GPS até para cães
Existem muitas marcas (Garmin, Magellan, etc) e muitos modelos (para carros, aviões, barcos, portáteis) e agora, a Garmin nos surpreende com um modelo que permite ver a localização e o movimento de 1 ou 2 cães de caça. Veja detalhes e vídeos demonstrativos em http://www.garmin.com/astro/. Na figura acima vemos o GPS Astro 220 e o aparelho que vai na coleira do cachorro. (Talvez possamos comprar um desses para instalar na sogra RsRsRs)...
Além de poder carregar mapas contendo diversos pontos tais como restaurantes, hospitais e postos de combustível, podemos gravar muitos outros, destacando-se os POIs - pontos de interesse: Radares, Pardais, Lombadas eletrônicas, inclusive com as velocidades e escolher distâncias que queremos receber avisos a fim de evitar multas. Neste fim de ano a tv mostrava a grande quantidade de pessoas multadas - polícias, azuizinhos e controles eletrônicos usados mais com finalidades arrecadatórias do que educação ao trânsito. A fome de dinheiro dos nossos governantes é enorme, e o mau uso desses recursos é assustador. Basta olharmos um mapa de Brasilia, São Paulo ou mesmo do Rio Grande do Sul, e ficaremos boquiabertos com a quantidade de radares, pardais, lombadas e barreiras eletrônicas instaladas. O abuso é tão grande, que estão sendo formados grupos de proteção, inclusive na Europa, como o Gramin Radar Project e que disponibilizam arquivos contendo a localização desses inimigos do bolso so consumidor. O GPS vem nos ajudar fazendo um controle "lícito e eficiente" da localização desses pontos.
A Garmin tem um pequeno programa - POILoader, que é gratuito, e que nos permite carregar esse POIs em nosso GPS. A versão 2.4.0 beta é a que recomendo, e pode ser baixada de http://www.garmin.com/support/mappingsw.jsp. Alerta: existem modelos de GPS que não permitem carregar mapas ou esses pontos de interesse personalizados, com controle das velocidades. Existem modelos de GPS que até emitem avisos de voz usando arquivos .mpg ou .WAV.
Para os novatos em GPS: temos diversos tipos de pontos na tela do GPS, e que são armazenados em locais diferentes:
1.- Os Waypoints ou Pontos de Passagem, que são marcados cada vez que apertamos o botão MARK. Servem para quando queremos registrar um local, como por exemplo, uma ponte, um local turístico, uma nova lombada eletrônica ou um endereço.
2.- Alguns pontos já vêm junto com os mapas que carregamos como fundo das telas do GPS, e que mostram estradas, rios, cidades, pontos comerciais, hospitais, etc. Usando o programa MapSource, da Garmin, poderemos convertê-los em waypoints.
3.- Os POIs ou Pontos de Interesse Personalizados, são aqueles que carregamos com o POILoader, e que permitem que montemos verdadeiros bancos de dados contendo centenas ou milhares de pontos. São armazenados no cartão de memória microSD, na pasta \Darmin\Poi e por isso, economizam a memória básica do GPS de modo que possamos gravar maior número de trilhas, pontos e rotas. (As trilhas são os locais e estradas pelos quais passamos com o GPS ligado estando a opção registrar trajeto como ON, enquanto que as rotas são caminhos que planejamos para as nossas viagens, e que geralmente são feitas com antecedência usando o computador. É aí que os mapas roteáveis facilitam muito). Podemos usar arquivos contendo POIs baixados da Internet ou montar arquivos contendo pontos que marcamos em nossas viagens anteriores. Pode-se inclusive usar o mapa de uma região e criar pontos, seja usando o programa MapSource como o TrackMaker. Pode-se também editar as coordenadas (Longitude e latitude) de um ponto existente ou de um ponto recem criado, para colocar valores que conhecemos ser mais precisos.
