Blog do Simeão

Novidades surgem por todas as áreas, principalmente em relação a computadores, que são uma das mais modernas e úteis ferramentas. Dicas para seu melhor uso são sempre bem vindas. A toda hora temos algo novo, tanto em equipamentos e acessórios (hardware) como em programas, aplicaticos e utilitários (software), bem como em outros equipamentos. Alguns tornam-se obsoletos antes de serem lançados no mercado, dado o aparecimentos de coisas melhores.

Minha foto
Nome:
Local: Pelotas, Rio Grande do Sul, Brazil

Topógrafo desde 1959 e Eng Agrônomo desde 1967. Georreferenciamento, medições e desmembramento de imóveis, Planos cotados e projetos de lavouras de arroz, canais e barragens de terra para irrigação. Diplomado em Geomensura pelo IFSC (1ª Certificação por competência no Brasil). Desenvolvedor de mapas vetoriais e colaborador do grupo Mapear. Técnico em informática há mais de 25 anos (Windows Xp, Vista, 7, 8 e Server, redes cabeadas e sem fio). Desenvolvi programas em Clipper e Visual Basic. Treinamentos em Word, Excel, AutoCAD Civil 3D 2011-12. Técnico em Pastoreio Racional – sistema do Vanoni (Argentina). Casado - com 4 filhos(as). Hobbyes: Fotografia, Teclado (Yamaha PSR-S910), Eletrônica e GPS. Piloto civil e Rais-amador. Idiomas: Espanhol e Inglês.

quarta-feira, janeiro 09, 2008

Imagens de satélites


Nunca imaginei a rapidez com que teríamos imagens de alta precisão para nosso uso doméstico (e geralmente gratuitas).
Abra a internet no seguinte endereço em espanhol - http://www.satimagingcorp.es/ (necessita que você tenha o Java instalado em seu computador, e pode ser o MSJavaX86, que é menor e "não nos enche de propagandas").
Use o seu navegador Internet Explorer e digite o endereço acima. Irá obter o magnífico e altamente preciso satélite QuickBird. Clicar sobre a imagem do canto superior direito da imagem acima, aquele pequeno retângulo com o mapa mundi, como aparece no site, obteremos uma visão da terra e do satélite, a qual mostra o percurso do mesmo sobre os continentes.
É algo impressionante: o site da Satellite Imaging Corporation mostra uma animação da terra com a posição e o percurso do satélite QuickBird Tracker (linha em em vermelho, por onde ele passou, e em verde, o próximo percurso: ao lado, também em verde, a posição dentro de 90 minutos.
Ao clicar nos ícones > e < poderemos acelerar a rotação em 10x, 100x ou mais e ver qual a posição estimada do satélite, numa imagem gráfica em azul. Com a velocidade Rate = 1 a imagem volta ao colorido e velocidade normal.
A precisão dos dados ou resolução varia com o satélite que usamos para obter dados:
QuickBird 0.61m
IKONOS 0.82m
SPOT-5 2.5m/5m/10m
Landsat 7 +ETM 14.25m/28.5m
ASTER 15m/30m
No Brasil constatamos o lançamento de satélites com erros de mais de 10 m e, quando vamos olhar as imagens, são uma droga, pois não podemos ver cidades ou lavouras. Só servem para estudos muito genéricos, sendo muito inferiores às do GoogleEarth. Serve apenas para botar nosso dinheiro fora e dar emprego a incompetentes e vigaristas...
É uma pena que a maioria das boas imagens gratuitas disponíveis são para os Estados Unidos e outros paises. Aqui teremos que pagar e, devemos ter o cuidado pois algumas são de antes de 2005. Buscas com o Google nos mostram exemplos, como aquelas imagens da Embrapa que são muito antigas e de pouquissima resolução.
O GoogleEarth tem um serviço que permite fazer download de suas imagens (que estão boas e atualizadas em diversos lugares). Basta fazer download do gmid - Google Maps Images Downloader 3.24 (Copyright 2006-2007). Ele tem um utilitário gratuito que permite unir as fotos baixadas. Caso queiramos, basta pagar menos de 30 dólares e poderemos obter imagens com maior resolução (valores de 14 a 18). Tudo está explicado no seguinte site, em inglês - http://www.aaaasoft.com/gmid
Dica: Um dos melhores programas para se trabalhar com imagens, mapas escaneados, fotos de satélite e dados de GPS é o Global Mapper. Ver http://www.globalmapper.com/.
É excelente o programa que permite juntar mapas e fotos escaneadas, inclusive criando fotos panorâmicas. É o PANAVUE Image Assembler - pode-se obter uma boa versão Demo em http://www.panavue.com/en/downloads/pia/trial.htm.