Blog do Simeão

Novidades surgem por todas as áreas, principalmente em relação a computadores, que são uma das mais modernas e úteis ferramentas. Dicas para seu melhor uso são sempre bem vindas. A toda hora temos algo novo, tanto em equipamentos e acessórios (hardware) como em programas, aplicaticos e utilitários (software), bem como em outros equipamentos. Alguns tornam-se obsoletos antes de serem lançados no mercado, dado o aparecimentos de coisas melhores.

Minha foto
Nome:
Local: Pelotas, Rio Grande do Sul, Brazil

Topógrafo desde 1959 e Eng Agrônomo desde 1967. Georreferenciamento, medições e desmembramento de imóveis, Planos cotados e projetos de lavouras de arroz, canais e barragens de terra para irrigação. Diplomado em Geomensura pelo IFSC (1ª Certificação por competência no Brasil). Desenvolvedor de mapas vetoriais e colaborador do grupo Mapear. Técnico em informática há mais de 25 anos (Windows Xp, Vista, 7, 8 e Server, redes cabeadas e sem fio). Desenvolvi programas em Clipper e Visual Basic. Treinamentos em Word, Excel, AutoCAD Civil 3D 2011-12. Técnico em Pastoreio Racional – sistema do Vanoni (Argentina). Casado - com 4 filhos(as). Hobbyes: Fotografia, Teclado (Yamaha PSR-S910), Eletrônica e GPS. Piloto civil e Rais-amador. Idiomas: Espanhol e Inglês.

quarta-feira, abril 04, 2007

Aula prática 1 - Configurando e usando o GPS



Para que serve um GPS?
Imagine que você esteja em seu carro, numa cidade grande, em um local pouco conhecido. Parar para perguntar por um endereço, pode ter o risco de ser assaltado.
Outra situação seria estar numa estrada sem movimento, à noite e com chuva. Nossas estradas têm muito poucas tabuletas indicando a localização.
Nesses dois casos, um GPS seria a salvação: ele não só nos mostra a nossa posição (onde estamos), como tem o recurso chamado “IR PARA” que, ao ser ativado, nos mostra o caminho a seguir, onde dobrar, etc.
O fato de perder-se pode trazer perda de tempo e gasto de gasolina, o que poderia ser facilmente evitado.
Uma outra possibilidade é a de marcar os locais dos Pardais, Caetanos e Lombadas eletrônicas e ativar o alarme para que ele nos avise a presença dos mesmos uns 200 metros antes.
Como praticar?

