Blog do Simeão

Novidades surgem por todas as áreas, principalmente em relação a computadores, que são uma das mais modernas e úteis ferramentas. Dicas para seu melhor uso são sempre bem vindas. A toda hora temos algo novo, tanto em equipamentos e acessórios (hardware) como em programas, aplicaticos e utilitários (software), bem como em outros equipamentos. Alguns tornam-se obsoletos antes de serem lançados no mercado, dado o aparecimentos de coisas melhores.

Minha foto
Nome:
Local: Pelotas, Rio Grande do Sul, Brazil

Topógrafo desde 1959 e Eng Agrônomo desde 1967. Georreferenciamento, medições e desmembramento de imóveis, Planos cotados e projetos de lavouras de arroz, canais e barragens de terra para irrigação. Diplomado em Geomensura pelo IFSC (1ª Certificação por competência no Brasil). Desenvolvedor de mapas vetoriais e colaborador do grupo Mapear. Técnico em informática há mais de 25 anos (Windows Xp, Vista, 7, 8 e Server, redes cabeadas e sem fio). Desenvolvi programas em Clipper e Visual Basic. Treinamentos em Word, Excel, AutoCAD Civil 3D 2011-12. Técnico em Pastoreio Racional – sistema do Vanoni (Argentina). Casado - com 4 filhos(as). Hobbyes: Fotografia, Teclado (Yamaha PSR-S910), Eletrônica e GPS. Piloto civil e Rais-amador. Idiomas: Espanhol e Inglês.

terça-feira, fevereiro 17, 2009

Escolhendo um novo GPS de Navegação


Veja no site da Garmin dos Estados Unidos www.garmin.com é onde podemos ver todos os modelos, inclusive os novos Oregon e Nuvi e ver seus preços em dólares. Os melhores modelos, com cartão de memória, custam acima de US$180,00.
No Brasil, o representante da Garmin, é a GPS Center:
http://www.gpscenter.com.br/, que serve para exemplificar: tem os modelos básicos e aqueles que possuem cartão de memória, com um “x” no modelo. Devemos dar uma olhada nos MODELOS DESCONTINUADOS, caso não queira comprar algo superado sem pagar muito menos.
Também a página
http://www.garmin.pt/ da Garmin em Portugal pode ser util para quem não gosta de ler artigos em inglês.
A página
http://www.garmin.com.es/equipos/terrestres/index_terrestres.htm do representante da Garmin na Espanha, pode ser útil na escolha do modelo de GPS.
Fora do Brasil, existem outras marcas na faixa de preço de US$150 a 250,00, como TomTom
www.tomtom.com e Magellan - http://www.magellangps.com/ onde temos o MobileMapper 6 (com uma câmera fotográfica de 2 megapixel) e o profissional ProMark3.
Alguns GPS de navegação são lentos, especialmente quando carregamos e ativamos todos os mapas, que ao chegarmos numa rua que necessitamos dobrar só receberemos o aviso depois.

QUE MODELO COMPRAR

Temos ótimos sites como o Forum PortalGPS - http://www.portalgps.com.br/ onde podemos efetuar um cadastro gratuito e receber uma ótima ajuda na escolha dos modelos de navegação. Existem inclusive ofertas de modelos novos e usados. Nada pior que tentar usar um modelo onde não tem espaço para armazenar todos os mapas desejados. É quase tão ruim como aqueles outros modelos que só permitem carregar mapas do fornecedor e depois descobrir que a maioria das cidades estão desatualizadas ou inexistentes.

Alguns celulares possuem GPS: temos que pagar mais pelo uso e não podemos carregar os mapas gratuitos do Tracksource ou carregar nossos próprios mapas. CUIDADO antes de comprar mais uma tralha que em seguida estará obsoleta e o pior, sem os mapas que desejamos.

Recomendo o site GPSTM - http://www.gpstm.com/index.php?lang=port do Odilon, autor do excelente programa TrackMaker com a nova 13.5.403 versão - gtm135.exe e poderemos fazer download gratuitamente sem necessitar registro em
http://www.gpstm.com/downloads.php?lang=port e que tem suporte para mapas embutidos, Google Maps e rastreamento veicular por GPRS, para Windows 98SE/ME/2000/XP/Vista. A versão GTM PRO®, destina-se a uma parcela de usuários que utiliza o programa profissionalmente, ou seja, necessitam de cálculo de área, transferência de dados para o Excel®, exportação para o AutoCad® e ArcView®, e outras funções avançadas. Geralmente são empresas, engenheiros, agrimensores, peritos judiciais ou pessoas que querem utilizar o GPS de mão como ferramenta auxiliar a levantamentos topográficos mais precisos, realizados com teodolito, Estação Total ou outros equipamentos topográficos de precisão.
Até a versão gratuita do TrackMaker permite fazer conversão de coordenadas geodésicas (GGG MM SS,DDD ou GGG,DDDDDDDD ou UTM) e alterar o Datum (o Trackmaker irá perguntar se é para alterar os pontos). Ligando o seu GPS num notebook, poderá usar esse programa com os ótimos recursos de navegação, com orientações em voz num português de Portugal e ficando livre
daquela tela muito pequena.

Pior que não ter GPS é ter e não saber usar. Imagine comprar ou locar um carro com um moderno GPS e não saber o que fazer com ele. Estar perdido numa cidade deste enorme Brasil e descobrir que o GPS não tem mapas dessa região... Vale a pena começar a ler e aprender algo sobre esse novo recurso, seja no Forum do PortalGPS ou fazendo alguns cursos on line em http://www.cursosdegps.com.br/.

Costumo indicar os Garmin MAP 276 ou 60 Cx ou CSx.

Para ver a imagem ampliada, basta clicar nela.

4 Comments:

Blogger Croata Alerta said...

Bom dia,

amigo, parabens pelas suas dicas e pelo que li vc deve ser um ótimo profissional. Talvez possa me ajudar, costumo fazer medições e levantamento utilizando um GPSmap 60CSx, e gostaria de obter coordendas UTM com 2 casas decimais... como obter isso? obrigado.

Evandro

2/5/12 10:56  
Anonymous Anônimo said...

Olá Evandro...parabéns pelos trabalhos desenvolvidos!
Sou Eng. Florestal e gosto de pessoas que compartilham seus conhecimentos. Gostei muito do seu blog e gostaria de discutir contigo o seguinte tema: Para levantamentos em perícia judicial que não envolvam a mensuração de uma área, é preciso que se utilize um GPS que não o de navegação? Eu tenho o MAP 62 e fico curioso em relação aos usos possíveis...já que consigo com ele uma precisão de no mínimo 03 metros...
Forte abraço!

20/5/13 12:36  
Blogger daniel ms said...

Ola, meu nome é daniel , sou biologo.
Escrevo solicitando auxilio para aprender a utilizar o gps mobilemapper!
obrigado.

5/2/14 11:49  
Blogger Unknown said...

Ola Daniel, sou Técnico em Agrimensura e Gestor Ambiental. Qual seria o modelo de seu mobilemapper? Pois Possuo o 20.

8/5/15 18:32  

Postar um comentário

<< Home