Blog do Simeão

Novidades surgem por todas as áreas, principalmente em relação a computadores, que são uma das mais modernas e úteis ferramentas. Dicas para seu melhor uso são sempre bem vindas. A toda hora temos algo novo, tanto em equipamentos e acessórios (hardware) como em programas, aplicaticos e utilitários (software), bem como em outros equipamentos. Alguns tornam-se obsoletos antes de serem lançados no mercado, dado o aparecimentos de coisas melhores.

Minha foto
Nome:
Local: Pelotas, Rio Grande do Sul, Brazil

Topógrafo desde 1959 e Eng Agrônomo desde 1967. Georreferenciamento, medições e desmembramento de imóveis, Planos cotados e projetos de lavouras de arroz, canais e barragens de terra para irrigação. Diplomado em Geomensura pelo IFSC (1ª Certificação por competência no Brasil). Desenvolvedor de mapas vetoriais e colaborador do grupo Mapear. Técnico em informática há mais de 25 anos (Windows Xp, Vista, 7, 8 e Server, redes cabeadas e sem fio). Desenvolvi programas em Clipper e Visual Basic. Treinamentos em Word, Excel, AutoCAD Civil 3D 2011-12. Técnico em Pastoreio Racional – sistema do Vanoni (Argentina). Casado - com 4 filhos(as). Hobbyes: Fotografia, Teclado (Yamaha PSR-S910), Eletrônica e GPS. Piloto civil e Rais-amador. Idiomas: Espanhol e Inglês.

segunda-feira, setembro 14, 2009

Gerenciar downloads automaticamente


Chega de ficar digitando senhas e depois ter que aguardar que um download termine para começar outro. Usar a busca no Google ou 4Shared abre um enorme campo para baixar filmes, livros, etc... Mas existe o programa jDownloader que tem como configurá-lo para ficar com as telas em Português.

Ainda lembro as palavras do Dr Homero Simões Lopes Jr ao destacar que a “Internet é o repositório do conhecimento da humanidade”. O pouco que não está lá, praticamente não existe. Veio a facilitar a vida de estudantes, professores, pesquisadores, técnicos e administradores em geral.


Muita coisa existe nos blogs, que são como revistas eletrônicas com atualizações a qualquer hora. Basta o endereço do site para serem acessados.


Apostilas, pesquisas, músicas, filmes, fotos e muito mais estão disponíveis para download e podem ser facilmente localizados usando a busca do Google.

A única necessidade é o uso da internet banda larga a fim de agilizar nossas descargas (downloads = baixar arquivos da internet). São milhões de computadores que estão unidos em rede em todos os países da terra.

Antes, as companhias cinematográficas travaram uma luta contra os DVD e a pirataria. Depois veio a possibilidade de baixar filmes diretamente da internet. Também apareceram os sintonizadores de satélites onde basta atualizar uma senha e poderemos assistir milhares de canais de TV. A tendência é aparecerem sistemas de criptografia para proteger do uso gratuito, como o é no uso da internet: basta pagarmos uma mensalidade a um provedor e estaremos aptos a seu uso. Acho que essa será a saída para as redes de TV e companhias cinematográficas.

Não é como nos direitos autorais, onde os artistas não ganham quase nada e a maioria ia para as gravadoras. A pirataria serviu para mudar esse ambiente e também para moderar a fome de dinheiro de alguns monopólios. Muitos pagam mensalmente para a BrasilTelecom pelo uso da internet, TV a cabo, celulares, etc. No Brasil a internet é famosa por ser LENTA e CARA. A ditadura continua e não temos como decidir se não queremos usar pedágios ou pagar o excesso de impostos.

Para quem precisa baixar muitos arquivos, filmes e músicas, existem diversas opções. Com o jDownload, , podemos alterar o local ou pasta onde serão baixados os files. Eu estou usando E:\Vídeos.

Com o BitTorrent baixa-se um pequeno arquivo e esse gerenciador se encarrega de seguir controlando o download. Para os demais arquivos, poderemos usar um software como o JDownloader, que se encarrega de enfileirar uma lista de endereços e seguir baixando cada um dos arquivos desejados. Por isso é que passamos a usar os HD Sata de Terabytes de capacidade. Veja no meu blog, os artigos sobre o NAS200 e o Iomega. Os mais usados possuem 1 ou 2 Terabytes de capacidade, ótimos por serem rápidos, silenciosos e evitar a necessidade de deixar algum computador sempre ligado. Tenho clientes com seus servidores ligados ininterruptamente há mais de 8 anos, geralmente desktops equipados com o Pentium 4 da Intel.

Aquela série de filmes da TV – 24 Horas já está na 8ª temporada (em construção). Cada uma possui ao redor de 24 vídeos de menos de 45 minutos de duração com 148.000 a 170.000 KB cada. São 126 horas ininterruptas de vídeo e teríamos que ficar mais de 5 dias sem parar para comer e nem dormir para ver tudo sem parar, o que é impossível. Teremos diversão para muitos dias enquanto as mulheres assistem aquelas novelas da TV.

