Blog do Simeão

Novidades surgem por todas as áreas, principalmente em relação a computadores, que são uma das mais modernas e úteis ferramentas. Dicas para seu melhor uso são sempre bem vindas. A toda hora temos algo novo, tanto em equipamentos e acessórios (hardware) como em programas, aplicaticos e utilitários (software), bem como em outros equipamentos. Alguns tornam-se obsoletos antes de serem lançados no mercado, dado o aparecimentos de coisas melhores.

Minha foto
Nome:
Local: Pelotas, Rio Grande do Sul, Brazil

Topógrafo desde 1959 e Eng Agrônomo desde 1967. Georreferenciamento, medições e desmembramento de imóveis, Planos cotados e projetos de lavouras de arroz, canais e barragens de terra para irrigação. Diplomado em Geomensura pelo IFSC (1ª Certificação por competência no Brasil). Desenvolvedor de mapas vetoriais e colaborador do grupo Mapear. Técnico em informática há mais de 25 anos (Windows Xp, Vista, 7, 8 e Server, redes cabeadas e sem fio). Desenvolvi programas em Clipper e Visual Basic. Treinamentos em Word, Excel, AutoCAD Civil 3D 2011-12. Técnico em Pastoreio Racional – sistema do Vanoni (Argentina). Casado - com 4 filhos(as). Hobbyes: Fotografia, Teclado (Yamaha PSR-S910), Eletrônica e GPS. Piloto civil e Rais-amador. Idiomas: Espanhol e Inglês.

sexta-feira, setembro 15, 2006

Cuidado com as Atualizações Automáticas !!!



Cuidado ! As atualizações automáticas do Windows Xp podem disparar aquela mensagem de cópia ilegal do Windows (veja postagem de 06/agosto e canto superior esquerdo da imagem acima).

Na bandeja do Windows, à esquerda da hora, pode aparecer um ícone com a forma de um pequeno escudo amarelo indicando que existem atualizações a serem instaladas posteriormente. Ao desligar o Windows, essa instalação iniciará.
Recomendo que dê uma olhada no que irá ser instalado. Veja a figura acima, no seu canto superior direito. Um escudo colorido encontra-se sobre o ícone Desativar e, em baixo, uma mensagem indicando que as atualizações iniciarão em seguida. Dá também a opção de Desligar sem instalar essas atualizações.

Examinando os arquivos das atualizações a serem instaladas, notaremos que um deles é o KB905474 - (ver figura acima) - Windows Genuine Advantage Notification.
Desmarque essa atualização para ela não seja instalada. Mas cuidado, pois ela continuará lá esperando que alguém desligue o Windows sem ler, e pronto. Mais garantido será cancelar essas atualizações automáticas, clicando em Cancelar para voltar ao Windows. Clique em Iniciar > Configurações > Painel de Controle > Sistema > guia Atualizações Automáticas e desative as mesmas.

Examine sua pasta do Windows: Num computador de teste (com Windows ilegal e onde não aparecia essa mensagem), notei que o executável wgatray.exe (297 KB) já estava no seguinte local: C:\WINDOWS\SoftwareDistribution\Download\c268348752498f57ff1128ae6a23c4f1. Lá encontrei esse arquivo entre outros e mais uma pasta com o nome update contendo o executável update.exe (699 KB). Meu cliente renomeou a extensão desse e de outros executáveis nessas pastas de .exe para .ex-. Outros, usaram o Iniciar > Pesquisar e procuraram tudo o que tinha WGA no nome de arquivo, excluindo ou renomeando.

Alguns jovens e alguns clientes, que usavam o Windows Xp pirateado em suas casas e o Windows legal em suas empresas, já estão abandonando o Windows e instalando o Linux. Foi dessa vez que entrei em contato com o substituto do Office da Microsoft: o BROffice. Fiz uma busca usando o www.google.com.br e encontrei o BrOo_2.0.3_060705_Win32Intel_install_pt-BR.exe - 85,9 MB. Ou seja, essa política da Microsoft fez com que esses usuários ficassem legais, só que passaram a usar o Linux e abandonaram o Xp. Acho que uma política que premiasse que está com suas cópias legais é melhor que a atual postura.