Blog do Simeão

Novidades surgem por todas as áreas, principalmente em relação a computadores, que são uma das mais modernas e úteis ferramentas. Dicas para seu melhor uso são sempre bem vindas. A toda hora temos algo novo, tanto em equipamentos e acessórios (hardware) como em programas, aplicaticos e utilitários (software), bem como em outros equipamentos. Alguns tornam-se obsoletos antes de serem lançados no mercado, dado o aparecimentos de coisas melhores.

Minha foto
Nome:
Local: Pelotas, Rio Grande do Sul, Brazil

Topógrafo desde 1959 e Eng Agrônomo desde 1967. Georreferenciamento, medições e desmembramento de imóveis, Planos cotados e projetos de lavouras de arroz, canais e barragens de terra para irrigação. Diplomado em Geomensura pelo IFSC (1ª Certificação por competência no Brasil). Desenvolvedor de mapas vetoriais e colaborador do grupo Mapear. Técnico em informática há mais de 25 anos (Windows Xp, Vista, 7, 8 e Server, redes cabeadas e sem fio). Desenvolvi programas em Clipper e Visual Basic. Treinamentos em Word, Excel, AutoCAD Civil 3D 2011-12. Técnico em Pastoreio Racional – sistema do Vanoni (Argentina). Casado - com 4 filhos(as). Hobbyes: Fotografia, Teclado (Yamaha PSR-S910), Eletrônica e GPS. Piloto civil e Rais-amador. Idiomas: Espanhol e Inglês.

sexta-feira, janeiro 25, 2008

GoogleMaps x EarthView

Comparando é que se nota a diferença... É só clicar na imagem ao lado para vê-la ampliada. Trata-se de uma montagem que fiz com partes das telas nos dois sistemas. A imagem ficou um pouco confusa, mas serve para darmos uma olhada nos mapas e nas imagens aéreas. O melhor é testar os dois sistemas abrindo cada um e ver tudo ao vivo e a cores, e sentir a demora de cada um na sua própria máquina.
Microsoft Virtual Earth 3DVIA (versão beta - permite interação com usuário). - A Microsoft liberou na última terça-feira (22/01/2008) o acesso à versão beta do Virtual Earth 3DVIA, lançamento do programa de busca de mapas, concorrente do popular Google Earth e Google Maps. Desta vez, além da visualização de edificações e atrativos naturais em três dimensões, como em um game, a interatividade com o usuário é o atrativo. O recurso vai permitir o acréscimo de imagens no programa a partir do envio e especificação do local. Download - Essa nova versão do Live Earth já está disponível para download gratuito em http://maps.live.com/Help/en-us/VE3DVIADownload.htm. Também há possibilidade de somente observar as imagens em 2D e 3D online - http://livemaps.com.br/.
A busca é demorada e, ao testar na cidade de Pelotas-RS, vi que a imagem dos satélites é inferior à do GoogleMaps.
Outra limitação ainda é o número de cidades que já contam com desenhos em 3D, desenvolvidos pelo Dessault Systèmes, parceira na Microsoft no projeto. Para baixar o programa, é importante ter um computador com configurações avançadas, placa de vídeo com alta potência e memória extra disponível.
Para instalar o Virtual Earth 3D: abra o site http://maps.live.com/.
Sobre a janela do mapa, clicar em 3D.
Na janela de instalação do Virtual Earth 3D (Beta) clicar em Download e clicar em Run.
Quando completar a instalação, na janela do Virtual Earth 3D (Beta), selecione as opções que você desejar, e então clicar em Finish.
Para criar um modelo no Virtual Earth 3D, clicar com o botão direito do mouse (right-click) no local onde você quer inserir o modelo 3D, e então clicar em Add 3D model.


Já o GoogleMaps - http://maps.google.com.br/ permitiu encontrar ruas em cidades pequenas. Testei digitando Andrade Neves, Jaguarão, RS e pude abrir o mapa e ver a imagem aéra que, em todo o município de Jaguarão é péssima, mas existe...
No bem-vindo ao Google Maps temos instruções simples com exemplos claros: nele também podemos alterar localização padrão ou pesquisar no mapa, p. ex., Rio de Janeiro, RJ ou Av Brasil, 100 - São Paulo, SP
Encontrar empresas ou negócios, p. ex., hotéis próximos à savassi, Belo Horizonte pizza
Como chegar, p. ex, da Av Eng. Luiz Englert - Porto Alegre Brasil para a Av 15 de Novembro, 1299 - Curitiba Brasil, ou de Fortaleza - CE - Brasil para 40110-150.