No jDownloader, na aba Captura de Links teremo uma lista dos filmes que selecionamos para download. Basta clicar com o botão direito do mouse e selecionar Copiar Atalho e ele será automaticamente trazido para este local. Depois de um ou mais filmes aqui incluidos é só clicar no botão Baixar Tudo. Eles irão para uma lista sob a aba Downloads, como mostra a figura no início desta postagem.

Ao fazer testes de download, baixei os vídeos da série Prison Break e Mr Bean.

Os novos formatos de compactação da Real Player RMVB são excelentes por serem de tamanho reduzido e de grande qualidade: exige menos espaço de armazenamento e são mais rápidos de fazer download. Com os filmes no formato AVI poderíamos gravar até 4 ou 5 filmes num DVD. Mas apenas filmes mais recentes estão nesse novo formato, com legendas em português e alguns já com audio em português e em inglês.

Para baixar muitos filmes e músicas, é necessário usar programas apropriados além dos navegadores (browsers) e da busca com o Google.

Que é o JDownloader ? http://jdownloader.org/es/home/index

É uma plataforma de código aberto escrita completamente em Java, desenhado para simplificar a descarga de arquivos de servidores como Rapidshare.com ou Megaupload.com, não só para usuários com uma conta Premium como também para aqueles que usam a conta gratuita.

Leia mais em http://jdownloader.org/es/news/blog/x20090911-035824new-version-0.8.324-released

"A interface desse excelente gerenciador de downloads foi remodelada e agora está mais intuitiva."

Não faz muito tempo que o jDownloader atualizou sua interface para melhorar a navegabilidade e acesso aos componentes principais do programa. Mas a equipe não sossegou e remodelou toda a interface para o usuário novamente e adicionou uma funcionalidade comum a muitos gerenciador de downloads conhecidos.

Quem já tem o hábito de utilizar gerenciadores de download como o Orbit, Download Accelerator Plus, Puxa Rápido ou o Free Download Manager, por exemplo, já deve ter um sistema que captura os links de sites da internet, como o FlashGot (Firefox). Agora, os usuários do jDownloader também podem adicionar os links através desse programa de forma fácil e rápida.

O diferencial do jDownloader é baixar arquivos de sites de hospedagem de uma maneira automática, sem intervenção do usuário - mesmo que ele não tenha uma conta paga (Premium). Ao adicionar diversos links de um site de hospedagem (Rapidshare, por exemplo), o programa enfileira todos em uma lista e aguarda o tempo necessário para começar um novo download, até o último link, sem precisar digitar nenhum código de confirmação.

Vale lembrar que ele não engana o mecanismo de controle de downloads, jDownloader apenas permite que você enfileire seus arquivos e deixe que os downloads sejam feitos na medida em que são completados. Assim é possível deixar um download com várias partes baixando à noite e não se preocupar em acordar de madrugada para começar uma nova parte.

Falando em diferenciais, o maior diferencial do jDowloader é oferecer o mesmo arquivo de instalação para todos os SO que suportem JAVA. Isso é muito importante para aquelas pessoas que utilizam um SO no trabalho e outro em casa, por exemplo, pois podem usar sempre o mesmo gerenciador, independentemente do local ou do sistema operacional que esteja usando.

Download da versão atualizada no Baixaki. http://www.baixaki.com.br/download/jdownloader.htm

Veja a imagem da tela da versão 0.4.533 do jDownloader, antes de indicarmos os arquivos que queremos baixar.
Até uma cozinheira ou dono de um restaurante poderão usar a internet para armazenar ou obter novas receitas de diversas regiões e paises.
Quanto ao problema de direitos autorais, é como diz o ditado uruguaio: "Con el andar del carro se acomodan dos zapallos" - que pode ser traduzido para: os mogangos irão se acomodar durande o andar da carroça. Envolve leis, ética, costumes e muito mais e, como mexe no bolso das pessoas, é certo que haverá maior urgência e maior dinheiro envolvido.

INSTRUÇÕES de instalação do jDownloader estão no site http://board.jdownloader.org/showthread.php?t=2541 (em inglês) com um passo a passo com imagens das telas de modo a ficar fácil até para quem tenha poucos conhecimentos do inglês.
Ele é um ótimo administrador de downloads. Veja abaixo algumas dicas do forum Baboo:
1. Abra o jDownloader;
2. Clique em "Edit Configuration" (o ícone das engrenagens);
3. Na janela que se abre, localize no menu à esquerda a opção "jAntiCaptcha";
4. Desmarque a opção "Disable antiCaptcha";
5. Na lista existente embaixo, marque os sites para os quais vc quer que o jDownloader resolva automaticamente o antiCaptcha (eu marquei todos);
6. Clique no botão "Save & Restart" e as letrinhas não devem aparecer mais.

1 Comments:

Blogger Unknown said...

Bom dia, Simeao
Googlando sobre o NAS200 descobri seu blog. Parabens pelo conteudo. Como vivemos o mesmo problema (o da lerdeza do NAS200) perguntaria a voce se sabe algo a respeito do MY BOOK WORLD da WD. Compra-lo seria trocar 6 por meia duzia?
Abracao.Elcio

21/1/10 06:34  

Postar um comentário

<< Home