Blog do Simeão

Novidades surgem por todas as áreas, principalmente em relação a computadores, que são uma das mais modernas e úteis ferramentas. Dicas para seu melhor uso são sempre bem vindas. A toda hora temos algo novo, tanto em equipamentos e acessórios (hardware) como em programas, aplicaticos e utilitários (software), bem como em outros equipamentos. Alguns tornam-se obsoletos antes de serem lançados no mercado, dado o aparecimentos de coisas melhores.

Minha foto
Nome:
Local: Pelotas, Rio Grande do Sul, Brazil

Topógrafo desde 1959 e Eng Agrônomo desde 1967. Georreferenciamento, medições e desmembramento de imóveis, Planos cotados e projetos de lavouras de arroz, canais e barragens de terra para irrigação. Diplomado em Geomensura pelo IFSC (1ª Certificação por competência no Brasil). Desenvolvedor de mapas vetoriais e colaborador do grupo Mapear. Técnico em informática há mais de 25 anos (Windows Xp, Vista, 7, 8 e Server, redes cabeadas e sem fio). Desenvolvi programas em Clipper e Visual Basic. Treinamentos em Word, Excel, AutoCAD Civil 3D 2011-12. Técnico em Pastoreio Racional – sistema do Vanoni (Argentina). Casado - com 4 filhos(as). Hobbyes: Fotografia, Teclado (Yamaha PSR-S910), Eletrônica e GPS. Piloto civil e Rais-amador. Idiomas: Espanhol e Inglês.

sábado, agosto 08, 2009

Limpar e proteger as lentes das máquinas fotográficas


Óculos de sombra são exemplos de Filtros que podem proporcionar uma excelente proteção contra luz intensa e raios ultravioletas.

O uso de filtros em diversas cores é algo muito apreciado por fotógrafos profissionais que nos brindam com aquelas belas fotos em preto e branco.

O filtro serve também para proteger a lente da câmara fotográfica, pois evita arranhões e sujeiras sobre a lente, que são caras e possuem revestimentos especiais que podem ser danificadas quando tentamos limpar com panos ou lenços de papel.

Para limpar a poeira é melhor usar quelas peras ou seringas de borracha que produzem um jato de ar ao serem pressionadas. Algumas possuem na sua ponta, um pincel (brushes) de pelos suaves (tipo pelo de camelo) na sua extremidade, e que facilitam a retirada da poeira. Aqueles pinceis macios encontrados nas lojas de maquiagens e produtos de beleza servem.

Faça uma busca no Google usando as palavras "blower brush lens cleaner". Quando não temos esse acessório, podemos pegar um saco plástico cheio de ar natural (não soprar para evitar a umidade) e atar a sua abertura com um atilho de borracha. Fazer um furo pequeno e pressionar de forma a provocar um jato de ar sobre a lente.

Esses mesmos sacos plásticos servem para proteger nossa câmara em dias de chuva, bastando abrir um furo para deixar a lente a descoberto. Tambem podemos improvisar usando um secador de cabelos sem ligar o ar quente e tampar a saida de ar com um plástico deixando apenas um pequeno furo.

Para limpar o sensor, é melhor ir a um técnico competentente. Veja em http://www.forumfotografia.net/index.php?topic=21572.0 e http://www.cleaningdigitalcameras.com/methods.html a fim de ter uma melhor idéia sobre esse assunto. Pode envolver inclusive o uso de álcool isopropílico (isopropanol), que não contem água e evapora-se rapidamente. O sintoma é quando observamos manchas em nossas fotos.


