Escolhendo um novo GPS de Navegação
Veja no site da Garmin dos Estados Unidos www.garmin.com é onde podemos ver todos os modelos, inclusive os novos Oregon e Nuvi e ver seus preços em dólares. Os melhores modelos, com cartão de memória, custam acima de US$180,00.
No Brasil, o representante da Garmin, é a GPS Center: http://www.gpscenter.com.br/, que serve para exemplificar: tem os modelos básicos e aqueles que possuem cartão de memória, com um “x” no modelo. Devemos dar uma olhada nos MODELOS DESCONTINUADOS, caso não queira comprar algo superado sem pagar muito menos.
Também a página http://www.garmin.pt/ da Garmin em Portugal pode ser util para quem não gosta de ler artigos em inglês.
A página http://www.garmin.com.es/equipos/terrestres/index_terrestres.htm do representante da Garmin na Espanha, pode ser útil na escolha do modelo de GPS.
Fora do Brasil, existem outras marcas na faixa de preço de US$150 a 250,00, como TomTom – www.tomtom.com e Magellan - http://www.magellangps.com/ onde temos o MobileMapper 6 (com uma câmera fotográfica de 2 megapixel) e o profissional ProMark3.
Alguns GPS de navegação são lentos, especialmente quando carregamos e ativamos todos os mapas, que ao chegarmos numa rua que necessitamos dobrar só receberemos o aviso depois.
QUE MODELO COMPRAR
Recomendo o site GPSTM - http://www.gpstm.com/index.php?lang=port do Odilon, autor do excelente programa TrackMaker com a nova 13.5.403 versão - gtm135.exe e poderemos fazer download gratuitamente sem necessitar registro em http://www.gpstm.com/downloads.php?lang=port e que tem suporte para mapas embutidos, Google Maps e rastreamento veicular por GPRS, para Windows 98SE/ME/2000/XP/Vista. A versão GTM PRO®, destina-se a uma parcela de usuários que utiliza o programa profissionalmente, ou seja, necessitam de cálculo de área, transferência de dados para o Excel®, exportação para o AutoCad® e ArcView®, e outras funções avançadas. Geralmente são empresas, engenheiros, agrimensores, peritos judiciais ou pessoas que querem utilizar o GPS de mão como ferramenta auxiliar a levantamentos topográficos mais precisos, realizados com teodolito, Estação Total ou outros equipamentos topográficos de precisão.
Até a versão gratuita do TrackMaker permite fazer conversão de coordenadas geodésicas (GGG MM SS,DDD ou GGG,DDDDDDDD ou UTM) e alterar o Datum (o Trackmaker irá perguntar se é para alterar os pontos). Ligando o seu GPS num notebook, poderá usar esse programa com os ótimos recursos de navegação, com orientações em voz num português de Portugal e ficando livre daquela tela muito pequena.
4 Comments:
Bom dia,
amigo, parabens pelas suas dicas e pelo que li vc deve ser um ótimo profissional. Talvez possa me ajudar, costumo fazer medições e levantamento utilizando um GPSmap 60CSx, e gostaria de obter coordendas UTM com 2 casas decimais... como obter isso? obrigado.
Evandro
Olá Evandro...parabéns pelos trabalhos desenvolvidos!
Sou Eng. Florestal e gosto de pessoas que compartilham seus conhecimentos. Gostei muito do seu blog e gostaria de discutir contigo o seguinte tema: Para levantamentos em perícia judicial que não envolvam a mensuração de uma área, é preciso que se utilize um GPS que não o de navegação? Eu tenho o MAP 62 e fico curioso em relação aos usos possíveis...já que consigo com ele uma precisão de no mínimo 03 metros...
Forte abraço!
Ola, meu nome é daniel , sou biologo.
Escrevo solicitando auxilio para aprender a utilizar o gps mobilemapper!
obrigado.
Ola Daniel, sou Técnico em Agrimensura e Gestor Ambiental. Qual seria o modelo de seu mobilemapper? Pois Possuo o 20.
Postar um comentário
<< Home