recomendo o modelo atual LumoPro LP180 Quad-sync speedlight. É menos da metade do custo das Nikon e Canon emblemáticos flashes, o dobro da garantia e, francamente, um flash melhor.

___Então era muita conversa engrenagem para atirar em você. Desculpe. Mas, queríamos apenas para você começar com o pé direito, com o equipamento básico e não gastar mais do que você precisava.  Enquanto aguardamos os novos brinquedos para chegar, vamos começar a aprender sobre eles e como usá-las.

L101: Conheça o seu Suporte de Iluminação – Stands luz (estúdio portátil)

Iluminação 101: Usando SOMBRINHAS (Umbrella)

Ok, agora é onde as coisas começam a ficar um pouco mais interessante. Vamos falar sobre o seu primeiro "modificador de luz". Um guarda-chuva quase certamente será o seu primeiro, conforme vimos no kit de iluminação de um novato http://strobist.blogspot.com.br/2006/03/lighting-101-traveling-light.html.
 

Pense em seu flash como uma lanterna muito breve, mas poderoso. E como uma lanterna o fim do negócio de seu flash é de apenas cerca de dois centímetros quadrados de área. Assim, ao mesmo tempo que dá um monte de luz instantaneamente, que a luz é muito dura. Até certo ponto, isso pode ser porque você já ter sido infeliz com suas fotos com flash.

Uma Sombrinha leva uma lanterna ou Flash que essencialmente, a transformam em uma fonte de iluminação como se fosse uma janela, exceto que possibilita uma agradável luz suave que você pode posicionar e que tem a facilidade do controle de intensidade, e que pode ser mudada de local, de ângulo, e até mesmo a cor da luz. Uma Sombrinha para fotografia é barata, portátil e super útil. É por isso que você vai querer usar uma como sua primeira fonte de luz suave.
 
Existem dois tipos gerais - a Sombrinha refletida (reflected umbrela) e o branco óptico atira-luz (optical white shoot-through umbrella). Eu prefiro a versão branca (shoot-through), pois é mais versátil e porque você pode levá-lo até próximo ao rosto de alguém com a possibilidade de obter poder e suavidade. Se você estiver buscando um modelo compacto, você provavelmente vai querer um guarda-chuva 43" shoot-through, que está na foto acima. Dobrado fica com cerca de 14", facilitando o transporte junto com seu stand compacto. Possibilita ter o seu stand junto com seu equipamento fotográfico, e ter um bom kit de luz totalmente transportável.  Eles são baratos (menos de US $ 20.00), pequenos e fácil de transportar. Devido à haste telescópica, elas podem ser um pouco frágil, mas tendo cuidado, elas vão durar.  Eu costumava usar as Sombrinhas refletidas, aqueles têm um forro branco ou prata e um suporte preto, mas eu passei a usar o modelo branco shoot-through, que recomendo para o seu kit inicial. No Google procure por Sombrinha difusora para flash, onde temos as marcas mako, atek (R$ 45,00), digiflash, greika, godox e outras.

A sombrinha branca é a que reflete mais luz, e a prata reflete menos luz que a branca, e dá uma luz com mais brilho. A dourada por sua vez, reflete um pouco menos luz que a prata em um tom mais quente, e a translucida a luz perde força, ficando mais suave, dando um efeito parecido a um hazy ... mas, lembre-se que a luz mais dura ou mais suave, depende muito da proximidade do assunto, quanto mais próximo mais difusa a luz fica. Em Curitiba (PR) http://www.diafilme.com.br/d/16000/Estudio+e+video+-+iluminacao+e+fundo+infinito. encontraremos preços melhores que os dos sites no EUA, como é o caso da Sombrinha difusora  - Diâmetro: 90cm  por R$34,80  ou 6x  R$5,80
 
Nikon Cls: Guia definitivo de Strobist
Enviado por Flávio MoraisSkip to content

 
Tenho notado no meu dia a dia que muitos usuários Nikon nem imaginam a existência do CLS e muito menos pra que ele serve ou como usá-lo a seu favor. Em outras palavras, a câmera ou o flash tem de assumir a responsabilidade, assumir o comando.
 
  1. O CLS permite que o flash incorporado da câmera seja responsável pelo disparo de um ou mais flashes externos sob seu comando. É como se o flash incorporado fosse um master (mestre ou principal) e o flash externo fosse um slave (escravo ou controlado).
Mas nem todas as câmeras da Nikon possuem CLS, como por exemplo a Nikon D5000 e D5200.
  1. Se sua câmara não possui CLS, a única saída é ativar a função SU-4 de um Speedlight SB-900 ou SB-910, que pode se comunicar remotamente com a câmera via wireless. 
  2. Fora isso, você só conseguirá utilizar o flash externo, fora da câmera terceirizando esse serviço através de itens específicos, como um kit de rádio flash como o SU-800. 
  3. Em último caso, a solução será então utilizar a comunicação por fio para usar um flash externo.
Nesse site STROBIST: Lighting 101 teremos ótimos ensinamentos, inclusive para aqueles que irão utilizar pela primeira vez esse tipo de equipamento de iluminação na sua câmara fotográfica, montando um estúdio muito econômico, como esse portátil que é mostrado na ilustração a seguir.
 
 Na Dialfilme, em Curitiba (PR), temos ótimos preços para as sombrinhas:
http://www.diafilme.com.br/d/16000/Estudio+e+video+-+iluminacao+e+fundo+infinito.
 
 
 Nada como usar a Internet para ver e apreciar boas fotos, como as do Sam Simon com uma Nikon D70s no site flickr
 http://www.flickr.com/photos/shmoolio/3059469680/ que mostra a foto da ilustração a seguir, que foi apresentada no Strobist. Nesse site temos aqueles 3 pontos no canto inferior direito, que permitem visualizar as centenas de fotos.
Veja as sombras e as iluminações, que contribuem para as belas fotografias.
Aquelas fotos com os flash embutidos na própria câmara não produzem uma boa qualidade...
 
 

 

 

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1 Comments:

Blogger Unknown said...

bom dia a todos peço ajuda de vcs comprei um radio flash yn622n para usar nikon d5200 mas nao quer reconhecer fiz o teste com nikon d700 funcionou perfeitamente alguem poderia me ajudar nao sei o que esta acontecendo att. roberto

6/7/14 20:29  

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