Blog do Simeão

Novidades surgem por todas as áreas, principalmente em relação a computadores, que são uma das mais modernas e úteis ferramentas. Dicas para seu melhor uso são sempre bem vindas. A toda hora temos algo novo, tanto em equipamentos e acessórios (hardware) como em programas, aplicaticos e utilitários (software), bem como em outros equipamentos. Alguns tornam-se obsoletos antes de serem lançados no mercado, dado o aparecimentos de coisas melhores.

Minha foto
Nome:
Local: Pelotas, Rio Grande do Sul, Brazil

Topógrafo desde 1959 e Eng Agrônomo desde 1967. Georreferenciamento, medições e desmembramento de imóveis, Planos cotados e projetos de lavouras de arroz, canais e barragens de terra para irrigação. Diplomado em Geomensura pelo IFSC (1ª Certificação por competência no Brasil). Desenvolvedor de mapas vetoriais e colaborador do grupo Mapear. Técnico em informática há mais de 25 anos (Windows Xp, Vista, 7, 8 e Server, redes cabeadas e sem fio). Desenvolvi programas em Clipper e Visual Basic. Treinamentos em Word, Excel, AutoCAD Civil 3D 2011-12. Técnico em Pastoreio Racional – sistema do Vanoni (Argentina). Casado - com 4 filhos(as). Hobbyes: Fotografia, Teclado (Yamaha PSR-S910), Eletrônica e GPS. Piloto civil e Rais-amador. Idiomas: Espanhol e Inglês.

sábado, janeiro 06, 2007

CheckList de treinamento com GPS


A primeira coisa que fazemos, após passar pela barreira da escolha do modelo de GPS que é mais adequado para as nossas necessidades, é entrar em contato com o material que acompanha o mesmo: manuais, cd contendo programas e mapas, cabo USB para conectá-lo ao computador, cartão de memória microSD e pilhas alcalinas ou recarregáveis.
A primeira etapa do aprendizado consiste em se familiarizar com o uso do GPS: seus botões, suas telas e Menus. Aprender como salvar os dados que estão armazenados no GPS.
Existem 10 botões e diversas telas, destacando-se a do Mapa, a dos Satélites, a do Computador de Viagem e as dos Menus e a da tecla
FIND, que é semelhante a do menu geral e não está na imagem acima.
Esse aprendizado é algo similar quanto às dificuldades que passamos quando iniciamos aprender a dirigir um carro, manejar um barco ou pilotar um avião. É preciso ler artigos na Internet, manuais, livros e até receber algumas aulas particulares. Tenho usado este blog para facilitar um pouco a tarefa daqueles que desejarem aproveitar melhor os recursos do seu GPS. Tomo como base o modelo MAP 60Cx da Garmin. Lembro novamente que esse "x" indica que esse equipamento está dotado de um cartão de memória removível (64 KB) e que pode ser trocado para até 2 GB.
Recomendo a seguinte lista de procedimentos (checklist):
1.- Botão Liga-desliga e de controle da iluminação da tela (usado em locais de pouca luz)
2.- Troca do cartão de memória microSD, sob o compartimento das pilhas.
3.- Troca das 2 pilhas AA (configurar o GPS quando passar do tipo alcalina para recarregavel, conforme mostrado no item a seguir)
4.- Configurar Idioma, Unidades métricas e Alarme: aperte duas vezes o botão MENU e escolha as opções Definições > Sistema - Tipo de bateria NiMH quando recarregavel, Idioma Português e Alarme de Proximidade Ativado.
5.- Configurar a Hora: aperte duas vezes o botão MENU e escolha as opções Definições > Hora - formato 24, fuso horário Brasília (UTC - 3 h) e horário de verão = Sim ou Não conforme a época ou situação atual. No Brasil não dá para usar a opção Auto porque o horário é trocado sem usar a lágica internacional, mas sim ao sabor de cada ano ou momento.

