Blog do Simeão

Novidades surgem por todas as áreas, principalmente em relação a computadores, que são uma das mais modernas e úteis ferramentas. Dicas para seu melhor uso são sempre bem vindas. A toda hora temos algo novo, tanto em equipamentos e acessórios (hardware) como em programas, aplicaticos e utilitários (software), bem como em outros equipamentos. Alguns tornam-se obsoletos antes de serem lançados no mercado, dado o aparecimentos de coisas melhores.

Minha foto
Nome:
Local: Pelotas, Rio Grande do Sul, Brazil

Topógrafo desde 1959 e Eng Agrônomo desde 1967. Georreferenciamento, medições e desmembramento de imóveis, Planos cotados e projetos de lavouras de arroz, canais e barragens de terra para irrigação. Diplomado em Geomensura pelo IFSC (1ª Certificação por competência no Brasil). Desenvolvedor de mapas vetoriais e colaborador do grupo Mapear. Técnico em informática há mais de 25 anos (Windows Xp, Vista, 7, 8 e Server, redes cabeadas e sem fio). Desenvolvi programas em Clipper e Visual Basic. Treinamentos em Word, Excel, AutoCAD Civil 3D 2011-12. Técnico em Pastoreio Racional – sistema do Vanoni (Argentina). Casado - com 4 filhos(as). Hobbyes: Fotografia, Teclado (Yamaha PSR-S910), Eletrônica e GPS. Piloto civil e Rais-amador. Idiomas: Espanhol e Inglês.

segunda-feira, janeiro 21, 2008

Atualizar dados: dá trabalho...


A manutenção dos dados que temos em nossos celulares, computadores, GPS e outros aparelhos de armazenamento, nos levam ao problema de sempre - as suas atualizações. É o que costumo chamar de "bancos de dados vivos" - aqueles que exigem atualizações periódicas: agendas de telefones, cadastro de endereços de e-mails, Pontos de Interesse (POIs) e mapas vectoriais dos GPS. Veja a figura acima (podemos aumentá-la clicando nela).
Vale o mesmo para nossas cópias de segurança dos dados pessoais nos computadores: só existem duas categorias de usuários: "Os que perderam dados e os que irão perder dados" e mesmo assim a maioria não atualiza as suas cópias ou não as guardam em locais seguros e apropriados (de preferência, noutro local ou cidade e não no local osde está o computador).
Existem programas que se encarregam de fazer e manter essas cópias atualizadas, de forma totalmente automática. A cada mês ou mais, devemos gravá-las num Cd ou Dvd e guardá-las num outro local. É algo muito barato e que toma pouco tempo.
No grupo Tracksource - Brasil, você poderá ober programas, mapas e pontos de interesse de forma totalmente gratuita e que são atualizados a cada mês, geralmente entre os dias 17 - 20.
Já aqueles dados que são pessoais, temos que tratá-los com muito carinho fazendo cópias atualizadas, pois uma ves perdidos, não teremos outra solução.
Aqueles cartões de armazenamento usados em celulares, Ipod, GPS, máquinas fotográficas também podem apresentar defeitos que levem à perda dos dados armazenados. Cuidado ao comprar, pois existem modelos muito parecidos, como é o caso do microSD que é do mesmo tamanho mas difere do Memory Stick Micro (M2) e ambos são usados em aparelhos da Motorola e outros.
Estão incluidos nesses dados as nossas fotografias. Algumas são importantes e merecem nossa atenção.