Blog do Simeão

Novidades surgem por todas as áreas, principalmente em relação a computadores, que são uma das mais modernas e úteis ferramentas. Dicas para seu melhor uso são sempre bem vindas. A toda hora temos algo novo, tanto em equipamentos e acessórios (hardware) como em programas, aplicaticos e utilitários (software), bem como em outros equipamentos. Alguns tornam-se obsoletos antes de serem lançados no mercado, dado o aparecimentos de coisas melhores.

Minha foto
Nome:
Local: Pelotas, Rio Grande do Sul, Brazil

Topógrafo desde 1959 e Eng Agrônomo desde 1967. Georreferenciamento, medições e desmembramento de imóveis, Planos cotados e projetos de lavouras de arroz, canais e barragens de terra para irrigação. Diplomado em Geomensura pelo IFSC (1ª Certificação por competência no Brasil). Desenvolvedor de mapas vetoriais e colaborador do grupo Mapear. Técnico em informática há mais de 25 anos (Windows Xp, Vista, 7, 8 e Server, redes cabeadas e sem fio). Desenvolvi programas em Clipper e Visual Basic. Treinamentos em Word, Excel, AutoCAD Civil 3D 2011-12. Técnico em Pastoreio Racional – sistema do Vanoni (Argentina). Casado - com 4 filhos(as). Hobbyes: Fotografia, Teclado (Yamaha PSR-S910), Eletrônica e GPS. Piloto civil e Rais-amador. Idiomas: Espanhol e Inglês.

sábado, setembro 09, 2006

Internet em longas distâncias = WiMax - parte 2


Agora dispomos de novos aparelhos (802.16) que usam uma nova faixa de freqüência e que permitem um longo alcance e com altas velocidades. Os conhecimentos sobre Wireless e tipos de antena (parabólicas e omnidirecionais) são praticamente os mesmos.
Um artigo enviado pelo meu amigo Henrique, nos diz que as operações com a tecnologia WiMax estão apenas no início aqui no Brasil e que ainda não há definição de quanto custaria o serviço. Especialistas do setor entendem que o preço deverá ser competitivo com os demais serviços.
1 O sistema consiste na transmissão de Internet banda larga (grande capacidade de processamento) sem a necessidade de fios ou de cabos.
2 Funciona como uma rede de telefonia celular, similar ao Wi-Fi, muito usada em notebooks: com antenas espalhadas na área de cobertura garantem a distribuição do acesso à Internet.
3 Alcance:

Diferença entre as tecnologias WiMax Wi-Fi
Área de cobertura até 50 km 100 metros
Velocidade de transferência 75 Mbps 54 Mbps.
4 Para receber o sinal, é necessário uma pequena antena receptora, que capta o sinal e envia para ocomputador. A antena pode ficar no topo de um prédio, o que multiplicaria a conexão para todos os usuários localizados no mesmo condomínio.
5 Para funcionar com essa tecnologia de conexão, o computador precisa ter um chip específico. Gigantes do setor, como Samsung, Intel e Siemens, formaram o WiMax Forum, consórcio que determina os padrões internacionais da tecnologia. A tecnologia WiMax é uma versão ampliada do Wi-Fi, que permite acesso à Internet sem fio em locais restritos


PROVEDOR
A licitação da Anatel prevê leilão para banda larga nas faixas de 3,5 GHz e 10,5 GHz dividida em três regiões:
Região I: estados do Nordeste,Minas Gerais, Espírito Santo,Rio de Janeiro, Amazonas,Roraima, Amapá e Pará
Região II: estados do Centro-Oeste e do Sul,Tocantins e Acre
Região III:Estado de São Paulo.
A geografia, como montanhas, e prédios altos, nas cidades, reduzem essa abrangência. Em centros urbanos, a área de cobertura pode cair para seis ou oito quilômetros.

6 Operações com a tecnologia WiMax estão apenas no início, aqui no Brasil. Ainda não há definição de quanto custará o serviço. Especialistas do setor entendem que o preço deverá ser competitivo com os demais serviços.
7 A tecnologia WiMax é uma versão ampliada do Wi-Fi, que permite acesso à Internet sem fio em locais restritos.


Enquanto essa artigo fala em começar o WiMax, o INFO Online nos fala que ela já existe no Brasil.
Leia Revolução da banda larga pelo ar, em:
http://info.abril.com.br/aberto/infonews/062006/28062006-10.shl
Quarta-feira, 28 de junho de 2006 - 14h52 - Germano Luders: O Brasil tem uma das maiores operações mundiais baseadas na tecnologia WiMax. Trata-se da Neovia, fundada em 2002 por Marcio Camargo, ex-funcionário do banco de investimentos Garantia. A empresa nasceu oferecendo cobertura na cidade de São Paulo e, no fim do ano passado, adquiriu a Directnet, outro provedor de acesso que atua nos principais municípios do interior paulista.

http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI522341-EI4887,00.html
Wimax, a Internet sem fio do futuro (Leo DaCruz – Especial para o Terra Tecnologia) Desenvolvimento na América Latina

A Argentina é o primeiro país latino-americano a contar com o WiMax, conforme indica a empresa Millicom - que há pouco anunciou a instalação do primeiro nó WiMax na torre mais alta da capital, Buenos Aires, no Parque da Cidade - e que já permite implementar conexões em menos de 48 horas com velocidades de até 10Mbs. "Desta maneira, algo que antes requeria meses de preparação e altos custos de implementação, hoje se pode realizar rapidamente com custo muito conveniente, aproveitando todas as vantagens do mundo sem fio", diz a Millicom. Também garante que duplicará a cobertura geográfica durante o ano de 2005, através da implementação da nova tecnologia incluindo, em uma primeira etapa, as áreas metropolitanas da capital, Córdoba e Mendoza.
Por outro lado, a consultoria em comunicação Carrier e Associados insinua que a companhia mexicana Telmex talvez possa trazer estes mesmos serviços através das antenas da empresa de telefonia móvel CTI, que ela controla na Argentina, e assim abrir caminho no terreno da banda larga - o que mais cresce no país junto com a telefonia celular.


Para saber mais sobre o WiMax:
http://www.istf.com.br/vb/showthread.php?t=8545