Blog do Simeão

Novidades surgem por todas as áreas, principalmente em relação a computadores, que são uma das mais modernas e úteis ferramentas. Dicas para seu melhor uso são sempre bem vindas. A toda hora temos algo novo, tanto em equipamentos e acessórios (hardware) como em programas, aplicaticos e utilitários (software), bem como em outros equipamentos. Alguns tornam-se obsoletos antes de serem lançados no mercado, dado o aparecimentos de coisas melhores.

Minha foto
Nome:
Local: Pelotas, Rio Grande do Sul, Brazil

Topógrafo desde 1959 e Eng Agrônomo desde 1967. Georreferenciamento, medições e desmembramento de imóveis, Planos cotados e projetos de lavouras de arroz, canais e barragens de terra para irrigação. Diplomado em Geomensura pelo IFSC (1ª Certificação por competência no Brasil). Desenvolvedor de mapas vetoriais e colaborador do grupo Mapear. Técnico em informática há mais de 25 anos (Windows Xp, Vista, 7, 8 e Server, redes cabeadas e sem fio). Desenvolvi programas em Clipper e Visual Basic. Treinamentos em Word, Excel, AutoCAD Civil 3D 2011-12. Técnico em Pastoreio Racional – sistema do Vanoni (Argentina). Casado - com 4 filhos(as). Hobbyes: Fotografia, Teclado (Yamaha PSR-S910), Eletrônica e GPS. Piloto civil e Rais-amador. Idiomas: Espanhol e Inglês.

quinta-feira, julho 24, 2008

Um mundo novo...


São muitas imagens: você poderá clicar numa para obter uma visão ampliada ou zoom.

Arquitetura dinâmica – os edifícios giratórios (David Fischer).
Na atualidade, a vida é dinâmica, e portanto o espaço em que vivemos deveria ser ajustavel às nossas necessidades, as quais mudam continuamente, a medida que evoluímos e até dependendo no nosso estado de ânimo. Os edifícios seguirão o ritmo da natureza, mudarão de forma e direção da primavera ao verão, do amanhecer ao por do sol, e se adaptarão ao clima. Os edifícios terão vida. Vale a pena ver esses gigantes em movimento... e a rapidez da construção: um andar em poucos dias !!! pois cada módulo é acrescentado já pronto, como mostra a figura acima (no fundo, vemos que um andar inteiro está girando ou o video encontrado no site a seguir (11/jul/2008). Veja em:
http://www.arq.com.mx/noticias/Detalles/9954.html?utm_source=boletin271&utm_medium=email&utm_campaign=boletin271 uma página encontraremos mais sobre esse assunto e com um vídeo de poucos minutos que mostra algo impressionante.


Internet - demonstrações a baixo custo
Cada vez está melhor o uso do YouTube: pequenos clips de vídeo são usados em demonstrações e roadshows. Em alguns já dispomos do recurso de aumentar a qualidade da imagem, quando dispomos de uma internet rápida – basta clicar em “watch in high quality” e o vídeo recomeçará com a possibilidade de expandir a imagem. Veja em http://www.youtube.com/watch?v=NFjFsB_myRU&feature=related

Esse endereço é uma pequena demonstração dos novos GPS topográficos da Topcon. A finalidade do mesmo não é fazer propaganda mas sim mostrar que os videos do YouTube não são só aquelas "imagens pequenas e ruins" que costumamos encontrar. Tem coisa boa e que podemos ver em alta resolução, em tela cheia. Aproveito para destacar que a bateria desses aparelhos permite o uso de pilhas recarregáveis e alcalinas, em vez de nos deixar dependentes daquelas baterias caras, que costumam a ficar se carga numa hora imprópria. E quando queremos comprar uma de reserva, vemos que o preço é proibitivo. Todos os fabricantes poderiam pensar no consumidor ao usar pilhas como os atuais aparelhos da Topcon. Também merece destaque o armazenamento em cartões de memória. Hoje encontramos facilmente cartões com 8 GB de capacidade, e quando estiver cheio, é só trocar por outro de reserva. É mais um bom exemplo que influi muito na hora de comprar. Isso vale para GPS, para máquinas fotográficas e outros aparelhos.

Geomensura com novos recursos
Com a melhora dos GPS e dos satélites disponíveis, pode-se obter localizações com a precisão de milímetros, em imagens coloridas tiradas a poucos dias. As Estações Totais com seus distanciômetros permitem medir milhares de pontos com enormes precisões. Depois podemos baixar esses dados num computador e fazer os cálculos de forma automática em questões de segundos: medições de áreas e divisões de terras e loteamentos, geração de mapas com curvas de nível, cálculos de volumes de terra são feitos por sistemas como o AutoCAD Civil 3D 2009 da Autodesk, que permite criar mapas com curvas de nível e perfis altimétricos muito detalhados para o estudo de estradas e canais. É lindo ver as novas Estações Totais robotizadas, que substituíram os antigos teodolitos e distanciômetros, quando elas giram sozinhas procurando automáticamente o Prisma que é usado para medir ângulos, altitudes e distâncias. Assim, basta apenas uma pessoa passeando pelo terreno a ser medido, enquanto que os dados dos pontos escolhidos vão sendo armazenados. Veja uma demonstração em http://www.youtube.com/user/kamlungpig.
Algumas modernas Estações Totais já vem acopladas a um GPS topográfico, permitindo enorme rendimento, mas seu preço é bastante alto, de R$150.000,00 a 270.000,00.
Quando necessita-se de muita precisão em nivelamentos, dispomos de níveis automáticos a laser, que permitem ler em miras com código de barras, garantindo rapidez e diminuindo os erros.

Fotos dos satélites
Podemos também comprar imagens digitais de satétites nos sites do INPE e da NASA em seus representantes: fotos tiradas há poucos dias permitem acompanhar os trabalhos de engenharia numa estrada ou os preparos de solo e a irrigação ou a colheita, em nossas lavouras. Depois é só juntar os dados das nossas medições em cima das mesmas, obtendo beleza, qualidade e muita precisão. Os novos plotters e impressoras laser coloridas permitem imprimir em alta qualidade e com um custo menor.


Quando iniciei minha reciclagem como engenheiro agrônomo, já esperava encontrar uma grande melhora nos recursos disponíveis para a área de topografia e georreferenciamento. Trabalhei mais de 27 anos e minha experiência pode ser grandemente aproveitada com os novos recursos atualmente existentes. Ganha-se em rapidez e precisão, bastando apenas atualizar equipamentos e métodos. Nos notebooks e as impressoras caíram de preço, dispondo de maior capacidade de cálculo. Sim, o mundo mudou para melhor...