6.- Desligar a Recepção dos Satélites: Na página dos Satélites, aperte uma vez o botão MENU e escolha a opção Use c/GPS Desligado, quando estiver em casa, fora do alcance dos satélites. Na mesma página, escolha a opção Por Trajeto, que torna mais rápida a atualização das telas. O triângulo preto que representa o GPS no mapa, ficará apontando para o Norte enquanto que o mapa se movimenta quando estamos nos deslocando.
7.- Aperte duas vezes o botão MENU e escolha as opções Definições > Unidades - e escolha o formato das posições hddd mm' ss.s", Datum WGS 84, Distância/Velocidade no sistema Métrico, Elevação em metros e m/min, Profundidade em metros e Temperatura em Celsius.
8.- Desligar o registro dos Trajetos: Quando queremos apenas registrar alguns pontos, ou quando apenas usamos o GPS ligado ao computador, sem marcar nenhuma trilha, ou no caso de efetuarmos deslocamento que não queremos que fiquem registrados no arquivo de trilhas ou trajetos, devemos colocar o Reg.Trajeto em Off. Para tal, abra o Menu Geral apertando duas vezes o botão MENU e escolha a opção Trajeto apertando o botão ENTER. Utilize o botão central de direcionamento apertando nas setas horizontais caso necessite alterar a opção de On
para Off e vice-versa, e aperte o botão ENTER para confirmar. Numa viagem, quando paramos para entrar num restaurante, é importante desligar o registro do trajeto, e muito importante voltar a ligá-lo quando reiniciamos nossa viagem. Na dúvida, desligue o GPS e depois volte a ligá-lo algum tempo antes de re-iniciar a coleta de dados.
9.- Configurar Carta de Dados - Aperte duas vezes o botão MENU e escolha as opções Definições > Trajetos - Marque a caixa de seleção Envolv.quando cheio, Em Gravação d/Método escolha a opção Auto e aperte o botão ENTER para alterar. Escolha Distância e coloque o intervalo em 0,01 km. Escolha Distância e aperte o botão ENTER para alterar essa opção para Hora e altere o intervalo para 00 h 00 m 02 sec. Quando apertar o botão ENTER ao escolher o campo Intervalo, irá abrir o teclado virtual, onde os triângulos para esquerda e direita permitem alterar a posição que queremos alterar e o botão virtual Ok confima as alterações, enquanto que o botão QUIT do GPS abandona sem alterar. Volte ao campo Hora e altere-o para Auto. Por último, escolha aopção Configurar Carta de Dados e aperte o botão ENTER. Marque a caixa de opções Registrar Trak p/Carta de Dados, o que fará com que o GPS registre diariamente um arquivo .gpx contendo as trilhas gravadas em cada dia de uso. As trilhas redistradas no dia 02/01/2007 ficarão gravadas no arquivo de nome 20070102.gpx e ficará armazenado na pasta \Garmin no cartão de memória microSD. A tela do GPS mostra uma relação dos arquivos existentes e que ainda não foram apagados. Não haverá registro naqueles dias em que usamos os GPS sem registrar nenhum trajeto ou trilha. Para examinar esses arquivos e salvá-los no computador, ligue o GPS nele usando o cabo USB e abra o Menu Geral clicando duas vezes o botão MENU. Escolha as opções Definições > Interface e abra o item USB Mass Storage apertando o botão ENTER. O GPS mostrará uma tela azul com o nome do modelo do GPS e o computador abrirá uma janela mostrando os arquivos existentes no GPS. Na pasta raiz (D:\ ou outra letra que estava disponível) estarão os arquivos diários .gpx. Na pasta \Garmin, o arquivo gmapsupp.img que contem mapas e pontos gravados. Na pasta \Garmin\Poi o arquivo Poi.gpi e, opcionalmente, o Poi1.gpi, contendo os Pontos de Interesse Personalizados. Use o Copiar e Colar para fazer uma cópia desses arquivos e pastas. Use uma pasta diferente caso queira que os novos arquivos .img e .gpi não sobregrave arquivos salvos anteriormente. Podemos usar uma pasta _MassStorage\20070106, onde a data ao inverso representa o dia da cópia. Periodicamente devemos salvar esses dados bem como os mapas e outros dados gravados no computador (Mapas, trilhas, etc) usando um Cd ou Dvd gravável. Não recomendo o uso de mídias re-gravaveis a fim de evitar apagamentos acidentais.
10.-Seguidamente estaremos repetindo os passos 8 e 6 no que se refere a desligar e re-ligar o registro das trilhas bem como a recepção dos satélites. No caso de interromper uma viagem, poderemos usar o recurso de Desligar o GPS: não iremos perder os dados. Basta que o liguemos novamente uns 15 ou mais segundos antes de re-iniciar nossa viagem.
11.- A tela do Computador de Viagem mostra o campo Odômetro (contador de quilômetros) bem como as Velocidades de deslocamento (média e máxima) e o tempo parado e em viagem. Quando terminamos uma viagem e iniciamos outra, é preciso zerar esses valores, ou o GPS não saberá quando terminou uma e quando começou a outra, juntando os valores obtidos. Para isso, nessa página, aperte uma vez a tecla MENU e escolha a opção Redefinindo... Marcando as três primeiras caixas estaremos zerando os campos do computador de viagem. Nessa mesma tela poderemos marcar para apagar Pontos registrados, Trilhas e/ou Rotas. Não se esqueça de antes fazer uma cópia dos dados do GPS ou perderá tudo após o apagamento.
12.- Para fazer uma Cópia de Segurança dos dados do seu GPS poderá usar o programa MapSource da Garmin, usando o Menu Transferir > Receber do Dispositivo e escolher o que deseja salvar: Mapas, Pontos de passagem, Trilhas e Rotas. Esse programa é o único que permite salvar os mapas de fundo carregados no GPS (Exceto o Mapa Base, que nunca apaga). Os dados serão recebidos no mapa que está na tela do computador, e que geralmente está vazio pois recem abrimos o programa. Os dados só estarão a salvo quando gravamos esse mapa contendo os dados importados do GPS. O tipo default do aequivo é .gdb, mas poderemos mudar para o tipo .gpx, que permite que ele seja aberto também com o TrakMaker.
Uma outra opção para salvar os dados do GPS é usar o programa TrackMaker. Use o Menu Interface > Interface Garmin (F8) e escolha o botão Capturar dados do GPS. Na parte superior temos botões que permitem salvar Waypoints, Trilhas ou Rotas, ou o botão que permite salvar tudo. Clique em Sair para ver os dados na tela do programa. Os dados irão para a tela aberta no TracMaker, que geralmente é uma tela vazia, sem pontos ou trilhas marcados, a menos que já estejamos com algum arquivo aberto e que queiramos juntar os dados que estão no GPS. Para realmente salvar os dados recebidos, é preciso salvar o mapa aberto, agora contendo dados. Abra o menu Arquivo e escolha a opção Salvar Como. Escolha uma pasta no computador, como por exemplo \_Mapas\RS e escolha também o tipo de arquivo: .gtm é o default, .gz é compactado e ocupa pouco espaço enquanto que o .gpx permite que esse arquivo seja aberto com o MapSource e também seja usado para salvar os POIs usando o POILoader.