Aula 1 – Usando e Configurando o GPS.
Comprei um GPS portátil (GPSMAP 60Cx da Garmin) e comecei a ler algo sobre o assunto. O manual está em inglês e isso dificulta um pouco. As apostilas e livros são pouco didáticas e seus autores não levam em conta quando eu não sei nada sobre o assunto e nem para que servem aqueles botões. Que fazer para aprender a usá-lo?
Passo 1 - Deve iniciar praticando em casa e nunca dirigindo um automóvel, pois o risco de distrair-se é grande, podendo causar acidentes. Nos primeiros contatos, teremos dificuldades para encontrar o que queremos, saber quais teclas ou botões devemos apertar. Esse treinamento inicial pode e deve ser feito em casa, onde temos a ajuda de livros, manuais e da internet. Usando o GPS ligado numa porta USB (usando o cabo que acompanha o mesmo), estaremos economizando pilhas. Se elas são recarregáveis, isso não seria problema. Poderemos ter algumas de reserva, já carregadas e, se preciso, comprar mais e carregá-las.
Passo 2 - Existe um programinha pequeno e gratuito, o Ximage da Garmin, que pode ser baixado em
http://www.garmin.com/support/download_details.jsp?id=545#Instruct. Ele permite capturar as telas do gps e salva-las em seu computador, em arquivos no formato .bmp. Com o Word, basta usar o Inserir Imagens para poder adicioná-las e depois escrever algumas observações, como por exemplo, qual a seqüência de botões que devemos usar para chegar nesse ponto ou fazer tal coisa. Assim estaremos montando nossa própria apostila.
Passo 3 - Caso o seu computador não reconheça o seu GPS, ao conectá-lo com o cabo USB, certamente os drivers USB do GPS não foram instalados. Será preciso baixar os drivers diretamente do site da Garmin, o que também é gratuito: USB Drivers Ver. 2.2.1 - Mar 26, 2007
em http://www.garmin.com/support/download_details.jsp?id=591. Faça o download do arquivo USBDrivers_221.exe e depois execute-o. Somente após a instalação dos drivers é que o GPS será reconhecido. Caso já tenha antigamente feito a instalação mas seu computador não encontre os drivers e solicite o olocal do arquivo grmnusb.sys, basta indicar a pasta \Garmin\USB_Drivers\I386 na partição do Windows. Para outros modelos de GPS Garmin use http://www8.garmin.com/support/blosp.jsp.
Passo 4Ligando o GPS - Aperte o botão superior por um segundo e aguarde que o GPS estará ligado e pronto para seu treinamento. À noite, ele automaticamente muda a cor da tela. Com um rápido toque no botão liga-desliga, poderá ligar ou aumentar a iluminação da tela, o que causa grande aumento no consumo das pilhas. O uso de uma lanterna ou lâmpada com led’s pode ser muito útil para seu uso à noite.
Passo 5 - Treine primeiro a navegar por entre as páginas ou telas do seu GPS. Para isso, usa-se os botões PAGE e o QUIT. Funcionam de modo similar às teclas PgUp e PgDn do computador. Se seguir apertando a tecla PAGE repetidas vezes, terminará voltando à tela inicial. Se passou pela tela desejada, retorne usando o QUIT.
Passo 6 – Após ligar, o GPS fica tentando localizar os satélites. Se estiver dentro de casa, desligue essa busca e estará economizando pilhas. Para tal, estando na Página dos Satélites, aperte a tecla MENU, escolha a opção de cima “Use c/GPS Deslig.” E aperte a tecla ENTER. Obterá uma indicação de GPS Desligado.
Passo 7 – entendendo as principais telas e funções: Toda vez que apertar duas vezes a tecla MENU estará abrindo o Menu Principal do seu GPS. Porém, se estiver em alguma das telas e apertar a tecla MENU apenas uma vez, estará abrindo um sub-menu correspondente. Para sair do mesmo, basta apertar a tecla QUIT.
O seu GPS possui 7 telas principais, e pode ser configurado para abrir outras que geralmente são acessadas através do Menu Geral. Em cada uma temos sub-menus com diversas opções, onde destacamos:
1.- Tela do MAPA Mapa de Definições
2.- Tela dos SATÉLITES Use c/GPS Deslig.
3.- Tela do COMPUTADOR DE VIAGEM Redefinindo...
4.- Tela do MENU PRINCIPAL Definições, Trajetos, Rotas, Proximidade, etc.
5.- Tela da BÚSSOLA Alterar Campos de Dados
6.- Tela do FIND Cidades, Pontos, POIs, Endereços, Outros, etc
7.- Tela da Mensagem de Boas Vindas Permite cadastrar seu nome, telefone e e-mail.
Vamos praticar um pouco: aperte os botões PAGE e/ou o QUIT até chegar na Tela dos Satélites. Quando chegar nela, aperte uma vez apenas a tecla MENU e poderá Ligar ou Desligar a busca e recepção do sinal dos satélites.
Passo 8 – Vamos configurar o seu GPS para o idioma do Brasil. Abra o Menu Principal e localize o ícone Definições usando o grande e central botão de localização (Rocker) e aperte o botão ENTER. Escolha o ícone Sistema e aperte novamente o botão ENTER. Você notará quando uma opção estiver escolhida pela faixa de fundo amarelo. Depois vá até o Idioma e aperte ENTER para ver as opções. Se já está em Português, poderá voltar usando o botão QUIT. Nesta mesma tela de sub-menu, temos o item Tipo de Bateria: Alcalina, NiMH (Nickel metal Hidreto = recarregáveis) ou Lithium Ion. Na capa das pilhas existe uma indicação impressa do seu tipo. A configuração do seu GPS de acordo com o tipo correto da pilha é importante para a economia das mesmas. Devemos sempre lembrar que as pilhas recarregáveis demoram para serem recarregadas e necessitam de uma tomada elétrica ou um carregador veicular, o que nem sempre está disponível. Em viagens longas, sempre é bom ter algumas pilhas alcalinas e diversas recarregáveis na reserva. As alcalinas não permitem recarga. Existem uns dispositivos denominados Carregador Veicular e que são ligados nas tomadas do isqueiro do carro, e que possuem um conector fêmea tipo USB. Nele poderemos ligar nosso GPS usando o mesmo cabo usado para conectá-los aos computadores, o que é ótimo pois não só permitem economizar pilhas, como fazem a sua recarga enquanto usamos o GPS numa viagem.
Passo 9 – Agora vamos configurar para as unidades brasileiras (sistema métrico). Para isso, abra o Menu Principal clicando duas vezes na tecla MENU. Se já tiver apertado ela uma vez e se encontrar em algum sub-menu, bastará apertar mais uma vez apenas, ou obterá uma mensagem para apertar ela novamente. Use o grande botão central ou botão de localização até destacar o ícone das Definições e depois aperte a tecla ENTER. Isso abrirá o Menu de Definições. Use novamente o botão de localização até escolher o ícone Unidades e aperte novamente o botão ENTER. Estará brindo a tela de Configuração d/Unidades.
Passo 10 – No Menu Principal, abra o ícone Hora e configure-o para o horário de Brasília (UTC – 3) e desligue/ligue o Horário de Verão colocando-o em Não/Sim conforme for o caso.

Na próxima aula, veremos o uso do GPS, aprendendo a marcar pontos e trilhas.
Na figura acima, temos diversas telas e sub-menus do GPS, bem como uma imagem dos botões, que é a mesma tanto para o modelo 60Cx como 60CSx.

2 Comments:

Blogger Unknown said...

Olá gostaria de saber se vc poderia me tirar uma duvida....adquiri um gps (navegador guia quatro rodas), e acabei perdendo o mesmo, haveria uma forma de eu localizar meu aparelho caso alguem o tenha encontrado?, obg e aguardo.

15/3/08 22:41  
Blogger Blog do Simeão said...

Esse tipo de GPS, bem como aqueles da Garmin que citei em meu blog são apenas RECEPTORES e não enviam sinais de radiofrequência.
Por isso eles podem ser usados em vôos para registrar nossa rota. Solicite autorização ao comandante. Peça à aeromoça que leve ele ao comandante, e cite que ele só recebe sinais, o que não causa interferências nos instrumentos de navegação.

27/5/13 19:50  

Postar um comentário

<< Home