Blog do Simeão

Novidades surgem por todas as áreas, principalmente em relação a computadores, que são uma das mais modernas e úteis ferramentas. Dicas para seu melhor uso são sempre bem vindas. A toda hora temos algo novo, tanto em equipamentos e acessórios (hardware) como em programas, aplicaticos e utilitários (software), bem como em outros equipamentos. Alguns tornam-se obsoletos antes de serem lançados no mercado, dado o aparecimentos de coisas melhores.

Minha foto
Nome:
Local: Pelotas, Rio Grande do Sul, Brazil

Topógrafo desde 1959 e Eng Agrônomo desde 1967. Georreferenciamento, medições e desmembramento de imóveis, Planos cotados e projetos de lavouras de arroz, canais e barragens de terra para irrigação. Diplomado em Geomensura pelo IFSC (1ª Certificação por competência no Brasil). Desenvolvedor de mapas vetoriais e colaborador do grupo Mapear. Técnico em informática há mais de 25 anos (Windows Xp, Vista, 7, 8 e Server, redes cabeadas e sem fio). Desenvolvi programas em Clipper e Visual Basic. Treinamentos em Word, Excel, AutoCAD Civil 3D 2011-12. Técnico em Pastoreio Racional – sistema do Vanoni (Argentina). Casado - com 4 filhos(as). Hobbyes: Fotografia, Teclado (Yamaha PSR-S910), Eletrônica e GPS. Piloto civil e Rais-amador. Idiomas: Espanhol e Inglês.

sábado, junho 20, 2009

DvdSchrink - ótimo para Copiar DVDs ??


Conforme prometido anteriormente, eis a minha escolha para gravar DVDs protegidos: o Dvd Schrink.
Para quem possui o Nero instalado, fica mais fácil, pois não precisa instalar mais nada.
Alguns Dvd possuem alguns códigos próximo ao furo central. Para conseguir copiar, basta usar a caneta marca-cd e escurecer essas letras (e depois da cópia, limpar com álcool).

1.- Antes de tudo, é necessário ter um gravador de Dvd no computador.
2.- Providenciar espaço necessário numa partição ou num HD externo, pois para fazer uma cópia, terei que ter pelo menos 8 a 10 GB para poder jogar a as "vobs" para o hd e depois mais 4.3 GB para o arquivo que o shrink cria. Há casos em que pode precisar de mais espaço.
3.- Primeiro ripo (ripping) o dvd para o HD e depois uso Dvd shrink para fazer o dvd caber um 1 dvd-r. Alguns dvd são de dupla face e ocupam 9 GB e necessito compactá-los para os 4,7 GB de um Dvd-R virgem comum. Essa compactação pode causar uma diminuição muito pequena na qualidade.
Veja a figura acima, que mostra a escolha do grau de compactação (barra verde)
4.- Depois, gravo usando o próprio Dvd Schrink, que se utiliza da instalação do Nero. Uma outra opção é instalar e usar o Dvd Decrypter, que é bastante rápido e produz excelente qualidade nas cópias. É excelente o site em inglês, mostrando os sete passos - http://www.dvdr-digest.com/articles/23_1.html
5.- Caso queira fazer uma segunda cópia, apelo para o Nero e escolho a opção Gravar Vídeo.
6.- Caso a proteção do dvd original faça com que sua cópia fique de má qualidade, poderá usar o VobBlanker para resolver isso, e que deverá ser executado antes do Dvd Schrink.


Além do Nero, existem outros programas que poderemos usar para gravar o DVD.
O Nero Recode2 faz parte do programa Nero Vision ou Nero 7, mas atenção: O Nero Recode2 não copia DVD protegido por leis.