5 Comments:

Blogger CLAUDIO GUILHERME said...

Ol� Sime�o,tenho gravado varios trajetos no gps, e quando quero baixar somente um trajeto no trackmaker por exemplo, n�o consigo, todos os trajetos s�o baixados como de fosse um trajeto s�. A grava�o � feita pelos nomes ou datas em separado, mas quando vai transferir, vai tudo junto, vou dar um exemplo : vamos supor que na mem�ria caibam 10 passeios ( s� como exemplo que � claro vai depender do tamanho do trajeto), trj01 - trj02 �, assim por diante, tudo separado e gravado no gps, a� quero transferir s� o passeio trj01, que fiz de casa ao trabalho, quando mando para o trakmaker, vai os 10 passeios juntos como se fosse um trajeto s�.

Grato

12/6/08 14:50  
Blogger Blog do Simeão said...

No forum http://www.portalgps.com.br podes tirar muitas dúvidas. No www.tracksource.org.br tem um ótimo curso.
Podes deletar ou interromper pontos antes e depois a trilha desejada, trocar o seu tipo de linha e depois deletar as demais em Ferramentas > Trilhas.
Simeão

1/8/08 11:59  
Blogger Adriana Teixeira said...

Boa noite Simeão, eu e meu marido compramos recentemente um GPS Garmin Etrex Vista HCX, mas estamos tendo certa dificuldade em mapear uma trilha e depois passá-la para o pc, você poderia nos dizer onde poderemos achar as orientações básicas para quem está iniciando no uso desse aparelho?
Grata,
Adriana Teixeira

20/11/08 19:48  
Blogger phgois said...

Simeão, será que voce poderia publicar um tutorial de como gravar uma rota no garmin 60csx, pois ja tentei de varias maneiras, mais nao consigo.
Exemplo: Irei fazer uma trilha e gostaria que o gps gravasse todo o percurso para caso eu me perca, possa voltar pelo mesmo caminho que percorri.
Grato,
Paulo Gois

1/4/09 22:57  
Blogger Blog do Simeão said...

A melhor maneira é usar o programa Mapsouce da Garmin. Clicar no ícone CRIAR ROTAS e marcar o ponto inicial e final.
Tem como marcar e/ou excluir pontos intermediarios de forma a fazer com que nossa rota passe por determinados pontos.
Por exemplo: queremos ir de Porto Alegre RS a Fraiburgo SC e queremos passar pela estrada próxima a Farroupilha e Antonio Prado e não por Caxias do Sul, que tem muitas curvas e trânsito pesado.
Mapsource - download em http://www8.garmin.com/support/mappingsw.jsp versão atual 6.15.6
Simeão

17/5/09 14:37  

Postar um comentário

<< Home