Blog do Simeão

Novidades surgem por todas as áreas, principalmente em relação a computadores, que são uma das mais modernas e úteis ferramentas. Dicas para seu melhor uso são sempre bem vindas. A toda hora temos algo novo, tanto em equipamentos e acessórios (hardware) como em programas, aplicaticos e utilitários (software), bem como em outros equipamentos. Alguns tornam-se obsoletos antes de serem lançados no mercado, dado o aparecimentos de coisas melhores.

Minha foto
Nome:
Local: Pelotas, Rio Grande do Sul, Brazil

Topógrafo desde 1959 e Eng Agrônomo desde 1967. Georreferenciamento, medições e desmembramento de imóveis, Planos cotados e projetos de lavouras de arroz, canais e barragens de terra para irrigação. Diplomado em Geomensura pelo IFSC (1ª Certificação por competência no Brasil). Desenvolvedor de mapas vetoriais e colaborador do grupo Mapear. Técnico em informática há mais de 25 anos (Windows Xp, Vista, 7, 8 e Server, redes cabeadas e sem fio). Desenvolvi programas em Clipper e Visual Basic. Treinamentos em Word, Excel, AutoCAD Civil 3D 2011-12. Técnico em Pastoreio Racional – sistema do Vanoni (Argentina). Casado - com 4 filhos(as). Hobbyes: Fotografia, Teclado (Yamaha PSR-S910), Eletrônica e GPS. Piloto civil e Rais-amador. Idiomas: Espanhol e Inglês.

segunda-feira, fevereiro 20, 2017

Carregador La Crosse e as pilhas Eneloop

Em 03/08/2006 eu escrevi sobre o carregador de pilhas Sony e assuntos correlatos. Veja http://simeaogomes.blogspot.com.br/2006/08/carregadores-de-pilhas-e-baterias.html.
Recentemente encomendei dos EUA o carregador La Crosse BC-1000, que considero superior àquele Sony com display digital, sobre o qual escrevi naquela data.

Note, na ilustração acima, que esse carregador possui diversos botões de controle: 4 que permitem selecionar os compartimentos das pilhas (1-4 baias), e 3 inferiores, que permitem selecionar as funções disponíveis: CURRENT, DISPLAY e MODE.
Note o display digital LCD onde veremos as funções selecionadas pelo botão MODE, CHARGE, DISCHARGE, REFRESH e TEST, bem como os valores V, mA, h e mAh.
Em todas as funções dos Modos de operação, as baterias ficarão completamente carregadas ao final (Full).

  • Charge: Carrega as baterias recarregaveis (ele passará automaticamente para o modo gotejamento ou flutuação (trickle) após chegar à carga completa de cada bateria (full).
  • Discharge: Descarrega as baterias recarregáveis e depois carrega elas de uma só vez a fim de minimizar qualquer efeito de memória.
  •  
  • Refresh: Baterias serão descarregadas e recarregadas de 1 a 20 times (ciclos) ou até que o carregador não possa remover alguma carga adicional. A bateria receberá uma carga final até completar sua capacidade de carga. É recomendado para pilhas velhas que não estão carregando mais.
  • NOTA: 1 CICLO = 1 Carga + 1 Descarga.            Para velhas baterias recarregáveis (old) ou aquelas que não estão sendo usadas por um longo tempo, o Refreshing poderá recuperar essas baterias recarregáveis trazendo-as de volta à condição ótima. (Existem carregadores que possuem uma função Refresh, mas difere desse recurso do La Crosse).
  • Test: Baterias serão carregadas completamente (full), depois descarregadas para medir sua capacidade (medida em Ah/mAh) , e então recarregadas completamente (full).
    Este último modo CHARGE TEST é o que mostra a carga que a pilha está suportando. É o que chamamos teste da pilha.
    Primeiro irá carregar a pilha, depois descarregar e então carregar completamente.



Na ilustração anterior vemos os 4 modos usados simultaneamente em cada uma das quatro baias. Usamos o botão DISPLAY para mostrar o valor da carga em mA em cada uma delas. Poderemos clicar no botão de qualquer uma das baias e depois usar o botão display para mudar o valor mostrado no display LCD correspondente.
Ao ligar o carregador (primeiro ligue a fonte de alimentação bivolt numa tomada 110/220v e depois o cabo de alimentação DC 3,0v 4A na traseira do carregador), sem nenhuma pilha instalada, o display LCD mostrará o sinal null.
Depois de colocarmos de 1 a 4 pilhas, a função Charge iniciará automaticamente destro de 8 segundos, com uma corrente de 200 mA (modo default). Neste caso, uma ou mais pilhas AA ou AAA, a carga irá demorar mais de 10 a 13 horas - essa corrente é o que chamaríamos de carga lenta, e é a mais recomendada para a durabilidade de suas pilhas, especialmente as novas.
Ao iniciar a carga, o display mostrará a voltagem de cada uma das pilhas, como por exemplo "1.42v".