Proteção contra cópias
A maioria dos DVDs Vídeo tem proteção contra cópia (são criptografados). Você não pode simplesmente duplicá-lo, sem usar ferramentas apropriadas antes para copiá-lo para o HD já desprotegido ou decriptografá-lo em tempo real.
Atenção: Só é legal e moralmente válido fazer cópias de filmes que você comprou para seu uso pessoal e quando você deseja deixar guardado o original e usar apenas a cópia (um "backup"). O uso de videos de palestras ou de musicais, que são muito manuseados, é comum ficarem arranhados. Em Buenos Aires, um bom Dvd de tangos pode custar mais de US$45,00. Nesse caso sempre uso cópias e guardo o original sem arriscar a sua integridade.

Fiquei surpreso com a enorme quantidade de leitores de outros paises. Por isso resolvi acrescentar o seguinte resumo em inglês:
Summary of procedures:
1. Optional: Use VobBlanker to shrink DVDs, prior to further processing with DVD Shrink, to improve speed and quality. Download - http://www.digital-digest.com/software/download.php?sid=462&ssid=0&did=1
2. Optional: Ripping the DVD - Rip the DVD with DVD Decrypter prior to using DVD Shrink (Recommended) - http://www.dvdr-digest.com/articles/23_2.html
3. Setup DVD Shrink - Setup DVD Shrink when using it for the first time;
Download: http://baixaki.ig.com.br/download/DVD-Shrink.htm - 3.2.0.15
4. Configuring the backup - Using DVD Shrink's Backup or Re-Author modes to backup the entire DVD, or just parts of it. I don't use the Full Disk default option;
5. Choose how to burn the backup - Choose to use DVD Shrink's built-in burner, or use external tools to burn the backup.

Optional Download: DVD Decrypter - http://www.riphelp.com/downloads/dvddec.html

Guide To Copy DVD Movies !!! http://forum.doom9.org/showthread.php?s=39e0a1dd6fc57789770b955c2d20a744&t=114116
Dvd Schrink Forum: http://forum.digital-digest.com/forumdisplay.php?f=47

For beginners (excellent): DVD Shrink Guide - http://www.dvdr-digest.com/articles/23_1.html

Uma outra opção é usar a dupla: AnyDvd - que se encarrega de abrir a segurança e o CloneDvd. O ícone do AnyDvd que fica na baneja, no canto inferior direito da tela, próximo ao relógio, tem a aparência da cabeça de uma pequena raposa vermelha. Uma vez carregado, não necessitamos fazer nada, pois trabalha automaticamente.

Já o CloneDvd, que testei na versão 3.9.4.0, faz ótimas cópias, além de compactar para que a gravação caiba dentro dum Dvd-R de 4,7 GB.

Os Dvd de dupla face possuem o dobro da capacidade - 9.4 GB, mas custam muito mais. Veja mais em http://www.eletronicosforum.com/artigos_midias_tipos1.htm


3 Comments:

Blogger A paz que busco agora nem a dor vai me negar... said...

Legal o post, mas o nome do programa é DVD Shrink e não "Dvd Schrink" antes de colocar o Ctrl+c e o Ctrl+v em ação dá uma revisada no texto ;) pra não fazer feio.
Obs: Crítica construtiva não me leve a mau oks

20/8/09 21:02  
Blogger Blog do Simeão said...

Mcgregori: Agradeço a colaboração.
Manter um blog deste tipo não se trata apenas de copiar e colar e sim de muita pesquisa e testes, que procuro compartilhar gratuitamente a fim de colaborar com muitas pessoas que não possuem acesso a essas informações ou meus conhecimentos de eletrônica, geomensura e agronomia.
Meu português sempre foi para o gasto, mas ajuda o meu espanho e o inglês na hora de se pesquisar novidades.
Nota que desde 2006 tenho conseguido manter este blog em atividade, e isso custa tempo, e não recebo nenhuma remuneração.

12/9/09 08:57  
Blogger nette said...

Agradeço
passei um "tempão" lendo muitos posts pela internet, ate´que cheguei em vc!!!!
que muito rapidamente, explicou e ajudou a resolver!!!!
muito obrigada
Nette

8/8/11 18:12  

Postar um comentário

<< Home