Blog do Simeão

Novidades surgem por todas as áreas, principalmente em relação a computadores, que são uma das mais modernas e úteis ferramentas. Dicas para seu melhor uso são sempre bem vindas. A toda hora temos algo novo, tanto em equipamentos e acessórios (hardware) como em programas, aplicaticos e utilitários (software), bem como em outros equipamentos. Alguns tornam-se obsoletos antes de serem lançados no mercado, dado o aparecimentos de coisas melhores.

Minha foto
Nome:
Local: Pelotas, Rio Grande do Sul, Brazil

Topógrafo desde 1959 e Eng Agrônomo desde 1967. Georreferenciamento, medições e desmembramento de imóveis, Planos cotados e projetos de lavouras de arroz, canais e barragens de terra para irrigação. Diplomado em Geomensura pelo IFSC (1ª Certificação por competência no Brasil). Desenvolvedor de mapas vetoriais e colaborador do grupo Mapear. Técnico em informática há mais de 25 anos (Windows Xp, Vista, 7, 8 e Server, redes cabeadas e sem fio). Desenvolvi programas em Clipper e Visual Basic. Treinamentos em Word, Excel, AutoCAD Civil 3D 2011-12. Técnico em Pastoreio Racional – sistema do Vanoni (Argentina). Casado - com 4 filhos(as). Hobbyes: Fotografia, Teclado (Yamaha PSR-S910), Eletrônica e GPS. Piloto civil e Rais-amador. Idiomas: Espanhol e Inglês.

quinta-feira, outubro 25, 2007

Imagens de satélites no computador

Clicar na imagem para vê-la ampliada.





GoogleEarth
Mostra fotos de todo o Brasil e demais paises, muitas vezes antigas, exceto em algumas faixas em tons do marrom, que são imagens recentes e de grande nitidez, que dá até para ver o gado (se for de cor branca) no campo ou caminhões no asfalto.
1.- Caso ainda não tenha instalado o GoogleEarth em seu computador, ou esteja com uma versão antiga, poderá obter o programa atualizado e gratuito em
http://earth.google.com/tour/thanks-win4.html. Basta baixar o executável Google_Earth_BZXV.exe que tem 12,7 MB (demora uns 2-3 minutos para quem tem uma ADSL numa taxa de 80-100 Kbps). Depois é só clicar nele para efetuar a instalação em seu computador.
2.- Dependendo do hardware, primeiro será preciso indicar se sua placa de vídeo não é gráfica (OpenGL) e nesse caso será preciso usar o Directx. (A compra de uma nova placa, como a GeForce 7200GS 128MB custaria uns R$ 128,00 a 229,00 no MercadoLivre, caso queira melhorar o desempenho, com 128 a 512 MB memória DDR e saída para TV/DVI).
3.- Ao iniciar o programa aparecerá uma imagem do globo terrestre. Use o mouse e arraste usando o botão esquerdo para mudar de local e arraste com o botão direito na direção vertical para alterar o zoom.
Podemos fazer download dos arquivos .kml e visualiza-los no Google Earth (Panoramio - Ampla coleção de fotografias compartilhadas de todo o mundo, Monitor sísmico CBS - Exibição de terremotos pelo mundo em tempo real).
4.- Também podemos salvar uma imagem no formato .kmz (formato compactado que permite fotos e imagens) ou .kml e enviá-la para clientes e amigos.
5.- Para saber a idade de uma foto, basta você habilitar a Camada DigitalGlobe – clicar no menu Visualizar e na parte de baixo, na lateral esquerda (ver imagem acima), teremos as Camadas (Layers). Role para baixo e marque a opção Alcance da DigitalGlobe a fim de ver a data exata em que a foto foi capturada. Conforme o zoom, sua tela ficará cheia de quadrados coloridos, indicando a área exata de cada foto, você pode escolher o ano que deseja ser exibido e a porcentagem de nebulosidade.
Poderá ativar a exibição das Rodovias marcando a caixa de seleção correspondente (ver linhas amarelas na imagem acima).Ao clicar no link disponibilizado para o dia daquela camada, você verá informações de quantidade de nuvens, qualidade da imagem, ângulo de inclinação e até um preview da imagem original, que pode até ser adquirida (e-mail - orders@digitalglobe.com).

