Blog do Simeão

Novidades surgem por todas as áreas, principalmente em relação a computadores, que são uma das mais modernas e úteis ferramentas. Dicas para seu melhor uso são sempre bem vindas. A toda hora temos algo novo, tanto em equipamentos e acessórios (hardware) como em programas, aplicaticos e utilitários (software), bem como em outros equipamentos. Alguns tornam-se obsoletos antes de serem lançados no mercado, dado o aparecimentos de coisas melhores.

Minha foto
Nome:
Local: Pelotas, Rio Grande do Sul, Brazil

Topógrafo desde 1959 e Eng Agrônomo desde 1967. Georreferenciamento, medições e desmembramento de imóveis, Planos cotados e projetos de lavouras de arroz, canais e barragens de terra para irrigação. Diplomado em Geomensura pelo IFSC (1ª Certificação por competência no Brasil). Desenvolvedor de mapas vetoriais e colaborador do grupo Mapear. Técnico em informática há mais de 25 anos (Windows Xp, Vista, 7, 8 e Server, redes cabeadas e sem fio). Desenvolvi programas em Clipper e Visual Basic. Treinamentos em Word, Excel, AutoCAD Civil 3D 2011-12. Técnico em Pastoreio Racional – sistema do Vanoni (Argentina). Casado - com 4 filhos(as). Hobbyes: Fotografia, Teclado (Yamaha PSR-S910), Eletrônica e GPS. Piloto civil e Rais-amador. Idiomas: Espanhol e Inglês.

sábado, março 03, 2007

A era da comunicação inicia 2007 com novidades



Meu carro não possui um daqueles aparelhos de rastreamento, que possibilitam localizar um veículo, como é o caso do Rastreador veicular Tracker II:
http://www.gpstm.com/support.php?lang=port&article=16. Esse é um dos poucos aparelhos que não se precisa pagar mensalidades e o rastreamento pode ser feito usando nosso computador e a internet, com o programa gratuito Trackmaker, que é o mesmo usado para editar os dados no nosso gps.
Fiquei sem gasolina, está anoitecendo e o tempo está prometendo chuvas. Como dizer para minha família ou para alguém do serviço de socorro qual o local onde me encontro, qual a minha localização? A imagem acima mostra uma estrada com poucas referências. Ainda bem que tenho um gps e esse problema está resolvido. Parar numa cidade grande, à noite, para perguntar onde estou é uma pedida para ser assaltado.
Com um gps isso seria muito fácil. Basta abrir a página que marca o ponto onde nós estamos. Com o GPSmap 60Cx é muito simples e pode ser feito por qualquer pessoa e até por uma criança: é só apertar o botão MARK e na tela teremos as coordenadas do ponto onde estamos (em qualquer lugar do globo terrestre), a data e a hora com altíssima precisão, obtida dos 24 satélites que giram em torno da terra usando 6 órbitas distintas, 4 em cada uma. Isso é gratuito e funciona 24 horas por dia, com qualquer tempo. Se quiser que o gps grave esse ponto, é só apertar o botão ENTER. Depois pode apertar o botão PAGE até abrir uma página com o mapa da região e que tem um ótimo zoom que permite ter uma visão geral ou ver detalhes.
Os recursos desse aparelho são tantos que resolvi escrever dois livros. O primeiro "aprendendo o gps" está na fase de revisão e contém mais de 240 páginas, com mais de 10 exercícios práticos tipo passo a passo. Espero que a impressão saia neste primeiro semestre. O segundo livro ensina o uso do gps ligado ao computador.
Parece que 2007 promete ao mundo uma maior velocidade e maior alcance da comunicação movel, a preços cada vez maiores. Aqui no Brasil ? é impossível fazer previsões. Quem não vai ao exterior e não lê novos artigos na internet, só tem uma opção: seguir comprando “sucatas” e se contentar com as coisas dos camelódromos...
Devido ao trabalho enorme que deu escrever o livro acima citado, tive que interromper meus artigos no blog.
Últimas novidades:
Agora teremos a combinação celular + gps + pocketPC num mesmo aparelho. Dê uma olhada no site da O2
www.o2.com - http://www.o2.com/mobile_evolution.asp. que mostra uma evolução dos móbile desde 1800. Em 2007 aparecem novidades a cada mês. Alguns produtos já viram sucata logo após serem lançados pois aparecem coisas melhores e mais baratas... Vejam o caso do Nokia 7650. Acho que não vai emplacar: não tem gps, não usa sistema operacional Windows móbile, como máquina fotográfica é uma droga.
Os celulares estão passando da 3ª geração e já estão dando passos para a 4ª geração. Leia em
http://en.wikipedia.org/wiki/4G.
Antes usávamos um gps ligado a um pocketPC e mais um celular. Agora tudo está num só aparelho, que pode sair ao redor de us$700,00, lá pela Asia. Antigamente chinês só comia aloz. Agora tem tecnologia de ponta e sacode a bolsa de valores do mundo inteiro.
Redes sem fio: só aqui no Brasil a coisa está enredada. Talvez devido àquele objeto misterioso...
O WiMAX já tem novidades. (Free WiMax Demo - Fast simulation. Rapid design. Source code for WiMAX standard
www.coware.com.) Por enquanto algumas empresas monopolizadoras estão usando a justiça para emperrar o progresso do WiMAX, que já está em uso na Argentina há mais de 1 ano. Aqui as redes sem fio atingem algumas centenas de metros e, com esse novo sistema, o alcance pode ultrapassar 50 Km. Imaginem poder ter telefonia e internet banda larga nas nossas fazendas.