Resumo dos Modos e ciclos:
Charge            Ch                            Full
Discharge       Di, Ch                       Full
Refresh           Ch, Di, Ch, Di, Ch… Full
Test                   Ch, Di, Ch2                  Full
NOTA: Capacidade acumulada mAh é medida ao fim da descarga completa (Di). É a medida da carga total que uma pilha pode fornecer aos aparelhos. No caso do Charge, não obteremos esse valor.
Todas as funções terminam com uma carga completa (Ch), após a qual o carregador fica fornecendo uma pequena carga de flutuação ou gotejamento (trickle) a fim de manter a pilha completamente carregada, e o visor mostrará Full.


Botão DISPLAY permite alternar os valores mostrados no display,

  1. Press ione o botão DISPLAY para alternar entre os vários modos de visualização: Voltagem (V),   Corrente (mA), Tempo (hh:mm), Capacidade (mAh/Ah).
Funciona para cada uma (usar o botão da baia correspondente) ou simultaneamente para todas as pilhas instaladas.
O Manual de instruções está em pdf e pode ser obtido na Internet (apenas em inglês).
NOTA: Trickle charge (carga de gotejamento) serve para manter a carga da pilha em flutuação.



Botão CURRENT permite selecionar a intensidade da carga que queremos dar a uma ou mais pilhas. 


  1. Pressione o botão CURRENT dentro de 8 segundos depois da última ação (Mode) para selecionar a corrente de carga. (200, 500, 700 or 1000 mA).
    NOTA: 1500 & 1800 mA só poderão ser selecionados se apenas uma ou duas baterias estão sendo carregadas (baias 1 e 4 apenas).          
  2. Após 8 segundos desde o último botão ter sido pressionado, o display irá piscar uma vez e as baterias começarão a serem carregadas.
    NOTA: A corrente de carga não poderá ser mais alterada. Você poderá resetar a corrente apenas retirando todas as baterias e repetindo todos os passos.
Se você é um fotógrafo, por exemplo, e não tem mais pilhas de reserva para o seu flash externo (geralmente de grande consumo), poderá selecionar uma corrente de carga mais intensa, e deixar o carregador funcionando enquanto tira suas fotos.
Outro exemplo é o de necessitar dar uma carga intensa a uma pilha velha, a fim de tentar recuperá-la. Usando apenas as baias 1 e 4, o BC-1000 poderá dar uma carga de 1500 a 1800 mA, conforme citado na nota anterior. Cuidado com o aquecimento que isso pode provocar.
 

Capacidade de uma pilha recarregável AA ou AAA
Na embalagem de cada pilha veremos um valor, como por exemplo 2000 ou 2600. Esse valor é a capacidade da pilha, e muito poucos carregadores medem esse valor.
Capacidade acumulada mAh é medida ao fim de uma descarga completa, e mede a carga útil que uma pilha pode fornecer.




Qual a melhor marca de pilhas que existe?

As Pilhas ENELOOP são do tipo LSD (low self discharge - baixa auto desacarga - conservam a carga por mais tempo).

Embora elas sejam de 1.2 volts, a voltagem do display do La Crosse pode mostrar 1.46v. Com o uso, esse valor aumenta, e depois de alguns ciclos, baixa para 1.4, o que é bem próximo das pilhas alcalinas comuns, que é de 1.5 V.


NOTA: Algumas pilhas eram novas e ainda não tinham alcançado sua capacidade máxima (o que demora uns 4 a 5 ciclos).
Na embalagem mostrada a seguir, vemos que elas mantém 70% da carga por 10 anos!




Na ilustração acima, vemos um estojo plástico transparente, que permite manter suas pilhas classificadas em grupos de 4. No caso de alguns rádios antigos, lanternas e brinquedos, a solução é usar esses adaptadores ou separadores para o caso o tamanho das pilhas seja C ou D.

No 1º semestre de 2013, a Panasonic incorporou a marca Eneloop (criada pela Sanyo). A PANASONIC aproveitou o momento para lançar novos modelos das pilhas da linha Eneloop, com maior capacidade de recarga.
A nova Eneloop Convencional (pilha branca) da 4ª geração, modelo BK-4MCC, suporta 2100 recargas. A versão anterior da 3ª geração, modelo HR-3UTGB, suporta apenas 1800 cargas e a Eneloop lite, modelos BK-4LCC e BK-3LCC, pode ser recarregada 3000 vezes.

Onde comprar um carregador La Crosse?
Poderemos usar o eBay pela Internet, para adquirí-lo nos EUA, China e outros países.
Cuidado, pois compras na Amazon.com são taxadas de um imposto (Import Fees Deposit) ao redor de 100%. Mesmo que sua compra (total mais frete) não atinja U$S50,00, esse valor não será devolvido.
Algumas revendas incluem uma bolsa e adaptadores ou separadores para transformar uma pilha comum em tipos C ou D. Veja a ilustração a seguir.

Podemos também comprar as pilhas Eneloop da Panasonic bem como as caixas ou estojos plásticos. Nem todos os modelos poderão usar o frete internacional a fim de serem enviadas para o Brasil. É comum já estarem incluídas nas compras na Alemanha ou Inglaterra.











Marcadores: , , , , ,