Passeando por lugares
Reuna alguns amigos ou familiares e programe seus passeios usando o GoogleEath - http://earth.google.com/userguide/v4/ug_touringplaces.html. O visualizador em 3D inicia a reprodução do passeio, voando para cada local e parando sobre ele por alguns instantes antes de voar para o próximo lugar da lista dos pontos que você escolheu. É claro que um monitor LCD e uma boa placa gráfica permitirão melhores imagens.
Google Maps
O Google lança hoje a versão brasileira do Google Maps, serviço que permite encontrar endereços e traçar rotas na internet. Até o fim do ano, as empresas brasileiras poderão colocar gratuitamente suas informaçõesnos mapas do Google, com nome, endereço, telefone, descrição e até foto."Mesmo as empresas que não tiverem um site próprio poderão ter presença nainternet", disse o diretor-geral do Google Brasil, Alexandre Hohagen. Quem tiver um site, poderá incluir também o endereço da internet no mapa.

IBGE divulga portal para distribuição de imagens do satélite Alos
http://www.mundogeo.com.br/busca-assunto.php?id_assunto=2 (23/10/2007)
O IBGE lança na segunda-feira, 22 de outubro, o portal de distribuição de imagens do satélite japonês Advanced Land Observing Satellite (Alos) para os órgãos do governo brasileiro, instituições de pesquisa e demais usuários não comerciais no país.Veja um exemplo em
http://www.eorc.jaxa.jp/ALOS/gallery/example.htm e, no site www.ibge.gov.br/alos estarão disponíveis o catálogo de imagens, descrição dos sensores e, ainda, respostas às perguntas mais freqüentes dos usuários.O satélite Alos foi lançado pela Agência Espacial Japonesa (Jaxa), no dia 24 de janeiro de 2006, levando sensores para observação global, monitoramento de desastres, levantamento de recursos naturais e cartografia.O Alos transporta um sensor de radar, o Palsar, e dois sensores ópticos, o AVNIR-2 e o Prism. O Palsar é um avançado sistema de radar para a captação de imagens através de microondas, podendo operar dia e noite, sob qualquer condição climática, com resolução de até 10 metros. O AVNIR-2 é capaz de obter imagens coloridas do planeta com resolução de 10 metros e, variando a inclinação da visada lateralmente, consegue descrever situações de desastres naturais. Já o Prism gera imagens em tons de cinza, com resolução espacial de 2,5 m, com faixas de até 70 km de largura. Ele é formado por um conjunto de 3 sensores que permite obter simultaneamente cenas com visadas vertical, inclinada para frente e inclinada para trás.

Inpe divulga as primeiras imagens do satélite Cbers-2B
www.cbers.inpe.br/?content=galeria_imagens_2b ((05/10/2007)
Satélite Cbers-2B leva adiante a cooperação entre Brasil e China
As primeiras imagens do Cbers-2B já estão disponíveis para visualização na web. Atualmente em fase de testes, a operação normal para distribuição de imagens aos usuários deve iniciar em aproximadamente um mês.Lançado no dia 19 de setembro da base de Taiyuan, o satélite é o terceiro do Programa Cbers, e substituirá o Cbers-2, atualmente em operação.As imagens poderão ser obtidas por download em
http://www.dgi.inpe.br/CDSR/ ou adquiridas em Cd (com custo - http://www.dgi.inpe.br). Você pode pesquisar imagens do seu interesse, segundo vários modos de busca: por satélite e sensor, por data, por município, por órbita/ponto, por região ou por meio de navegação gráfica. A consulta ao catálogo é livre, e para fazer download de imagens completas é necessário que você se cadastre http://www.dgi.inpe.br/CDSR/register.php.
Para tentar vá em
http://www.dgi.inpe.br/CDSR/ e digite as coordenadas da sua região (no formato decimal), como por exemplo -32.56 e -53.37 para a cidade de Jaguarão ou -31.6 e -52.3 para Pelotas (RS). Aqueles paralelogramos em linhas amarelas mostram a possibilidade de ampliar uma região ao clicar nelas. Como poderemos constatar, só se consegue grandes áreas que não servem para quase nada, pois regiões tão amplas darão trabalhos que só servem para gastar tempo e dinheiro do contribuinte (o velho chover no molhado). É preferível trabalhar com o vosso tão conhecido GoogleEarth.