4.- Quando estamos passeando num barco, e uma pessoa (ou um objeto) cai ao mar, ficaria muito difícel voltar a esse ponto, pois barcos demoram para parar e retornar. Além disso, na água não temos endereços nem pontos de referência que nos ajudem numa busca de pontos como esse. O GPS tem o recurso MOB (man over board = homem ao mar): cada vez que mantemos pressionada a tecla FIND, ele marca a posição desse ponto e ao mesmo tempo traça uma rota para que nos indique qual o caminho que deveremos usar para retornar a esse ponto. Também podemos usar esse recurso para quando deixamos cair algo de um carro em movimento, seja numa estrada, no campo ou numa praia.
Existe um pequeno programa - GpsToPOI que permite converter os arquivos .gpx em .csv, os quais são usados para carregar os pontos de interesse no seu GPS. Ele pode ser localizado em http://www.masterclass.com/gpxtopoi/gpxtopoidownload.html.
Dica importante: Quando procurar por mapas de grandes cidades, Municipais, Estaduais e até o enorme WorldMap, veja se ele é Roteável - permitem que o GPS analise qual a rota a usar: qual a mais curta ou a melhor para nos deslocarmos de um ponto ou de uma cidade a outra. No grupo TrackSource poderemos baixar um mapa gratuito http://mapcenter2.cgpsmapper.com/mapsetview.php?id=61 escolhendo a opção installer, que instala automáticamente em seu computador, um mapa do Brasil roteável no arquivo Tracksource Roteavel Rodoviario 1[1].0-win32.exe com 12.939 KB. Note que a maioria dos mapas disponível para download não são roteáveis e que, mesmos aqueles vendidos pela Garmin, não estão atualizados ou possuem poucos detalhes nos diferentes estados do Brasil. O grupo TrackSource é um grupo de colaboradores gratuitos e que estão montando mapas vetoriais de muitos municípios em todos os estados brasileiros. Cada uma dessas regiões está coordenada por um colaborador. Local para downloads gratuitos em http://www.tracksource.org.br/index.php?id=1,0,0,1,0,0.
O Banco Real entrou na era dos mapas. Basta indicar a cidade de origem, a de destino e os estados, o consumo de gasolina em Km por litro e ele calcula o custo da viagem em combustivel e pedágios. http://www.bancoreal.com.br/campanha/campanhas_2005/corrida_rua/tpl_mapa_corrida.shtm
Uma boa dica do grupo SatSignal (para quem entende do assunto), em http://www.satsignal.pt/docs/radares.pdf - ver o ítem 6: O POILoader cria um arquivo poi.gpi que fica armazenado, apagando os anteriores. Caso deseje que os anteriores permaneçam, deverá renomeá-los para poi1.gpi no cartão de memória microSD antes de enviar os novos pontos com o POILoader. Para tal usa-se a opção USB Mass Storage do GPS, no menu Definições-Interface, que abre no computador uma janela do windows explorer, mostrando dos arquivos que estão no cartão, numa pasta com o nome Garmin.
Um exemplo da vista do WorlMap pode ser visto no site da família Elsinga em http://www.elsinga.net/map_wwbmap3.html
A página http://www.garmin.com.es/equipos/terrestres/index_terrestres.htm do representante da Garmin na Espanha, pode ser útil na escolha do modelo de GPS. Também a página http://www.garmin.pt/ da Garmin em Portugal pode ser util para quem não gosta de ler artigos em inglês. No Brasil não existe uma página oficial da Garmin, mas temos ótimos sites como o GpsMapper - http://mapcenter2.cgpsmapper.com/ e o GPSTM http://www.gpstm.com/index.php?lang=port&PHPSESSID=fdc649443c21714c84704c1022b6eed3 do Odilon, autor do programa TrackMaker. Podemos efetuar um cadastro em http://www.portalgps.com.br/, que também é gratuito.
Desejo a todos boas leituras e um Feliz 2007, cheio de alegrias.
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home