Um filtro de cores neutras ou de proteção aos raios ultra-violetas fica por fora da lente, recebendo a poeira e protegendo-a de arranhões. Veja mais no curso de Fotografia Trípode, que dedica o capitulo 16 para os Filtros Fotográficos – Tipos, Usos, e tambem o assunto Balance de Brancos.

http://youtube.com/watch?v=R7WrrXE35oY

http://youtube.com/watch?v=mAu7kFOIdTI

http://youtube.com/watch?v=T8fhBHsE2L8


Na reportagem da revista digital Bianchini em http://www.revistabianchini.com.br/reportagens/por_dentro_das_lentes.html temos um bom artigo, que diz:

O olho humano possui diversos mecanismos de defesa naturais para garantir a proteção contra a luz. “Estes mecanismos incluem o reflexo de fechamento das pálpebras, a redução do diâmetro das pupilas, a adaptação da retina à intensidade luminosa, etc”. No entanto, essa defesa natural pode ser insuficiente. “É necessária a proteção adicional por meio do uso de uma lente filtrante, que desempenhe dois papéis: o de reduzir a intensidade de luz que chega aos olhos e o de filtrar raios danosos (ultravioletas)”. Os óculos dentro dos padrões de qualidade impedem que as radiações UV atinjam os olhos e, desta forma, evitam o surgimento de doenças retinianas, formação de catarata e queimaduras oculares secundárias decorrentes da exposição excessiva aos raios solares.


Coloração das lentes e filtros

Segundo os oftalmologistas, a coloração das lentes interfere pouco em relação à proteção dos raios UV. Porém, certos princípios podem ser aplicados para identificar suas propriedades de transmissão da luz.

Por mais contraditório que pareça, os filtros coloridos influenciam drasticamente a fotografia Preto e Branco, ajudando a produzir contrastes, isso porque os filtros coloridos permitem que apenas as luzes de determinadas cores atinjam a mídia, portanto elementos que reflitam estas cores serão registrados em tons mais claros do que os elementos que não reflitam as cores admitidas pelo filtro.

Os filtros coloridos mais comuns para uso na fotografia são o amarelo, o azul, o vermelho, o alaranjado e o verde. Em http://www.mundofotografico.com.br/forum/index.php?topic=20067.0 mostra um ótimo exemplo disso.


Filtros verde-amarelados: deixam as fotos de ambientes com muitas folhagens, florestas e verdes mais bonitas e com mais detalhes.

Filtros de cor cinza: transmitem a luz visível de maneira mais uniforme, diminuindo a sensação de fotofobia (aversão à luz) e podem ser utilizados mesmo em ambientes com pouca luz.

Filtro de cor amarela: melhoram os níveis de contraste sob tempo nublado, sendo muito úteis para motoristas e caçadores. Ao filtrar as luzes com esse comprimento de onda, permitirá que nossa pupila fique mais aberta, fazendo com que enxerguemos muito mais. Temos os óculos encontrados nas lojas que vendem materiais de segurança do trabalho e casas de armas. Destaco também aqueles binóculos com as lentes amarelas.

Nas máquinas fotográficas, quando tiramos fotos em branco e preto, é muito comum o uso de filtros amarelos, laranjas e vermelhos (estes últimos deixam as imagens mais contrastadas como se a foto fosse tirada num dia de tormenta). O filtro azulado deixa o céu com azul mais vivo.

Um filtro não deve ser usado em fotos coloridas, ou ficaremos com todas as imagens nessa cor. Mas poderemos usá-los em casos especiais, como por exemplo o amarelado para fotos no interior de algumas igrejas com iluminação amarelada.

Em http://www.joname.xpg.com.br/filtros.html basta clicar nos círculos coloridos para ver o efeito que causa numa foto como aquela desse site e que é mostrada a seguir.

Sim, saber mais sobre os filtros serve para melhor entender os efeitos para quem usa lentes de contato e óculos coloridos. Uma forma prática de fazer testes sem arriscar nossos olhos, é usando as máquinas fotográficas.


Na topografia, quando queremos ver melhor quando usamos uma trena laser, é comum o uso de lentes amarelas e alaranjadas.


Algumas máquinas, especialmente as amadoras, não permitem o uso de filtros, e muitas nem sequer possuem tampa de proteção da lente.