Armazenamento em Nuvem - SkyDrive, Google Drive e o Dropbox
Há pouco tempo eu fiz um restore errado usando o DriveImage XML onde indiquei a partição D: em vez da C:\ . Como resultado, apaguei todos os meus dados pessoais.
Foi a hora em que tive que testar todos os meus backups de dados. Apenas dois arquivos do Word eu não tinha a última atualização, onde perdi algumas páginas. O meu SkyDrive estava desatualizado.
É como eu sempre digo: Só existem duas categorias de usuários - os que perderam dados e os que irão perder...
Tive que refazer minhas partições, e re-instalar o Windows 10. Programas de restauração como o Recuva restauraram arquivos com erros.
A partir desse dia passei a caprichar nos meus backups de dados, usando especialmente o Second Copy 8 (ou 9 da Centered Sstems www.secondcopy.com/).
A partir do Windows 8 veio um maior destaque para o armazenamento em nuvem - o SkyDrive, do qual falei numa postagem, anterior.
Em janeiro de 2014, a fabricante de software mudou o nome da nuvem para OneDrive, seis meses após perder uma batalha judicial contra a British Sky Broadcasting. O serviço, porém, segue funcionando. Computadores que ainda tem o SkyDrive instalado podem atualizar para o novo OneDrive.
Além da Microsoft, você conta com outros serviços, entre eles o Drive do Google, o qual permite que você acesse seu conteúdo em qualquer computador ou dispositivo móvel. No site de Dicas e Tutoriais da TechTudo, temos um passo a passo do Thiago, que ensina como utilizar esses serviços em conjunto.
As opções de armazenamento gratuito são para pequenos arquivos: O SkyDrive vai até 15 GB, o Dropbox até 20 GB enquanto que o Google Drive, até 15 GB. Não é o ideal para armazenar filmes ou fotos de alta definição, mas é ótimo para arquivos do Word e do Excel. Eu teste o uso do Drive com o vídeo de um casamento com a Maria Rita Sampaio, e tivemos que deixar o notebook ligado, pois haveria uma demora nesse upload.
http://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2013/04/como-usar-google-drive-skydrive-e-dropbox-sincronizados.html
Passo 5. Por último, instalaremos o Dropbox. Durante o processo, escolha a opção “Avançado”, e clique em “Seguinte”. Na próxima tela, clique no botão “Alterar”, e crie uma nova pasta chamada “Files Dropbox” dentro da pasta do Google Drive. Tal criação foi necessária, porque o Google Drive não permite instalar uma pasta de outro serviço diretamente em sua raiz. Ou seja, o diretório “Dropbox”, ficará dentro de “Files Dropbox”. A localização final ficou da seguinte forma: “C:\Users\Thiago\SkyDrive\Google Drive\Files Dropbox\Dropbox”. Clique no botão “Seguinte” para continuar com a instalação;
Passo 6. De modo a realizar um teste de sincronização com os três serviços simultaneamente, crie dentro da pasta do Dropbox, uma outra chamada “teste”. Logo em seguida, abra seu navegador web, e acesse as contas do SkyDrive, Google Drive e Dropbox. Verifique, então, que a pasta foi criada foi sincronizada com sucesso.
Recentemente efetuei a instalação do sistema Domínio em um cliente de Rio Grande. Tive que enviar um antigo arquivo de configuração .Dom, cujo tamanho ultrapassava o permitido para encio como anexo de um e-mail. A solução foi enviá-lo fazendo upload no Google-Drive. O técnico do suporte me enviou seu e-mail e a senha de acesso por telefone.
Na página do Google escolhi a opção Drive e depois cliquei naquela seta vermelha.
Eu estava usando Drive do computador do meu cliente e nem necessitei instalar esse recurso em sua máquina.
O Drive é uma boa opção para enviarmos uma imagem .jpg ou um arquivo .doc ou .pdf, de uso muito comum entre advogados. E a melhor forma de aprender é usando esse recurso no dia a dia. Experimente em sua casa, usando seu notebook e seu desktop. Pegue um arquivo num deles e coloque-o no armazenamento em nuvem. Vá no outro e tente acessar esse arquivo. Isso pode tomar alguns minutos, mas é ótimo para aprender com a prática e uso desse recurso. Pode pedir a um familiar ou amigo para fazer isso.
Instalando e usando o Google-Drive
Abra a página www.google.com.br do Google e clique em Drive, naquela barra preta superior, conforme mostra a ilustração a seguir.
Na primeira vez que formos utilizar o Drive, clique no botão vermelho Criar. e depois no botão Upload com a seta para cima.
Nas próximas utilizações teremos uma relação dos arquivos armazenados e da data de utilização, conforme mostrado na ilustração anterior.
Para usar esse recurso, é necessário fazer Login no Google. Esse registro exige um E-mail (que pode ser do Terra, Gmail, Hotmail ou outro) e uma senha com o mínimo de 8 dígitos.
Poderemos incluir pessoas que poderão obter uma cópia dos arquivos armazenados indicando o seu e-mail, ao mesmo tempo que enviamos uma mensagem indicando que estamos disponibilizando esse recurso.
Veja nesse endereço, o Preço e outras dicas, como por exemplo o armazenamento para Celulares.
Cuidado ao tentar atualizar um arquivo no Dropbox pois poderá sobregravar uma versão mais recente no seu computador. Mantenha cópias de segurança atualizadas e testadas.
Marcadores: Armazenamento em Nuvem, Dropbox, Google-Drive, SkyDrive
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