Blog do Simeão

Novidades surgem por todas as áreas, principalmente em relação a computadores, que são uma das mais modernas e úteis ferramentas. Dicas para seu melhor uso são sempre bem vindas. A toda hora temos algo novo, tanto em equipamentos e acessórios (hardware) como em programas, aplicaticos e utilitários (software), bem como em outros equipamentos. Alguns tornam-se obsoletos antes de serem lançados no mercado, dado o aparecimentos de coisas melhores.

Minha foto
Nome:
Local: Pelotas, Rio Grande do Sul, Brazil

Topógrafo desde 1959 e Eng Agrônomo desde 1967. Georreferenciamento, medições e desmembramento de imóveis, Planos cotados e projetos de lavouras de arroz, canais e barragens de terra para irrigação. Diplomado em Geomensura pelo IFSC (1ª Certificação por competência no Brasil). Desenvolvedor de mapas vetoriais e colaborador do grupo Mapear. Técnico em informática há mais de 25 anos (Windows Xp, Vista, 7, 8 e Server, redes cabeadas e sem fio). Desenvolvi programas em Clipper e Visual Basic. Treinamentos em Word, Excel, AutoCAD Civil 3D 2011-12. Técnico em Pastoreio Racional – sistema do Vanoni (Argentina). Casado - com 4 filhos(as). Hobbyes: Fotografia, Teclado (Yamaha PSR-S910), Eletrônica e GPS. Piloto civil e Rais-amador. Idiomas: Espanhol e Inglês.

terça-feira, agosto 11, 2009

Picasa 3 - o ideal para fotos e imagens no PC

Todos enfrentam um grande problema ao tentar organizar suas fotos, figuras e imagens digitais em seus computadores. Com o surgimento de grandes discos rígidos com até 2 TeraBytes (um milhão de Gigas), passamos a poder armazenar muitos arquivos. Os videos, as músicas e as imagens passaram a ocupar grande parte do espaço ocupado. Como resultado passamos a ter maiores dificuldades em manejar e procurar algo.
Com o Windows, veio junto o Windows Explorer (mostrado na figura a seguir), que sempre facilitou criar pastas e copiar ou mover arquivos.
Depois do lançamento do Windows XP, vieram o Windows Vista e 7, e com eles a Microsoft passou a dificultar a busca de arquivos. Ela deveria ter levado em conta que seus clientes já estavam habituados com processos lógicos e intuitivos. Digamos que você tenha um documento ou uma foto com o nome de Fazenda. Ao usar o localizar, só aparecem os documentos que tenham esse nome no seu conteudo. A antiga visualização de Miniaturas passou para o formato Ícones grandes.
No caso de imagens e fotos, só o nome pode ser insuficiente para localizarmos algo, e muitas vezes necessitamos a data, e ver a imagem miniatura. Com o Picasa poderemos até incluir nomes ou textos com explicações adicionais a cada figura. A nova versão 3 desse software da Google tem o tamanho de 7,4 MB - de 29/04/2009, sendo ótima para trabalhar com fotos digitais.

Nessa versão, o software continua com sua função básica, que é vasculhar as fotos e imagens digitais que se encontram em diferentes partições e pastas do computador e organizá-las em categorias. Mas ganhou novas funções, que o tornaram um programa mais atraente.

Entre elas, estão as novas ferramentas de edição de imagens. Elas permitem corrigir olhos vermelhos, dar pequenos retoques e ajustes finos em fotos. Inclui ainda uma função para permitir ao usuário inserir textos nas imagens preferidas.

Depois de arrumar as fotos, o usuário pode escolher algumas delas para fazer uma espécie de apresentação (slideshow) para ver e mostrar imagens na tela do computador, sem necessitar usar o PowerPoint do MSOffice. Se quiser, pode utilizar uma ferramenta do Picasa que ajuda a publicar as mesmas fotos em serviços de álbuns virtuais e até no You Tube.

Os engenheiros do Picasa fizeram uma inteface bastante intuitiva e simples de usar. Basta um clique para o usuário criar pastas e arrastar as fotos de um lado para o outro.

O Picasa também apresenta recursos de buscas avançados. Nele, é possível pesquisar fotos replicadas no disco. Um filtro facial, inclusive, permite a busca de imagens que contenha apenas rostos de pessoas.

Resumindo: Esse software além de organizar, editar e recortar fotos, tem funções para corrigir olhos vermelhos e montar apresentações em slides, também compartilha fotos em álbuns online. Ele permite gerenciar fotos de um só lugar, além disso, ele ajuda a encontrar imagens que o usuário nem lembrava que tinha ou onde estavam no PC. Na função editar, o Picasa elimina riscos e manchas das fotos e transforma fotos em filmes, colagens, apresentações de slides e muito mais.

O recurso Colagens permite montar aquelas tradicionais poli-fotos. Veja na figura um exemplo onde aparece a minha família. Pode-se fazer uma colagem com diversas fotos selecionadas, quando devemos evitar um grande número pois as imagens ficarão muito pequenas.

Permite transferir suas fotos facilmente para os Álbuns da web do Picasa para compartilhá-las com amigos, familiares e todo o mundo.

Podemos mudar a localização das fotos, arrastando-as entre álbuns do seu PC. Veja mais informações em http://picasa.google.com.br/ e http://picasa.google.com.br/support/bin/answer.py?answer=93773

Requisitos do sistema: Windows XP/Vista ou Linux, 256 MB de RAM e 100 MB de espaço disponível no disco rígido