Blog do Simeão

Novidades surgem por todas as áreas, principalmente em relação a computadores, que são uma das mais modernas e úteis ferramentas. Dicas para seu melhor uso são sempre bem vindas. A toda hora temos algo novo, tanto em equipamentos e acessórios (hardware) como em programas, aplicaticos e utilitários (software), bem como em outros equipamentos. Alguns tornam-se obsoletos antes de serem lançados no mercado, dado o aparecimentos de coisas melhores.

Minha foto
Nome:
Local: Pelotas, Rio Grande do Sul, Brazil

Topógrafo desde 1959 e Eng Agrônomo desde 1967. Georreferenciamento, medições e desmembramento de imóveis, Planos cotados e projetos de lavouras de arroz, canais e barragens de terra para irrigação. Diplomado em Geomensura pelo IFSC (1ª Certificação por competência no Brasil). Desenvolvedor de mapas vetoriais e colaborador do grupo Mapear. Técnico em informática há mais de 25 anos (Windows Xp, Vista, 7, 8 e Server, redes cabeadas e sem fio). Desenvolvi programas em Clipper e Visual Basic. Treinamentos em Word, Excel, AutoCAD Civil 3D 2011-12. Técnico em Pastoreio Racional – sistema do Vanoni (Argentina). Casado - com 4 filhos(as). Hobbyes: Fotografia, Teclado (Yamaha PSR-S910), Eletrônica e GPS. Piloto civil e Rais-amador. Idiomas: Espanhol e Inglês.

sábado, setembro 12, 2009

HD externo 1 TB na rede doméstica


Armazenar fotos, músicas e videos está exigindo muito espaço dos nossos computadores.

Uma grande solução está sendo apresentada pela Iomega, com um HD Sata externo que é ligado diretamente no cabo de rede, podendo assim ser acessado por todos os computadores da sua casa ou pequena empresa.

Sim, a capacidade é 1 TeraByte (mil Giga), é muito rápido e totalmente silencioso. Se os HD de seus computadores estão ficando pequenos para as suas necessidades, aí está uma solução boa, barata, rápida e segura.

O preço nos EUA é de US$ 149,99 e acompanha um Cd com o software que mapeia diversas partições para as suas necessidades: V:Fotos, W:Músicas, Z:Videos, X:Backups (cópias de segurança) e Y:armazenamento de arquivos ou dados (Public).

Na parte traseira temos um conector USB e o conector para o cabo de rede tipo Rj45.

A grande vantagem é que ele fica independente de todos os computadores ligados na rede. Basta ligar qualquer um deles e poderemos ler, copiar arquivos de dados. Assim teremos todas as músicas, fotos, filmes e arquivos à disposição de todos, a qualquer hora, sem ter que manter algum computador ou servidor para cuidar desse armazenamento.
Um uso similar está sendo feito com as impressoras laser que podem ser ligadas diretamente na rede.
Na ultima figura vemos os detalhes da parte traseira.
RESUMINDO: Existem outras marcas e tipos de centrais de armazenamento, desde um simples HD (Hard disk) ligado numa porta USB 2 (exige que o computador esteja ligado quando necessitamos compartilhar seus dados numa rede), até o caso daqueles ligados num cabo de rede pelo conector RJ45, que permitem o compartilhamento a todos os que se conectarem nessa rede. Basta entrar na Segurança e permitir o compartilhamento. A velocidade é algo importante na hora da escolha. Veja, na postagem anterior, que não recomendo a central de armazenamento da Linksys. Testei e gostei dessa da Iomega. Trata-se de uma grande solução para escritórios de advocacia ou de engenharia que usam o poderoso AutoCAD Civil 3D em seus desenhos e projetos, desde a etapa dos levantamentos topográficos.

1 Comments:

Blogger Ricardo Correia said...

Cara me diz uma coisa.

Eu comprei um HD Iomega de 1T conexão rj45 e usb, liguei ele no meu hub e mesmo conectando meu computador via cabo e não wifi, a conexão para troca de dados com o HD é muito lento.

Meu hub é de 54 mbps wifi.

20/10/10 12:12  

Postar um comentário

<< Home