Blog do Simeão

Novidades surgem por todas as áreas, principalmente em relação a computadores, que são uma das mais modernas e úteis ferramentas. Dicas para seu melhor uso são sempre bem vindas. A toda hora temos algo novo, tanto em equipamentos e acessórios (hardware) como em programas, aplicaticos e utilitários (software), bem como em outros equipamentos. Alguns tornam-se obsoletos antes de serem lançados no mercado, dado o aparecimentos de coisas melhores.

Minha foto
Nome:
Local: Pelotas, Rio Grande do Sul, Brazil

Topógrafo desde 1959 e Eng Agrônomo desde 1967. Georreferenciamento, medições e desmembramento de imóveis, Planos cotados e projetos de lavouras de arroz, canais e barragens de terra para irrigação. Diplomado em Geomensura pelo IFSC (1ª Certificação por competência no Brasil). Desenvolvedor de mapas vetoriais e colaborador do grupo Mapear. Técnico em informática há mais de 25 anos (Windows Xp, Vista, 7, 8 e Server, redes cabeadas e sem fio). Desenvolvi programas em Clipper e Visual Basic. Treinamentos em Word, Excel, AutoCAD Civil 3D 2011-12. Técnico em Pastoreio Racional – sistema do Vanoni (Argentina). Casado - com 4 filhos(as). Hobbyes: Fotografia, Teclado (Yamaha PSR-S910), Eletrônica e GPS. Piloto civil e Rais-amador. Idiomas: Espanhol e Inglês.

terça-feira, julho 22, 2008

Impressora virtual gratuita cria .pdf


Solução barata:
Em vez de imprimir podemos economizar papel salvando em .pdf !
Chegou a hora de imprimir e nos deparamos com um problema: a impressora ou o plotter está sem tinta... Uma solução é usar aquele programinha gratuito denominado CuteWriter, que cria uma impressora virtual em nosso computador denominada CutePDF.
Na hora de imprimir, é só seleciona-la e mandar imprimir: irá aparecer uma janela solicitando o nome do arquivo e a pasta onde queremos salvar o arquivo formato .pdf que está sendo gerado.
Poderemos salva-lo inclusive num pen drive (flash memo) ou outro meio de armazenamento, a fim de levar o arquivo para um outro computador, ou envia-lo pela internet.

Instalação:
É muito simples. Abra o site
http://www.cutepdf.com/products/cutepdf/Writer.asp#download
e faça download de dois arquivos executáveis salvando-os numa pasta.
Execute primeiro o 1-Converter e depois o 2-Cute Writer. Ver figura acima.
Assim você terá uma nova impressora (passo 3) denominada CutePDF instalada entre as demais impressoras do seu seu computador. Não tem propaganda e não exige instalar drivers ou qualquer outra coisa e nem precisa de atualizações.

Como usar:
São apenas três coisas simples. Mande imprimir qualquer coisa (um arquivo do Word, uma planilha do Excel, uma página da internet ou mesmo a imagem da tela do computador, ao apertar o Ctrl+P). Irá aparecer uma janela onde você pode escolher a impressora e indicar o número de cópias e quais páginas. Mude a impressora para a CutePDF (passo 4 da figura).
É só clicar naquele pequeno triângulo preto à direita do nome da impressora.
Deixe em apenas 1 página e clique no botão OK.
Irá aparecer uma nova janela onde você poderá mudar o 5-Pasta ou Local de gravação do arquivo e 6-Qual o nome desse arquivo. O “default” é gravar na pasta dos Meus Documentos (ou apenas Documentos, no caso do Windows Vista). Veja exemplo na figura.

Resumindo:
Mande imprimir algo
Selecione a impressora CutePDF – Ok
Confirme Ok para imprimir, isto é, salvar no formato .PDF. É só copiar esse arquivo para o pendrive ou envia-lo pela internet.

Eu uso muito esse recurso para o caso de imprimir boletos bancários, pois assim fazendo, estarei guardando uma cópia do mesmo, que permitirá não só documentar, mas também possibilitar imprimir novas cópias em outro dia ou computador, usando qualquer impressora.

1 Comments:

Blogger Rê França said...

Obrigada pela dica. Estou usando e ajundando a salvar o planeta....Rs...rs...
Abçs,
Renata

13/10/08 19:38  

Postar um comentário

<< Home