Nokia compra a Navteq ?
Ocorreu em julho, por 8,1 bilhões de dólares... Isso vem a demonstrar o interesse da Nokia pelos sistemas de localização GPS a ser usado em celulares, automóveis, etc. Os levantamentos nas grandes cidades do Brasil já estão prontos, mas requerem uma contínua atualização: imaginem que necessitemos ir a um shopping de uma capital, e no caminho encontramos uma rua com desvio devido a alguma grande obra.

Como achar um endereço?
Quando a Marina me perguntou onde ficava o endereço do seu curso de especialização em Fisioterapia, em Porto Alegre, o jeito era usar um desses serviços de localização para obter uma rua de Porto Alegre (RS).
Na época dispunha de dois serviços gratuitos: Maplink
http://maplink.uol.com.br/endereco.asp e Apontador http://www.apontador.com.br/produtos/home/index.php. Agora também o GoogleMap.
Experimente selecionar o Rio Grande do Sul e a cidade de Pelotas e depois indicar um endereço usando o Maplink, onde é possível indicar apenas uma parte do nome da rua, como por exemplo Barroso em vez de Av Alm Barroso. Por enquanto são poucas as cidades cadastradas. A solução para pequenas cidades pode ser obtida nos mapas do grupo Tracksource para quem tem gps, ou o nosso GoogleEarth, que é o fornecedor dos mapas para o Apontador e o Maplink. Não são tão bons como o mapa interativo de Buenos Aires http://mapa.buenosaires.gov.ar/sig/index.phtml onde dispomos do recorrido a pé ou em auto ou podemos dar dois cliques num local do mapa índice para obter uma imagem ampliada da região.

sexta-feira, outubro 19, 2007

Motor magnético não gasta combustível !

Parecia impossivel: mas o velho motor magnético estava aí dando sopa...
Incrivel: Protótipo existe desde 2003 - Veja na imagem superior esquerda ao lado. Porque será que ainda não tinha sido usado ? Na mesma figura vemos uma bela moto, que não consome nem combustível, nem energia elétrica. Esse mesmo motor poderá equipar aqueles pequenos veículos usados na China (com duas bicicletas em tandem, com caixa de mudanças e freio a disco), ou pequenos veículos que ocuparão pouco espaço e que serão úteis para fazermos compras numa cidade e, por serem gabinados, nos protegerão das chuvas.
O melhor material sobre esse assunto encontrei está em Alemão e Japonês. Nos atalhos seguintes vemos que seu emprego serve até para máquinas muito grandes, como mostrado na imagem acima, onde podemos avaliar o seu grande tamanho, isto é, não se trata de um projeto de motor para brinquedos mas sim algo até com capacidades industriais. Por não consumir energia, permitirá baixar custos além de não poluir.
http://www.borderlands.de/net_pdf/NET0507S10-15.pdf
http://www.youtube.com/watch?v=trws3k9vq6M
http://www.pureenergysystems.com/news/2004/06/30/6900029PerendevPowerMagneticMotor/index.html Cada vez mais nos surpreendemos com a velocidade das inovações. Essa dos novos motores, será uma alteração equivalente ao das máquinas fotográficas digitais, que tornaram os negativos uma coisa de pouco uso ?